Main Menu

A Europa, por um merda brasileiro.

Started by feles, May 10, 2019, 16:19:17

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

O resultado de um dia de chuva e parado no trabalho é esse.

Saída de porto alegre dia 04 de 04 com volta dia 26.
Custo total de R$ 20.000, sendo IDA com 140.000 ponto de smiles (uma vida), e volta pagando. Casal.
Ou seja, um carro que não tenho. Qualquer um aqui conseguiria ir portanto, e recomendo. Ficará para a vida.
A viajem, incluindo transportes pontos de visita e praticamente tudo imaginável, foi bolada dia a dia por min no brasil, de forma a otimizar sempre o tempo e minimizar o zig-zag entre pontos de interesse para conhecer nas cidades. Sempre que possível os ingressos foram comprados com antecedência.
Na pratica as férias foram completamente pagas no decorrer de pouco mais de 1 ano enquanto era planejada, assim no retorno não teríamos contas,
Para dia a dia levamos 1000 libras e 1000 euros em dinheiro. O cartão de credito não era para ser usado, apenas em emergência, devido aos 7%.

Chegamos dia 5 em Paris, aeroporto CDG.

Logo na chegada a migração se mostrou como "porra era isso?!". Não houve nada, nem mesmo a verificação do seguro obrigatório, e nem perguntas. O cara pegou o passaporte, olhou a foto e carimbou. Pronto.
Hora de comprar cartão de trem, o Navigo. Em paris ele serve para todos os metros, tem validade de segunda a sábado sempre. Custa 22e cada a recarga da semana, mais 5e o cartão. Levar foto 3x4 pois tem de colar nele. Comprado o cartão pegamos mais alguns tickes para sábado e domingo, visto que ele passa a valer apenas segunda.
Infelizmente o aeroporto é distante da cidade, temos de comprar um ticket RER que é a linha mais cara de metro. Foram mais 11e cada.
Ainda aqui já compramos o museum pass, que fornece acesso gratuito a muitos (não todos) museus da cidade, incluindo os obrigatórios Louve e Orsey. 74 fucking euros cada.
E vamos para o metro. Direto no aeroporto a estação. Essa linha de trem é uma grande, tem 2 andares o trem.

Paris.

Metro e transporte.
Em paris muitas estações não possuem pessoa alguma para ajudar – nenhum humano na estação. Vários não existe nem caixas vendendo ticket – apenas maquinas e muitas vezes essas maquinas aceitam apenas moedas. Logo de cara dica: compre tickets que precisar antes de chegar a validade do Navigo (sempre segunda), ou como eu eventualmente terá de ir em algum café pedir para trocar 5e.
O uso de trem porém é muito simples: google maps. Ele diz onde tu entra (estação X linha amarela). Você vai até a estação e claro a linha amarela passa para os 2 lados. Basta ver no mapa da parede a lista da estação que o amarelo pana na entrada da esquerda, e direita. Vai para o lado certo e fim. Isso funciona sempre com exceção as porra dos RER (terns caros de longa distancia, aeroportos, Disney, Versalhes... cobertos no Navigo). Esses são um mostro a parte e é coisa chata para explicar como usar.
Na espera do trem existe um painel mostrando quanto tempo até os próximos trens, ou seja: vai chegar um em 2 minutos e outro em 7. GPS, o tempo funciona tranquilo. Em horários corridos os trens chegam próximo de 2 em 2 minutos, já a noite cheguei a esperar mais de 10 minutos por uma linha. Alguns trens abrem a porta automática, outros não (tem um botão par apresisonar daí) e tem uns antigos que é uma alavanca, puxa para cima e a porta abre.
Paris é a cidade dos patinetes elétricos. Existem milhares, em toda a esquina. Tu ativa com o aplicativo, e vai literalmente em qualquer lugar da cidade. Deixa em algum canto onde desceu e fim, eventualmente alguém pega e usa dali. A cidade inteira é minada desses negócios, todos usam – jovens, pessoas com ternos, até velhas com sacola. Muito legal de ver. No uso di9sso não ficou claro de cara se é calçada ou rua – hoje sei que é um misto mas uma lei vai entrar em breve obrigando apenas em ruas e ciclovias. Mas é bem tranquilo, eu usava em rua, todos respeitam. Chega a 30km/h a velocidade, o que fazia eu andar +/- junto ao trafego quando corria no máximo.

