Main Menu

Rotina é uma merda.

Started by feles, Jan 22, 2019, 11:43:02

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

O facebook me mostra de forma bem clara que todas as pessoas vivem em festas, enquanto viajam com toda a família e amigos jutos, nos resorts com piscinas.
E durante um banquete falam sobre política.

O que é a vida de vocês, no dia a dia? Alguém tem uma vida levemente interessante ou empolgante em sua rotina?
Eu vejo meu dia a dia como... sabe a ideia que o futuro está prnto, toda a linha de tempo já existe, e apenas somos marionetes passando por ela com ilusão de free will?
Tipo isso, mas sem ter a ilusão.

Segunda a sexta eu resumo em um grande bloco, na verdade em simples 10 linhas de basic pois quem me controla é um mané, velho, que perdeu vontade de tentar:
10 05:15 acordar
20 06:00 onibus
30 07:00 academia
40 08:30 trabalho
50 13:30 almoço
60 18:30 fim trabalho
70 19:30 janta, seguido de ou junto com 1 seriado
80 21:00 jogar
90 22:15 dormir
100 goto 10

Na sexta é onde a vida brilha: tem uma pizza (em casa...) ou, 50% de chance, tem uma saída para comer algo fora de casa. Raros casos tem um social com pessoas, mas tenho uma boa taxa de sucesso evitando essa interação.
Sábado e domingo é onde eu ajusto tudo na casa (sempre tem alguma coisa necessitando atenção. Patio, prateleiras, eletrica, fazer doces etc etc). A esposa vai trabalhar em um dos dias (varia qual) portanto no dia que ela trabalha eu foco bastante em video game, e no outro focamos em ver series, filmes, e jogar. Bastante raro sairmos nos finais de semana, mas acontece 1x por mes ou menos.
Tentamos fazer as viagens bate-volta (coisas rapidas de final de semana, sai sexta a noite ou sábado pela manha para voltar domingo, RJ, SP, PR ou interior do RS) umas 2 ou 3x por ano, dependendo das promoções da GOL.
E todo ano tentamos fazer uma viagem grande nas ferias.

Fim de vida.
ps: minha mãe está com alzheimer, o que me da 30% de chance de ter tb em um dia segundo o medico dela me disse. Talvez por isso estou pouco deprimido e questionando essa rotina.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Velho, acho que todo mundo que precisa trabalhar vai ter mais ou menos a mesma rotina que você. A minha é quase igual a sua.

Sim, eu também vivo nessa ilusão de free will, e todo dia faço essa mesma reflexão que você fez acima.

No final das contas, rotina é uma merda. Mas pra quem precisa trabalhar, não tem o que fazer. Essa rotina vai ser uma merda pra todo mundo, seja rico ou seja pobre. Claro que pra uns mais do que pra outros.

Com isso, eu vivo uma constante sensação de que a minha vida está voando em direção ao meu fim. Diferente de quando tinha meus 20 anos ou menos, em que tinha a sensação de que tinha toda uma vida pela frente pra aproveitar.

Esse lance de arranjar um trampo que você goste e ser feliz é pura ilusão. Meu trabalho poderia ser jogar o dia inteiro que continuaria sendo trabalho e sendo um saco do mesmo jeito.

E há uma corrente muito perigosa no mundo hoje, principalmente por conta das redes sociais, de que você só será feliz se largar o seu emprego e viajar o mundo ou se abrir uma startup de sucesso. Isso só contribui mais ainda pra infelicidade da imensa maioria que precisa trabalhar pra sobreviver.

Hoje eu e minha esposa temos uma boa renda, então conseguimos viajar pro exterior, ao menos uma vez por ano, se quisermos. Mas no momento o risco de ficar desempregado se tornou uma realidade e está batendo na minha porta.

Diante desse cenário, comecei a pensar se estou fadado a viver o resto da vida no automático.  E andei vendo muita entrevista e vídeos no youtube de gente que conseguiu/está conseguindo conquistar a liberdade financeira. Em outras palavras, se aposentar antes da velhice, e viver de renda.

Comecei a pesquisar sobre investimentos e cheguei à conclusão de que é possível atingir esse objetivo. Só que isso leva tempo. É um projeto pra no mínimo 15 anos. E envolve investir na bolsa, ou seja, renda variável.

O foda é que investir em renda variável é MUITO DIFÍCIL! Eu mesmo já comecei do jeito errado e já perdi dinheiro. Hoje já entendi qual o caminho certo a seguir (que é comprar ações de grandes empresas sólidas). Mas pra seguir esse caminho, não tem atalho, tem que estudar bastante sobre como avaliar as empresas da bolsa. E essa tarefa é muito difícil...

