Main Menu

Travel - dicas e compartilhar

Started by feles, Nov 25, 2021, 18:58:50

Previous topic - Next topic

0 Members and 5 Guests are viewing this topic.

feles

Um tipo especifico já que não tem, vão postando onde foram querem ir ou dicas...

Criei pois preciso dicas :D
Em maio irei para a Patagonia (claro, alguns dias em buenos aires tb).
Alguém já foi para esses lugares?
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Não fui pra Argentina, mas aqui na América do Sul já fui pro Peru e foi uma das melhores viagens que já fiz!

Nem sei como tá o valor da moeda peruana frente ao real pra saber se hoje é uma viagem cara. Mas lembro que quando eu fui, não foi pesado.

feles

Acertado detalhes para a grande de 2023 (provável da decada):

28 29 30 de abril - São Paulo
01 de maio -  partiu!
02 03 de maio - Frankfurt
04... - Garmisch-Partenkirchen / Zugspitze
05 - Neuschwanstein
06 - Munich
07 08 09- Venezia
10 11 12 13 14 15 16 17 - Rome
18 19 20 - Milan
21 22 23 - Porto (Portugal)

Dicas são EXTREMAMENTE BEM VINDAS. Não conheço ninguem que viaja. Pode ser amigo de parente! Tudo é bem vindo!

Roteiro fechado por min. Provavelmente sem futuras alterações,

Gynoug

Quote from: feles on Jan 18, 2023, 17:33:17
Dicas são EXTREMAMENTE BEM VINDAS. Não conheço ninguem que viaja. Pode ser amigo de parente! Tudo é bem vindo!

Roteiro fechado por min. Provavelmente sem futuras alterações,
Dicas eu não tenho, não viajei e nem conheço alguém que o fez.

Mas o inverso seria interessante, que depois da volta tu relate e dê os detalhes... um dia queria fazer o mesmo.  :rolleyes:

feles

Com previsão de gasto de 25k (e salario de 3.5k....) posso afirmar que é para poucos.
É assim que pobre tem carro, sacrificando anos da vida. É né?

Cara, o que irrita é os detalhes.Tu não conheça nada e ninguém, não existe dica, as coisas do dia a dia são diferentes e tu tem de saber o que fazer sem guia, sem nada, e gastando dinheiro de forma inteligente.

Por exemplo, o inicio da viagem:

a* Entrada por Frankfurt foi "logistica" (voo mais barato que tem para entrar na Europa). Espero sair do aeroporto pelas 14 horas +/- do dia 02.
b* dia 03 eu tenho de pegar um trem para Garmisch-Partenkirchen. Quero ir especificamente em Zugspitze, a montanha deles que é o "Alpes". Esse trem custa uns 24e por pessoa. Então resolvo sair no inicio da tarde, para ver mais um ponto de Frankfurt apenas. Todos os trens aqui conectam em Munich, e eu quero uma conexão longa (logo explico), o que em uma busca avançada em https://www.bahn.com/en fica sendo as 12:53. Terei 45 minutos para fazer uma troca de trem em Munich.
c* estou com 2 mochilas e 1 mala grande. Meu proximo destino sendo Garmisch-Partenkirchen dia 04, e Neuschwanstein dia 05. Pensa no conjunto. Para otimizar o tempo e conseguir uma estadia mais barata que em Fussen (cidade perto de Neuschwanstein mas que não tem o que fazer nela) resolvi que dia 05 mesmo pegarei o trem para Munich. Ou seja, terei um dia inteiro em Garmisch-Partenkirchen para ver neve (todo dia 04) e no dia 05 tenho de sair daqui, visitar o castelo e ir para Munich.
d* entro em contato com o centro de turistas de Grainau (cidade a 5km de Garmisch-Partenkirchen onde a estadia é mais barata e também proximo a Zugspitze). Sou MUITO bem atendido onde eles me explicam que onibus pegar, horarios, parada, tudo para eu chegar "por transporte publico" em Neuschwanstein. (coisa que aprendi na minha ultima viagem na Europa: não existe nada demais transporte publico, não é vergonha, é uma opção que varias pessoas selecionam por vontade!!)
e* Pois bem: estou com 2 mochilas e um malão de roupa. Não posso visitar o castelo com um malão né? (e sim, catei, a entrada com mala não é permitida). Onde deixo essa mala então?
f* entro em contato com a Deutsche Bahn e eles me informam que a conexão de trem não pode ser alterada. Se eu perder o tem de conexão em Munich terei de comprar outro tem (o tripadvisor porém diz que pode sim, não sei quem está certo). Tenho de ser negativo: digamos que não pode. No porto b acima eu descubro que o maior tempo que tenho um Munich pode ser 45 minutos entre trems. Esse é o tempo que tenho para achar na estação um luggage locker e deixar minha mala.
g* baixei o mapa da estação central de munich. O que procuro é Schließfach. Parece fácil de achar. Posso deixar até 72 horas, preciso apenas 48. Acho que o tempo dará. Confirmei medidas da mala com espaço que achei em outro site - ok, minha mala cabe no estaço "large". 6e por dia apenas.
h*. sigo para Garmisch-Partenkirchen. De lá pego um taxi para Grainau (apenas 5km, melhor que onibus de hora em hora e ainda assim mais barato que ficar em Garmisch-Partenkirchen). Entro no hotel (inicio da noite).
i* hoje é dia 04. Um onibus gratuito me leva até o topo de Zugspitze (importante, ainda tenho de ver e comprar a entrada), Dia todo aqui para ter um choque de neve.
j* dia 05. Um onibus me leva de volta a Garmisch-Partenkirchen (pego na estação Wankstraße as 07:05).  Pego lá o 9606 as 07:50, desço em  Echelsbacher Brücke as 0858 e conecto com o 73 as 09:00. Chego em Neuschwanstein as 0942.
k* consegui deixar minha mala no ponto c* ?? Se sim tudo tranquilo, conheco a região pois o ingresso para a entrada do castelo é apena para as 13:40 (pois se der erro no ponto j* esse horario me da margem para o proximo onibus) . Se não consegui estou com um malão, e aqui a melhor opção sendo ir em estabelecimentos comerciais ou posto de gasolina e pedir arrego "fica com minha mala" pois parece que por uma taxinha eles fazem. Sendo esse o plano 2 de malas.

l* trem para Munich, e seguindo os proximos passos....

dia 6.. 07.. 08... 22.. 23.

CARA.
A viagem inteira tem de cuidar coisas assim,. Ninguem te prepara para nada pois é tu e deus. Vai dar coisa errada, mas é necessário ter uma ideia as opções que existem pois cada erro, em euro, custa MUITO mais caro que o planejamento.

É para poucos. Tu e eu não temos dinheiro para fazer viagem tão grande.

Gynoug

Pqp, li quase até a metade... não me diz que tu tem isso só de cabeça. Acho que seria interessante isto descrito em slides ou num organograma para ficar mais fácil.  :lol:

Seria interessante até ter por escrito e depois colocar numa coluna do lado o que de fato aconteceu.

Quote from: feles on Jan 24, 2023, 10:50:51
Com previsão de gasto de 25k (e salario de 3.5k....) posso afirmar que é para poucos.
É assim que pobre tem carro, sacrificando anos da vida. É né?

...

É para poucos. Tu e eu não temos dinheiro para fazer viagem tão grande.
25k, céus. Se tivesse a grana assim na mão, é dificil pensar em fazer uma viagem... embora pensar na experiência de vida faz parecer mais tranquilo uma decisão.

feles

Longa vida onenote.
Naturalmente tudo ajustado. E para ser franco roma tenho um esboço e será muito mais simples ... por ser 1 emana ali eu pretendo apontar principais pontos apenas e nesse sim, como posso me dar ao luxo de perder tempo na cidade, posso deixar mais no "se vira no local" para minimizar até os spoilers do que posso encontrar pela frente. É um equilíbrio constante saber tudo ou deliberadamente saber pouco. E airbnb nesse bem na frente do Colosseum: bem centralizado na cidade para ficar simples o resto.

