Depressão / Síndrome do Pânico / Ansiosidade

Started by King, Nov 27, 2015, 16:34:05

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

King

Feles, dependendo do estágio da doença, o raciocínio lógico da pessoa fica MUITO afetado, a ponto dela não conseguir ver coisas que pra outras pessoas seriam óbvias.

Eu faço tratamento psicológico desde que tinha 8 anos, pois minha família é muito complicada (muitos parentes com problemas mentais, alguns internados em hospício inclusive), então eu já passei por vários profissionais e te digo que é muito difícil achar uma psicóloga que seja boa especificamente pro teu problema, mas quando vc acha uma, tua vida muda. Digo isso pq existem várias linhas de atuação desses profissionais, tem os que ficam te ouvindo e não falam nada, tem os que fazem o papel de um amigo te dando conselhos sobre os seus problemas, tem os que usam terapias alternativas (como te observar em jogos, e te pedir para fazer desenhos e esculturas), e tem os que fazem o papel de fdp, te tirando zona de vítima e jogando a responsabilidade pela tua vida na tua cara. Esse último tipo citado é o meu favorito, e é o que funciona melhor pra mim. Ele te tira da sua zona de conforto e cobra ações e mudanças imediatas na tua vida, fazendo vc perceber que vc é de fato o dono dela. Infelizmente a última profissional dessa linha que eu peguei se mudou pra outra cidade e eu nunca mais achei uma dessas... :( Mas eu saia chorando da clínica toda sessão, e ficava bem claro pra mim onde estava o problema e o que eu podia fazer pra resolver.

Psiquiatra eu tive o desprazer de conhecer 3 anos atrás, depois de uma experiência profissional frustrada que serviu de gatilho pra uma depressão que tô cuidando até hj. Existem psiquiatras que trabalham a parte psicológica também (como nos filmes), mas a grande maioria vai apenas atuar como um médico. Vc descreve os sintomas (tristeza, desanimo, fobias, falta de concentração, distúrbios no sono, etc) e ele vai te prescrever um remédio pra atuar no seu cérebro, tentando inibir esses sintomas. Pela minha experiência e pelo que já vi com outros familiares, dificilmente eles acertam o remédio de primeira, mas quando chega no remédio correto, seu raciocínio fica um pouco mais livre para poder ir tratar a causa do problema, que muitas vezes é psicológico. Se o problema for de fato físico (produção de alguma substancia desregulada no cérebro), aí vc tem que se acostumar em tomar o remédio pelo resto da vida (como se fosse remédio pra pressão alta, etc). Esses remédios são controlados e costumam ter efeitos colaterais. Eu me dei bem com Razapina, e o efeito colateral que eu tive foi retenção de líquidos, causando um inchaço nos pés e pernas (ficou tão inchado a ponto do meu pé não entrar num tênis desamarrado). Aí passei a usar meias de compressão e o problema foi resolvido.

O que eu te digo é, se pessoa está com depressão, primeiro profissional que vc tem que procurar é o Psiquiatra. Uma vez que a mente dela volte a um estado mais próximo da normalidade, aí vc procura uma psicóloga. Se o raciocínio da pessoa está afetado pela doença, só um psicólogo não vai resolver. E digo mais, raramente a pessoa consegue sair desse fosso sozinha.

Joe Musashy

Lá vem textão...

Sim, tenho depressão grau 3 (CID F32.2). É o máximo antes de psicose e coisas mais agressivas. O atestado do meu médico me deu afastamento INDETERMINADO. Descobri essa semana que há vários tipos, e que a minha existe desde sempre. Nós vamos acumulando responsabilidades durante o crescimento, e acumulando "depressão" (vou usar esse termo arbitrário só pra ilustrar). Com esse acúmulo, a depressão vai chegando a um nível insuportável. Estoura em alguns. Em outros ela fica como uma bola cheia de depressão e você vive uma vida desgraçada. A minha quase estourou. Houve intervenção familiar, me arrancaram do trabalho e tudo.

