Carros, abastecimento, manutenção, etc

Started by Gynoug, Jul 01, 2019, 13:10:46

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Gynoug

Faz um mês que peguei via pai-trocinio (infelizmente, sem condição de fazer via banco algo que caiba no orçamento) um Palio basicão usado, e como sou marinheiro de primeira viagem, queria saber do pessoal mais experiente aqui.

1 - Controle de manutenção: eu baixei vários app no celular, mas não testei ainda para ver sobre cronogramas para manutenção, troca de oleo, etc. Vocês usam algum especifico ou deixam surgir o problema para arrumar? Achei também na internet planilhas prontas, mas isso foge da facilidade de ter num celular as informações.

2 - Informações do carro: eu comprei e já recebi também um aparelho de diagnóstico dia OBD, para conectar no celular e ter acesso a informações do próprio carro. Alguém uso isso por aqui?

3 - Abastecimento: eu não abasteci ainda, mas fiz cadastro e  inseri cupom de desconto num app da Shell, que imagino seja um facilitador na hora de reabastecer. Pelo que entendi, basta ir num posto com o serviço (só tem um aqui na cidade de interior) e colocar o código que aparece na bomba de combustível. Pelo que entendi há coisas equivalentes da Ipiranga.

4 - Lataria: aqui eu não consegui ainda vaga de garagem no edifício, então ele fica no patio do estacionamento, mas pegando chuva/sol/poeira. Li por cima na internet que há tipos de serviços de enceramento que cria uma camada que protege destes problemas. Alguém já fez algo assim?

5 - Estava a fim de ver uma câmera de ré também, porque sou um motorista meio destrambelhado. Alguém uso alguma desta que se compra para instalar no carro? Vi que a maioria é coisa da China e sei lá se presta isso.

Billy Lee Black

1 - Cara, manutenção anual eu acompanho simplesmente pela quilometragem do carro. Geralmente se faz revisão a cada 10 mil km rodados, mas cada fabricante e modelo de carro tem a sua respectiva frequência. Basta olhar no manual de manutenção que vem com o veículo (se o seu não tiver, geralmente no site da montadora você consegue baixar). Nesse manual já vai constar o que você precisa trocar em cada revisão. Óleo e filtro de óleo você troca em toda revisão. Mas tem revisão que você tem que trocar pastilha ou disco de freio, filtro de ar, filtro de ar condicionado (se o seu tiver) e por ae vai. Eu simplesmente guardo todas as notas de serviços feitos em uma pasta. Assim tenho todo o histórico do carro. E isso valoriza ele na hora da venda.

Resumindo, não precisa de aplicativo pra isso. 

2 - Eu não manjo absolutamente nada de mecânica. Mas como levo em concessionária, a chance de me passarem a perna é menor, pois as revisões são todas tabeladas (ao menos da marca do meu carro). Ou seja, nunca usei esses aparelhos de diagnóstico e nunca tive necessidade de usar.

3 - Eu costumo abastecer em posto BR ou Ipiranga. Ambos possuem programa de fidelidade que geram pontos e você troca por produtos. Basicamente torro todos os pontos em ingresso de cinema. Fora isso, não vi mais nenhuma vantagem neles.

4 - Eu ando ligando pouco pra limpeza do carro. Também não manjo muito disso. Não sei te dizer se esses produtos funcionam. Mas, sinceramente, não me preocuparia com isso. Lataria é uma parada impossível de manter. Seu carro vai ter amassado nas portas por conta dos outros, a lataria vai ter amassados e arranhados por conta dos outros e por barbeiragem sua etc etc.

5 - O meu já veio com câmera de fábrica. Então não sei como são as câmeras vendidas por fora. Só digo que recomendo demais. É uma parada supérflua, mas faz toda a diferença no dia a dia pra manobrar o carro. Mesma coisa do sensor de estacionamento.

King

1- É basicamente o que o Billy falou. No manual do carro consta o que deve ser feito a cada revisão pela quilometragem para uma manutenção preventiva, mas certas coisas você tem que fazer manutenção preditiva ou corretiva também! O básico:

• Olhar o nível do óleo (principalmente se vc não sabe / não confia na procedência do carro)
  • Olhar o nível da água do radiador (completar até a marcação se necessário)
  • Olhar o nível da gasolina de ignição (sempre coloque aditivada pra ignição)
  • Olhar o nível do fluido da direção hidráulica
  • Calibrar os pneus (use a recomendação do manual)
  • Olhar o desgaste dos pneus
  • Olhar se tem alguma lâmpada queimada
  • Se os faróis estão regulados pra direção certa (pra não cegar nego na tua frente)
  • Prestar atenção a detalhes como desgaste da bateria (rádio desligar quando vc dá a partida, por exemplo)
  • Prestar atenção a ruídos e trepidações

Enfim, boa parte das coisas vai depender da sua percepção do estado do carro, e não de um app te avisando que tá na hora de fazer tal coisa.

