Main Menu

Compras - Como pesquisar?

Started by Baha, Feb 26, 2023, 18:27:58

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Baha

Tenho percebido que na internet anda um inferno pra pesquisar marcas e modelos de coisas pra comprar, especialmente quando você está disposto a pegar algo em alguma ponta extrema de qualidade ou custo-benefício sem ter já pelo menos algum conhecimento sobre os produtos da categoria. Descartar as principais armadilhas e lixos é até relativamente fácil, mas pra alguns produtos ainda sobra uma montanha de opções depois disso e anda muito difícil pesquisar direito.

Por exemplo, estive pesquisando sobre soundbars... O mais comum é ver aquelas listas de "10 melhores de 2023" e assim por diante. Legal, um método que eu costumo usar é cruzar itens que aparecem em boas posições em várias dessas listas e então fazer uma pesquisa mais profunda sobre reviews e popularidade pra eles, mas... Parece que de uns anos pra cá está cada vez mais inconsistente isso. Está EXTREMAMENTE comum que por exemplo o item no topo de uma lista nem apareça nas outras, dando a impressão de que todas elas são quase apanhados aleatórios.

Quais as dicas e sugestões de vocês, sobre formas confiáveis de pesquisar, comparar, etc?

King

Infelizmente: money talks. Essas listas são patrocinadas, os reviews são patrocinados e por aí vai. O jeito é determinar uma lista de modelos e procurar por reviews negativos. Eu quase comprei uma soundbar da Samsung ano passado pq estava barata e era Samsung. Minha tv tb é Samsung então ia dar super certo. Os reviews em sites "especializados" estavam bons. Aí fui ler os reviews ruins da Amazon e descobri que tinha um monte de gente com problema da soundbar queimar nos primeiros meses de uso e até de queimar o input hdmi da tv. Olhei fora da amazon e realmente era um modelo defeituoso (e por isso tava barato).

Enfim, se é um produto de um nicho que vc não tem conhecimento e que vc não encontra reviews técnicos como os da rtings, sinto muito mas vai ser dor de cabeça pesquisando e talvez arriscar na sorte.

Por exemplo a geladeira. Eu tava apaixonado pela geladeira da Panasonic, mas não tinha visto sobre o problema do ruído... aí vc viu por mim. :mrgreen: E como vc solucionou, eu arrisquei e comprei a minha. (que veio sem o problema \o/)

feles

Cara, é muito difícil. A internet é dos chorões.
Primeiro isolo marca, tipo... Samsung não (não presta) e Sony não (gosto da marca, mas brasileiro adora pagar mais caro por ser sony), das que restam ver o que tem. Para ajudar nas marcas ver a qualidade dela no reclame aqui. Não as reclamações (muito chorão) mas ver se a empresa tende a responder e ter nota boa.
Feito isso tentar isolar entre 2 ou 3 produtos, ver os recursos. E sempre considerando que o mais caro, quando em duvida, pode ser o melhor em caso de desempate.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Aqui tem sido: review em Youtube e tb a estratégia do feles, de medir o pós-venda da marca no Reclame Aqui.

Mas no final das contas, as promoções acabam pesando muito. Por ex, zoam muito a Britania e a Mondial e elas estão sempre com bons preços. Mas por incrível que pareça, tudo que compramos delas foi só sucesso!

Temos cafeteira e pipoqueira elétrica da Britania e uma air frier da Mondial.

Apenas vimos uns reviews positivos no Youtube, o preço tava bom e arriscamos.

feles

ah sim nunca menospreze o poder de https://www.hardmob.com.br/forums/407-Promocoes/ - facilmente mais da metade de tudo que eu compro vem dali
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

night

Eu uso e abuso das devoluções.
Comprei, não atendeu 100% minhas expectativas, devolvo. Amazon tem prazo de 30 dias pra devolver.

Pelo menos pra curto prazo me ajuda, de resto também uso essas estratégias de reclame aqui etc que vcs falaram.