Main Menu

Política.

Started by Raptor, Sep 06, 2016, 00:30:58

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Seifer Almasy

E Raptor nunca mais respondeu...

Raptor

Grosso modo, tanto sou a favor de liberdade ("direita") quanto de igualdade ("esquerda"), mas não acredito nem que o Estado e nem que o mercado sejam capazes de produzir isso.

Tanto Adam Smith/Stuart Mill/Locke e Marx/Engels foram visionários em sua época, mas ficaram presos em sua época e não puderam prever o que aconteceria no século XX, menos ainda no XXI. Stalinismo e nazismo sejam tratados como direita ou como esquerda, não importa, são duas bostas. A diferença que temos que pensar se queremos optar por um dos lados dessa dicotomia que se instaurou é se priorizamos a liberdade ou a igualdade.

Alguns pontos importantes, antes de eu lançar minha posição:

- NÃO EXISTE MERITOCRACIA. Isso é uma falácia idiotíssima. Escravizam um trilhão de negros por séculos, daí os descartam no século XIX em troca de imigrantes assalariados, são marginalizados ao longo do século seguinte, desenvolvem vergonha de sua própria cultura... aí vem um bando de branco bem-nascido se achando povão só porque não teve um minibugue na infância dizer que cota é injustiça ou que a maioria dos detentos ser preto ou mulato prova que caráter tem um quê genético.

- NÃO AO MILITARISMO. A Polícia Militar é capanga do governo estadual e agora do federal, sim, e esses olhos que a terra há de comer e que houveram de chorar gás lacrimogêneo ao lado de velhinha descendo escada de metrô, sabem. Bolsonaro é um imbecil, a ditadura só foi boa pra uma pequena nata que foi anestesiada por quase duas décadas e não via o que realmente acontecia por trás. Quem defende Bolsonaro porque "tem que ser radical e não dá pra tolerar mais" precisa é ir pra um psicólogo pra descobrir de onde vem essa raiva com a vida, que a pessoa acha que é contra um grupo de pessoas, e aprender a direcionar isso ao invés de buscar bode espiatório na sociedade e dar força política a um boçal daqueles.

- A GRANDE MÍDIA É PRIVATIZADORA. Por razões óbvias, da própria forma privatista que se organiza o mundo empresarial. E o MBL é comprado, quem gosta de Kataguiri, Holiday e Do Val é bobo e enganado. Poucas coisas mais absurdas ouvi nos últimos meses do que "a mídia é de esquerda", tipo o suposto cara demitido da Globo que ia revelar que ela tem intuitos bolivarianos. Acreditar num engodo desses é o cúmulo.

- NÃO SOU PT. Mas sim, acho a "oposição"muito, mas muito pior. Só votei PT duas vezes na vida, e uma foi no segundo turno Dilma vs Aécio porque Aécio jamais. Eu criticar esse circo, esse cartel atual, e a bestice de quem bateu panela e se vestiu de verde-amarelo, não me coloca do outro lado, como direi adiante. Passei a vida espantando bandeira de PT e PCdoB e CUT de qualquer manifestação apartidária que eu entrava e esses parasitas colavam. Mas certamente, e certamente mesmo, prefiro o PT do que essa galera que entrou, e embora seja sim um partido corrupto, metade da raiva que inflama tanta gente contra ele é criada com esse estigma do comunista comedor de criancinha. Fui nas manifestações pró e contra impeachment e era incrível como a galera paneleira estava POUCO SE FODENDO com a corrupção e futuro do país, era só uma treta contra o PT, porque de alguma forma a mídia e a cultura conseguiu implantar esse estigma no cerebelo de metade da população. Todo o respeito que eu ainda tinha por essa visão antiptista se perdeu quando o Temer, tão logo entrou, começou a fazer das merdas mais descaradas e horrendas, e a coxinhada defensora da moral política não deu um pio; e fica caçando qualquer menor deslize PTista pra imediatamente colocar na timeline e praguejar, ignorando o cusão que eles colocaram lá (e sim, quem colocou o Temer lá foi quem tirou uma presidente democraticamente eleita e politicamente trapaceada, NÃO quem a elegeu). Antiptismo seletivo é uma lavagem cerebral e a grande responsável pela situação atual do país, que é bem pior que antes (lembrando que no Brasil só tem "direita", achar o PT "esquerda" é uma bobagem).

...

