Main Menu

Concursos Públicos

Started by Dark, Nov 08, 2015, 20:01:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Dark

Pessoal,

Queria novas opiniões sobre concursos públicos.
Vi alguns interessantes e estou em momento de muitas mudanças na minha vida, gostaria de adicionar mais variáveis.

Tenho algumas dúvidas que queria exercitar com vocês:
1) Vocês já estudou direito para algum concurso?
2) Prefere vida em ramo fechado ou privada fora do país? Pq?
3) Qual ramo/área recomenda?
4) Falas por experiência ou por opinião?

Abraços.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Initium et finis

Dark

Bom, pesquisei mais sobre o assunto é decidi investir na carreira de AFRF. Pelo que vi é um trabalho que pode trazer mais qualidade de vida para mim.

Estou estudando já para os possíveis concursos da área fiscal ano que vem. Decidi fazer meio uma loucura e sair todo dia mochileiro do trabalho para ir estudar em cursinho. Acho que é um caminho.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Initium et finis

Billy Lee Black

Vamos lá:

1) Já estudei e é uma DESGRAÇA! Direito é um dos motivos de eu ter parado de estudar. Encheu o saco. É um estudo que não vai te acrescentar nada em sua vida e nem mesmo no seu trabalho como servidor. Só vai servir pra você fazer a prova;
2) Infelizmente, nesse país o servidor público é valorizado, o empresário é demonizado e quem trabalha na iniciativa privada é taxado de trouxa. Se você não pretende sair do país, manda bala nos concursos que é o melhor caminho aqui pra se ganhar bem e ter uma vida estável. Pra quem não tem a menor vontade de fazer concursos, a melhor saída sempre será sair dessa merda de país. Eu tive uma experiência muito ruim no mercado de trabalho. Apesar dos problemas do serviço público, não troco isso aqui por nada;
3) Cara, qual a sua formação? Os melhores concursos do país são os do Senado, Câmara Federal, Banco Central, TCU, Tesouro Nacional e Receita Federal. Se você for formado em direito, ainda tem os de Juiz, Procurador da República, Promotor de Justiça, Delegado da Polícia Federal. Se for de TI, Física etc, ainda tem o de Perito da Polícia Federal. Fora esses concursos tops, ainda tem os intermediários, que são os tribunais, MPU e Agências Nacionais (ANATEL, ANA, ANS etc). Os concursos do poder executivo, como os de ministérios, são os piores; pagam mal pra caralho e a carreira é ruim;
4) Eu sou funcionário público, então falo por experiência própria :p . Se não me engano, o Seifer também passou a ser servidor.

Por fim, uma dica que eu te dou: se no meio do caminho você passar em um concurso intermediário, mas desejar chegar em um concurso top, NÃO SE ACOMODE E NÃO PARE DE ESTUDAR. Eu fiz isso e te digo que recomeçar a estudar é muito mais difícil do que começar. Eu parei em um cargo que fica entre os concursos ruins do executivo e os intermediários como os tribunais. Nunca deveria ter parado de estudar.

Então, não desista enquanto você não passar no concurso que você queira. Tenha em mente que é um caminho difícil e leva-se tempo. Você tem que pensar a longo prazo, porque pode levar anos até você conseguir passar em um concurso top.

Zero Cool

Aaaaaa... o funcionalismo público... Passei 10 anos da minha vida sendo funcionário público na prefeitura de Praia Grande (aonde o Seifer está agora)... Primeiro como Agente Administrativo (2001 a 2007) e depois como Programador de Computador (2007 a 2011).

Tirando algumas pessoas que conheci (minha esposa uma delas) não sinto saudade de nada. Os únicos benefícios do serviço público são a estabilidade, pois dificilmente vão te mandar embora (na pior das hipóteses, você será transferido de local de trabalho e olhe lá), e a pseudo vantagem de se aposentar com um salário sem o limite de teto do INSS. Digo pseudo vantagem porque você vai sair com uma mão na frente e outra atrás já que não existe FGTS e muitos outros benefícios que a CLT oferece. No geral, eu diria que fica empatado entre os dois devido aos prós e contras de cada um, com a leve vantagem do serviço público por não haver o teto do INSS.

De resto, não há mais nada de interessante. São poucos os locais onde você irá ter um plano de carreira, então promoções são quase inexistentes. No máximo você pode chegar a chefe de algum seção/divisão/departamento, com uma gratificação "cala a boca" para comparecer em inaugurações e babar o ovo de algum político. De fato, por merecimento é quase impossível conseguir um cargo de chefia. Dos trocentos chefes que conheci, dá para contar nos dedos de uma única mão os que foram promovidos ao cargo por merecimento. Ou seja, se você não estiver disposto a fazer coisas "que não deveria" ou que vá contra a sua consciência, provavelmente irá morrer no cargo de origem. Cansei de ver cargos serem extintos devido a única pessoa que "merecia" não ser "de confiança" (inclusive eu mesmo passei por tal situação).

