Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D

Started by Strife, Sep 27, 2018, 09:20:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Strife

Faz um tempão que estou fazendo essa lista, acho que chegou um ponto que é bom postar logo porque tá sendo anunciado muitos jogos do estilo, sendo melhor ir atualizando aos poucos. A intenção aqui é cobrir jogos de ação, plataforma, Metroidvania, RPGs e afins que se dão na visão exclusiva 2D ou 2.5D, assim jogos, ainda que com gráficos 2D, com aquela visão de cima, ou beat'em ups com planos tradicionais, estão excluídos. Comentem se faltou algum jogo digno de nota já lançado ou algum outro anúncio recente que passei batido, ou opiniões acerca dos jogos abaixo. A plataforma base é a Steam pois é onde jogo a maioria de jogos nesse estilo, mas também citei alguns exclusivos de consoles, se omiti alguma informação tb é só falar.

Vários pixel preguiça, Billy pira :lol:

Assassin's Creed Chronicles: China - Status: lançado

Ainda não tive a oportunidade de jogar esses spin-offs sidescrollings da série, mas tenho interesse em ver como adaptaram as mecânicas para o plano 2D.

Assassin's Creed Chronicles: India - Status: lançado

Ver acima.

Assassin's Creed Chronicles: Russia - Status: lançado

Ver acima.

AM2R: Return of Samus - Status: lançado

O remake feito por um fã de Metroid 2, notório por tomar um cease & desist da Nintendo no mesmo dia do lançamento, que viria revelar mais tarde seu próprio remake para 3DS, com bastantes mudanças. Fãs mais puristas preferem esse remake por ser mais fiel à fórmula estabelecida por Super Metroid e, de fato, o jogo é excelente.

Another Sight - Status: lançado

Ainda não joguei, mas parece ser um daqueles sidescrolling mais atmosféricos inspirado em Alice no País das Maravilhas.

Apotheon - Status: lançado

Enorme decepção para mim, estava aguardando ansiosamente esse jogo pelo visual que remete às pinturas gregas clássicas, tinha tudo para ser um ótimo Metroidvania. Mas a jogabilidade é falha, com hitboxes que afetam muito a experiência. Eventualmente larguei, uma pena.

Armed with Wings: Rearmed - Status: lançado

Sei pouco deste jogo, mas me atraiu, coloquei na minha wishlist recentemente.

Axiom Verge - Status: lançado

Um dos primeiros Metroidvanias indies que joguei, e ainda um dos melhores. A grande quantidade de poderes diferentes, uma excelente trilha sonora e até mesmo uma história surpreendentemente boa fazem desse jogo um pacote completo.

Azure Striker Gunvolt - Status: lançado

Continuação do ótimo Mighty Gunvolt, estou para pegar. Já possui uma sequência disponível no Switch, com a versão PC ainda por lançar. O estúdio por trás é bastante competente, formado por ex-membros da Capcom e que trabalharam juntos com a própria Capcom em vários Megaman e no Mighty No. 9, e são mais antigos do que podem achar, seus primeiros projetos foram dois ótimos jogos para o PS1 que só ficaram no Japão, Love & Destroy e Speed Power Gunbike (inclusive recomendo este para fãs de Megaman Legends).

Bionic Commando: Rearmed - Status: lançado

A maioria provavelmente jogou este no X360 quando saiu, mas quis relembrar o jogo, pois gostei bastante. Não há mais nenhuma razão para jogar o original, que nunca gostei. Uma pena que a Capcom nunca disponibilizou a continuação na Steam, pois comprei mas meu X360 foi pro saco antes de jogar (hardware de merda), fico esperando que isso mude, mas acho que terei de pegar no PS3 se não for tarde demais.

Black Future ´88 - Status: a sair

Anunciado recentemente, pelo visto um action platformer com excelentes gráficos 2D e ambientação cyberpunk.

Bleed 1 & 2 - Status: lançados

O estilo dos gráficos pode afastar muitos, mas não se enganem, Bleed é um dos melhores run & gun que já joguei. Controles extremamente precisos juntamente com o poder de slow motion e vários dashes criam situações cinemáticas em que você está totalmente no controle. A continuação melhorou ainda mais os controles, sendo mais fácil controlar os dashes no ar, mas não possui mais a variedade de armas do primeiro (armas agora são unlockables após zerar, e não algo que vc pode comprar com os pontos de ranking) e repetiram muitos chefes do anterior (gostaram daquele chefe? Agora enfrentem DOIS dele ao mesmo tempo!). Mas ainda é muito bom, e ao invés da estrutura normal de fases e chefes ele é mais composto por set pieces.

