Que livro você leu recentemente?

Started by feles, Jul 11, 2017, 15:32:18

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Billy Lee Black

Só tenho lido livros de regras de RPG, se isso contar :p

feles

Terminei o ultimo na serie off to be a wizard (até aqui, proximo saindo em 1 ou 2 meses), Scott Meyer - Out of Spite, Out of Mind Magic 2.0, Book 5
Amo essa serie, agora a maluquice temporal que o autor fez nesse livro foi ao mesmo tempo consistente, doente, enlouquecedora e extremamente divertida - em momentos eu dava gargalhada alta no ônibus. Uma das joias de time travel, só pelo livro 1 e esse já vale a serie inteira.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

feles

Achei uma nova serie para ser minha queridinha!
Columbus Day (Expeditionary Force Book 1)

A humanidade descobre não apenas que tem vida alienígena quando eles nos visitam. Eles vem já batendo e nós nos vemos em uma guerra milenar em uma galaxia com varias raças e diferentes hierarquias entre elas nessa guerra. E, sem muito spoiler, existe a melhor A.I. que já vi em literatura.

Aproveitem antes que vire filme, seus iliterados de merda.

Billy Lee Black

Li o Caso dos dez Negrinhos da Agatha Christie.

É imperdível!

feles

audiobooks em ptbr

08/08/2019  08:47 AM    <DIR>          1984
08/08/2019  08:55 AM    <DIR>          A Guerra dos Tronos
08/08/2019  08:55 AM    <DIR>          Almas gˆmeas
08/08/2019  08:55 AM    <DIR>          Di rio de uma paixao
08/08/2019  08:55 AM    <DIR>          Me poupe
08/08/2019  08:55 AM    <DIR>          O guia do mochileiro das gal xias
08/08/2019  08:58 AM    <DIR>          O mundo de Sofia
08/08/2019  08:59 AM    <DIR>          Vox

Se alguem tiver interesse passo link por mp. Por ser meio nao legal e estar no onedrive pessoal meu prefiro nao colocar o link aberto aqui.

Billy Lee Black

To quase acabando o primeiro volume do Conan, O Bárbaro, lançado por aqui pelo Pipoca & Nanquim.

SEN-SA-CIO-NAL! O Robert Howard era um escritor à frente de seu tempo. A exploração da marca Conan continua forte até hoje não à toa. O escritor era realmente muito foda!

O livro é composto de vários contos que são independentes entre si, e cada um conta uma aventura ou situação vivida por Conan, com começo, meio e fim. O cara descreve direitinho as cenas e os combates. Parece que você tá assistindo tudo de camarote.

Pra quem curte essas histórias de aventura e fantasia, Conan é realmente imperdível!

E fiquei chocado em saber que o autor escreveu os contos quando era muito novo ainda. Ele morreu cedo, com 30 anos...

Billy Lee Black

Li A Bandeira do Elefante e da Arara.

Honestamente, acho que todo mundo deveria ler esse livro. É SENSACIONAL! Basicamente, é uma história de aventura e fantasia na época do Brasil pré-colonial. Sim, parece tosco, mas é muito, muito divertido. O autor mistura as criaturas fantásticas do nosso folclore com a própria história do Brasil.

Aparecem criaturas que eu nunca nem tinha ouvido falar e que são fantásticas.

A história é sobre um holandês chamado Gerard Van Oost, que resolve vir ao Brasil atrás de aventura. Ele se junta a um escravo, Oludara e saem desbravando o país.

É muito legal os choques que ocorrem entre a cultura do Gerard, do Oludara e dos nativos. E os personagens são muito carismáticos.

Ps: inclusive o autor criou um jogo de RPG de mesa baseado nesse universo do Brasil pré-colonial fantástico e é muito legal também :D

Billy Lee Black

Li seguidamente alguns clássicos distópicos:

1) A revolução dos bichos;
2) Fahrenheit 451;
3) 1984;
4) Admirável Mundo Novo.

A revolução dos bichos e Admirável Mundo Novo são sensacionais! O primeiro demonstra o que o totalitarismo é capaz de fazer em uma leitura de fácil compreensão e o Admirável Mundo Novo se tornou minha distopia favorita.

Toda distopia geralmente é sobre a decadência da sociedade, sobre um mundo cruel e ruim de se viver. Já nesse livro, é proposta uma distopia diferente, onde todos são felizes, desde as classes sociais mais baixas às mais altas.

Não há guerras, doenças, envelhecimento, fome e nem a infelicidade. Há sexo e drogas (perfeitas que não deixam sequelas) liberados dentre outras coisas. Porém há um custo para se obter tudo isso e o principal deles é o condicionamento de cada ser humano desde antes do nascimento.

Achei interessante a forma como o livro coloca as religiões, a paixão, o casamento e a família como entraves para a felicidade.

Por fim, 1984 e Fahrenheit valem a leitura para tomarmos como um aviso. Muitas das coisas descritas nesses livros são assustadoramente atuais, como a atual cultura do cancelamento, movimentos terraplanistas, a distorção do passado (como o Bolsonaro faz com a ditadura) e por aí vai.

