[Review] Battle Chasers: Nightwar (PC)

Started by Strife, Jan 25, 2018, 21:14:41

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Strife

Battle Chasers: Nightwar é um RPG feito pela Airship Syndicate, empresa formada por Joe Madureira e por membros que anteriormente trabalharam em Darksiders. É baseado nas HQs criadas por Madureira nos anos 90, servindo como continuação e spin-off. O visual baseado nos quadrinhos é muito bom, o jogo em si tem um estilo de arte que lembra Darksiders, mas a jogabilidade é uma homenagem aos RPGs japoneses com batalhas por turnos. Comecei jogando achando que seria um bom jogo, mas me surpreendi com uma das melhores experiências de RPGs por turnos em muito tempo.

O sistema de batalhas, como já mencionado, é o clássico modelo de RPGs por turnos, possuindo a ordem dos turnos em que o jogador pode planejar as ações. Ataques e certas habilidades são de uso instantâneo, mas magias e outros golpes demoram um pouco para serem ativados, com o jogador tendo que planejar como e onde suas ações vão cair. As animações de batalha são muito boas e os golpes possuem impacto, proporcionando um espetáculo visual. Os personagens possuem três níveis de golpes especiais que consomem uma mesma barra de especial, os Burst Attacks, que são de uso instantâneo e podem ser a diferença numa luta apertada. Outra mecânica especial é Overcharge, que é basicamente uma barra extra que vai acumulando em cima do MP existente quando os personagens atacam, e são usados antes do MP quando disponível, ajudando a planejar a economia de MP ao longo das dungeons. Overcharge também podem ser usados para aumentar o dano de certas habilidades com os Perks certos (cada personagem possui duas Perks Trees com pontos que podem ser realocados a qualquer hora para conseguir bônus passivos).

Mas uma coisa que faz a diferença em Battle Chasers: Nightwar é que é daqueles RPGs onde status especiais, buffs e debuffs fazem toda a diferença do mundo. Trata-se de um jogo que pode ficar bem difícil, principalmente no meio, ainda mais se jogar sem prestar atenção nas idiossincrasias do sistema de batalha. Os inimigos batem pesado, mesmo estando em nível equivalente ou até um pouco superior algum monstro especialmente forte pode acabar com sua estratégia. Para combater isso, cada personagem é único e é preciso criar um grupo equilibrado em que as forças e fraquezas se complementam. Joguei com o grupo inicial de Garrison, Gully e Calibretto, desenvolvendo-os até criar uma máquina de guerra extremamente eficiente no final do jogo (consegui terminar a arena no nível máximo e completar todas as Hunts). Já que falei da dificuldade, é bom mencionar que o jogo exige um certo nível de grind do jogador, especialmente após as dungeons iniciais. Mas algo que ameniza o grind, além do excelente sistema de batalhas, é que as dungeons possuem três níveis, normal, Heroic e Legendary. Como as dungeons são geradas aleatoriamente, cada um dos níveis é diferente, assim como o nível dos loots, armadilhas e áreas secretas, não fica tão cansativo revisitá-las. Ah, e é possível ver os inimigos tanto no mapa quanto no overworld, não havendo encontros aleatórios em nenhuma área.

O enredo é uma clássica história medieval de impedir uma força maligna de ressurgir, mas cumpre seu papel, graças ao bom ritmo e bons personagens (curiosidade: a segunda melhor espada do Garrison é literalmente a Buster Sword do Cloud). O grupo está viajando numa Airship quando são atacados por piratas, e acabam caindo numa ilha e se separando. Pouco a pouco vão desvendando os problemas que estão acontecendo na ilha (que é bem grande, com mapa para explorar e tudo). Mas no geral, o que me prendeu mesmo foi o sistema de batalhas que é um dos melhores do gênero, a profundidade dos sistemas de evolução e crafting e a exploração. É um dos melhores RPGs que joguei nos últimos tempos e recomendo para quem curte batalhas por turnos, com a ressalva da dificuldade e do grind que pode ser cansativo em alguns momentos.

PS: sei que possui versões para consoles, mas joguei a versão PC, da Steam, que dizem ser a melhor por possuir loadings mais rápidos que as outras.

Baha

Como você descobriu esse jogo? Só viu o banner no Steam entre os sugeridos e ficou curioso? Ou teve indicações e outras fontes?

Gamersnake

Esse tá na minha wishlist faz um tempo, recomendaram num podcast que acompanho. Parece ter muitos pontos que me agradariam.

Strife

Nem lembro como descobri, acho que li que era um projeto dos criadores de Darksiders (que curti demais), daí quando vi que era um RPG com batalhas por turnos foi pra minha wishlist da Steam. Comprei numa promoção ano passado mas só agora que fui jogar.

Billy Lee Black

Como é a parte de crafting desse jogo? Ele te força a fazer gathering de materiais?

Strife

Se vc explorar as dungeons no Heroic e Legendary, vc provavelmente já vai ganhar os equipamentos que precisa, assim como materiais, sem nenhum esforço. Daí vc compra os recipes das diversas lojas da cidade principal para fazer. Mas não usei muito de equipamentos (novamente, vc já vai achar o que precisa nas dungeons), os melhores crafting são da Enchantress, que vc pode adicionar status extras nas armas e armaduras, e quase sempre que fazia eu já tinha todos os materiais só de explorar normalmente (isso mais pro meio do jogo). No final que fui atrás de alguns itens para as ultimate weapons dos meus três personagens principais, mas aí eram itens que não eram aleatórios e sim recompensas de sidequests.

Billy Lee Black

Bom saber. Esse jogo tá no meu radar, mas eu não curto muito crafting e gathering de itens. Já que ele não foca muito nisso, tá sussa.

Prowler

Gostei muito desse jogo, não conhecia. Vou adicionar na minha wishlist e esperar alguma promo. Valeu

Edit: já tá com 33% de desconto no GOG, de R$ 55,99 sai por R$ 37,50.

Strife

A promoção da Steam que eu peguei saiu por aí tb, vale a pena.

Billy Lee Black

Peguei ele com 50% de desconto no GoG e to adorando o jogo!