Bloodstained: Curse of the Moon - Status: lançado

Prequel em estilo 8-bits de Bloodstained: Ritual of the Night enquanto seu irmão mais novo não sai, li coisas boas a respeito, tá na minha wishlist.

Bloodstained: Ritual of the Moon - Status: a sair

Dispensa comentários, novo projeto do Igarashi após ter saído da Konami, sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night, e que está demorando uma eternidade para ficar pronto.

Braid - Status: lançado

Outro que dispensa comentários, um dos primeiros sucessos indies que ajudou a popularizar produções do gênero. Pode não ser para todos, mas é um jogo muito influenciador, incluindo aquelas críticas pós-modernas e referências metas que normalmente só víamos em Metal Gear Solid ou jogos mais obscuros.

Castle in the Darkness - Status: lançado

Jogão que nunca vi ninguém comentar. Possui gráficos que homenageiam a era 8-bits mas claramente com mais detalhes, lembrando Shovel Knight nesse sentido. Um Metroidvania com ótima exploração e vários chefes excelentes, ficando muito, muito difícil nas partes finais, especialmente em áreas como Windy Ruins que abusam de plataformas insanas e aqueles malditos espinhos 1-hit-kill. Espere morrer bastante, e o jogo não deixa o jogador esquecer disso, pois sempre aparece um contador quando morre (comigo foi mais de 300, muitas em algumas poucas áreas que eu estava para arrancar os cabelos).

Castlevania: Lords of Shadow -Mirror of Fate- HD - Status: lançado

Nome imbecil de lado (dois subtítulos? Sério?), achei esse jogo uma boa surpresa. Assim como o primeiro Lords of Shadow começa fraco, mas melhora bastante com o progredir do jogo. Engraçado como achei que ia pular esse e jogar o Lords of Shadow 2 (que nem terminei de tão ruim).

Cave Story+ - Status: lançado

Mais um clássico indie e devo ser um dos poucos que ainda não jogou, já ganhou várias versões inclusive uma 3D para 3DS (não sei se saiu para outros consoles).

Caveman Warriors - Status: lançado

Outro que não sei muito a respeito, mas me agradou pelos vídeos e coloquei na wishlist para quando entrar numa promoção marota.

Chasm - Status: lançado

Esse já foi bastante hypado, mas saiu e ninguém mais comentou. Acho que demorou demais e saiu do radar do povo, mas ainda é compra certa pra mim, os gráficos 2D são lindos.

Child of Light - Status: lançado

Meio "antigo" já, esse RPG sidescrolling veio daquela época em que a Ubisoft resolveu diversificar seu lineup, mas imagino que baixas vendas não justificaram (achei que toda a grana que ela ganha poderia bancar um pouco de variedade e criatividade). Um ótimo jogo com belos visuais, misturando exploração de Valkyrie Profile com sistema de batalhas de Grandia.

Contrast - Status: lançado

Jogo interessante em que o jogador controla sombras, precisando resolver puzzles e alterar cenários para prosseguir. Ainda acho meio caro e fico com medo do gimmick cansar, por isso ainda estou aguardando promoção.

Cursed Castilla EX - Status: lançado

Sim, é basicamente Ghosts'n Goblins, que acho uma merda e difícil por todos os motivos errados, mas todos que conheço que jogaram falaram que é ótimo, com uma jogabilidade muito superior.

Dark Devotion - Status: a sair

Mais um Dark Souls 2D com belos gráficos. Eu não estou reclamando.

Dead Cells - Status: lançado

Mistura Roguelike de Metroidvania e Dark Souls com um dos melhores trabalhos em sprites 2D que já vi. Recebeu críticas positivas quase que universais, preciso jogar.

Deadlight: Director's Cut - Status: lançado

Outro que acho que a maioria já jogou, mas passei uns anos desinteressado em jogos de temática de horror e zumbi, mas continuo de olho nessa mistura de survival com plataforma.

Death's Gambit - Status: lançado

Ver Dead Cells, Dark Devotion etc.

The Dishwasher: Vampire Smile - Status: lançado

Jogo dos mesmos criadores de Salt and Sanctuary, com a mesma direção artística de cores saturadas e character design que lembra Gorillaz. Aqui temos um beat'em up sidescrolling super rápido, técnico e violento, com vários chefes criativos e desafiantes. Recomendadíssimo.

Dust: An Elysian Tale - Status: lançado

Sabe aquele jogo que todo mundo fala bem mas seu subconsciente diz que não vai gostar mas acaba cedendo? Pois é. Bons gráficos, mas não gostei da direção de arte, do character design, da jogabilidade etc. Passei.