Segurança e limpeza.
Quando eu cheguei a primeira coisa que vi, ao pisar na cidade: essa merda é limpa. Não existe analogia boa o bastante. Não tem sugeira, tudo muito bem pintado e cuidado, todas as arvores e parques são perfeitamente corretos. Em paris (e belgica) parece que eles gostam de arvores retinhas, portanto nas fotos pode perceber que sempre é arvore cortada em figuras. Não existem galhos soltos ou maiores que outros.
Toda a grama é lisa, perfeita, melhor cuidada que a da tua casa aposto (isso eu percebi em toda a europa).
No primeiro dia já percebi também tecnologia. Ela existe em tudo que é lugar. Usa-se celular e câmeras na rua como se fossem dispositivos portáteis, com a mesma tranquilidade que eu uso esses aparelhos dentro da minha casa no br. Ninguem liga, todos estão usando. No Metro é normal ver pessoas com notebook – até mesmo de pé, simplesmente usando o note.
Ah e vale mencionar o que acredito ser o melhor banheiro publico do planeta. Tem em tudo que eh lugar, 100% automatizado (e free), você entra, faz o que quer, pressiona um botão e sai. Ele então da a descarga, lava e desinfeta e seca a privada, paredes e chão. A luz na porta volta para verde, próximo pode entrar. Surreal demais.

Estadia.
AirBNB, pequeno quarto privado nos dias 05 a 12, R$ 1450. A 1.5km do louvre, esquina do hard rock, próximo a 2 estações do metro. Esse: https://www.airbnb.com.br/rooms/3124680
Um dia voltar para a cidade eu tentarei ir nele novamente.

Comida.
Crepe com Nutella. É uma panqueca fina coberta com muito Nutella, custa 3e e é a coisa mais deliciosa da cidade. Depois disso notei de cara que pessoas amam chocolate – normalmente Suíço de várias marcas (Lindt é dos baratos). Valor compatível ao chocolate brasileiro (valor, não gosto claro), portanto uma media de 2e por 150g sendo o normal, podendo achar ofertas mais baratas (pacotes de 3x100g). Pizza comi algumas em alguns lugares, possuem bem menos recheio que o que estou acostumado (por isso que pegam com as mãos talvez, mal lambuza). Muito finas e saborosas, diferentes da nossa não necessariamente melhor ou pior.  Se não me falha a memória uma grande (para 2) saia entre 20 e 30e dependendo do lugar.
Não fui em restaurante pelo mesmo motivo que não vou em restaurante no br. Sou pobre porra e meu paladar tb. Além disso comi hamburgers e Starbucks pelo que eu lembro.
Ah e tem uma tal de Picard, um... "fast food" fenomenal de comida congelada.  Gigante com muito mais congelados que eu imaginava existir, tu entra, compra, e vai em um das dezenas de microondas que tem ali mesmo, esquenta e come.