Mas estou a tanto tempo fazendo isso que hoje eu tenho tudo isso acima de cabeça sim (é simples, e tem uma logica).

A experiencia de vida meu... cara, 2019 fui para paris e londres (estimado em 22k aquela). Pelo resto da vida eu vou lembrar o que vi, o que vivi. 20K é um monte, mas poucas coisas tu consegue fazer com esse dinheiro que tu vai lembrar até morrer.

King

Rapaiz... e eu achando caro o pacote pro Egito que eu tava olhando por 6k. :lol:

E bato palmas pra vc, feles. Eu não teria cabeça pra montar um plano de viagem assim, e controlar a ansiedade de saber que tudo pode dar errado porque alguma coisa atrasou ou não achou lugar pra guardar a mala. Uma viagem assim parece que vai me estressar mais do que relaxar.

Depois faz um tópico contando sobre suas viagens. Vc deve ter muitas histórias

Billy Lee Black

Carai, muito foda a organização, feles. Aqui é a minha esposa quem cuida dos itinerários.

E concordo que essas viagens são inesquecíveis. É um investimento que acaba "compensando" no final das contas. Mas confesso que com o valor atual do dólar, tô num desânimo monstro de sair do país :/

As viagens mais legais que fiz foram pra Nova Zelândia e pro Peru. Difícil dizer qual país é mais bonito. Peru é bonito para um caralho, mas é meio triste a pobreza lá (que é igual a daqui). Nova Zelândia tem praticamente todo tipo de paisagem que você quiser: praias paradisíacas, planícies verdes igual Europa, montanhas enormes e áreas nevadas. Tem tudo naquele lugar, não é à toa que vários filmes são gravados lá.

feles

mega-resumão.

cara, 2019 quando desci em paris foi inesquecível. Na imigração separaram eu e minha esposa (que não fala nada além de pt.br) e fiquei preocupado... não perguntaram nada e até arriscaram um "bom vindo" em portugues para ela.
foto dela no aeroporto após passar por isso...

foto dela no trem indo para Paris....

no aeroporto pega um Metro até Paris (eles tem até de 2 andares!!), um trexinho de se lembro bem uns 30 minutos, mais um pouco de choro e chegamos em paris

Uma das maiores lembranças que tenho foi quando saí do undergroud e vi paris, umas 09am, com um sol lindo. Aquela 1 quadra que eu vi marcou no meu cerebro, encho os olhos de lagrima agora. Foi uma sensação de "vitoria" que nunca tive igual.

Cara, eu levei acho que 3 dias para chorar. Mas meu... não tem o que dizer. Tudo é muito lindo claro, limpo a nível de anime exagerado, e de todos os pontos tu ve a porra da torre eifel. Ao chegar deixamos a mala em um baggage storage que tinhamos já reservado, bem tranquilo, e fomos caminhar... passando pelo louvre (mas sem entrar) lembro nitidamente de escutar um corvo no fundo, e pensei que era falso, uma gravação (colocaram o barulho de corvo nesse predio medieval gigante para ambientação), mais tarde que notei que corvo é o pombo deles.
Mas enfim, chorei quando simplesmente a realidade bateu forte demais. Se tem sirene na rua - e tem, todos os dias - é ambulância. Metro cobre 100% da cidade, mas 100% mesmo, tu vai de qualquer lugar para qualquer lugar assim. Vi então as pessoas de todas idades... veia andando de scooter eletrica, engravatado de bicicleta, tudo normal, todos eram pessoas normais. E percebi pela primeira vez na vida que eu não estou errado, eu era igual, ali é o certo, ali que a vida é normal, e o que tenho aqui no br de verdade simplesmente não é o correto, que o meu corpo berrando ISSO NÃO não significa que eu estou errado, significa mesmo que tudo ao meu redor que está errado. O CONSTANTE MAL ESTAR QUE SENTIMOS É NOSSO CORPO DIZENDO QUE ISSO NÃO É VIDA.
As praças são limpas, e naõ estão cheia de maconheiros e sim de pessoas normais, como eu, descansando. Percebi que eu podia viver SEM uma tv grande pois a vida fora de casa não era agressiva e deprimente. Eu queria ficar em parque descansando, eu queria ficar caminhando por lazer.
Aqui chorei. Do nada. Cara, é forte.