Exist Archive: The Other Side of the Sky - Status: lançado

Meio que um sucessor espiritual de Valkyrie Profile, com a exploração 2D e batalhas com personagens mapeados nos botões do controle, podendo realizar combos. Joguei um pouco, gostei de algumas coisas e não de outras, preciso retomar. A premissa do enredo é interessante, mas o character design e modelos dos personagens são horríveis, acho que esses aspectos afastaram muita gente do jogo. Para PS4 e VITA.

Fallen Legion+ - Status: lançado

Outro RPG no estilo de Valkyrie Profile, parece competente, mas ainda não joguei, e ao contrário do Indivisible, parece que não chamou a atenção de muita gente. Tá na wishlist.

Feudal Alloy - Status: a sair

Pouco se sabe desse jogo ainda, mas adorei a arte dele.

Fugitive - Status: lançado

Jogo indie feito por apenas uma pessoa, um desenvolvedor chamado John Thyer que acompanho os trabalhos e faz parte de um dos poucos podcasts de videogame que escuto. Ele é fã do estilo preto e branco que remete ao Gameboy e possui ideias interessantes, embora nem sempre bem implementadas (ele fez um RPG chamado Facets que não gostei nem um pouco). Mas não é o caso desse, um jogo de plataforma interessante que, ao contrário da maioria dos jogos, você vai perdendo poderes e powerups ao longo do jogo. Divertido, curtinho e de graça, disponível no site do criador.

Ghost Song - Status: a sair

Parece muito interessante mas está sem notícias faz tempo, espero que não tenha sido esquecido.

Gianna Sisters: Twisted Dreams - Status: lançado

Não curti muito o estilo visual, mas quem jogou garante que é muito bom. Veremos.

Gigantic Army - Status: lançado

Jogo de ação no estilo de jogos como Assault Suits Valken e Front Mission: Gun Hazard. Fico meio em cima do muro, pois eu adorei o FM: Gun Hazard, mas outros jogos do estilo como o Valken, Leynos, Gunhound EX ou Metal Warriors não me agradaram pela jogabilidade "solta" demais, com pouca precisão. Mas esse me interessou, por isso aguardo uma promoção ou um mês mais folgado.

Guacamelee! 1 & 2 - Status: lançados

O segundo saiu recentemente, mas confesso que apesar de todos os elogios desses jogos eu tenho um preconceito com o visual e direção de arte, e nunca peguei. Medo de acontecer o mesmo com Dust, mas daí sempre fica aquela dúvida de que vai que é bom.

Gun Rage - Status: lançado

Dizem ser um ótimo clone de Contra. Na lista.

Hollow Knight - Status: lançado

Esse eu já testei mas sinceramente não curti, mas pretendo dar uma segunda chance porque todo mundo e a mãe só tem elogios para ele.

Indivisible - Status: a sair

Jogo bastante aguardado por fãs de RPG, com um visual lindo. Vem sendo adiado faz tempos, o que não acho que está fazendo muito bem para a reputação dele, mas ainda estou na espera.

Inside - Status: lançado

Sucessor espiritual do Limbo, combinando temas de horror com ficção científica e teorias de conspiração, ficando bizarro no final. Muito bonito e com um ótimo clima, mas sofre com o mesmo problema do Limbo que parece incompleto, ficando aquele gostinho de quero mais.

Kikai - Status: lançado

Do mesmo criador do Fugitive, comentado acima. Outro joguinho interessante e grátis, dá para terminar em meia hora. Baixe aqui.

Limbo - Status: lançado

Outro clássico do início da cena indie, Limbo começa sensacional com uma ambientação que é mais terror que muito AAA, mas perde força na reta final.

Lost Moon - Status: acesso antecipado na Steam

Joguinho desconhecido que parece bem legal, e estou para pegar ele porque custa troco de pão e está no limbo do acesso antecipado faz décadas, mas sempre fico com receio de comprar um jogo em acesso antecipado, gostar e ver que não está terminado.

Strife

Mark of the Ninja - Status: lançado

Outro clássico indie, e um dos melhores jogos de stealth já feito. É tão bom na sua proposta que é difícil achar o que reclamar, mas eu gostaria de ver uma continuação numa ambientação completamente tradicional ao invés dessa mistura de ninja com tecnologia.

Matterfall - Status: lançado

Ação twin-sticker shooter com ótimos visuais, quero pegar esse. Por enquanto acho que é exclusivo do PS4.

The Messenger - Status: lançado

Parece um excelente Ninja Gaiden novo que saiu recentemente, na lista.

Metal Soldiers 2 - Status: lançado

Clone descarado de Metal Slug, continuação de um jogo só para celulares, e ainda mostra as raízes. Jogabilidade competente, mas level design e AI de inimigos praticamente inexistente. Peguei por custar 2 conto e parecia legal por fotos.