Cultura, sociedade, geografia.
Amam museus. Não apenas turistas parece, em tudo que eh canto é muito foco de propaganda par exposições e coisas culturais. Em todos os museus que fui, TODOS, qualquer hora e dia, sempre haviam varias classes de crianças e uma professora. Já turistas... paris é uma cidade de brasileiro. Difícil ficar mais de 30 minutos sem passar por alguém falando pt.br, a um ponto que é estranho as vezes estar em algum lugar novo e perceber "não vi nenhum brasileiro aqui ainda".
A cidade é velha – prédios velhos, tudo baixo. Sente-se um ar de historia em todo lugar, tudo aquilo é muito maior que a tua existência. Os detalhes de todas as igrejas mostram uma coisa: não é que nós não temos condições de fazer uma arquitetura assim detalhada e elegante, é que não temos mais paciência – uma construção assim detalhada leva claro varias décadas. Se na igreja tem busto der mais de 100 pessoas (tipo Notre Dame) pode esperar mais de 100 faces de pessoas diferentes, e não um molde apenas. A Torre é a coisa mais impressionante claro sendo visível de tudo que é canto (apesar que na pratica não parece ser tão alta assim).
Os parques são limpos claro. Em paris o normal que vi é "não pise na grama a menos que tenha uma placa dizendo que pode pisar". Em versalhes tinha um parque meio lindo demais que foi onde eu aproveitei para dar uma cochilada na grama. Pasta no meu lado, câmera junto a pasta. Isso que significa a palavra "paz". Não existe crime, porque me roubariam? Porque estou dormindo na grama?? Claro apenas fiz isso pois já tinha visto que muitos fazem, e haviam passados dias já, eu estava me acostumando com essa realidade bisonha.

Pontos turísticos.
Toda a cidade. Ela é feita para turistas. Grande destaque para os 2 principais museus, a Torre e Notre Dame (antes de explodir). Disney de paris é um lixo, e Versalhes vale ir pelos jardins e parque, além do portão gigante de ouro.
Tem algumas lojas de balaio que vendem roupas a 1 euro (um EURO). Abaixo nas fotos a maioria da roupas que eu e esposa estão usando foi por esse valor, incluindo um sobretudo que vai até minha canela. São roupas usadas no balaio mas encontra também roupas zeradas (aquelas que os bolsos todos estão ainda costurados, nunca abertos). Não entendo a logística financeira dessa rede de lojas, apenas que existe.

Passada a primeira semana hora de ir para a Bélgica. Nesse ponto eu já parei de chorar todos os dias ("porque merda minha sociedade não pde ser assim?! Porque merda eu penso como essa gente e não vivo como essa gente?! Porque porque?!!") e havia aceitado isso tudo como real, portanto passei a esperar coisas absurdas como normais.

Para a Bélgica foi um trem bala. Bem legal, 300km/h que tu não percebe. E não é como o que estamos acostumados de TEC TEC TEC. Ele desliza de uma forma perfeita onde o movimento apenas é percebido pela janela, não é sentido no trem.

Coisas que vale portanto menção:

Metro e transporte.
Bruxelas é pequena. Tem os ônibus normal, tem bondes e poucas linhas de Metro. Um passe para tudo, paguei passes individuais pois iria ficar apenas 2 dias na cidade. Tudo compra direto na máquina, nesse ponto eu já estou com bastante moeda portanto tudo bem tranquilo.
Amam MUITO bicicletas aqui. Existem semáforos apenas para elas. Vi estacionamento em estações de trem com milhares de bicicletas paradas.
Agora o simples ato de ATRAVESSAR RUA foi a coisa mis incrível que vi na vida. Como perdeste você olha a rua, esquerda e direita. Não tem carro algum no horizonte? Simplesmente não importa. Vi repetidas vezes a mesma coisa, o semáforo aqui é ao pé da letra: você atravessa no VERDE. Ponto. Não precisa olhar a rua, sempre pode passar no verde. Não importa se tem carro ou não, o pedestre para no sinal vermelho, e atravessa quando ficar verde. Claro, se é uma rua onde tem faixa de segurança sem semáforo basta o perdeste chegar próximo a faixa que o transito para imediatamente.

Segurança e limpeza.
Nesse ponto penso em esperar de tudo mas novamente, me surpreendi em 2 coisas:
1 – vi uma pessoa do nada, caminhando, pegar um plástico do chão e colocar no lixo. Alguém normal andando na rua simplesmente fez isso.
2 – existe um parque que todos vão nele para usar celular. Não sei, não entendo, só existe. Dezenas de pessoas no parque, todos estão ali para usar celular. Grupos de amigos andando junto, vi 4 pessoas conversando um com outro, e ao mesmo tempo olhando para seus celulares. Vi pessoas com 2 celulares ao mesmo tempo. Cheguei a pensar que haveria um mob e todos sairiam dançando mas não, pessoas entravam e saiam do parque com celular. Não sei porque, a moral, nada. Apenas é.