O pior da depressão é que você não sente ela chegar. Quando percebi, estava no mercado, procurando lugares que sustentassem uma forca, pensando em contatos para conseguir uma arma, procurando no Google (que te dá um suicide hotline. Não liguei, mas passei a respeitá-los mais) meios de me matar. Estudando tudo. Só digo que Rivotril não mata (pode tomar 2000 que teu corpo rejeita) e você tem que ser muito sortudo (ou azarado?) para morrer cortando os pulsos, pois tem ângulo, coagulação etc. Enfim, você se torna um suicida. Você deseja morrer. Torce para que aconteça. Mas não sabe que é depressão. Até que te contam e a ficha cai, e cai pesada.

Desde a intervenção, tentei me matar 4 vezes. A última foi a overdose de Rivotril, que ainda me deixa sem memória, meus sensores cognitivos estão loucos, não consigo me concentrar (nem por 1s) meu estômago foi pro cacete entre outros. Cortes, já tenho mais de 20 no braço esquerdo. Sim, vai deixar marca, pois usei um canivete retrátil de uns 20cm de lâmina. Posso colocar foto aqui, mas acho desnecessário.

Agora vem a parte interessante: side-effects. Muita gente pensa que depressão é tristeza. Bullshit. Sabe o que você sente quando está com depressão? Permitam-me demonstrar: expliquem a um cego de nascença a cor azul.

É um sentimento estranho, né? É isso. Um vazio. Não há sequer dor, ou ódio, amor.

Mas tem mais: dor. Sim, dor física. Imagina aquela pancada que você deu com a mão e doeu até o osso. Agora imagina isso no seu corpo todo. 24h por dia. Fotofobia, dor de cabeça, cansaço (de dar 10 passos e parar), fadiga muscular (não consegui erguer o pote de comida do meu filho).

Ainda não acabou: tem os side-effects dos remédios. Os anti-depressivos não te permitem ejacular. Eles fazem uma ponte nos neurônios (um químico me explicou) e ejacular se torna difícil ou impossível, dependendo da dosagem. Eles também atacam sua libido. Isso mesmo: você simplesmente não sente atração sexual. Na verdade, você até sente, mas de uma forma estranha, artificial. O Rivotril vocês já sabem. Seroquel foi o que me fez dormir no volante - coisa que JAMAIS aconteceu - e porrar o carro, mas ele dá mais é sono mesmo. Estão com mania de recomendarem escitalopram e risperidona. Meu psiquiatra é pica e falou que não prestam. Ele cortou olanzapina (que me deu as melhores noites de sono) e usou zolpidem pra controlar insônia, mas já tirou.

Meu atual estado? Perdido. Não tenho vontade sequer de jogar, serei demitido assim que voltar no meio de uma crise e nunca mais quero pisar em uma sala de aula ou coordenar curso. E vou lembrar o DEPRESSION GUIDE FOR DUMMIES: cuidado com o que você diz a um depressivo, principalmente estágio 3. Pode parecer um incentivo, mas a lente dele é outra. Te digo que inúmeras pessoas fizeram isso, umas mais importantes que outras. Às vezes eu tinha crise, às vezes me cortava, outras me isolava em um canto. Duas me levaram a tentar suicídio. Não sinto nada, nenhuma emoção. Alguns lapsos somente.

Por que estou dizendo isso? Porque eu não sabia. Eu vivia com a dor em silêncio. Você sabe o que é olhar 34 anos pra trás e lembrar meia dúzia de bons momentos e infinitos que rasgaram sua alma? Eu não quero essa dor pra ninguém. Não tenho vergonha da minha doença e ninguém deve ter.

Não estou curado, e provavelmente nunca estarei. Posso estar vivo amanhã, ou não. Esse é o terror da doença: saber que um sopro de leve te faz cruzar a linha.

By the way, acho que estamos grandinhos o bastante para saber que inventar coisas em fórum para aparecer é ridículo. Que carapuças sirvam. Ninguém está aqui para dizer que a dor de fulano de maior que a de beltrano, muito menos pra sair contando por aí. Respeito, gente.


Não discuto com socialista/comunista.

Billy Lee Black

Carai, mermão, que foda.

