Ministro é favor de cópia de conteúdo para uso doméstico

Started by Santo, Jun 15, 2007, 18:21:25

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Santo

QuoteUma luz no fim do túnel: Ministro é favor de cópia de conteúdo para uso doméstico


Brasília - Ministro Hélio Costa diz que é contra a pirataria comercial de conteúdo, mas que gravação doméstica deve ser permitida.

O Ministro Hélio Costa diz que é contra a pirataria comercial de conteúdo, mas que gravação doméstica deve ser permitida. O Comitê de Desenvolvimento da TV Digital vetou a instalação de um bloqueador nos aparelhos conversores do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) para impedir a reprodução de vídeos, como a gravação de novelas e filmes.
 
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que também integra o Comitê, já havia se manifestado contrário ?  colocação dos bloqueadores, durante o 24º Congresso de Radiodifusores, em maio. Segundo Hélio Costa, nos países mais desenvolvidos, a proibição não deu certo.

O Comitê de Desenvolvimento da TV Digital vetou a instalação de um bloqueador nos aparelhos conversores do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD) para impedir a reprodução de vídeos, como a gravação de novelas e filmes.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que também integra o Comitê, já havia se manifestado contrário ?  colocação dos bloqueadores, durante o 24º Congresso de Radiodifusores, em maio. Segundo Hélio Costa, nos países mais desenvolvidos, a proibição não deu certo.

 "A pirataria tem que ser combatida de qualquer forma. A lei e a justiça têm que tomar conta, e ter cuidado para que isso não aconteça, se acontecer, tem que penalizar", afirmou o ministro, ao defender que o controle da pirataria seja feito com base na legislação de direitos autorais existente no Brasil. A legislação brasileira permite a cópia, mas proíbe a comercialização.

 A pedido das emissoras, o comitê definiu que os aparelhos não terão um dispositivo que permita ao telespectador pular o comercial quando fizer a gravação de um determinado programa.

Entre as normas aprovadas pelo comitê, está a incorporação de tecnologias desenvolvidas no Brasil, como o compressor de vídeo (H264), considerado o mais moderno do mundo; e a incorporação de um codificador de áudio (AAC3) que dará ao som a qualidade de "home theater".

Além disso, os telespectadores poderão escolher o idioma em que os programas serão exibidos ou legendados, e os deficientes auditivos terão acesso ?  tradução dos programas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de um ícone eletrônico.


fonte

Constataram o óbvio, se bloqueassem rapidinho ia aparecer decodificador "chipado" por aí.

E essa info sobre o compressor de vídeo é novidade pra mim.

feles

H264 é o que alimenta a scene de HD (videos e seriados), necessitano um processador EXTREMAMENTE POTENTE para decodificar (tipo, meu A64 939 3000+ decodifica 720p com 90% do processador - 1080p ele não decodifica, mas 1080p não faz parte do formato de TV Digital anyway).

Coicidencialmente? O decodificador brazileiro para tv digital, que era para custar R$100, deverá custar no minimo R$600 segundo os fabricantes, e não estará a venda esse ano e sem previsão.
Coicidencialmente? Nossa adoção da TV digital será mais uma vez atrazada.
Obviamente, não é necessário usar H264 para uma transmissão pois tamanha compressão de dados não é necessária em nenhuma outra parte do planeta Terra (sempre tem um lugarzinho né....)....



Mas, dito isso, consigo agora ver o motivo do nosso decoder custar 10x mais (mais na verdade...) que o americano, e até fico feliz com isso.
NÃO EXISTIRÁ INTERESSE ALGUM EM TRANSIMITIR 720P OU 1080I NA TV DIGITAL. Muito mais pratico a globo colocar 4 ou 6 globos no ar em resoluçaõ normal e usar a mesma banda fornecida que daria apenas um canal HD.
Usando H264 pode até ser possivelque eles transmitam em HD já que o sinal será bem comprimito e, assim, podem alimentar suas 4 ou 6 globos em HD na mesma banda (ou, arrepio de puro pavor, optar por colocar umas 16 rede globos no ar em SD....)





PS: H264 não foi inventado no brazil, mas daí já estou sendo chato e não mais fazendo jornalismo como ele deve ser...
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Gynoug

"Entre as normas aprovadas pelo comitê, está a incorporação de tecnologias desenvolvidas no Brasil, como o compressor de vídeo (H264), considerado o mais moderno do mundo; e a incorporação de um codificador de áudio (AAC3) que dará ao som a qualidade de "home theater"."

Epa, se lembre que somos avançados em vários campos, inclusive nas centrifugas de enriquecimento de urânio e janelas para estações espaciais.

Opa, esqueci, desconsidera este último.  :P