Julho 2022 - vai ter golpe na presidencia?

Started by feles, Jul 19, 2022, 17:09:26

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Rapaz, com ou sem PT, o bolsonarismo veio pra ficar.

Na verdade, sempre existiu. O bolso e o Trump apenas abriram caminho pra essa turma sair falando merda sem ter vergonha.

E já eu não considero as eleições ganhas pelo PT não. Daqui pra setembro muita coisa ainda pode acontecer.

E anular o voto não é dizer que rejeita os dois. É dizer que tanto faz qualquer um dos dois.

SirPhillip

O que eu observo de bolsonaristas perto de mim é que 1- ou eram pessoas razoáveis e se radicalizaram ou 2- nao tavam nem aí pra política, nunca leram nada de política, nao se interessaram antes e viraram bolsonaristas quando surgiu o twitter, o whatassap e e o facebook.

Até mais ou menos 2016 a "direita" era o PSDB. É uma radicalização coletiva e muito rápida. Considerando as devidas proporcoes, é como a Europa no entre-guerras.

O Bolsonarismo não existiria se a população fosse instruída. Não tem como alguém que tenha estudado ciência ou filosofia política abraçar isso.

Mas aí você pega gente que nunca abriu um livro de política na vida e passou a acompanhar política através do twitter ou da jovem pam e vira bolsonarista.

Adoram chamar seus opositores de "comunistas" mas não faz a menor ideia do que isso. Quando eu perdia tempo debatendo com bolsonaristas, eu era frequentemente chamado de comunista. Aí eu perguntava: o que é comunista? Nunca algum me respondeu. Só fugiam ou mudavam de assunto.

É claro que nao é só isso, estou fazendo um análise bem rasa. Mas, se você pegar no ensino médio e colocar adolescentes pra ler Platao, Aristóteles, Kant, Hannah Arendt, Norberto Bobbio - ou seja, dar uma boa injeção de cultura política, começando dos clássicos e indo até os modernos - eu duvido o bolsonarismo durar mais uma geração.

Estudar filosofia é essencial. Mas hoje em dia ninguem liga mais pra livro. A fonte de informação vem youtuber ou do tiktok.

Sim, eu tenho ranço mesmo de rede social. :lol:

Billy Lee Black

Pois aqui é o contrário. Absolutamente todos os meus familiares que são bolsonaristas já eram cristãos, machistas, homofóbicos e/ou militares.

Ou seja, sempre estiveram aí. Mas não ficavam atiçando discurso preconceituoso. Agora se sentem confortáveis pra destilar ódio por aí, afinal, o governo incentiva.

SirPhillip

Cristãos entre aspas, né?

"ama ao próximo como a ti mesmo".

Pra mim, se alguém se diz cristão e não segue isso, nao é cristão....

Billy Lee Black

Exatamente, se dizem cristãos, mas são falsos cristãos.

King

Não acho que o Lula leva no primeiro turno não, hein. Eu tô inserido no meio das duas bolhas e o que percebo é que Bolsonaro tem mais seguidores silenciosos que o Lula. Em 2018 as pesquisas todas apontavam PT na frente e quem ganhou foi Bolsonaro. Então acho provável ter segundo turno sim...

SunStar

Quote from: King on Jul 31, 2022, 01:14:57
Não acho que o Lula leva no primeiro turno não, hein. Eu tô inserido no meio das duas bolhas e o que percebo é que Bolsonaro tem mais seguidores silenciosos que o Lula. Em 2018 as pesquisas todas apontavam PT na frente e quem ganhou foi Bolsonaro. Então acho provável ter segundo turno sim...

Até onde eu me lembre, as pesquisas apontavam o Lula na frente em 2018, entretanto, quando o Haddad virou candidato, o jogo virou.

Billy Lee Black

Quote from: King on Jul 31, 2022, 01:14:57

Exatamente! Também não acredito nessa vitória fácil aí não.

SirPhillip

No ultimo datafolha, o Lula tinha 52% dos votos válidos.

Tá certo, o PT nunca ganhou no 1o turno. Nem quando o Lula tinha toda a máquina da presidência a seu favor ele conseguiu isso. Em 2010 o PIB cresceu 7,5% do 1o turno e nem assim ele ganhou no primeiro turno.

Mas ainda assim mantenho a aposta: ele ganha e com vantagem expressiva. Mesmo que tenha segundo turno.

Pode acontecer um fato novo que mude tudo, em política essas coisas acontecem. Só ver a facada. Ainda nem começou a campanha Mas, considerando o contexto atual, o Lula ganha de lavada.

SirPhillip

Quote from: Billy Lee Black on Jul 19, 2022, 21:51:09
Meu receio é que ele consiga tumultuar e conseguir adiar as eleições.

Mas tem outra questão tb: o bolsonarismo veio pra ficar. Mesmo que ele perca as eleições, a vida no país vai continuar um inferno. Acho que daqui pra frente vai ficar essa polarização eternamente.

Vai ser sempre Bolso vs o candidato com mais chances de vencer ele.

Agora que passarm as eleicoes, e a pergunta do feles a principio da respondida - alguns loucos tumultuando, mas nao vai ter golpe - a minha preocupação segue que siga com essa polarização na próxima eleicao.

Chega.

Billy Lee Black

Cara, o Lula ganhou MUITO apertado. Se ele cometer qualquer deslize, o bolso volta com força.

A minha esperança é que a direita se apoie em alguém mais comedido como a Simone Tebet nas próximas eleições.

SirPhillip

Quote from: Billy Lee Black on Nov 14, 2022, 11:02:18
Cara, o Lula ganhou MUITO apertado. Se ele cometer qualquer deslize, o bolso volta com força.

A minha esperança é que a direita se apoie em alguém mais comedido como a Simone Tebet nas próximas eleições.

Qual direita?

Essa direita bolsonarista  é um bando de lunáticos. Eles jamais vão se apoiar em alguém comedido.
Eu vejo isso como um problema psiquiátrico, mesmo. Não uma questão de ideologia.

Quando as pesquisas indicavam vitória do Lula, as pesquisas eram fraudadas.
Com as urnas indicam vitória do Lula, as urnas são fraudadas.

E com base em que , em qual circunstancia verificável no mundo real, seria possível afirmar que tanto as pesquisas como as urnas são todas uma grande farsa e que o Bolsonaro ganhou, com o eles acreditam?

E nao é só gente tosca, nao. Tem gente estudada que entrou nessa. Gente com curso superior.

Esses caras tem um achismo - uma crença particular deles, que não encontra qualquer evidência vericável - e demonstram total certeza desse achismo, ainda que sejam incapaz de sustentar tal crença com uma argumentação lógica.

O nome disso é neurose.

Claro, os mais aguerridos. Muita gente que votou no Bolsonaro não faz isso porque gosta dele, mas sim porque rejeita mais o Lula. O oposto também é verdade. Muita gente que não suporta Lula ou PT acabou preferindo o Lula porque, pelo menos, não vamos ter presidente atacando as instituições durante 4 anos e insuflando uma multidão de apoiadores aloprados com teorias conspiratórias insanas, e eu me incluo nessa lista. Durmo mais tranquilo com o Lula como presidente, e me identifico  ideologicamente como centro-direita.

A meu ver eles vão continuar assim, porque são malucos. É caso de trtamento psiquiátrico. A saída seria nao existir uma opção tão radical na direita para que votem.

Saudades de quando a polarização era PT e PSDB.