Mas respondendo as suas perguntas:

1) Depende muito de qual instituto esteja realizando o concurso. Uma FGV ou Cespe, por exemplo, você terá que estudar igual a um condenado para "tentar" passar. Já tem outros casos que o instituto é só para ganhar dinheiro, então a prova é tão baba que nem precisa. Na baixada santista, por exemplo, é o IBAM quem faz as provas e geralmente são muito fáceis. Na primeira vez que fiz (em 2001 - Agente Administrativo) e nem queria passar eu fiquei em 49º e fui chamado logo na primeira chamada. Já na segunda vez que fiz (em 2007 - Programador de Computador) passei em 4º porque estudei.

2) Hoje eu prefiro a iniciativa privada. Por mais que não haja estabilidade, as chances de você conseguir um bom salário e crescimento profissional são 100% maiores que no serviço público. Além disso, devido as leis trabalhistas e cultura de várias empresas, é muito mais difícil você ser "coagido" a fazer algo que vá contra a sua consciência.

3) Vide resposta 3 do Billy.

4) Experiência própria.

Vale ressaltar ainda que, devido a situação econômica do país, muitos servidores (em especial os municipais) estão ficando sem receber por meses. Na baixada santista são pelo menos três cidades nesta situação, com greve dos servidores porque não recebem a mais de 3 meses. Portanto, eu tomaria muito cuidado antes de escolher um concurso simplesmente porque "paga horrores".

Seifer Almasy

É tudo isso ai que o Zero falou... tem uma coisa ou outra que eu discordo, mas é por estar a pouco tempo na prefeitura  :mrgreen:

Ciro

Prestei um da câmara municipal de são paulo, e um do tcu.
O do tcu eu errei a data da prova.. fui no domingo e tinha sido sábado
O da câmara teve fraude , 20 pessoas com o mesmo sobrenome - Borghi - gabaritaram a prova, daí investigaram mais a fundo e decidiram fazer outra prova. Aí pensei, puxa, uma segunda chance, vai ser igual a primeira com enunciados diferentes (só caiu português, matemática e "atualidades). 50 questões. Então estudei melhor e passei.
Eu não sei muito bem o que querem dizer com "estabilidade". Esse governo é meio louco e ele pode cismar de fazer qualquer coisa a qualquer momento.
Nunca trabalhei na iniciativa privada e todo mundo me diz que o serviço público é melhor. Eu não sei.
Motivante, não é. Vc precisa separar um tempo da sua vida para "emprego" e outro para você.
É difícil viver do trabalho, fazer as coisas com tesão e ter uma vida una.

Billy Lee Black

Quote from: Ciro on Apr 27, 2016, 01:15:22Motivante, não é. Vc precisa separar um tempo da sua vida para "emprego" e outro para você. É difícil viver do trabalho, fazer as coisas com tesão e ter uma vida una.

Mas aí você já tá falando de qualquer emprego, e não apenas do serviço público  :lol:

Quanto à estabilidade, isso está ficando ameaçado, realmente. O estado está inchado e o governo não tem como sustentar isso.

Sei que na Petrobrás já está rolando PDV e parece que estão querendo mudar a Lei 8112, de forma a facilitar a exoneração de servidores.

Baha

Quote from: Ciro on Apr 27, 2016, 01:15:22
Prestei um da câmara municipal de são paulo, e um do tcu.
O do tcu eu errei a data da prova.. fui no domingo e tinha sido sábado
O da câmara teve fraude , 20 pessoas com o mesmo sobrenome - Borghi - gabaritaram a prova, daí investigaram mais a fundo e decidiram fazer outra prova. Aí pensei, puxa, uma segunda chance, vai ser igual a primeira com enunciados diferentes (só caiu português, matemática e "atualidades). 50 questões. Então estudei melhor e passei.
Eu não sei muito bem o que querem dizer com "estabilidade". Esse governo é meio louco e ele pode cismar de fazer qualquer coisa a qualquer momento.
Nunca trabalhei na iniciativa privada e todo mundo me diz que o serviço público é melhor. Eu não sei.
Motivante, não é. Vc precisa separar um tempo da sua vida para "emprego" e outro para você.
É difícil viver do trabalho, fazer as coisas com tesão e ter uma vida una.

A única diferença é que na iniciativa privada você pode ser mandado embora a QUALQUER momento sem ter feito nada errado. No serviço público ainda tem um processo burocrático que você enxerga a uma certa distância se for acontecer de te mandarem embora, provavelmente numa demissão em massa, OU você tem que fazer alguma merda grande.

Ou você pode apostar suas fichas em trabalhar em uma startup. Vai ser mal pago pra se matar de trabalhar, mas será algo em que você acredita e portanto se encaixa como parte integrante da sua vida, e se der certo tem potencial pra muito retorno futuro. Só que é um tiro no escuro que normalmente erra o alvo e você tem que confiar MUITO nos sócios.