Mas, afinal, o que desencadeia a depressão? Como é uma doença, seria um problema hormonal?

Joe Musashy

Quote from: Billy Lee Black on Dec 01, 2015, 08:17:00
Carai, mermão, que foda.

Mas, afinal, o que desencadeia a depressão? Como é uma doença, seria um problema hormonal?
Ela nasce com você em muitos casos, mas só se manifesta depois de anos. Há casos de depressão adquirida também. Não há um padrão para doenças da mente.

Quanto a desencadear, praticamente tudo pode fazer isso. Tudo mesmo. Posso ter um desentendimento no mercado e BAM. Ou não. Como eu disse, não há padrão e o pior: você não sabe que está com depressão até ser diagnosticado. Já ouvi médicos dizendo que depressão pode ser pior que câncer, pois no câncer você sabe onde atacar.

É uma doença maldita. Você perde amigos, família, tudo porque não entendem. Por medo de um "surto" - sim, as pessoas são ignorantes - ou porque você se isola. E vou ser sincero: foda-se.  Não me sinto pior porque X ou Y deixou de falar comigo. Na verdade, nem sinto. Essa porrada no carro teria me deixado louco de raiva, mas não tenho sentimento. Cara, tem membro muito próximo da família que não me desperta nada. NADA.

Pense na sua vida sem sentimento, sonhos e objetivos.

Bem vindo ao meu mundo.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk



Não discuto com socialista/comunista.

feles

Porra valeu pelos relatos ae. Super interessante esse topico, acho que primeira vez que leio posts tão extensos sem cansar.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Joe Musashy

Feles, me permita mencionar esse detalhe com atraso:

Quote from: feles on Nov 30, 2015, 09:28:50
Por exemplo:
No passado (bastante tempo, depois de mais de ano desempregado) pensei um tanto em suicido, mas bastava pensar de maneira analitica "porra, eu sei que isso vai passar, pois tudo que me trouxe até esse ponto me mostra que a maior merda de hoje passa, ou transforma em outro tipo de merda, mas ESSA vai passar um dia". O que poderia um psi/psi fazer diferente?

Só o fato de você pensar de maneira analítica te tira do grupo "depressão". O depressivo não vê como você vê, não age como você, não sente como você. É um curto no seu cérebro. Mesmo que eu tente agora - e estou tentando - pensar de maneira analítica de conseguir um emprego quando a merda passar, não consigo. Vejo imagens aleatórias, sinto dor de cabeça.

Suponho - não sou especialista pra assumir nada - que você não teve depressão. Ou você ainda tem e ela está adormecida. Nisso, me desculpe, não posso ajudar. Não é minha área. Só posso reportar o que sinto.


Não discuto com socialista/comunista.

King

QuotePor medo de um "surto" - sim, as pessoas são ignorantes - ou porque você se isola.

Tá vendo como o nosso raciocínio fica afetado? Você está ao mesmo tempo pedindo que as pessoas não falem contigo pq as palavras delas podem te afetar, e também reclamando que as pessoas não estão falando contigo, pq vc se sente solitário. É bem tenso mesmo.

A minha depressão foi diagnosticada como sendo leve e bipolar. Não fico depressivo 100% do tempo, mas tenho variação de humor brusca. Já ocorreu de eu estar rindo sozinho e de repente começar a chorar sem parar e passando uns 5 minutos eu estar rindo novamente, e tudo isso sem um motivo. Desanimo constante para qualquer coisa. Não conseguia ter um objetivo, e mesmo quando me davam um, não conseguia ter foco pra seguir em diante.

Ainda assim, como disse, meu caso é leve, e normalmente associado a algum gatilho emocional. Por sorte, estou no final do tratamento e bem melhor que 3 anos atrás.

Espero nunca chegar no seu grau, e que vc também consiga sair dele. ;)

Joe Musashy

Velho, espero que você nunca chegue nele. Sem prepotência, quase ninguém aguentaria o que aguento. É surreal. Você delira, às vezes, vê imagens estranhas.


Não discuto com socialista/comunista.

Seifer Almasy

Esqueci de citar no relato que nem a arritmia eu tenho mais, após o tratamento de Reiki que falei.