Sobre minha posição: sou a favor de uma vida em ecovilas, quase tribal. Ou um Estado Mínimo, mas que se emancipe do capital internacional. Estatísticas econômicas não significam país bom, senão o Butão não seria dos mais felizes. Mas isso não vai acontecer, os grandes poderes não deixarão, então me posiciono como totalmente descrente em partidos e lados. No fundo, não importa qual sistema de governo esteja vigente, o que importa é termos condições materiais e intelectuais pra exercer nosso papel de desobediência. Se o povo aprender a protestar junto, ao invés de petralha ficar caçando coxinha e coxinha caçando petralha, esse presidente cusão já estava derrubado. E qualquer outro. Precisamos aprender a ver o governo como um garçom, porque ELE É NOSSO CONTRATADO, NÃO NOSSO CHEFE, que se traz o arroz com uma mosca, me recuso a pagar e o obrigo a trazer outro. Então não importa se é culinária típica da Coreia do Norte ou dos Estados Unidos: se veio mosca, dá um barraco no restaurante e vai embora.

Também não sou anarquista, acho que o humano ainda não está preparado pra isso, então digamos que, pra dar uum nome, sou um liberal, mas um liberal anticapitalista. Se quiserem uma referência teórica mis próxima, talvez encontrem semelhanças desse pensamento com Henry David Thoreau.

Escrevi correndo, preciso ir beijas.

Billy Lee Black

Eu ando completamente perdido quanto a política.

Mas concordo com o raptor sobre a meritocracia e a mídia privatizadora.

Meu sogro trabalhou a vida toda na Eletronorte/Eletrobrás e tudo que se tem alardeado na mídia que foi o atual presidente (que veio da iniciativa privada) quem fez é mentira. É tudo coisa que já tinha sido feito bem antes dele chegar...

King

Vou comentar só um trechinho pq estou com pressa...

Quote...dizer que cota é injustiça...

Cota é segregação. É afirmar que você PRECISA ter negros e pardos A QUALQUER CUSTO ocupando vagas para as quais talvez não estejam tão bem preparados.

Os injustiçados pela história foram os escravos, e estes já morreram. Não dá mais pra reparar o mal que foi feito. Os descendentes é outra história.

Um europeu que chegou da Europa com a roupa do corpo pra trabalhar colhendo cana ou café tem o mesmo peso que alguém que nasceu descendente de escravos. Ambos começaram do zero, ambos não tinham instrução, não tinham onde morar, e ambos trabalhavam debaixo do mesmo sol. A maioria das pessoas no Brasil é descendente de uma mistura destes 2 grupos. Poucos são descendentes de senhores de engenho, ou membros da coroa portuguesa.

O grande problema é o preconceito com a cor de pele dos negros, e isso não se resolve com cotas. Isso se resolve com educação de base e educação familiar. Enquanto enxergarmos que existe diferença entre o branco e negro estaremos segregando, ainda que seja em prol da minoria.

Raptor

Não, mano. Triplamente não.  :P

1-) Os escravos foram trazidos à força de sua terra (sem poder trazer pertences, tendo que abdicar de sua cultura), trabalhando mais que imigrante, por quatro séculos, apanhando e sem salário algum por isso. É um absurdo histórico você equivaler as duas coisas: nobres começaram do +70XP (nível very easy), imigrantes europeus começaram do +10XP, índios começaram do -30XP, escravos começaram do -50XP (nível very hard). Imigrantes se planejaram, escolheram, trouxeram família, receberam incentivos do governo, sua cultura foi aqui adaptada e absorvida, formaram colônias (já quilombo, você sabe, era perseguido) e, acima de tudo, eram assalariados e tinham também como margem de autonomia o status "consumidor", que escravo nunca teve. Sabe por que rolou a imigração no século XIX? Porque o regime escravocrata não se sustentava mais no panorama econômico mundial (Revolução Industrial, etc.), e precisavam começar a pagar trabalhadores pra girar a economia. E ao invés desses filhos da puta simplesmente passarem a pagar os negros, os marginalizaram/excluíram e chamaram europeus pra fazer esse serviço porque, no século XIX, entrava em vigência o Positivismo e doutrinas evolucionistas sobre a espécie humana, que consideravam o negro inferior, e por isso o "novo país" deveria ser erguido por brancos. Foi exatamente isso que aconteceu. O que acontece com toda uma raça que foi humilhada e apartada de seu lar, de uma hora pra outra relegada a subúrbios e privada de emprego? Favela, crime, violência. Qualquer europeu que tivesse passado por isso ia estar na mesma situação, e merecendo cotas. E quem diz que não ("ahhh meu nono não faria isso!"), que vá refutar toda a psicologia alegando que não é assim que qualquer povo reagiria a tamanha violência, ou que vá então refutar a biologia pra argumentar que negro não é humano.