Mighty Gunvolt - Status: lançado

Um excelente clone de Megaman que pra mim é muito melhor que Megaman. Foi uma ótima surpresa, pena que é curtinho, mas os chefes das fases extras após zerar foram demais para mim.

Mighty No. 9 - Status: lançado

Acho que esse jogo teria sido melhor recebido se não tivesse acontecido aquele drama todo de Kickstarter e anúncios ridículos, pois me surpreendi. Continua aquela estupidez de Megaman de não poder atirar para cima, mas o design das fases leva isso em consideração, e a mecânica do dash dá uma agilidade muito bem-vinda para a jogabilidade do robô azul que equilibra essas limitações de Nes que insistem em martelar.

Minoria - Status: a sair

Novo jogo dos criadores de Momodora: Reverie under the Moonlight. Não preciso dizer mais nada.

Momodora: Reverie under the Moonlight - Status: lançado

O salto de qualidade desse jogo para os Momodoras anteriores é tão brusco que nem parece da mesma série ou desenvolvedores. Um dos melhores Metroidvanias que já joguei, com combate inspirado em Dark Souls e chefes excelentes.

The Mummy Demastered - Status: lançado

Já saiu faz tempo, mas nunca vi ninguém comentando. É lindo graficamente, e parece muito bom. Ainda vou comprar.

Mutant Mudds Deluxe - Status: lançado

Jogo interessante com alternação de fundo como mecânica e outros poderes legais, mas a jogabilidade básica é muito lerda e frustrante, acabei desistindo. O próximo jogo dos criadores, Xeodrifter (ver abaixo), mostrou que os desenvolvedores aprenderam a lição e entregaram um produto muito melhor.

Never Alone (Kisima Ingitchuna) - Status: lançado

Peguei recentemente numa promoção mas, para variar, ainda não tive tempo de testar. Parece ser daqueles jogos mais atmosféricos e emocionais, mas em 2.5D. Li que é baseado realmente em culturas de esquimós, o que pode ser interessante.

Niffelheim - Status: lançado

Saiu recentemente do acesso antecipado e tô na seca para pegar (jogo demais para tempo de menos pqp), olha esses visuais.

Odallus: The Dark Call - Status: lançado

Jogo dos brasileiros da Joymasher, infelizmente não gostei muito. Boa atmosfera, mas achei a jogabilidade meio estranha e o design de fases confuso, larguei. Oniken, o projeto anterior deles, é um jogo bem melhor.

Oniken - Status: lançado

Posso não ter gostado de Odallus, mas Oniken, contudo, achei fantástico, e joguei bem na hora certa, quando estava tirando o atraso de action platformers 8-bit, a clara inspiração desse jogo. O desafio old-school é um pouco mitigado por checkpoints e continues infinitos, mas ainda assim pode ser de puxar os cabelos, em especial a penúltima fase. Espero que o próximo jogo deles, inspirado em Contra, siga essa qualidade.

Ori and the Blind Forest - Status: lançado

Decepção. Visuais lindos, mas achei a jogabilidade bem ruinzinha, especialmente para o nível de precisão que certas partes de plataforma exigem, nem zerei. A continuação vem aí, mas devo passar.

Outland - Status: lançado

Metroidvania que junta elementos de Ikaruga, em que você precisa alternar entre duas cores para absorver e causar dano aos inimigos e projéteis. Começa meio chatinho, mas melhora bastante com o evoluir da aventura, os chefes são bem imaginativos com a mecânica.

Out There Somewhere - Status: lançado

Ótimo jogo, começa como um shmup mas quando sua nave é destruída você cai num planeta e precisa explorar para conseguir consertar a nave. É mais focado em puzzles com a arma de teletransporte, me lembrou Portal em 2D.

Owlboy - Status: lançado

Achei um pouco decepcionante, mas ainda valeu a pena jogar. É difícil acreditar que esse jogo foi feito por uma empresa pequena, pois possui o que considero os melhores gráficos 2D em sprites que já vi, mas aí lembro dos quase dez anos que demoraram para fazer.

Pixel Shinobi: Nine Demons of Mamoru - Status: acesso antecipado na Steam

Outro que está há tempos no acesso antecipado, provável que eu chute o balde e compre assim mesmo, uma vez que é baratinho.

Puppeteer - Status: lançado

Jogo sensacional com uma ambientação singular, acho que foi passado por muitos na geração passada e merecia um port/remaster para PS4, pois continua sendo exclusivo do PS3. As primeiras fases são meio meh, mas melhora demais quando se avança.

