[Review] Final Fantasy VII Remake (PS4 por 1 ano)

Started by Strife, Mar 05, 2020, 02:52:17

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Baha

Quote from: Strife on Mar 05, 2020, 12:03:46
Baha, a ideia não é tornar isso uma porcaria episódica como Walking Dead da Telltale. Até porque é impossível. Tudo tem limite, o jogo tem fim certo, não tem como encher linguiça indefinidamente e a Square Enix já forçou muito a barra dividindo em 3 partes algo que era um só. Não tem essa de máximos episódios possíveis, tem um equilíbrio entre a ganância de triplicar os lucros e forçar a amizade com os fãs. Além da divisão pelas partes vão milkar do mesmo jeito que se milka qualquer coisa hj em dia: DLCs. Inclusive já anunciaram DLC de summons na maior cara de pau. Tá viajando, acho que não anda acompanhando nada dele.

This comment hasn't aged very well...

http://www.pushsquare.com/news/2020/04/final_fantasy_vii_remake_producer_still_doesnt_know_how_many_parts_therell_be

https://screenrant.com/final-fantasy-7-remake-part-2-3-shorter/

Billy Lee Black

Strife

Nem eu, na verdade. Square Enix é um câncer.

Mas ainda acho que podem enfiar as mãos pelas pernas se dividirem isso em partes demais. Até quando vão pagar por pedaços de um jogo completo? Eu mesmo depois da decepção com a primeira parte, possivelmente não vou comprar as próximas. Devo esperar até sair tudo junto.

Baha

Fique feliz se as partes saírem de forma "contínua". Se Kingdom Hearts é indicativo de alguma coisa, vão espalhar conteúdo disso por tudo quanto é plataforma e geração.

Strife

Não quero forma contínua. Quero forma certa e finita. É um jogo com começo, meio e fim certos, diferente de Kingdom Hearts. Mas a real é que não ligo mais tanto. Cagaram com a história.

Baha

O que eu quis dizer com contínua é todo o material do jogo saindo no mesmo formato e (categoria de) console (no máximo avançando de geração junto)

King

Quote from: Strife on Apr 29, 2020, 11:42:12
Não quero forma contínua. Quero forma certa e finita. É um jogo com começo, meio e fim certos, diferente de Kingdom Hearts. Mas a real é que não ligo mais tanto. Cagaram com a história.

Vou corrigir pra vc: Era um jogo com começo meio e fim certos...

:lol:

Já falei pra vc pensar nisso como HQ americana. Vc já sabe tudo a respeito do universo original da HQ, mas a cada novo universo tudo pode ser diferente. Vai saber se aqui eles não resolvem ir além do final, colocando os eventos do Advent Children e depois criando mais enredo e novos vilões... :rolleyes:

Baha

O vilão tinha que ser a Aerith! E o Sephiroth entra pro grupo! Pensou?

SunStar

Quote from: King on Apr 29, 2020, 16:05:17
Quote from: Strife on Apr 29, 2020, 11:42:12

Vou corrigir pra vc: Era um jogo com começo meio e fim certos...

:lol:

Já falei pra vc pensar nisso como HQ americana. Vc já sabe tudo a respeito do universo original da HQ, mas a cada novo universo tudo pode ser diferente. Vai saber se aqui eles não resolvem ir além do final, colocando os eventos do Advent Children e depois criando mais enredo e novos vilões... :rolleyes:

Não se esqueça do Dirge of Cerbereus!

Baha

De um comentário em um review do youtube:

QuoteI would be extremely impressed if Square decided to go Mass Effect for the remaining parts of the FFVII Remake. I totally doubt it, but just imagine it. You want to play the same story? Make the same choices. You want a different experience? Make different choices. It would be like all the other multiple choices you had during the game, but on steroids because they would have major implications on the plot, requiring multiple playthroughs to get everything. If that's what they're planning, that would be fucking genius and would be the only way a remake would truly satisfy everybody.

Se fizessem algo assim eu acharia interessante.

Mas não confio na S-E. Eu realmente acho que eles vão escolher fazer as coisas pelo caminho mais "barato" e que garanta contar a história que o Nomura quer contar. O que provavelmente vai envolver um crossover com kingdom hearts explicando que ambas as franquias se passam no mesmo universo e tudo de ambas é canon uma na outra!

Billy Lee Black

Quote from: Strife on Apr 29, 2020, 11:13:18
Nem eu, na verdade. Square Enix é um câncer.

Mas ainda acho que podem enfiar as mãos pelas pernas se dividirem isso em partes demais. Até quando vão pagar por pedaços de um jogo completo? Eu mesmo depois da decepção com a primeira parte, possivelmente não vou comprar as próximas. Devo esperar até sair tudo junto.