2-) Escrevi demais acima, vou encurtar aqui. Os escravos morreram e as consequências ficam por muito mais que séculos. Salvo raras exceções da fortuna, o que é rico e instruído hoje teve seu caminho aberto pra isso há muitas gerações atrás. O próprio paulista descendente de europeus - como eu e você - sabe o quão importante é a tradição familiar. Ela é nossa base emocional, material e cultural. Não ter essa estabilidade é não ter referências e ter que dar muito mais sangue pra fundar as próprias referências ou ceder a qualquer uma que aparece (por exemplo, a criminalidade). Em um século uma linha de sucessão não começa do -50 e chega ao +70. Além de que, negro e índio sofre preconceito até hoje, e seria uma hipocrisia enorme qualquer um aqui dizer que isso não implica em uma maior dificuldade de conseguir emprego ou qualquer encaixe na sociedade, inclusive na vida acadêmica (sou acadêmico, entrei em quatro graduações, dois mestrados, um doutorado, além de zanzar de periódicos a congressos, e o preconceito é fato marcante inclusive no ensino superior). Eu também não tenho saco pra moralista que fica querendo achar racismo e machismo e homofobia em tudo; mas que racismo, machismo e homofobia existem e que deixam as coisas muito mais difíceis pra negro-mulher-gay, do que pra gente branco-homem-hetero, isso é um fato. O negro que quer concorrer a uma vaga na universidade NÃO concorre em pé de igualdade com você só porque você acha que você não é racista e só porque você acha que você tá partindo da mesma base que ele.

3-) Claro que tem questões políticas no interesse pró-cotas também, como em tudo. E também acho que não tem que viver de passado, tem que olhar pra frente. Mas essa situação não é o passado, é o presente, por todos os motivos que falei. A barbárie histórica não ficou na história, ela culmina no agora. E se o propósito do Estado é gerar igualdade (e é!), ele tem que fazer medidas que equilibrem essa disparidade hoje. O que você pode contestar (e eu também contesto) é a forma como essa cota é distribuída e administrada, normalmente mal e sob interesses políticos. Não a necessidade dela, e muito menos definir se toda uma raça fodida pelo benefício dos nossos antepassados (não só "senhores de engenho" ou "portugueses", mas também imigrantes) tem ou não direito de uma coisa. "Deixar estar" não nivela, pois a tendência de inércia do país é fazer quem já tem ter mais, e quem não tem, dever mais; de nada vale estatística econômica fetichista apontando crescimento, se o sentido do crescimento for arbitrário; a situação material não se nivelará sozinha se não houver intervenção do Estado, pois a tal mão invisível do mercado preconiza a liberdade individual e não a igualdade; sem as cotas serão sempre aqueles jogadores que começaram a dungeon com pontos pra distribuir em perícias e peças de ouro que a completarão.

Me dá faniquitos ver galera mais preocupada em criticar a existência de benefícios sociais que contempla outros e não a si (cotas, bolsa-família, educacionais, etc.) do que de reivindicar pra si também. Esse governo cu tem condições de beneficiar a todo mundo, e ao invés de forçar ele, nêgo fica é espremendo quem recebe algum.

"O grande problema é o preconceito com a cor de pele dos negros, e isso não se resolve com cotas. Isso se resolve com educação de base e educação familiar. Enquanto enxergarmos que existe diferença entre o branco e negro estaremos segregando, ainda que seja em prol da minoria."
Era assim que eu pensava há anos atrás, mas é um engano, isso é só firula teórica. Branco e negro SÃO diferentes, ou ao menos se tornaram, e não apenas no imaginário, mas na prática materializada pelo tempo. Preconceito não morre você dizendo que ele é abstrato, e esse papo de "educação de base e educação familiar" é tão mais abstrato ainda, que serve de argumento pra qualquer coisa que não tem argumento. Você conseguiria dar instruções práticas de como que se faz isso? E, melhor, com efeito prático visível em menos de uma geração? Certamente não. A situação material do negro em relação à do branco é diferente como fato, independente da beleza da teoria e do discurso de quem não sofre com isso. Concordo que pra lidar com o problema não precisamos enfatizar a história (a não ser que se faça uma afirmativa como a que você fez, equivalendo escravo a imigrante), nem fazer julgamento moral (branco mau e negro vítima), mas ver o que acontece hoje e tomar medidas pragmáticas pra tentar nivelar a situação.

Isso pra não falar dos índios, que foram mais injustiçados ainda, e que tem menos benefícios ainda...