Estadia.
Fiquei em um hotel no centro, bem barato e muito bem localizado, Easy Hotel City Centre. Recomendo.
Ótimo chuveiro e cama, porém não arrumaram o quarto nos meus 3 dias.

Comida.
Volto um dia para cá devido a esse ponto. Sou da opinião que o chocolate belga é o melhor do mundo e tem talvez centenas de lojas de chocolate, a preço ótimo (3 barras de 300 gramas por 10e, por exemplo). Mas não apenas chocolate. Os waffles deles são muito gostosos com uma camada insana de Nutella, 3e. Mas a batata frita que é a coisa mais incrível. Eles amam batata frita. 3,50e um balde de batata muito gostosa (4e com "sause", que pode ser a maionese nojenta deles, ketchup, e varias outras opções). Nos 2 dias que fiquei passei comento chocolate/waffle/fries e semp0re que senti que abria mais um espaço pega um deles novamente.

O idioma deles, holandês, é praticamente inaudível para nós. Mas todos falam inglês, claro. Estava muito frio (primavera deles, 0 em um dia e -1 no outro!) porém vi um cara correndo de manha (tinha sol, já estava quente a 5 graus) com a gola da camiseta molhada de suor! O sangue deles tem de ser diferente!!
O pais me pareceu como a cidade de Gramado (estivesse ela em outro planeta colonizado por seres que parecem humanos... gramado da Europa). Ou seja, pequeno limitado bem focado a turista (principalmente jovens) e tudo muito voltado para isso.

Pontos turísticos.
Pequeno e sem grandes coisas legais para ver. Fui em Bruxelas, Brussels e Antwerp. Nada realmente memorável e imperdível.
Vá para comer mesmo.

E aqui segue de trem bala para Londres.
Nesse ponto que finalmente tive uma migração. Antes de entrar no trem, controle de passaporte da Inglaterra. Perguntas básica: onde fica, e quando tu sai.

Metro e transporte.
Novamente comprando o passe. 34 libras por cada Oyter Card, que fornece passe ilimitado em todos os ônibus (aqueles de 2 andares) bem como os undergroud/metro zonas 1 e 2 (que cobre toda a minha semana, não vou para bairros – ou até acabei indo, mas de ônibus mesmo para aproveitar a visão de cima / turismo). Aqui fica a dica que aprendi em paris: sempre pegue o passe. Não apenas tende a ser mais barato que comprar passagem uma por uma, como da paz de espirito: tem de se desolocar 1km... dá para ir a pé. Mas vai de trem que é mais cômodo e rápido.
Após 1 dia eu já tinha compreendido como funciona o undergroud. É simples: TU NUNCA VAI ENTENDER. Não tenta. Em todas as estações tem os vermelilhos que trabalham ali. Pergunta onde quer ir e eles dão a dica. Porra meu Londres é grande. Basicamente é São Paulo na potência de 2. Os trens costumam ter a cada 1 minuto (literalmente!) e estão sempre lotados. O google não consegue te guiar onde subir ou descer, é tudo insano. Tu entra na estação, consegue de alguma forma catar onde o trem passa, e agora tem de ficar cuidando tipo ônibus, vários trem passam naquele trilho – tem de esperar a tua linha. Enquanto que normalmente tem roletas para entrar e sair da estação, onde validamos o cartão de trem, estações mais afastadas não possuem essas roletas – o passe é "livre", no sentido de não ter nenhuma catraca. Tu tem de catar no corredores as maquinas e validar teu passe, evitar algum problema com uma eventual fiscalização (que nunca vi).
E o transito é um caos. É aquela ideia "ninguém usa carro, pois tem muito trafego". Tudo sempre congestionado em todo lugar. Vale mencionar a maior quantidade de Ferrari, Lamborghini e .. carros caros que vi na vida. Todo o lugar tem um. Como as casos e nos bairros não possuem garagem esses carros ficam estacionados na frente, coisa mais normal e trivial, tipo... sem analogia cabível do brasil.
Após o primeiro dia eu tinha aprendido: nem tenta.