Bem, os números das vendas estão aí pra mostrar que estão pouco se lixando pro que você (e nós) acha :lol:

FFXV foi bem decepcionante, mas vendeu que nem água, não foi?

Strife

QUE MERDA DE FINAL HAUHAUHAUAHUA MAL ACREDITEI NOS MEUS OLHOS

SE EU JÁ FALAVA QUE TINHA VIRADO KINGDOM HEARTS ANTES

NESSE FINAL ENTÃO SÓ FALTOU APARECER O NOBODY DO SEPHIROTH

E MEIO QUE APARECEU, SÓ FALTOU SER CHAMADO XEPHIROTH HUAHUA

O PENÚLTIMO CHEFE É IGUALZINHO A UM HEARTLESS DE KINGDOM HEARTS, SEM TIRAR NEM POR

O JOGO INTEIRO TEM CHEFES FODAS E NO FINAL ESSA BOSTA HUAHUAHUA

SE EU COMER UMA SOPA DE LETRAS EU CAGO UM ROTEIRO MELHOR HUAHAUHUA

Mas sério hahaha puta merda. Os caras entregam o final do jogo, o epílogo com o Red, batidas emocionais importantíssimas, criam buracos num enredo que não tinha NENHUM, recriam quadro a quadro duelo final de Cloud x Sephiroth, mostram ZACK, até as músicas dos últimos chefes hahahah é ZERO, zero a confiança no roteiro original e nos jogadores de se interessarem sem fazer um mega final super ultra duper hyper épico para o que seria tipo 1/7 do jogo original. Daqui vai pra onde? Explodir a GALÁXIA? Esse é o problema da constante escalada dos riscos e de vc fazer isso logo no começo do seu jogo/história. Agora a única opção é exagerar ainda mais e virar palhaçada. Porque discrição e discernimento a gente sabe que a Square Enix esqueceu o que é.

Eu imagino se isso tudo é culpa só da incompetência dos diretores e escritores da Square Enix que regrediram para a época da pedra lascada, ou se isso adveio da incompetência e ganância de dividir o jogo em partes. Eu defendia a posição que não teriam tempo de fazer essas cagadas se estivessem ocupados fazendo o jogo inteiro como deveria ser, mas agora sei lá.

*respira*

Ai ai até desisti de escrever review bonitinho e tudo. Vou jogar frases aleatórias freestyle. Vai ter alguns spoilers, não vou entrar em muitos detalhes e é geralmente comparando mudanças do original com remake, só porque fui escrevendo sem pensar mesmo, então se alguém se importa com isso fica o aviso (afinal já "sabem" de tudo né?).

Primeiro, de que adianta gráficos bem-feitos e ultrarrealistas se agora se acovardaram para mostrar as coisas que o original mostrava? FFVII foi o garoto propaganda dos jogos que enfim se viam livres das restrições que a Nintendo impunha na época, como violência, sangue, palavrões, referências a álcool, sexo e temas religiosos.

Agora fica um problema ainda maior, pois com gráficos realistas assim, quando acontece algo violento, como, digamos, uma espada atravessar alguém, mas não sai sangue, fica uma coisa vazia, estéril, sem impacto.

E um desses exemplos aconteceu exatamente na cena que eu sabia que ia acontecer, foi exatamente do jeito que falei que ia ser por trailers e imagens: no prédio da Shinra, na primeira ocasião da série inteira que sangue foi mostrado, quando Cloud e os outros acordam da prisão e veem as portas abertas, eles notam um rastro de sangue da câmara onde Jenova estava até a sala do presidente Shinra. Essa cena sozinha mudava todo o tom da invasão, não esquecendo claro do tema musical macabro. Ao chegar na sala o presidente já estava morto com a Masamune do Sephiroth encravada nas costas (hm).

Agora ao invés de sangue é uma gosma roxa, quando chega lá tem uma cena ridícula e sem sentido, o presidente ainda tá vivo mas o Sephiroth chega e mata ele e sai o quê? FUMAÇA hahahaha. E depois quando ele aparentemente mata o Barret? FUMAÇA de novo haha. E vc fica com medo por isso? Claro que não. E a desculpa para o Barret sobreviver é exatamente o tipo de coisa ridícula que vc espera quando se junta o diretor de Kingdom Hearts com o diretor de Final Fantasy XIII.

Toda a cena do original que meteu medo no jogador? Que até então achava que o presidente Shinra ia ser um grande vilão mas que ele foi morto sem nem mesmo vc ver? Que depois de todas as menções anteriores finalmente plantava na cabeça "mano QUEM é esse Sephiroth"? Foda-se. Fica com uma cena inexplicável e mal dirigida aí.

