Main Menu

Diz por favor para uma maquina?

Started by feles, May 02, 2018, 09:58:09

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

Vejo as uras cara vez mais com uma porra de ideia de "humanização". Hoje liguei para algum callceter e a ura não apenas ficava na frescura

- um momento que vou procurar
tec tec tec (digitando)...
mais um momento...
tec tec tec tec
encontrei!

Isso por si já é o mesmo que me fornecer um chapeu de burro. Mas não vamos parar ae.
Fiquei um tempo sem digitar nada, essa gravação imbecil me perguntou se eu estava escutando!

O que me fez pensar. Estamos nas vesperas de um futuro legal. Em mizeros 10 anos espero que tudo que temos em casa esteja online, e assistentes pessoais sejam normais até para nós.
E estou, ativamente, me forçando a pensar de uma forma especifica: a maquina é ESCRAVA.

Me recuso a dizer "por favor", dialogar ou agradecer. Até quando pergunto a hora para meu android não pergunto mais "what time is it", e sim "tell me the time" - o que até está me gerando respostas mais breves, onde antes ela podia falar (entre outros) algo longo como "the time is 07:10" ela me responde com "it's 7:10" ou simplesmente "7:10".
Eu mando, eu sou o mestre, e não existe nenhuma moralidade ou frescura como alternativa a esse fato.

Ouvi algum podcast falando que tem alguma apple da vida, ou sei quem merda, que está incentivando crianças a pedirem por favor antes de dar um comando - de uma forma sutil, a IA agradece por ter pedido por favor. A ideia por tras disso é que assim as crianças aprenderão a ser educadas.

Opiniões?

PS: Eco! Eco! Tem alguém aqui?!!!
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Velho, educação infantil é uma parada completamente obscura pra mim.

Não faço idéia do que seria uma forma correta de educar uma criança.

Mas concordo que as máquinas sejam escravas. Ao menos até que a ciência consiga criar uma IA com consciência. Aí a discussão entraria em outro patamar, eu acho.

feles

IA conciente não espero na nossa vida.
Podem fazer muito bem feito, mas conciencia eh meio brabo.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Pior que eu acho que você tem razão. Apesar da IA ter evoluído muito, talvez a gente não viva pra ver algo como nos filmes :p

PS: Como eu odeio essa IA de callcenter tb, pqp!

night

Recentemente tive um problema com o Next (aquele banco digital descolado do Bradesco), pelo app entrei no suporte e para minha surpresa fui muito bem atendido e tive meu problema resolvido pela Bia, um chat bot.

Em outra situação tive um problema com o token do Santander, quem me atendeu foi a Jaqueline (um ser humano) e o atendimento foi assim:

- Olá, estou precisando fazer uma transac?a?o com urge?ncia mas meu ID santander parou de funcionar, me deram prazo de 5 dias pra resolver... estou completamente bloqueado com meu dinheiro, me ajuda?

- O senhor pode realizar essa transac?a?o atrave?s dos caixas eletro?nicos da age?ncia.

- É um TED, o caixa eletrônico não me da esse opção, somente DOC e também trava pedindo o token

- O senhor pode procurar o gente nesse caso

O chat bot foi mais simpático e atencioso, além de conseguir resolver um problema (mais simples é verdade, mas mesmo assim) enquanto o humano me deu um atendimento de merda.

Não vejo a hora de ser atendido por bots simpáticos no McDonalds do que por pessoas ignorantes sem outra opção na vida.

P.S: Jogue Detroit Become Human quando sair

King

Olha, se esse vai ser o caminho padrão (e vai), então acho que o correto é tratar da mesma forma mesmo, exatamente pq iremos nos habituar com o tipo de tratamento que usaremos na conversa. Se o moleque cresce fazendo pedidos sem pedir por favor, não vai ser quando ficar adulto que ele vai começar a pedir. Mas isso é o menor dos problemas na educação familiar.

Eu tava discutindo com uma amiga semana passada que as próximas gerações serão cada vez mais extremistas e o índice de suicídios e homicídios só deve aumentar nas próximas décadas, exatamente pq eles estão crescendo com uma visão MUITO distorcida da realidade e aí vão ir pro mercado de trabalho com essa visão, onde vão encontrar um tiozão de 40 ~ 50 anos como chefe e que não vai tolerar o comportamento mimado desses pirralhos crescidos. Aí vc acha que eles vão tentar se adequar? Não, a maioria vai ficar puta, continuar dando murro em ponta de faca, aí entram em depressão pq o mundo não é como eles pensavam que era e se matam, ou matam alguém que eles venham a por a culpa. É a típica história daquele cara que é estudante de psicologia, atropelou um ciclista arrancando o braço do mesmo, fugiu sem prestar socorro e ainda jogou o braço no rio... é um problema sério de educação familiar. De ensinar pros filhos o que é certo e errado, e acima de tudo, mostrar que "shit happens" e que vc deve saber o que é o certo a ser feito.

Então quanto mais humanizada for a educação, acho que menor será o problema.