Segurança e limpeza.
Como o esperado. A cidade porém é gigante de opressora, muita gente muito grande muito tudo. Muito muito. Existe devido a isso sujeira no chão.
E a cidade estava em protesto, a semana toda, devido a aquecimento global. Aqui vi algo bem legal: existem obras onde eles colocam aquelas paredes temporárias de madeira ao redor da obra. Essa madeira é preta. Os jovens pincham essas madeiras com o simbolo de protesto deles, para no dia seguinte as obreiros pitarem a MADEIRA TEMPORÁRIA DA OBRA de preto, pois ela acho que fica feia (ou errada?) em estar pinchada.

Estadia
Fiquei no Hub by Premiere in on Goodge Street (google it). Muito muito bom, muito barato, 309 libras por 6 noites.

Comida
Tem Starbucks em todas esquinas! Essa gente ama isso!!! Mas fora isso não comi ao que lembro nada de novidade. O peixe com fries é legal (combina!) mas com saber previsível.

Sabe o natal, aqueles 3 ou 4 dias que antecedem dia 24? Isso é londres todo o santo dia. Essa gente consome. Muito mais que eu pensei possível. As lojas sempre estão super lotadas, e é incrível. Eles fazem de tudo para tu entrar nas lojas. Uma loja gigante de brinquedo tem um monte de funcionários brincando com tudo que é coisa, tem drones e negócios estranho andando no chão em todos os andares dela. Na Harrys, loja incrivelmente antiga e estilosa, tu ta andando dentro e o pessoal te abordando para tu comer um potinho de carne de cordeiro ou chololate - não é eles parados para tu pegar, eles educadamente oferecem para todos que estão por ali. A loja da M&M é 4 andares de chocolata M&M e um monte de mercadoria colorida deles, a loja da Lego (maior do mundo) tem horarios onde tem fila para poder entrar na loja, isso no lado de fora.
E tem os teatros. Dezenas de peças teatras, o dia e noite toda ocorrendo, em todo o lugar. Apple Store em todo o canto, sempre muito lotada com dificuldade até para sentado no chão dentro.
E filas. Tudo que eh coisa, tudo que é canto. Filas. Vai na london eye? Entra numa fila pequena para comprar o ticket, entra em uma fila grande (30 minutos) para AGENDAR a hora do dia que tu pode entrar na fila para entrar na roda gigante! Todos os lugares turisticos possuem filas, no inicio da manhã gerenciáveis mas logo ficam ridículas. E quando não tem fila piora: a troca da guarda ocorre as 11 horas da manha. As 09 horas já tem gente nos melhores lugares para ver o evento.

Pontos turísticos.
London eye obrigatório.
Mas Londres é parque, onde prefiro aqui que Paris. Tem pequenos e gigantes (quilômetros), a grama sempre é um tapete (com esquilos!) e as pessoas ficam na grama ou fora, onde bem entender. Tipo, esse parque é para você, faz o que desejar fica onde desejar ninguém se importa. E muita gente, evidente que eles amam parques. Amigos e famílias, muito piquenique ocorrendo.