Rad Rodgers - Status: lançado

Desconhecia esse jogo até vê-lo num dos vídeos do Metal Jesus, me pareceu muito divertido, na lista esperando promoção enquanto jogo os outros trocentos mil jogos do meu backlog.

Rayman Origins & Rayman Legends - Status: lançados

Meh, coloquei só para constar porque são bastante elogiados, mas nunca consegui gostar de Rayman.

RIVE - Status: lançado

Outro ótimo run & gun que por vezes vira shmup, com ótimos gráficos, uma história legal com senso de humor que é obviamente inspirada em Portal e uma jogabilidade de twin-stick shooters. Fica BEM difícil perto do fim, mas a generosidade de checkpoints (até mesmo entre fases diferentes dos chefes) equilibra as coisas.

Rochard - Status: lançado

Me recomendaram esse jogo por eu gostar muito de Trine (ver abaixo), não parece grande coisa por fotos mas sempre vale uma arriscada quando tiver promoção.

Rogue Legacy - Status: lançado

São poucos jogos com elementos Roguelike que consigo gostar, e esse... não é um deles. A premissa é interessante, e é legal ir construindo a árvore genealógica, mas o progresso é muito devagar em comparação com as mortes que te fazem recomeçar quase do zero. Cansei.

Salt and Sanctuary - Status: lançado

É Dark Souls 2D. Não, é isso, certas áreas e chefes valeriam até um processinho. No entanto, é daqueles clones que entendem o que fez o jogo original especial, e acerta em todos pontos, do combate ao excelente level design, onde mesmo sem mapa dificilmente se fica perdido. Na verdade foi esse jogo que me fez gostar do "gênero" Souls, alguma coisa no 2D e no combate um pouco mais rápido faz com que seja mais amigável para iniciantes mas sem perder aquele desafio legal.

Shadow Blade: Reload - Status: lançado

Um dos melhores action platformers que já joguei e nunca vi ninguém comentando. Tudo que tinha de bom nos Ninja Gaiden antigos com o melhor que há de mais moderno no gênero. A jogabilidade é quase uma perfeição para mim, às vezes é possível cruzar longas passagens sem nem encostar no chão, pulando de parede em parede, executando inimigos no ar, saltando para outra parede e continuando. Jogão demais.

Shadow Complex Remastered - Status: lançado

Outro que, assim como Bionic Commando: Rearmed, a maioria deve ter jogado no X360 quando saiu, mas quis incluir a versão Remastered aqui para quem deixou passar, pois o jogo é excelente.

Shank 1 & 2 - Status: lançados

Não sei porque tinha um certo preconceito com esses jogos, mas quando veio uma promoção boa demais para passar eu peguei e me senti idiota, pois o primeiro Shank é sensacional, sem dúvida um dos melhores beat'em ups sidescrollings que já joguei. A continuação, no entanto, não saiu tão boa, mudaram algumas coisas nos controles (para pior), o design de fases não é tão inspirado e é curto demais, mas ainda vale a pena.

Série Shantae - Status: lançados

Essa série na verdade começou lá atrás no Gameboy Color, mas foi a "nova" trilogia que chamou a atenção dos jogadores, sendo composta por Shantae: Risky's Revenge, Shantae and the Pirate's Curse e Shantae: Half-Genie Hero. Porém, eu não gostei do que joguei, testei Risky's Revenge e Pirate's Curse mas não desceu.

Shovel Knight - Status: lançado

Outro que dispensa recomendações. Se gosta de jogos 2D, Shovel Knight é imperdível. Raro caso em que peguei até os DLCs e fiquei extremamente satisfeito. Jogaço.

Slain: Back from the Hell - Status: lançado

O Slain original saiu todo cagado, mas essa versão Back from Hell corrigiu tudo e revelou o potencial que tinha. Não é Metroidvania, é por fases lineares, com um ótimo visual, trilha sonora de puro metal, e uma dificuldade altíssima, mas recompensadora.

SteamWorld Dig 1 & 2 - Status: lançados

O primeiro SteamWorld Dig foi uma ótima surpresa, peguei sem esperar nada e me encontrei viciadíssimo nele, no nível que quando terminou fiquei triste. Explorar as minas, voltar à vila, comprar melhorias, explorar novamente para chegar mais fundo se torna um ritmo quase hipnótico. A continuação melhorou a jogabilidade e expandiu o mundo, mas ainda gostei mais do primeiro. O outro membro dessa série, SteamWorld Heist, também vale muito a pena, pensem em Valkyria Chronicles em 2D e com mira manual, e você tem um dos mais originais RPG/Estratégia dos últimos tempos.

Steel Strider - Status: lançado

Dos mesmos criadores do Gigantic Army, mas agora com mais inspiração de Contra do que Assault Suits, parece muito bom.