Porém, a leitura desses dois já é mais chata. O Fahrenheit é o pior. Você não sente empatia por ninguém e toda a história é muito muito tediosa. Apenas o diálogo principal do livro que explica como se chegou àquela distopia é que vale a pena.

E 1984 é complicado porque retrata uma realidade sufocante, onde ele deixa claro que não há escapatória. Fora as cenas de tortura que são bem pesadas.

Billy Lee Black

Li mais alguns:

1) El Zarco: é uma novela que se passa num período de revolução mexicana. Conta a história de um povoado que sofre com os constantes ataques de bandidos e uma das cidadãs se apaixona por um dos bandidos. É bem curtinha e bem maneira.
2) As Viagens de Gulliver: as adaptações infantis e para o cinema não tem nada a ver com o livro. Elas só cobrem a primeira viagem pra Liliputi (o país dos pequenos). As outras nações que ele visita são ainda mais legais. O livro é uma grande crítica à sociedade inglesa do século 18 e uma grande crítica à estupidez humana. Não imaginava que ele fosse tão profundo assim. A forma como o Gulliver fala dos advogados, políticos e nobres é engraçada demais. E não duvido que o Laputa dos Studios Ghibli tenha se inspirado nesse livro.

Billy Lee Black

- A Fundação (vol. 1) do Asimov: achei a idéia do livro genial. Através de uma psicologia matemática, um cientista consegue prever o fim de um grande império galáctico e consegue prever como preservar a humanidade. O livro é dividido em Eras, e em cada era mostra figuras importantes da nova sociedade enfrentando alguma das crises previstas pelo cientista. Os diálogos são interessantes E a forma como os protagonistas lidam com os problemas é muito bem pensada. Porém o livro tem muitos personagens e não se aprofunda em nenhum. Isso faz a leitura ser um pouco cansativa. E meio que a estrutura do texto de cada Era é muito parecida, sempre com um problema aparentemente sem solução aparecendo e o protagonista daquela Era resolvendo de forma magistral. Isso acaba tornando o livro repetitivo, o que não me deixou nenhuma curiosidade ou ânimo pra ler os demais livros da saga (que são muitos).

- O Fim da Infância, Arthur C Clark: QUE LIVRO FODA! Gostei tanto quanto o Admirável Mundo Novo. Basicamente alienígenas aparecem na época da Guerra Fria, bem no estilo do Independence Day, mas de forma pacífica. De forma misteriosa, eles guiam a humanidade em sua evolução. Não vou traçar nenhum detalhe pra não dar spoiler, mas o livro aborda várias questões filosóficas e passa por uma discussão sobre o que aconteceria se a humanidade atingisse uma utopia. E o que autor retrata ali mostra muita coisa que já acontece hoje!

Mas achei muito foda a utopia imaginada pelo autor, e é bem algo que daria urticária em muita gente por aí.
Spoiler
o mundo basicamente vira uma sociedade comunista e única (sem governos, sem religião e, por consequência, sem guerras e miséria), onde não falta nada pra ninguém e os trabalhos manuais são todos feitos por robôs e a humanidade foca apenas em trabalhos intelectuais. E há um boom do entretenimento. Genial!

E o livro deixa bem claro a nossa insignificância perante o universo.

Billy Lee Black

Porém Bruxa (Carol Chiovatto).

Mistério inserido em uma fantasia urbana. Muito legal o universo de bruxaria criado pela autora, com aspectos bem brasileiros. Os personagens, tirando a protagonista, são um pouco rasos, mas a escrita é leve e a história prende. Eu já to cansado de histórias de fantasia eurocêntricas e esse livro foi mais um alívio nesse sentido.

Billy Lee Black

Terminei O Conta da Aia.

E com isso acredito ter lido todas as principais distopias (1984, Fahrenheit e Admirável Mundo Novo).

Quando eu digo que tenho pavor de político que fala em nome de religião (sim, pastores deputados e Bolsonaro, estou falando de vcs) e do uso de teorias da conspiração para manipular as massas (sim, estou falando dessa loucura aí de ameaça comunista no Brasil e mamadeira de piroca) não é a toa.

Todos esses livros são muito próximos da realidade (sendo que o Conto da Aia é mais próximo ainda se você pensar nos estados islâmicos fundamentalistas). Estamos todos fodidos.

Billy Lee Black

Terminei os seis volumes de Locke & Key.

Sensacional! Impressionante como conseguiram cagar a história na série.

Se tiverem a oportunidade de pegar nem que seja pirata, recomendo.

O Gynoug vai adorar. Não tem mimimi aqui, rola muita transfobia, racismo e machismo. Zero lacração.

Billy Lee Black

O Fim da Eternidade do Isaac Asimov.

Incrível! Junto com o Fim da Infância, se tornou um dos meus livros favoritos!

O livro retrata uma organização chamada Eternidade, que faz viagens no tempo e realiza interferências na humanidade de forma a mudar o futuro, em tese, para um estado de maior bem estar.

No meio disso se desenrola uma trama misteriosa que te prende até o final e possui um final surpreendente.

O livro daria um ótimo filme. Só achei uma adaptação antiga russa.

feles

Tenho de concordar, O Fim da Eternidade é um dos melhores livros.
Francamente melhor que a Fundação (o livro.... nunca se fez serie desse livro!)