Mais exemplo da "auto-censura" do remake? NÃO MATARAM O WEDGE. NEM O BIGGS. Várias cenas humanizando os Turks, provavelmente preparando eles para os palhaços de comic relief que viriam a ser em Advent Children. Tiraram a surpresa do jogador do sequestro da Aerith e o Tseng não dá um tapa na cara dela para calar a boca.

Minimizaram o impacto da queda da placa do setor 7 tb, sem falar na questão já debatida de que tiraram a ambiguidade de vc começar o jogo sendo um terrorista explodindo um complexo industrial, pois o remake fez questão de mostrar que os malvados com 100% de culpa são a própria Shinra e não os heróis bonzinhos.

Ora, ver esses momentos acima com gráficos de ponta deveria ser mais emocionante, e não o contrário.

FFVII tem muita coisa mais pesada que gente não pode lembrar por causa dos gráficos. Mas Sephiroth controla Cloud e faz ele bater na Aerith até os outros apagarem ele. Cloud ficou preso durante dois anos sendo torturado. A destruição da cidade do Barret foi mais para um pequeno genocídio. A morte do Zack não tem nada de cool, ele só foi metralhado sem dó, numa cena sem música. Vão mostrar nada disso ou vão adocicar tudo, e depois do final tenho até minhas dúvidas se vão matar a Aerith, na real. E se matarem, vai ser pq o Sephiroth jogou um ursinho de pelúcia nela.

E não posso esquecer dos DEMENTADORES DE HARRY POTTER que cumprem seu papel até o último segundo: estragar todas as cenas icônicas e servir de muleta para escritor vagabundo que não sabe escrever, coloca seus personagens em enrascadas que não sabe resolver logicamente dentro do mundo do jogo então tira uma solução do cu. No caso, os dementadores, que fazem o que o roteiro quer. Aqui são amigos, ali são inimigos. Aqui fazem isso, ali fazem aquilo. O que são? Conceito vago metafísico direto de Kingdom Hearts. Que é o mesmo que falar nada.

Inclusive dá para fazer uma live desse jogo e apontar tudo que é de ruim, apostando se é coisa do Nomura (Kingdom Hearts) ou Toriyama (FFXIII). Já jogo aqui minhas cartas iniciais: Chadley, Leslie e Roche são lixo reciclado de FFXIII. Se parecem com personagens de FFXIII, falam como personagens de FFXIII, e são ridículos como personagens de FFXIII, e não adicionam nada como personagens de FFXIII. Os dementadores são claramente coisa do Nomura, mas o lance de agora ter um Destino com D maior e uma asneira toda de que os personagens possuem uma missão do Destino é coisa do Toriyama, fede a FFXIII.

A Aerith foi tratada como Jesus Cristo no momento que Cloud encontrou ela até o fim. Só faltou uma seta gigante apontando para ela em todas as cenas. Sutil, Nomura, sutil. Garanhão. Assim como o Sephiroth, é mais um exemplo de criadores deixando a influência cultural da própria criação influenciar o trabalho.

Na hora que o Red XIII falou "eu entendi o que os dementadores de Harry Potter são quando a Aerith tocou em mim" eu AH MANO VAI PRA PQP TIRA ESSAS MERDAS DE FFXIII DO MEU FFVII

Caralhoooo FFVII é um dos RPGs que não tem nada disso de "escolhido", herói com futuro pré-determinado e nada, e agora me fazem um remake e enfiam ESSAS MERDAS aqui para ficar parecido com 90% dos JRPGs que saíram nos últimos 10 anos. Isso é pra agradar adolescente otaku? Não quero se preconceituoso mas não tá dando.

E uma das coisas mais frustrantes é que todas essas babaquices são completamente desnecessárias, se a intenção era apenas aumentar o número de horas de jogo para justificar o preço full. 90% do tempo, o que realmente aumentou foram as novas áreas de exploração, as dungeons expandidas. Apenas com isso, a natural adaptação das cenas e as sidequests, o jogo teria quase que o mesmo tamanho que tem agora, talvez umas 3 horas a menos, o que é perfeitamente aceitável (terminei com 43h).

Pessoalmente, eu até tiraria as sidequests. Todas genéricas, não salvou nada. Só uma teve um pouco de história com o Johnny. Muito melhor eliminar as genéricas, e fazer menos sidequests que tenham mais a ver com desenvolvimento de personagens, principais ou secundários, e outras que ofereçam alguma oportunidade de combate diferenciado, alguma dungeon escondida. Mas não tem nada disso. É só pegar item ali, enfrentar tal monstro aqui. Recurso desperdiçado só para falar que tem e inchar hora artificialmente. Eu estaria feliz com um remake enxuto de 20 ou 25 horas.