E, mais importante,  :seifersux:

Té.

Seifer Almasy

Cota é um tipo de preconceito que os próprios negros alimentam

Não precisa de nada disso, é só ir lá e passar com boas notas como qualquer outra pessoa.

Raptor

Billy Lee Black

Quote from: Seifer Almasy on Sep 06, 2017, 09:20:38Cota é um tipo de preconceito que os próprios negros alimentam Não precisa de nada disso, é só ir lá e passar com boas notas como qualquer outra pessoa.

Putz, Seifer, não diga isso. Releia o que o Raptor postou acima, vale a pena.

Eu pensava exatamente assim antes. Criticava a torto e a direito cotas, achava que feminista e a turma LGBT era tudo mimimi etc e tal. Isso eu, que sou branco, homem, hétero e nasci em classe média, não fui pobre (meus pais já foram pobres, mas isso é outra história). E foi pensando na minha situação que eu comecei a ver o quanto era ridículo eu, que não sou quem vive esses problemas, ficar criticando esse pessoal.

Apenas pare, se coloque no lugar de uma mulher que seja e você começará a enxergar muita coisa diferente (eu passei a enxergar mais isso depois que me casei, através dos olhos da minha esposa). Nem precisa ir muito longe pra ver o que mulher sofre de preconceito. No próprio meio nerd a galera já olha torto pra uma mina que joga, questionando as habilidades dela só por ser mulher.

É como o Raptor falou, a forma como as cotas estão sendo conduzidas podem estar erradas, mas a idéia das cotas não está. Apenas pensem: por acaso é apenas coincidência que as pessoas usem expressões do tipo "negro favelado"? Não é apenas um preconceito que se resolve com educação em casa. É a situação REAL que essas pessoas vivem...

King

QuoteVocê conseguiria dar instruções práticas de como que se faz isso? E, melhor, com efeito prático visível em menos de uma geração? Certamente não.

Não coloque palavras em minha boca. :hmmlol:

Se faz assim:

Educação básica:

1) Melhor preparo dos professores para atenderem a todos igualmente. Punição pesada pelo desrespeito a essa regra.

2) Aplicação desde o jardim de infância de metodologias que não segreguem as amizades em função de cor. Literalmente forçar todos a cooperar com todos. Uma coisa que eu aprendi é que o melhor jeito de você vencer o preconceito contra determinada pessoa é você conviver com aquela pessoa, então a formação de grupos selecionados pelos educadores e não pelos próprios alunos ajuda um monte nisso. Afinal, ninguém gosta de ser o último escolhido pro jogo de futebol.

3) Preparo psicológico para todos. Isso aqui resolveria MUITOS problemas da sociedade. Terapia psicológica deveria ser encarada como se fosse uma matéria fixa de mesmo peso que língua portuguesa. Aqui seria dado a devida ajuda as pessoas para se desvincularem dos preconceitos herdados por seus pais, ao mesmo tempo que poderia ser averiguado outros problemas mais graves e o encaminhamento para tratamento psiquiátrico quando necessário.

4) Auxílio educação para BAIXA RENDA. Aqui você atinge quem perdeu oportunidade e não tem dinheiro pra pagar um cursinho pra prestar um vestibular ou um concurso público. Note que o foco desta cota não é a cor de pele, e sim o dinheiro que a pessoa tem. Considero isso muito mais justo, pois existem N razões que podem levar uma pessoa branca / amarela / vermelha a pobreza extrema, e cotas raciais não ajudam na questão.

Resumindo: minha visão de como o problema deveria ser resolvido é de baixo pra cima e não de cima pra baixo. Só que de cima pra baixo é mais cômodo para o governo... coloca-se meia dúzia de cotistas em algum lugar, só pra inglês ver, e tem-se o slogan de "governo mais inclusivo da história deste país". Passa uma geração, alguém desfaz o sistema e o problema volta.

QuoteNo próprio meio nerd a galera já olha torto pra uma mina que joga, questionando as habilidades dela só por ser mulher.

Isso é uma diferença biológica entre homem e mulher. Cada um tem habilidades melhor desenvolvidas, e digamos que a média nos diz que a maioria das mulheres não joga tão bem quanto um homem. Pode-se ter uma fora da média? Com certeza, conheço muitas. Mas é a média.

É o mesmo que dizer que mulher não presta pra exatas. É a mais pura verdade, biologicamente. Mas sempre tem os pontos fora da curva.