A vida segue.

Pontos interessantes que nunca me falaram:
* O trem (longa distancia, em particular entre paris e bruxelas) não tem catacra para entrada, tu simplesmente entra e vai, e dentro do trem tem o cara de "tickets please" mesmo.
* Já o metro tu tem diversos passes (para dentro da cidade apenas, ou mais caros incluindo longe como disney paris) a preço diferente. Todos eles porém dão o mesmo acesso, e teoricamente tu pode comprar um ticket barato e pegar a rota longa, acara. Dizem porém que existe fiscalização randominca e se tu tiver fazendo isso leva multa. O mesmo serve para o metro de londres. Nunca vi a fiscalização.
* crepe de nutella é uma delicia em paris (é uma panqueca fina)
* bruxelas é virada em chocolate e batata frita
* em paris existem sim lojas de roupa de 1 euro. Em uma mesma rua tem 3 delas (uma é a kilo, que fica mais caro) (fica a 1km da Notre-Damme). Comprei um sobre-tudo fantástico a 1 euro. Incrível ver minha esposa cheia de roupa no caixa e pagar tudo com moedinhas... quando vi a primeira vez até me preparei para pagar, pois "ela tinha de ter entendido errado, não é possível". E essas roupas são como novas (inclusive uma calça que comprei estava aidna com bolsos de traz costurados) e são colocadas o tempo todo (tu ta em um balaio comprando vem alguém com um cestão e coloca mais um monte de roua em cima).
* todos falem ingles em todas as grandes cidade. Perguntei até para um cara que estava na fila na loja da Lindt em Paris, ele falou que seria estranho achar alguém que não falasse.
* transporte publico é extremamente normal. Todos usam.
* dormi em um parque as 2 da tarde. Pensa em "me sinto seguro". É nesse nivel.
* paris tem linha de metro de 3 em 3 minutos. pouco mais demorado em londres.
* paris e londres igual: eu não conseguiria deixar a grama da minha casa mais bonita que a grama dos gigantes parquees deles. Parece... cinema.
* NÃO ENCOSTEI EM UM ESQUILO em londres. Ele tava na arvore a uns 10cm da minha mão, estava vindo, uma porra de um cachorro venho latindo e assustou ele.
* os trens a 300km por hora parecem parado. Acho que não são magneticos, mas são tão estpáveis que parecem ser. Tu não nota nenhum tipo de movimento.
* londres tem MUITA gente. MUITA coisa. Gigante, tumultuada, e parece que é natal o tempo inteiro. O consumo... as lojas sempre lotadas, todas as lojas. Muito mais que Paris.
* interessante em paris: os outdoors e propagandas tendem sempre a ser sobre arte. Bem da cultura deles. Londres é filme USA, consumismo e fim.
* Paris tem MUITO brasileiro. Toda porra de todo o santo dia tu vai cruzar por alguns falando portugues.
* Tive meu telefone furtado em Londres (aidna bem que foi o velho)!! Em tudo que é lugar tu ve "cuidado com pickpocket" mas te julga brasileiro né! Os mão leve pegaram o celular que eu uso no bolso da mesma forma que uso no .br desde sempre e nunca tive esse problema. Na oportunidade falamos com 2 policiais, eles explicaram que é normal em ruas muito lotadas (eu estava na Picadilly) e (diferente do brasil) quanto menos gente na ruia mais seguro é. Explciaram também que é muito raro qualquer tipo de assalto com ameaça, a ideia é justamente pegar um celular ou carteira sem tu notar e sumir na multidão
* vi muito carro esporte em Londres. Ferrary, Lamborghini, etc. bem normal mesmo. Raros em Paris.
* ideia que vou usar nessa vigem de agora mais ainda: compre comida lixo. O iogurte deles é delicioso demais (sem igual aqui para comparar). Bolachas, chocolate (tudo tem o gosto de suiço). Eles parecem mais exigentes no paladar. Ou seja: quer gastar pouco para comer? Bolacha e chocolate e cosia sssim no mercado custa exatamente o mesmo preço do .br, mas é muito, muito mais gostoso. Frutas são caras (e carne é comico).
* ver crianças em um parque em londres jogando futebol, exatamente igual a aqui... mas todas falando/berrando em ingles. Foi muito surreal.
* Lisboa é mais parecida com brasil que com o resto que eu vi na europa.