Red XIII não é jogável, provavelmente em razão da decisão de cortar em partes, visto que ele só entra para o grupo no prédio da Shinra. E sim, essa decisão ficou uma droga, pois como o prédio da Shinra foi bem expandido, vc acaba jogando durante horas com o Red sendo apenas um "guest". Pq? Pq a arrombada da Square Enix deve ter achado que não valeria a pena programar ele como personagem de batalha visto que ele "só entra no final". Mesmo que nesse tempo vc lute várias batalhas de chefes. Mas dividiram um jogo inteiro pra vender picotado e na real foi quando tudo começou a dar errado.

Dito isso, teve expansão excelente. A parte final da moto, fenomenal. Dungeons que eram apenas algumas telas agora são vários níveis para se explorar. Os inimigos foram talvez a parte mais fiel da adaptação, gostei que transformaram alguns dos inimigos mais raros em subchefes. Tem uma parte que até mesmo que os grupos se dividem e vc precisa alternar entre eles para abrir caminho, me lembrou como poderia ser uma torre do Kefka em 3D.

São nesses momentos que estou jogando, explorando, com o sistema de batalhas que funciona bem, com uma trilha sonora quase toda refeita com qualidade (um ou outro tema perdeu demais a melodia original entre as novas camadas de arranjos), com os personagens tendo maior espaço para interagir, que bate a maior tristeza, ironicamente. Pq eu vejo como poderia ter sido foda.

Quanto trabalho, quanto recurso, quanto dinheiro para a Square Enix acertar em praticamente quase tudo, entregando o que poderia ser possivelmente seu melhor produto em anos (até a dificuldade é bem balanceada), só para estragar tudo com decisões absurdamente incompreensíveis de tão cretinas que são naquilo que teoricamente deveria ser o mais fácil agora: enredo. Já possuem o guia tudo ali da história pronto para seguir, e ainda conseguiram cagar. Beira o inacreditável.

Para finalizar, só um exemplo da mesma cena no original e no remake, que acho que resume muito bem o tom de cada: logo após colocar a bomba no reator 5, Cloud, Barret e Tifa são abordados pelo presidente Shinra em pessoa, descendo de um helicóptero. E a conversa caminha para um rumo inesperado e pessoal, quando o presidente menciona Sephiroth e Cloud se perturba com isso. O presidente vai embora de helicóptero quando o chefe ataca o grupo.

No remake? Hologramas enormes do presidente e do Heidegger rindo falando de uma conspiração contra Wutai (?), tudo sendo gravado e mostrado para a cidade toda, como se fosse um coliseu, tudo gritando, exagerado, bombástico, clichê etc. E depois de serem gravados para a cidade, vc acha que Cloud, Tifa e Barret são reconhecidos alguma hora depois? Claro que não. O assunto nunca mais nem é tocado. É esse o tipo de escrita medíocre que pode parecer detalhe bobo a princípio mas empobrece a narrativa, pois vai acumulando (e tem muita coisa assim agora). E, obviamente, é um defeito que o original não tem, porque ali tinha gente por trás que sabia o que tava fazendo.

A real é que tem que manter esse povo longe de FFXVI. É tarde para o remake do meu FFVII, já era, mas daqui pra frente FF definitivamente precisa de novo talento e/ou do pessoal que está relegado a segundo plano. Nomura e Toriyama não dá mais na frente dos projetos.

Tem que mudar algo. Não podemos viver num mundo em que Nomura parece ser a única escolha para todos os projetos grandes da Square Enix, a segunda opção é o diretor de FFX-2, e enquanto isso o Hiroyuki Ito fica varrendo o chão e o Yasumi Matsuno tá buscando projeto em Kickstarter.

E que não façam mais remakes se é para fazer isso. Só de Xenogears, esse não tem nada a perder se alguém terminar o segundo CD. Tem o guia tudo ali da histó--

Billy Lee Black

Hahahaha, que horror. Me broxou total com o jogo. Kingdom Hearts é um jogo que eu gostei pra caramba, mas parei no 2. Depois que do 1 pro 2 inventaram um monte de sidegame que era importante pra história, eu larguei de mão. Já no 2 a história não faz sentido algum com relação ao 1.

E remake de Xenogears é algo que jamais acontecerá, por conta da treta dos direitos. Tanto que o jogo era pra ter uns 5 episódios e morreu, dando nascimento ao Xenosaga que, na minha opinião, é tipo um reboot de Xenogears.

O engraçado é que a Steam me mandou promoção dos jogos da Square, não resisti e comprei FFVII e FFX, meus FFs preferidos. To criando coragem pra ver se testo os mods do FFVII e rejogo ele.