Billy Lee Black

Quote from: King on Sep 06, 2017, 13:32:39Isso é uma diferença biológica entre homem e mulher. Cada um tem habilidades melhor desenvolvidas, e digamos que a média nos diz que a maioria das mulheres não joga tão bem quanto um homem. Pode-se ter uma fora da média? Com certeza, conheço muitas. Mas é a média. É o mesmo que dizer que mulher não presta pra exatas. É a mais pura verdade, biologicamente. Mas sempre tem os pontos fora da curva.

Putz, King, você poderia até usar essa diferença biológica pra uma atividade física. Mas onde você viu que biologicamente mulher é inferior ao homem para exatas? Mesma coisa pros jogos. Onde diabos você viu que mulher jogar pior?

Em atividade intelectual que diferença tem entre homem e mulher? O fato de ter menos mulher do que homem na área de exatas vem muito mais da falta de incentivo (que muito se origina no machismo) do que capacidade biológica.

Esse vídeo do Neil deGrasse diz muito sobre o que to falando, acerca da participação de mulheres (e negros) na ciência:

https://www.youtube.com/watch?v=0Sw-zV9o6fA

King

Billy, tem estudos científicos na área de Neurociência e Psicologia que demonstram as diferenças entre os cérebros do homem e da mulher, o que inclui 4 bilhões de neurônios a mais para o homem e uma forma particular de produção de sinapses. Quer dizer que homem é mais inteligente que mulher? Não. Quer dizer que os cérebros tem maior facilidade para atividades diferentes. (O que também não impede de qualquer um fazer qualquer atividade, só vai ter maior facilidade pra determinadas tarefas).

https://super.abril.com.br/ciencia/homens-e-mulheres-quem-e-menos-burro/

Billy Lee Black

Ok, mas isso não muda o problema do preconceito. O que quero dizer é que muitas vezes nego já olha torto pra uma mulher gamer, antes mesmo de sequer ver do que ela é capaz.

Se uma guria se diz fã da Marvel, os homens já vão logo dizendo que a guria é poser, e coisas do tipo.

Pros negros é basicamente a mesma coisa pra algumas atividades, vide o vídeo do Neil deGrasse.

King

Te falar que isso varia muito de nicho. O que eu mais vejo na verdade é o caso de homem babando em cima de mulher gamer meramente por ser mulher, independente de habilidades.

Acho que nunca presenciei nenhum caso de desrespeito in game, embora saiba que existe...

SunStar

Pensei em várias coisas pra colocar aqui mas vou me ater ao básico...

Concordo em muita coisa que o Raptor colocou aqui.

Acho que antes de criticar cotas, bolsa família, minha casa minha vida, vocês deveriam gastar a mesma energia (ou ainda mais) em protestar contra a quantidade absurda de benefícios que a classe política do país recebe, que, em valor, deve ultrapassar os benefícios citados, com sobras. Brasileiro, em geral, se incomoda mais em ver o José Silva ganhar R$ 300 de bolsa família do que um deputado ganhar R$ 5000 de auxílio combustível por mês. Vai entender...

A (tentativa de) destruição do PT é algo que me preocupa bastante. Historicamente, o PT sempre foi o partido de oposição de governo mais forte. Outros partidos relevantes, na maioria, são radicais demais e isso afasta muito gente que, em algum certo momento, poderia apoiar estes partidos. Ou seja, o PT, em geral, é o que impede a classe rica do país de fazer o que ela quiser. O enfraquecimento do partido já tem feito passar várias reformas que não seriam aprovadas em outros momentos. E os políticos já perceberam que a hora de conquistar é agora.

Pessoal não percebe que coxinhas e petralhas são o mesmo lado da mesma moeda. A classe rica/política do país que é a direita. Se você não se beneficia diretamente dessas mudanças, encare a realidade, meu caro: você é da esquerda. E muito provável está brigando com o lado errado. A direita não precisa nem adotar a estratégia de dividir pra conquistar; já estamos fazendo isso nós mesmos (bem, eu não :hmmlol:). Estão, porém, investindo na manutenção da situação, através do MBL, por exemplo.

Mas enfim, tem gente na esperança que os militares vão tomar o país e salvar o universo. Pra esses eu só tenho uma coisa a dizer:

Spoiler
LOL

Billy Lee Black

Galera com medo da volta do Lula, mas eu to com medo mesmo é da ascensão do Bolsonaro.

Antes eu ria de quem falava em volta da monarquia, mas depois de ver entrevista de um dos príncipes da família real brasileira, já começo a pensar se talvez não pudesse ser uma saída.

Qual a opinião de vocês quanto a isso?