Strider (2014) - Status: lançado

Achei que foi injustiçado quando saiu, e um pouco é culpa do começo que é muito sem graça. Mas como tantos outros jogos, ele melhora bastante depois quando se está praticamente voando pelos cenários e fazendo picadinho dos inimigos sem nem parar. Na minha opinião é o melhor da série, superando até Strider 2.

Sundered - Status: lançado

Dos mesmos criadores de Jotun, um jogo incrivelmente bonito mas incrivelmente chato. Esse Sundered parece mais ao meu gosto, mas ainda estou receoso. Seria bom ouvir mais opiniões de quem jogou, mas acho que é outro que passou reto pelo público.

Teslagrad - Status: lançado

Parece mais um adventure focado em puzzles, mas os visuais me conquistaram. Ainda vou comprar para conferir.

Trine 1 & 2 - Status: lançados

Os dois primeiros Trines estão entre meus jogos favoritos, são a versão moderna de Lost Vikings em que você controla três personagens precisando combinar todos para avançar nas fases, tudo num visual fantástico e jogabilidade impecável. O terceiro jogo, infelizmente, foi um desastre. Não por ser ruim, ainda é um bom jogo, mas mudaram para 3D com exploração ao invés de 2.5D, o que fez com que ficasse muito mais caro e custoso de fazer, o jogo saiu curto e incompleto (sério, acaba na metade da história) e foi mal recebido pelos fãs, e tudo isso significa que provavelmente a série acabou de acordo com os criadores. Triste.

Twisted - Status: lançado

Comprei recentemente numa promoção de uns 80% na Steam mas ainda não tive tempo de testar, parece um plataforma baseado em puzzles envolvendo gravidade zero com ótimos visuais. Vamos ver.

Unruly Heroes - Status: a sair

Apesar de ainda estar previsto para sair este ano, pouco se sabe deste jogo, mas está no meu radar.

Unto the End - Status: a sair

Jogo anunciado há pouco tempo e ainda sem previsão de lançamento, mas só pelo visual maravilhoso já estou de olho.

Valdis Story: Abyssal City - Status: lançado

Até gostei desse jogo, mas no final acabou ficando apelativo demais para mim, não sei se evoluí errado ou algo assim (é um RPG/Ação), mas o último chefe estava absolutamente impossível e não tive saco para recomeçar do zero. Grindar tb não é uma opção, a quantidade de EXP dos inimigos normais, mesmo da última área, era irrisória. Não é ruim, a jogabilidade poderia ser um pouco mais precisa, mas...

Valiant Hearts: The Great War - Status: lançado

Assim como Child of Light, veio daquele curto período de tempo em que a Ubisoft parecia interessada em projetos diferentes. A ambientação de Primeira Guerra Mundial ainda é pouco explorada em jogos, e apesar das partes de ação esse é realmente mais uma abordagem 2D de adventures click & point mas com controle (ainda bem). Bem bacana.

Volgarr the Viking - Status: lançado

Sucessor espiritual de Rastan (cujo cadáver é visto na primeira tela), muito superior, muito bom e muito difícil, exigindo memorização para várias partes. Ainda bem que existe checkpoints.

Wonder Boy: The Dragon's Trap - Status: lançado

Esse ainda estou em cima do muro, parece uma ótima produção mas nunca gostei muito dessa série, seria bom ouvir mais sobre ele. Está na lista esperando promoção generosa.

Xeodrifter - Status: lançado

Novo projeto dos criadores de Mutant Mudds Deluxe e uma baita melhora em relação a ele. Você explora quatro planetas ganhando powerups muito divertidos para avançar. De negativo fica o design dos chefes, todos iguais só mudando cor e padrões de ataque, mas ainda assim recomendo bastante.

Baha

Uma sugestão: Como tem muitos jogos na lista, coloque o nome deles em texto também, pois só como parte da imagem não tem como pular pra um rapidamente/procurar via ctrl+f

Billy Lee Black

Tem muita coisa interessante aí, valeu pela lista.

Ainda tenho que jogar o Pupeteer. Dei ele de presente pra minha esposa e só vi ela jogando. A dublagem BR desse jogo é fantástica!!!!

feles

Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Prowler

CA-RA-LHO! Gostei de uma porrada desses aí e nem cheguei a ver tudo. A sugestão do Baha de colocar o nome em texto para facilitar a leitura é boa, cheguei a ficar confuso algumas horas...

Com mais tempo vou reler tudo e adicionar nas minhas wishlists.