2. Nunca usei, mas dizem ser útil.

3. Imagino que seu carro seja Flex, então eu recomendo que vc faça uma alternância entre álcool e gasolina, pois o carro usa um sensor pra identificar o combustível que está sendo usado, e com isso regula a queima para um melhor rendimento. Conheço histórias de carros que este sensor deu problema pelo uso constante de um só tipo de combustível.

Quanto a postos, vc precisa encontrar um que seja confiável na região em que vc mora. Aqui em SP ao menos é bem comum vc ver casos de combustível adulterado. Eu já tive que trocar a bomba de combustível por causa disso duas vezes, e ambas em postos de marca (Shell e BR), então não dá pra afirmar que o posto é confiável só pq é de uma rede famosa. Atualmente eu abasteço num posto aqui perto de casa, sem bandeira mas que eu conheço o dono e sei que o combustível é bom (e barato).

Outra coisa para vc se atentar: Forma de pagamento. MUITO CUIDADO ao usar cartão de crédito em posto de gasolina que vc não conhece. Conheço um porrilhão de casos de cartão de crédito clonado em posto de gasolina. Minha mãe mesmo teve um clonado recentemente num BR aqui perto. Se vc não confia no posto, pague em dinheiro.

4. Lataria pra mim é frescura. Eu vivo ralando meu carro. :x Mas o que o pessoal costuma fazer é a cristalização. E agora tem a vitrificação tb. O carro fica bonito, mas a sujeira fica mais aparente. A proteção é contra arranhões leves de cães pequenos e gatos. Raladas de garagem eu desconheço algo que faça o milagre...

5. Não tenho ainda a câmera de ré. Ajuda um monte, principalmente se vc não é tão bom de baliza. Pretendo instalar uma no meu carro em breve, mas tenho outras prioridades no momento. Vou pegar da China mesmo. Agora o sensor de ré eu não recomendo. Aquele treco apitando me irrita mais do que ajuda.

Red XIII

Com relação a manutenção preventiva eu entendo que é bem simples. Sempre ficar de olho ao óleo, trocar conforme KM correta e em local confiável (pra não acabar com óleo errado no motor). Calibrar pneus a cada 15 dias pelo menos e também fazer rodizio dos pneus conforme KM (normalmente a cada 10k um rodízio).

Carros modernos atualmente tem uma luz no painel pra tudo que importa (agua, óleo, fluído de direção, injeção eletronica, freio, etc) então sempre ficar de olho pra alguma luz "anormal" acessa e consultar manual se aparecer. E se vc usa o carro regularmente sempre prestar atenção e barulhos novos. Se algum barulho apareceu é sempre bom levar na mecânica pra garantir que não é nada grave.

Em se tratando de APP pra celular a unica coisa que usei um tempo foi pra controle de abastecimento afim de monitorar a média de consumo. Fora isso mais nada.

Meus carros não são flex então só uso gasolina. Mas quanto a usar alcool só recomendo se valer a pena conforme a proporção do valor se comparado a gasolina. Tem que ser no mínimo 30% mais barato.

Posto de gasolina: use só um. Escolha um confiável e abasteça somente lá. Sem vier a ter problemas (já tive, bomba de gasolina que foi pro pau) você pode reclamar diretamente no posto. Aqui já tive disso e deu boa.

Lataria e limpeza é muito particular. Se vc gosta de cuidar é sempre bom dar uma lavada no final de semana, encerar 1 vez por mês e tal. Ocupa teu tempo. Mas tem serviços que podem ser feitos como espelhamento, vitrificação que protegem o carro por um tempo mas não dura pra sempre. Melhor mesmo é arrumar uma garagem dentro do possível inclusive pela segurança.

Camera / Sensor de ré eu nunca usei. Acho legal mas não vejo necessidade pra mim e concordo com o King, que o sensor e os apito mais me atrapalham do que ajudam. Mas isso varia muito de pessoa. Conheço gente que depois que usou desaprendeu a se virar em carro que não tem....
Seifer sUx

Gynoug

Billy: bah, mas tu é burguês né. Esta história de ir em concessionária para revisão e consertos, tem que ter grana para isso. Aqui o nível em mais embaixo mesmo. Tipo, a luminária do teto estava queimada, vi que a original custava 120 reais e isso sem falar em mão de obra! Encontrei uma equivalente por 30 reais e eu mesmo vou trocar.