Red XIII

Após minha separação em 2012 eu passei um periodo bem complicado na minha vida. Sofri de depressão leve, visitei psiquiatra que me receitou um tarja preta (não lembro nomes pra citar) para controlar a anciedade, conseguir trabalhar e dormir.

Depois dele fui para uma psicologa, que frequentei por uns 3 ou 4 meses. Não tenho como dizer que nao ajudou em nada, porém eu ia sabendo o que precisava mas mesmo sabendo sentia a necessiade de ir e conversar, ouvir, enfim.

Minha fuga era dormir. Não tinha vontade de fazer nada, apenas medicação e cama.

Por recomendação da minha mãe acabei visitando um médico que depois de algumas conversas me receitou Fluoxetina, a qual eu tomei diariamente por 7 meses. Nesse mesmo periodo de tempo por vontade própria começei a frequentar uma casa espirita (Alan Kardec, nao umbanda) a qual me fez e ainda faz extremamente bem. Um lugar tranquilo onde eu ia todas as terças feiras ouvir uma boa palestra sobe o assunto e refletir sobre o rumo da vida.

O tempo passou e eu fui levando. Voltei a sair, conheci pessoas, começei a ocupar meu tempo com exercicios fisicos (os quais faço até hoje regularmente) e atualmente apesar de já estar vivendo uma "nova vida" as vezes ainda me pego na cama sozinho, ou no chuveiro, pensando em tudo que aconteceu. É estranho. Mas sei que em algum tempo sequer vou ter esses lapsos. Seguir vivendo, traçar objetivos e "pensar menos" ajuda bastante.

Não se explicar... hoje tudo parece fácil, pensando no passado, mas naquele momento esse pensamento claro que tenho hoje nao existia.

Vejo que o que eu senti é muito pouco comparado ao relatado aqui e também a muitas outras pessoas que realmente sofrem do problema. Minha unica sugestão, e o que eu realmente considero que fez a diferença pra mim:

Procure um médico/medicamento que possa auxiliar na controle de aciendade. Controlar os pensamentos é o primeiro passo.
Ocupe a mente. Exercicios físicos. Trabalho. Fazer qualquer coisa como ajudar alguem que você conheça em alguma coisa.

No começo pode não ser facil, mas os resultados vem...
Seifer sUx

Joe Musashy

Red, eu até estou "liberado" pra fazer exercícios, mas a dor não deixa. E, mesmo se deixasse, não tenho vontade alguma.

Quando aos remédios, já perdi a conta de quantos testei. Estou com Venlafaxina, Rivotril, Carbolitium e Quetiapina.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk



Não discuto com socialista/comunista.

feles

Cara tava falando com minha Sra. Ela ta toda abalada mesmo, medo de sair para a rua a tal.
Sai pois a opbrigação é mais forte que a vontade.

O que diabos um casal com 50% do salario e sem plano de saude pode fazer?
Já coloquei ela como adicional meu, mas deve levar uns 30 dias para poder usar, isso SE for coberto.
E no meu caso, psicologo, certo?
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Quote from: feles on Dec 02, 2015, 11:33:39Cara tava falando com minha Sra. Ela ta toda abalada mesmo, medo de sair para a rua a tal. Sai pois a opbrigação é mais forte que a vontade. O que diabos um casal com 50% do salario e sem plano de saude pode fazer? Já coloquei ela como adicional meu, mas deve levar uns 30 dias para poder usar, isso SE for coberto. E no meu caso, psicologo, certo?

É aí que começa o problema. Psicólogo é caro pakas. E não sei se plano de saúde cobre...

Joe Musashy

Negativo: psiquiatra primeiro - que é o triplo do preço. Ele vai analisar o que há para encaminhar sua patroa.

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk



Não discuto com socialista/comunista.

Joe Musashy

Torce pra ser CID Z, porque é mais fácil de tratar. Se for F31 pra cima, se prepara; medicamento a 200 pila - e normalmente são dois. Rivotril genérico é preço de pastel de flango

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk


Não discuto com socialista/comunista.