Muito obrigado pela lista e pelo trabalho (y)

Strife

Depois eu adiciono os nomes em texto, pior que eu coloquei na imagem justamente por achar que ia facilitar (sempre acho que texto fica perdido com muitas imagens), incluindo meu trabalho :hmmlol:

Gamersnake

Acho que o que dificultou a leitura dos nomes foi a barra de "imagem redimensionada" em cima, isso pode ser resolvido se você trocar os [img] por [img width=700].

No mais vou devorar essa lista, curto muito essa categoria de jogos!

Strife

Atualizei redimensionando as imagens e colocando os nomes ;)

Gamersnake

Boa!

Instalei Chasm no PS Vita hoje, posso dar algum feedback quando tiver jogado mais.

Billy Lee Black

SunStar

Quote from: Strife on Sep 27, 2018, 09:20:40
Teslagrad - Status: lançado

Parece mais um adventure focado em puzzles, mas os visuais me conquistaram. Ainda vou comprar para conferir.

Valdis Story: Abyssal City - Status: lançado

Até gostei desse jogo, mas no final acabou ficando apelativo demais para mim, não sei se evoluí errado ou algo assim (é um RPG/Ação), mas o último chefe estava absolutamente impossível e não tive saco para recomeçar do zero. Grindar tb não é uma opção, a quantidade de EXP dos inimigos normais, mesmo da última área, era irrisória. Não é ruim, a jogabilidade poderia ser um pouco mais precisa, mas...

Joguei Teslagard no início do ano, minha avaliação do jogo:

Terminei Teslagrad

Jogo indie metroidvania/puzzle. Os puzzles utilizam muito bem a mecânica do jogo, baseada em magnetismo e eletricidade. Em geral os puzzles não são difíceis, mas alguns podem levar tempo e algumas tentativas para completar.

Falando na mecânica, a experiência do jogo me lembrou bastante a experiência que tive com Ori and the blind florest, porém com um nível de gameplay menos hardcore, mas nem por isso deixando de ser interessante.

Há uma parte do jogo relacionada à exploração e coleta de pergaminhos que constituem um desafio extra ao jogo. Tenho a impressão que existem dois finais no jogo, sendo necessário pegar todos os pergaminhos para tal. Devo jogar depois para coletar todos.

Não há diálogos: toda a história é visual, contada numa espécie de teatro em algumas partes do jogo e através de vários desenhos espalhados ao longo do jogo.

Joguei com teclado, entretanto recomendo jogarem com controle, vai facilitar a vida de vocês.

O jogo atualmente está R$ 1,99 na steam, com um desconto de 90%. Vale muito a pena pegar por esse preço. O jogo tem uma demo, caso alguém queira conferir antes...

Em relação a sua dificuldade no último chefe de Valdis Story, acredito que a dificuldade encontrada foi devido ao fato de você estar lutando errado contra o último chefe, provavelmente tentando dano direto nele. Dá pra vencer assim mas será uma batalha longa. A partir do momento que você entende como causar dano nele, a luta fica fácil.

Sugiro os seguintes jogos para aumentar a lista, posso colocar uma avaliação sobre eles depois:

20XX
Abyss Odyssey
Aquaria
Chariot
La-Mulana
Spelunk

Baha

QuoteAM2R: Return of Samus - Status: lançado

Um dos melhores Metroid 2D que eu já joguei, e feito com um nível de profissionalismo que realmente compete com coisa oficial da Nintendo. Achei sensacional a quantidade e qualidade de conteúdo original que o cara inventou pro "remake".

QuoteAxiom Verge - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130189/?topicseen#msg130189

QuoteBloodstained: Curse of the Moon - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg131503/?topicseen#msg131503

QuoteBraid - Status: lançado

Gostei da mecânica de manipulação de tempo e das várias formas como ela é explorada, e o estilo visual é bastante incomum também. No fim é um bom jogo, mas não consegui achar ele super incrível como muita gente.

QuoteCastlevania: Lords of Shadow -Mirror of Fate- HD - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129118/?topicseen#msg129118

QuoteCave Story+ - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127011/?topicseen#msg127011

QuoteChild of Light - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130421/?topicseen#msg130421

QuoteDust: An Elysian Tale - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg124740/?topicseen#msg124740

QuoteHollow Knight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130350/?topicseen#msg130350

QuoteLimbo - Status: lançado

Um experimento muito interessante em termos de estilo artístico, com ótima atmosfera e com algumas mecânicas legais, mas é muito curto e simples.

QuoteMark of the Ninja - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129699/?topicseen#msg129699

QuoteMighty Gunvolt - Status: lançado

Muito simples, muito curto, mas com uma jogabilidade e mecânicas que funcionam. Ele lembra o conceito do Bloodstained: Curse of the Moon, que é uma espécie de "mini-jogo pra acompanhar algo maior". Achei o bloodstained mais caprichado.

