Main Menu

Série Ys - Dúvida

Started by Billy Lee Black, Nov 06, 2024, 10:57:52

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Opa, sei que tem fãs dessa série aqui.

Eu nunca joguei nenhum, mas vira e mexe tem promo deles na steam.

Minha dúvida é: eles possuem ligação? Ou são independentes tipo Final Fantasy?

Baha

TL;DR: Tem uma cronologia mas os jogos são extremamente auto-contidos. Você não perde nada importante jogando qualquer um sem ter jogado o resto. Exceções:
- 2 é continuação direta do 1.
- Origin é prequel da série toda e foca muito em plot points do 1 e 2.
- Se for querer jogar esses em ordem, minha recomendação é 1 > 2 > Origin.

https://www.forumgamers.com.br/index.php/topic,628.msg136705.html#msg136705

Atualizando algumas informações que constavam naquela mensagem:

Saiu Ys 10, ele consta também na última era junto com o 8 e 9. Não joguei ele ainda.

Meu ranking atualizado:
8
Seven
Origin
Oath in Felghana
9
6
Memories of Celceta
2
3
4: Mask of the Sun
1

Billy Lee Black

Aaaaaahhh, eu sabia que já tinha rolado essa dúvida aqui, mas não lembrava onde. Valeu, Baha!

Strife

O Baha já disse o essencial. É legal jogar Ys I & II em sequência, seguido por Ys Origin. O resto tanto faz.

Ys I & II Chronicles+, Origin, Ark of Napishtim e Oath in Felghana estão todos com mais de 70% na Steam agora, vale demais.

Como curiosidade, a cronologia da série é a seguinte:

Ys Origin > Ys I > Ys II > Ys X > Ys IV > Ys III > Ys V > Ys VIII > Ys VI > Ys Seven > Ys IX

Meu ranking de preferência:

1) Oath in Felghana (III)
2) Ys Origin
3) Ark of Napishtim (VI)
4) Ys Seven
5) Ys I & II
6) Lacrimosa of Dana (VIII)
7) Memories of Celceta (IV)
8) Monstrum Nox (IX)

Não tem Ys ruim ainda, com o Ys IX sendo o mais fraco pra mim mais porque eu cansei um pouco dessa fórmula, pois é um bom jogo. Ainda não joguei o X, e fico aguardando que um dia a Falcom faça remake do Ys V (originalmente de Snes e o único da série a nunca ter outra versão).

Baha

Quote from: Strife on Nov 06, 2024, 15:01:15Não tem Ys ruim ainda

Na pior das hipóteses os 4 últimos da minha lista dá pra dizer que envelheceram.

Strife

Eu não joguei os originais desses, falo dos remakes.

Ys I & II Chronicles ainda acho excelente mas o bump system não é para todos.

Baha

Mas mesmo YS I & II Chronicles não são o que você chamaria de "novos" em 2024, e apesar da atualização técnica geral deles, a base do gameplay e estrutura faz eles caírem mais no campo de remasters dos originais do que propriamente remakes, diferente do Oath in Felghana que é full remake do 3 e por isso eu listei os dois em separado, por acaso tendo jogado o 3 lá atrás. Outro caso curioso é Memories of Celceta. Existiam dois "Ys 4" completamente diferentes lá atrás (só joguei o de Snes), e o Celceta meio que mistura conceitos de ambos pra se tornar um remake dos dois ao mesmo tempo.