Catálogo de RPGs do PlayStation

Started by Strife, Jul 16, 2018, 10:46:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Strife

Emulador de PSP é muito bom, mas alguns jogos rodam ruins. FFT roda perfeito, Crisis Core tb, assim como Ys Seven (melhor jogo do PSP junto com Nayuta no Kiseki).

Billy Lee Black

Crisis Core vale a pena jogar?

E onde vocês têm baixado emuladores e roms?

Baha

QuoteQuais RPG/Ação ainda lhe faltam, Baha?

Nem tinha visto essa pergunta.

Da sua lista de forma geral, os jogos que não joguei:

Nem sei se vou tentar
Guardian's Crusade
Jade Cocoon
Saga Frontier
Saga Frontier 2
Blood Omen: Legacy of Kain (joguei um pouco, mas por algum motivo perdi o ânimo. Depois assisti um longplay dele)
Sayuki
Kartia
Brigandine
Shadow Madness
Alundra 2

Pretendo jogar
Brave Fencer Musashi
Dragon Valor
Threads of Fate
Vagrant Story
Granstream Saga
Darkstone
Front Mission 3
Vanguard Bandits
Tactics Ogre
Dragon Quest 7
Megaman Legends 1 e 2

Strife

Billy, roms/isos a maioria baixo do Emuparadise e Iso Zone, raramente não tem nesses, daí procuro em sites perdidos por aí. Emuladores procure no Google, a maioria tem sites próprios para baixar as versões mais recentes.

Baha, recomendo dar uma chance para Guardian's Crusade (parece bobinho, mas é bem divertido e bem progressivo em alguns aspectos, não há encontros aleatórios e o mundo é todo interligado quase sem loadings entre áreas), Jade Cocoon, Saiyuki, Blood Omen e SaGa Frontier 2. Os outros da sua lista de indecisos não está perdendo muita coisa mesmo.

Boa sorte com o Megaman Legends 1, os controles dele hj acho insuportáveis, o segundo melhorou bastante.

Billy Lee Black

Quote from: Strife on Jul 18, 2018, 11:02:02Boa sorte com o Megaman Legends 1, os controles dele hj acho insuportáveis, o segundo melhorou bastante.

Esse jogo é bom demais, mas é da época que os 3Ds do PSX não usavam o analógico, né? Acho que só na época mesmo pra se acostumar e relevar essa jogabilidade, hahaha.

Strife

Cara, tem outros jogos 3D de PS1 que não usam analógico mas ainda assim são aceitáveis. Já Megaman Legends... é um caso à parte.

https://www.youtube.com/watch?v=Tp_TSdLGz60

Ah, esqueci de comentar o Crisis Core. Eu gostei, bom sistema de batalhas, mas esperava mais. Não gostei da maioria das "adições" ao lore de FFVII.

Billy Lee Black

Quote from: Strife on Jul 18, 2018, 15:47:28Ah, esqueci de comentar o Crisis Core. Eu gostei, bom sistema de batalhas, mas esperava mais. Não gostei da maioria das "adições" ao lore de FFVII.

Ah, valeu, vou pular então. Tava mais curioso com a história mesmo.

Red XIII

Quote from: Billy Lee Black on Jul 17, 2018, 22:25:12
Mas aproveitando o tópico, eu tenho uma blasfêmia pra corrigir: nunca joguei Final Fantasy Tactics. Infelizmente, vi que ele não tem versão pra PC. Tem pro celular, mas detesto jogar em portátil.

Segundo melhor FF depois de FF7.
Seifer sUx

Billy Lee Black

Sim, Red, eu tenho vergonha disso até hoje  :blush:

Strife

Quote from: Billy Lee Black on Jul 19, 2018, 08:56:11
Quote from: Strife on Jul 18, 2018, 15:47:28Ah, esqueci de comentar o Crisis Core. Eu gostei, bom sistema de batalhas, mas esperava mais. Não gostei da maioria das "adições" ao lore de FFVII.

Ah, valeu, vou pular então. Tava mais curioso com a história mesmo.

É possível que goste, a grande maioria dos fãs gostou da história, eu sou muito chato e exigente quando se trata do mundo de FFVII. Mas tirando as cenas que desenvolvem a amizade entre Zack e Cloud, e claro o final que é lindo (compreensível, visto que é a base de todo o jogo e baseado na minha segunda cena favorita de FFVII, de certa forma vale a pena jogar só para ver), eu não gostei muito do resto da história não, principalmente a relação do Sephiroth com dois outros personagens que é a maior parte do jogo. Mas como jogo é legal, como disse o sistema de batalhas é bacana, é muito bonito para um jogo de PSP e a trilha sonora é fantástica, uma das melhores da série.

https://www.youtube.com/watch?v=MOJ91H4mraU

Red XIII

Baixei o emu e a rom do PE ontem hahaha. Já consegui jogar uns 20mim mas morri quando atendi uma ligação aqui no trampo e terei que recomeçar  :lol:  :lol:

Vamos ver quanto tempo levo pra chegar ao fim.
Seifer sUx

SunStar

Isso me fez lembrar que um dia falei para mim que iria terminar todos os Final Fantasy...  :rolleyes:

Da lista que você colocou, cheguei a terminar 18 deles (1/3 da lista de jogos relevantes). E todos ainda no ps1. Salvo BoF3, que joguei no emulador (mas já tinha terminado antes no ps1), emulação do ps1 nunca vingou comigo, especialmente comparado ao snes...