QuoteMighty No. 9 - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128562/?topicseen#msg128562

QuoteMomodora: Reverie under the Moonlight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130774/?topicseen#msg130774

QuoteNever Alone (Kisima Ingitchuna) - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129487/?topicseen#msg129487

QuoteOri and the Blind Forest - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126911/?topicseen#msg126911

QuoteOut There Somewhere - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg131503/?topicseen#msg131503

QuoteRayman Origins & Rayman Legends - Status: lançados

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126640/?topicseen#msg126640

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126681/?topicseen#msg126681

QuoteRogue Legacy - Status: lançado

Eu também costumo ter dificuldade pra gostar de jogos com elementos de roguelike, apesar de que dentre os poucos que gostei, alguns são os que mais tomaram horas da minha vida gamer. No caso de Rogue Legacy, achei a progressão de desafios e a persistência de evoluções equilibrados o bastante pra manter o interesse o suficiente pra terminar o jogo principal uma vez, mas não tive saco pra new game+. O sistema de problemas genéticos é bem divertido.

QuoteSérie Shantae - Status: lançados

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128173/?topicseen#msg128173

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128182/?topicseen#msg128182

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129487/?topicseen#msg129487 (lá no final do post)

QuoteShovel Knight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128126/?topicseen#msg128126

QuoteStrider (2014) - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128760/?topicseen#msg128760 (E aproveitando, fica a sugestão de adicionar Environmental Station alpha que eu mencionei no post)

QuoteValdis Story: Abyssal City - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127723/?topicseen#msg127723

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127729/?topicseen#msg127729

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127741/?topicseen#msg127741

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127764/?topicseen#msg127764

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130087/?topicseen#msg130087

Strife

Valeu pelas impressões e sugestões, colocarei no meu arquivo de imagens para fazer os uploads quando tiver tempo.

Aqui vão mais alguns:

Shadow of the Beast (2016) - Status: lançado

Remake de um clássico do Amiga, exclusivo do PS4.

The Siege and the Sandfox - Status: a sair

Os produtores dizem ser um Metroidvania focado em stealth. Já me interessei.

Super Time Force Ultra - Status: lançado

Run & gun dos mesmos criadores de Sword and Sworcery EP. Não gostei do projeto anterior deles, mas esse parece ser ótimo.

The Swapper - Status: lançado

Parece muito bom, um plataforma focado em puzzle que aparentemente conta com uma ótima história, bastante elogiado.

Toby: The Secret Mine - Status: lançado

Interessante plataforma bastante inspirado no estilo de Limbo. Ainda não joguei

Valfaris - Status: a sair

Novo jogo dos criadores de Slain: Back from Hell. Tem minha atenção.

VVVVVV - Status: lançado

Um joguinho bastante elogiado na verdade, mas esse nome e os visuais me afastam dele. Não sei o que pensar.

Way of the Red - Status: lançado

O desconhecido Way of the Red é bem rápido e difícil, mas não sem seus defeitos. Alguns inimigos possuem um alcance que parece meio roubado, e às vezes o personagem é rápido demais para algumas das sessões mais tensas de plataforma. Não é Metroidvania, sua progressão é linear, apesar que ainda existe um elemento de exploração, a trilha sonora é legal e até a historinha é boa.

The Way Remastered - Status: lançado

Gráficos 2D lindos no que parece uma homenagem a Another World/Out of this World. Não costumo ser muito fã desses plataformas cinemáticos (como são chamados os derivados do Prince of Persia clássico), mas gosto bastante de alguns poucos (os dois primeiros Oddworld, Blackthorne), e esse pode ser um deles.

Billy Lee Black

Ah sim, apenas pra te ajudar na escolha do que jogar aí, Strife:

Dust é muito ruim, pode pular. O jogo é lindo, mas a história é horrível, a jogabilidade EXTREMAMENTE repetitiva e o jogo tem backtracking excessivo. Só Deus sabe porque insisti até zerar o jogo.

Guacamelee é outro jogo ordinário. A temática é legal e os gráficos são bem bonitos. Mas é outro jogo muito repetitivo. Os inimigos têm HP demais e você fica horas esmurrando cada minion pra avançar. No último cenário do jogo eu já estava de saco cheio e passava correndo pelos inimigos, sempre que o jogo permitia. Não aguentava mais lutar. E no final das contas, nem zerei, porque desisti no last boss. A luta é completamente ridícula. Ele tem muito HP, seus golpes tiram um risquinho de nada do life dele, e a cereja do bolo é ele ter ataques que te matam praticamente em 1 hit que não são triviais de escapar.