Resumido e cortado no final pois 'faltou tempo'
Fotos:

Paris 1 - https://1drv.ms/a/s!Ao7PYaq6yblFmq8xWW2p3wBixgHrXg
Belgica - https://1drv.ms/a/s!Ao7PYaq6yblFmq8wJ1fBKAF1myH7Ug
Londres - https://1drv.ms/a/s!Ao7PYaq6yblFmrUXj_5H3Sf5pF7qpA
Paris 2 (2 dias extras devido a logística de avião) - https://1drv.ms/a/s!Ao7PYaq6yblFmrdSh6DqLNm05-3Hvg
Lisboa (logistica de avião) - https://1drv.ms/a/s!Ao7PYaq6yblFmrh-5jNlqdy9I2Tr2Q

E video do hard rock café paris.

https://www.youtube.com/watch?v=0SZp2cN-J48
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Gynoug

Consegui ler um pedaço. Depois eu crio força para ler o resto...   :unknw:

King

Que bom que curtiu a viagem. Deu sorte de pegar a Notre Dame antes do incêndio, o que vai te deixar um gostinho ainda mais único pra recordação.

As fotos ficaram legais.

E aí, quais serão os países da próxima viagem? :P

Billy Lee Black

Que legal, feles! As fotos ficaram muito boas! E sua esposa visivelmente emocionada nas primeiras fotos (era alegria pelo local, ou era tristeza de que teria que voltar pro Brasil? :lol: )

Gynoug

Terminei de ler o texto e ver as fotos da primeira parte. Ficou bem legal as fotos de monumentos e arquitetura.

Uma coisa que me ocorreu: tu tem noção mais ou menos de quanto gastou somente com alimentação? Eu pergunto pois sempre dizem que a parte de alimentação pesa muito para quem vai morar nestes países.

feles

Cara, carne é insano. Vi lingua bovina a venda (cousa que identifiquei, já que todo o resto era estranho ou nome que naõ sei traduzir) por mais de 50 reais o kilo.
E fruta sei lá, não como fruta.

Na real tudo é barato.

Quando falam que 'alimentação é cara' acho que trata-se de pessoas que vão em restaurantes, que comem o que eu não como e possuem um normal que eu não possuo. E sou magro, simplesmente como pouco e não socializo. "Comer fora" para min é  eventual Méc e a cada 2 ou 3 meses uma pizzaria. Meu almoço no serviço normalmente é 200 gramas de doce que chamamos de "chocolate", que tem origem em uma barra Nestle de 1k quebrada para 1 semana. E janta de alguma comida real, feita em casa.
Comida não é cara, mas eu não mudei meu estilo de comer pois não sou babaca. Não pisei em restaurante.

De comida propriamente dita comi muito congelados na Piccard, Paris.

* Poções de comida congelada (normalmente algum tipo de massa, na Piccard) com refri ficava uns 4 euros. x2 para casal.
* Pizza (em local barato, tipo bares ou até fast food) era uns 25 euros (refri livre) em uma de acho que 40cm.
* Eventual hamburger (tipo mac mas outra cadeia) fica a uns 8e com frita e refri. x2.
* Pringles custa 1,5 euro o pacote grande (1 libra consegue achar em Londres, e é o mesmo preço de espuma de barbear Gillette que tenho por anos agora!!!).
* E chocolate bom toda hora ajuda a manter estomago cheio.
* Batata ver acima. Uma dose de batata da belgica enche até os guerreiros.

Por outro lado, não fiz comida. Não comprei ovo, farinha, sei lá.  É tanta coisa que lembro de ver nor mercados mas não consigo lembrar de valores, a quantidade de informação no cerebro some como ruído.
Foram 3 semanas de comidas prontas, alimento real de quem está aproveitando e não quer luxo. Se for nesse ponto de vista pode viajar tranquilo e sem medo de custo.

Billy Lee Black

Acho que comida de verdade é que é cara.

Fast Food e comidas congeladas são baratas mesmo. Nos USA eu comprava comida congelada no WalMart que custava 1 dólar e era uma refeição!!!

Obviamente não era saudável, com alto teor de sódio.

Red XIII

Parabéns pela viagem! As fotos ficaram ótimas mesmo.

Fico feliz por você Feles.  ^_^  ^_^
Seifer sUx

icestar

Que de mais Feles!

Vai dizer, passeando por Lisboa não parecia que estava andando na porto alegre que deu certo?
Já to velho para assinaturas de forum.

feles

Cara, lisboa para min foi recife sem os pobres.