ps: minha esposa é campea em achar essas coisas. adicionado no roteiro de Roma...

https://www.youtube.com/watch?v=Gr4CtisYKfk

Gynoug

Li, li, e li... e não consigo deixar de pensar no 'ignorância é felicidade'. Meu maior receio é ver estas coisas, retornar e conseguir animo de algum canto para continuar, sem ficar depressivo sabe.

King

Feles, vc e sua esposa não conseguem cidadania europeia?

Dá pra sentir daqui a emoção de vc contando essas histórias.

Billy Lee Black

Alguém aí já foi no Thermas dos Laranjais em Olímpia no interior de SP?

Acabei de voltar de lá e que parque INCRÍVEL!

Pra vocês terem ideia, eu já fui nos parques aquáticos da Disney e o Thermas consegue superar os de lá, sem exagero.

Só a montanha russa aquática já vale a viagem. Mas como é o brinquedo mais concorrido, recomendo correr pra fila dele logo que chegar no parque. Depois ela fica grande e não vale a pena.

Além disso achei a cidade de Olímpia um charme. Recomendo a viagem.

Obs: Como todo parque, fujam de alta temporada, fds e feriados. Nós fomos antes do feriado e pegamos tudo muito tranquilo. A maioria dos brinquedos quase não tinha fila.

feles

Quote from: King on Jan 27, 2023, 17:11:11
Feles, vc e sua esposa não conseguem cidadania europeia?

Dá pra sentir daqui a emoção de vc contando essas histórias.

Não. Ela é basicamente india.
Eu tenho antepassados fantásticos que nao me garantem nada também.

Uma semana agora!!

Billy Lee Black

Acabei de voltar de Orlando.

Meu irmão, os brinquedos dos parques estão ficando cada vez mais inacreditáveis.

Toda a área nova de Star Wars na Disney, e os dois brinquedos novos são a coisa mais surreal que já vi. Em um  deles você literalmente pilota a Millenium Falcon. O simulador é incrível!

A outra é a Rise of The Resistance, que é uma atração que ocorre em etapas e te coloca literalmente dentro de um filme do Star Wars. Não tem só animatrônico, o pessoal que trabalha nela atua tb.

Spoiler
Eles construíram um fucking cruzador imperial e tu entra nele.

A montanha russa do Tron também é cabulosa. Você vai sentado na moto e a parada pega muita velocidade.

Por fim, a Universal está com alguns brinquedos novos também: a montanha russa do Hagrid do Harry Potter, que tu também vai na moto e pega velocidade e a Velocicoaster do Jurassic Park, que é a montanha russa mais rápida do parque e tem o simulador do King Kong, que é um filme 4D com direito a um animatrônico gigantesco e perfeito dele!

Enfim, tá coisa de maluco. É uma viagem cara para um diabo, mas vale cada centavo.

PS: Nessa viagem eu resolvi testar um cartão internacional e fiquei satisfeito com o resultado. Já usaram o Wise? As taxas e a cotação saem bem mais em conta que cartão internacional de banco. Até o IOF é mais barato.