E sobre os programas de fidelidades que tu citou, é só para trocar por itens? Eu me interessei pelo da Shell por causa dos cupoms de desconto que são divulgados na internet.

King: veio o manual e outros folhetos juntos (o carro teve um dono só), mas eu não cheguei a ver estes detalhes se consta. Depois irei ver então se tem estes dados. Eu perguntei de app, porque eu achei que teria algo mais prático do que ficar consultando e vendo a km para saber.

E sim, o carro é flex. Mas meu pai já pressionou a fica só na gasolina e tal, que não vale a pena a diferença e estes cuidados adicionais.

Sobre o posto de combustível, meu tinha me sugerido a mesma coisa. Tentar manter num que pelo menos note-se que o combustível não esteja ocasionando falhas ou perda de potencia.

Da câmera de ré, eu ia por algum radio que tenha tela, mas achei caro eles. E radio que encontrei onde o celular vira a tela, ai não tem entrada de câmera. E para minha surpresa, achei que haveria algum câmera que transmitisse imagem para celular via bluetooth, mas não achei.

Red: então, estava configurando algum destes app de gestão de carro e tem que por manualmente em quantos km (ou tempo) para a próxima troca de óleo. Só que pesquisando por cima, diz que pode varia bastante em quantos km precisa até a troca, dependendo do uso, etc.

E bah, calibrar pneu a cada 15 dias?? Eu achei que isso era coisa para fazer a cada 6 meses, por ai.

No mais, tenho que melhor e muito. Na única saida a noite até agora, depois que fui ver que estava com farol alto o tempo todo (nem tinha visto onde ligava isso). E ontem, andando com chuva, quase que atropelei uma velha em cima da faixa de segurança aqui na cidade. Eu sempre via motorista fazendo isso e odiava: quando um carro para na faixa e o outro que vem pela lateral passa direto. No meu caso, quando eu estava chegando na faixa e vi a velha, a reação foi acelerar ao invés de freiar.  :lol:

Baha

QuoteE bah, calibrar pneu a cada 15 dias?? Eu achei que isso era coisa para fazer a cada 6 meses, por ai.

É mais ou menos como eu trato isso também. Só calibro quando percebo que tem algo errado, e eu sou péssimo pra perceber essas coisas. Aliás... rodízio de pneu existe né? Provavelmente isso só acontece nas revisões.

King

Eu tb não tenho saco pra calibrar pneu, mas o certo é a cada 15 dias mesmo. Se vc mantem ele calibrado a direção do carro fica mais leve, consome menos combustível e ainda causa menor desgaste nos pneus. Até cogitei comprar um compressor de ar pra deixar em casa...

Outra coisa: Se vc dá importância a pintura do carro, lave-o sempre que um passarinho cagar nele. A bosta dos passarinhos é corrosiva e causa manchas permanentes na pintura. E se for lavar em casa: Não ensaboe o carro debaixo de sol. Isso tb causa manchas.

Billy Lee Black

Gy, mas independente se você vai realizar os serviços do carro em concessionária ou em qualquer mecânico, você vai ter que fazer as revisões. Disso não tem como fugir. No mínimo a troca de óleo você vai ter que fazer pra não fundir o motor.

Quanto à calibragem dos pneus, eu parei de me preocupar tanto. Costumo calibrar 1 vez por mês, mas já cheguei a ficar 2 meses sem calibrar. Realmente é um saco isso.

Aliás, carro é um bem material que é uma desgraça de se ter, na real. É muito chato dar manutenção, mesmo que seja só levar no mecânico. Perde-se muito tempo com isso. Se Brasília não tivesse um dos piores sistemas de transporte público do país, eu ficaria sem carro sem dó.

Mas depender de Uber todos os dias pra ir trabalhar sai caro demais. Como meu carro não foi financiado, já fiz as contas e saio no prejuízo se ficar só no Uber =/

Red XIII

Quote from: Gynoug on Jul 03, 2019, 18:51:23
No mais, tenho que melhor e muito. Na única saida a noite até agora, depois que fui ver que estava com farol alto o tempo todo (nem tinha visto onde ligava isso). E ontem, andando com chuva, quase que atropelei uma velha em cima da faixa de segurança aqui na cidade. Eu sempre via motorista fazendo isso e odiava: quando um carro para na faixa e o outro que vem pela lateral passa direto. No meu caso, quando eu estava chegando na faixa e vi a velha, a reação foi acelerar ao invés de freiar.  :lol:

:lol:  :lol:  :lol:  :lol:  e no painel a luz de indicação tava lá.
Seifer sUx