Baha

Atualmente me vejo forçado a ter uma rotina bem específica.

7:30     - Acordar, me arrumar e comer alguma coisa
~7:50   - Sair pra buscar as caronas pro trabalho
~8:10   - Trabalho
~12:00  - Almoço
~13:00  - Trabalho
~17:00  - Voltar pra casa.
~17:30  - Assistir algo inútil no youtube, jogar, ou se necessário, trabalhar mais em casa.
Entre 19:00 e 21:00 - Sair pra comer alguma coisa ou pedir pra entrega.
Depois disso - Jogar mais.
Entre 11:30 e 3:00 - Tomar banho e dormir.

Eventualmente a rotina é quebrada por alguma viagem a trabalho, a cada alguns meses. Pode ser viagem de 1 dia para reunião em São Paulo geralmente, ou viagem de 1 ou 2 semanas para levantamento de projetos, em que eu fico hospedado em um hotel e a rotina lá acaba não sendo na prática tão diferente.

Em fins de semana eu saio com amigos pra comer principalmente, ou nos reunimos pra jogar RPG e/ou board games, mas anda cada vez mais raro os tempos livres baterem pra isso ser possível. O resto do tempo eu fico em casa jogando.

Mas pelo menos há a possibilidade de entre médio e longo prazo (3 a 10 anos) eu me aposentar e fazer o que eu quiser. Que vai ser ficar em casa jogando videogame.

A questão maior no meu caso não é impossibilidade de ter algo empolgante na minha vida. É meu completo desinteresse nisso. Nada me empolga, principalmente essas coisas que as pessoas em geral consideram "empolgantes".

Billy Lee Black

Você anda investindo pra aposentadoria, Baha? Eu comecei a pesquisar sobre isso por agora e to caçando gente pra trocar figurinhas sobre isso :p

Baha

Ainda não estou fazendo investimentos porque tenho umas necessidades de curto e médio prazo que vão exigir dinheiro, então não adianta pra mim por enquanto colocar em algum investimento que bloqueie meu dinheiro por X anos. Se tudo der certo vou começar a olhar pra isso ano que vem. O plano por enquanto é só ganhar muito dinheiro mesmo.

Gynoug

Para começar, concordo plenamente com vocês sobre a época que vivemos das redes sociais e sua 'ditadura' comportamental. Caso você não faça parte de algum dos grupos ativamente social e não tem o que mostrar, automaticamente é jogado na névoa dos ultrapassados.

Rotina? Nunca gostei disse e sempre que possível fiz coisas para diminuir o efeito, como pegar caminhos diferentes indo e voltando do trabalho. Atualmente por mais que eu tenha horários para cumprir, não consigo me ver muito numa rotina pois sempre surge algo diferente para fazer e até por morar do outro lado da rua, me permite fazer coisas como cagar em casa durante o expediente.

Mesmo assim, vamos lá.

Dia de semana:
8:30 - Acordar, tomar café, ver jornal na TV.
9:30 - Variável (dormir, jogar, afazeres diversos).
12:00 - Banho, almoço, ir trampar.
13:00 - Inicio expediente.
17:00/18:00 - Intervalo em casa (café, TV, jogar).
22:00 - Fim de expediente.
22:30 - Comer algo, jogar/ver videos.
00:00 - Leitura até a 1 ou 2h da matina.

Fim de semana:
Sabado: variavel, mas tem faxina, compras supermercado, caminhada, e depois videos/jogos.
Domingo: dormir até mais tarde, comer porcaria, videos/jogos.

Eu coloco pra mim que é um fator importante nesta questão é dinheiro, pois é isso que lhe dá liberdade para tentar (ou não) mudar sua rotina ou procurar novos caminhos. Claro, qualquer um pode virar mochileiro e sair por ai sem rumo, mas isso envolve coragem para sair da zona de conforto.

Mas outra coisa que eu considero importante é como enxergar a vida em si. Nós que temos influência de várias midias (filmes, jogos, series, livros, história), estamos mais suscetíveis a nos desanimar em comparar nossas vidas a de outras pessoas, seja ficcionais ou não. Assim, é difícil meramente aceitar que somos seres biológicos com tempo contato e poucos farão algo reconhecimento importante pelos demais a nossa volta.