Não sei se você chegou a jogar em semelhante proporção os rpgs de snes mas acha que, considerando as devidas proporções, a qualidade do rpgs do ps1 superou a do snes?

Strife

Joguei bastante Snes e ainda jogo, tem vários jogos nele que me faltam, até porque comparando com outros consoles ele tem um número enorme de jogos que só ficaram no Japão e contam com traduções de fãs completas. Tenho todas as roms aqui, só falta tempo mesmo. Quem sabe um dia eu faça um tópico semelhante dele.

Mas considerando as proporções, o PS1 supera facilmente o Snes em RPGs. PS2 tb. Mas são os três melhores consoles para fãs do gênero.

A maioria da lista joguei ainda no PS1 tb, com outros mais tardios e desconhecidos no emulador que é excelente (Persona 2: Innocent Sin com a tradução dos fãs, Guardian's Crusade, Koudelka, Blood Omen, Dragon Valor, Darkstone, Diablo, Saiyuki e Vanguard Bandits).

PS: inclusive acabei de descobrir mais RPGs do PS1 pqp, quando tiver tempo de jogar vou adicionando aqui, meu TOC ativou pesado achando que tinha feito um tópico completo :lol:

Strife

Atualização do catálogo, com três RPGs que encontrei com patches de tradução completos.

Dois eu testei e não gostei nem um pouco, mesmo na maior boa vontade. No caso, Tear Ring Saga e Langrisser IV. Adicionados no resto.

O outro, porém, foi uma grata surpresa. Se trata de Asuncia: Staff of Sealing, provavelmente o RPG mais desconhecido do console.

Ele mistura elementos de RPGs tradicionais com RPG/Estratégia. Cada capítulo do jogo envolve uma área que seria o "mapa do mundo", é nessa área que os elementos de RPG/Estratégia são vistos. O jogador move essencialmente por grids, procurando cidades, dungeons e encontrando monstros. Para cada capítulo, o jogador tem que terminar dentro de um tempo predeterminado, ou é Game Over e precisa tentar novamente. Ainda, enquanto explora o mapa, as cidades podem ser atacadas por monstros, com os heróis precisando defende-las. Às vezes pode ser um problema quando se está numa ponta do mapa e uma cidade no extremo oposto está sendo atacada, mas o jogador conta com alguns itens que dão mais tempo, ou cortam o tempo que se leva para percorrer áreas pela metade, itens de teletransporte e mesmo tiros de catapulta para atingir inimigos distantes. Nas dungeons, a melhor descrição que posso descrever é que o jogo se comporta como o primeiro Phantasy Star ou Persona, isto é, aquela exploração típica passo-a-passo em primeira pessoa, mas aqui se dá numa visão isométrica. Essa mistura de elementos é diferente e demora um pouco para se acostumar, mas é bem legal.

Não há encontros aleatórios e os inimigos podem ser vistos no mapa, mas como um dos objetivos é limpar os monstros da área, eventualmente terá de enfrentar todos (menos aquele que matou com a catapulta, mas tiros são limitados e devem ser guardados para emergências). Nas dungeons o objetivo é apenas derrotar os chefes, então é possível evitar outros inimigos se quiser, e às vezes é bom fazer isso para economizar tempo. Uma pena que há pouca variedade nos cenários, todas as dungeons de uma área possuem o mesmo template e os mesmos chefes. Ao encontrar inimigos, as batalhas são por turnos tradicionais, e me lembraram bastante Suikoden I e II, com formações e o estilo visual. Há, também, a opção de recrutar vários personagens diferentes, e dada a curta duração do jogo e a possibilidade de rejogar todas as áreas várias vezes, imagino que se leve vários playthroughs para conseguir todos, visto que terminei com vários espaços em branco.

No final curti bastante, é um jogo básico, obviamente de baixo orçamento, mas que tenta misturar elementos diferentes para criar uma experiência própria. O jogo se autodenomina "strategic fantasy RPG", mas, sinceramente, mesmo com a fusão de elementos de gêneros diferentes, o resultado final é muito mais próximo de um RPG tradicional, e classifiquei como tal no tópico.