[Review] Shadows of Adam (PC)

Started by Strife, Feb 18, 2018, 22:41:55

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Strife


Shadows of Adam é mais um RPG desconhecido disponível na Steam que merece mais reconhecimento. Possui gráficos 2D bem charmosos, uma excelente trilha sonora (com destaque para os temas de batalha) e uma história muito boa que lembra os Final Fantasies clássicos, com quatro personagens numa busca atrás de cristais que são a fonte de problemas que estão acontecendo no mundo do jogo. Porém, ao contrário de FF onde os cristais são a base do equilíbrio das forças naturais, aqui são a fonte de magia que quase destruiu o mundo numa guerra do passado. Adam do título é o nome de uma vila isolada que ficou livre dos efeitos da guerra, sendo a cidade natal de três dos protagonistas mas que agora está sofrendo com o que parece ser a volta da magia, tratada aqui como sempre uma força destrutiva que todos querem evitar. No geral parece realmente uma homenagem aos antigos FFs, contando até com um personagem que é um monge com golpes parecidos aos do Sabin de FFVI e um sub-vilão que é, bem, é o Kefka praticamente, tanto que me incomodou um pouco no começo porque parecia que tudo ia caminhar no mesmo rumo, mas o jogo acaba divergindo das referências e assumindo uma identidade própria.


O sistema de batalhas é o tradicional sistema por turnos, mas muito bem executado. No lugar da barra de MP temos a barra de AP, que funciona quase da mesma maneira, mas no final de cada turno os personagens recuperam um pouco da barra, e matar inimigos também tem o mesmo efeito, o que permite o jogador usar com mais frequência suas habilidades. O que vai ser necessário, pois os inimigos possuem fraquezas específicas que faz com o que o jogador esteja sempre atendo para eliminar os monstros da maneira mais eficiente, uma vez que os combates costumam ser bem desafiantes. De destaque são as batalhas contra chefes que são excelentes, não tem uma igual a outra e sempre oferecem um ótimo desafio. Como já mencionado acima, não só a trilha sonora é de alta qualidade, mas os efeitos sonoros são muito bons também, com os golpes e magias sempre acompanhados de sons que dão peso e impacto. Juntamente com Battle Chasers: Nightwar, esse é um dos melhores sistemas por turnos que joguei nos últimos tempos.


As dungeons constituem outra parte positiva, sendo grandes mas sem ser cansativas e com diferentes puzzles que sempre deixam a exploração divertida, além da ambientação que sempre varia bastante. Não há encontros aleatórios e os inimigos só voltam se sair e entrar na dungeon novamente, o que permite o jogador limpar a área para então se concentrar na exploração sem distrações. Sendo um jogo curto (10h), sempre avança num ritmo que não deixa a bola cair, com um evento do enredo sempre levando ao próximo sem fillers e enrolação. O grupo principal conta somente com quatro personagens do início ao fim, mas Kellan, Azrael, Curtis e Talon são muito bem desenvolvidos ao longo da aventura, com personalidades que se complementam muito bem. Mais uma vez, como meus outros reviews recentes, se é fã de RPGs clássicos e está procurando um que só pega as partes positivas do gênero sem os detalhes que não envelheceram muito bem, Shadows of Adam é uma ótima pedida.