Então meu ponto principal é que o prazer na pequenas coisas é o pilar para ter uma vida menos questionável. O prazer nas pequenas coisas pode gerar bons sentimentos tanto em algo pobre como em alguém rico, seja em hobby ou no trabalho. Nas minhas flutuações de animo/desanimo, pensar nas coisas que efetivamente geram algum momento alegre é o que me traz um pouco de senso de viver feliz.

*Feles: que chato saber da doença da sua mãe, espero que ela possa conviver com isso da melhor maneira possível.

Billy Lee Black

Acabou que não postei a minha rotina:

7:00 - acordar e tomar café
8:00 - trampo
12:00 - almoço
17:00 - ir pra casa
18:00 - academia
19:30 - janta
20:30 - meu horário livre do dia, onde normalmente assisto tv ou jogo alguma coisa.
23:00 - dormir

O que varia é que às vezes às terças eu vou pra uma luderia jogar jogos de tabuleiro às 19h, daí eu mato a academia nesses dias. E na sexta à noite que saio com a patroa.

Sábado de manhã é voltado pras tarefas da casa, como ir no mercado, resolver algum problema etc. Sábado a tarde e Domingo são livres e dedicados á sair com a patroa, jogar, reunir com amigos, cinema ou qualquer coisa nessa linha.

Onde eu tenho pecado é no contato com meus pais. Visito eles muito pouco, e não tenho costumo de ficar ligando pra eles. Devo ligar uma vez por semana e olhe lá. Acaba que o trabalho consome tanto tempo, que chega fds eu só quero saber de curtir, e acabo deixando de visitar meus pais como deveria...

Red XIII

Minha rotina mudou drasticamente com o nascimento do meu filho. Mas mesmo assim ela não foge muito do usual de todos.

Entre 6 e 8 da manhã vou pro trabalho. Não tenho horário fixo a não ser que tenha algum cliente ou viagem marcada.
Entre 11 e 12 vou pra casa. Almoço.
Entre 13 e 14 volto pro trabalho.
Entre 16 e 18 vou pra casa. Dias tranquilos vou mais cedo. Senão normalmente 18, 17:45 pra evitar o transito.
Em casa o tempo livre eu uso pra ver uma TV, jogar alguma coisa, ficar com a patroa, as vezes alguma saída dia de semana.
Entre 22 e 00 dormir.

No trabalho é bem flexível pq eu não cumpro horário, então não é uma rotina pra mim. Se da na telha de uma manhã ou tarde ficar em casa eu fico também.

E agora com o nenê os horários de folga me casa estão bem reduzidos pq toda hora tem alguma coisa pra fazer. Limpar, arrumar, lavar, cuidar, dar banho, ajudar a patroa.... então é uma correria.

Final de semana é variável. Todo mês tenho almoço com amigos, familia da esposa, as vezes minha mãe vem visitar. E quando não rola nada disso ficamos em casa mesmo pra descansar. Sempre tem uma coisa em casa pra fazer, carro pra lavar, grama pra cortar, alguma coisa pra arrumar... enfim.

Como o Gy colocou, não me foco na mesmisse da rotina pra ficar reclamando da vida. Não tenho rede social (tenho instagram mas sigo pouquissimas pessoas) então não em preocupo em bisbilhotar a vida alheia. O prazer de fato está nas pequenas coisas. Atualmente eu fico feliz em agradecer e não mais reclamar pelas coisas e pessoas que tenho na minha vida.  ^_^

Mas uma sugestão pra mudar tua rotina feles: Tenha um filho. :lol:
Seifer sUx

feles

Quote from: Red XIII on Jan 28, 2019, 17:13:48

No meu nível financeiro a matemática é simples:
* carro
* viajar
* filho

Efetue suas escolhas dessa lista:
Escolha apenas 1: será bem feito.
Escolha 2: não será nada espetacular, vai sobreviver.
Escolha fazer tudo: vai sair tudo cagado, tu te fudeu, fim de vida para todos envolvidos.

Eu fiz minha escolha.
Em abril vou para paris / bruxelas / londres / lisboa.

King

Nossa, quanta bad vibe...

Minha rotina acabou de mudar, mas a atual é essa aqui:

7:30 - acordar
9:00 - trabalhar
12:00 - almoço
18:00 - voltar pra casa
19:00 - jogar FF14 enquanto assisto meu feed do youtube
~20:00 - jantar
~20:30 - ver tv (normalmente um filme)
22:00 - dormir

1 dia na semana eu vou pra terapia psicológica após o serviço.

Final de semana = jogar e ver filme. Eventualmente estudar algum circuito eletrônico que eu queira montar, ou tentar organizar meu laboratório.

Raramente saio de casa a passeio. Não gosto de viajar, e na listinha de escolhas que o feles fez, eu escolhi o carro, que é o que me dá um pouco mais de conforto e me permite dormir até mais tarde na maioria dos dias do ano.

E feles, quanto ao Alzheimer, dizem que boa parte dessas pessoas conseguem ativar memórias sinestésicas (aquelas associadas a sons, cheiros, etc.), então eu recomendo vc já montar a sua lista de músicas e lugares que marcaram sua vida pra quem for cuidar de vc. E boa sorte com sua mãe, pq eu sei que é bem tenso.

Pro Billy: Vc fala que seu serviço é uma merda pq vc é funcionário público. Eu acabei de trocar de especialização (fiz técnico em eletrônica e agora sou programador industrial) e cada dia tem sido mais divertido que o outro no serviço. To aprendendo um monte de coisas novas e louco pra fazer mais cursos. To ganhando menos, mas muito feliz de ter entrado nessa área industrial. :P

Billy Lee Black

Quote from: King on Jan 28, 2019, 19:57:48Pro Billy: Vc fala que seu serviço é uma merda pq vc é funcionário público. Eu acabei de trocar de especialização (fiz técnico em eletrônica e agora sou programador industrial) e cada dia tem sido mais divertido que o outro no serviço. To aprendendo um monte de coisas novas e louco pra fazer mais cursos. To ganhando menos, mas muito feliz de ter entrado nessa área industrial. :P

Na verdade meu serviço é ruim não porque é serviço público. E sim pq onde eu to é um órgão merda de se trabalhar, hahaha. Minha esposa também é servidora, mas onde ela trampa ela mexe com coisas legais (no momento ela tá mexendo com automação de builds, por exemplo).

Mas se eu for demitido agora, como o governo anda badalando, voltarei a ser programador, provavelmente. E pelo menos programar eu gosto pakas! E hoje tem muita tecnologia nova pra aprender. Mas vai ser que nem você: o salário vai cair (no meu caso, bastante).

PS: Red, não sabia que tinha filho! Acho que além do Joe, você é o único que tem tb, né? Tá aí uma parada que nem tenho vontade de ter...

Red XIII

Quote from: feles on Jan 28, 2019, 17:22:09
Quote from: Red XIII on Jan 28, 2019, 17:13:48

No meu nível financeiro a matemática é simples:
* carro
* viajar
* filho

Efetue suas escolhas dessa lista:
Escolha apenas 1: será bem feito.
Escolha 2: não será nada espetacular, vai sobreviver.
Escolha fazer tudo: vai sair tudo cagado, tu te fudeu, fim de vida para todos envolvidos.

Eu fiz minha escolha.
Em abril vou para paris / bruxelas / londres / lisboa.

Vai fazer uma puta viagem e reclamando da vida? Para de ser chato e já te programa pra me comprar algum presente  :lol:

Quote from: King on Jan 28, 2019, 19:57:48
Nossa, quanta bad vibe...

É isso ai que eu digo.... A gente muda muito (eu particularmente ainda tenho muito que caminhar) quando começar a agradecer mais e olhar positivamente pro nosso dia a dia.

Quote from: Billy Lee Black on Jan 28, 2019, 23:13:28
PS: Red, não sabia que tinha filho! Acho que além do Joe, você é o único que tem tb, né? Tá aí uma parada que nem tenho vontade de ter...

É recente... nasceu dia 31/12  ^_^ . Eu tava pensado nisso ontem mesmo, em abrir um novo topic pra discutir o assunto. Acho realmente que o Joe era o unico pai da galera por aqui. Está sendo bem cansativo agora no começo mas é uma alegria nova a cada dia.  ;)
Seifer sUx

Baha

Pareceu muito bad vibe o meu relato? É que minha vida de fato não é "emocionante", e nem quero que seja. Mas é que também não mencionei detalhes de como é o trabalho por exemplo. Acho que estou em uma das minhas duas melhores fases da vida até hoje.

Billy Lee Black

Quote from: Red XIII on Jan 29, 2019, 13:50:26É recente... nasceu dia 31/12 ^_^ . Eu tava pensado nisso ontem mesmo, em abrir um novo topic pra discutir o assunto. Acho realmente que o Joe era o unico pai da galera por aqui. Está sendo bem cansativo agora no começo mas é uma alegria nova a cada dia. ;)

Parabéns, velho. Filhos é pra quem tem muita coragem e eu sou um frangote pra isso, hahaha.

feles