Main Menu

Oceanario em Porto Alegre!

Started by SirPhillip, Aug 19, 2007, 21:36:13

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

SirPhillip

Oceanário combinará lazer e ensino
Empresa negocia local para instalação do empreendimento, que deverá começar a funcionar em 2010

Haverá torre panorâmica de 290 metros, com restaurante e deck de observação

O Rio Grande do Sul se prepara para receber o maior empreendimento de turismo de conhecimento da América Latina: o Oceanário Sul. Projetado para entrar em funcionamento no final de 2010, consiste em um conjunto de aquários marinhos e de água doce que exibirão os ecossistemas dos mares tropicais, temperados e antártico, seus ambientes e animais. Está prevista a exibição de aproximadamente 600 espécies, inclusive de tubarões. O empreendimento da empresa Seaquarium Brasil será construído na região Metropolitana e, segundo o coordenador do projeto, Reni Puls, existem três áreas em negociação. São necessários 45 hectares para a instalação. 'Os R$ 92,5 milhões para construção estão assegurados por investidores nacionais', garante Puls.

O projeto do arquiteto Raul Milani está baseado no novo conceito de edutainment, com educação-entretenimento-lazer para os visitantes. 'Além de atrair turistas, o oceanário será um importante centro de informações e estudos para universidades e escolas de biologia', adianta Puls. O projeto conta com a parceria científica de diversos órgãos da Ufrgs, entre eles o Ceclimar, o Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica e o Instituto de Biociências.

O diretor do instituto, Jorge Ernesto de Araújo Mariath, afirma que o projeto foi considerado meritório pelo reitor da Ufrgs, José Carlos Hennemann, e o Conselho Universitário está analisando um convênio com o oceanário. 'A concretização desse projeto será uma chance ímpar para o Estado em ações de pesquisa, ensino e extensão', avalia Mariath. Segundo ele, a intenção é que os cerca de 800 alunos do Instituto de Biociências utilizem o espaço para estágios de conclusão de curso. 'A iniciativa poderá gerar também a abertura de cursos nas áreas de ciências biológicas e biologia marinha', acredita.

O oceanógrafo João Pedro Demore, que também integra o projeto, ressalta a importância das atividades de educação ambiental que serão desenvolvidas pelo Oceanário Sul. 'Para trazer um pouco da realidade da natureza brasileira, serão montados ambientes que representarão a Amazônia e o Pantanal, além da colaboração e do desenvolvimento na produção de alevinos dos peixes dos rios da nossa região', antecipa. Puls garante ainda que o empreendimento vai gerar 1,5 mil empregos diretos e mais de 4,5 mil indiretos.

O oceanário será composto por um centro de eventos e convenções, shopping e hotel. Outro diferencial será uma torre panorâmica de 290 metros de altura, projetada para a instalação de antenas com tecnologia para TV digital. A 233 metros, a estrutura terá um deck de observação co alcance de até 85 quilômetros de visão. A 235 metros, haverá restaurante giratório de 360 graus.

___

290 metros é equivalente a um prédio de 100 andares.

http://www.oceanario.com.br/portugues/index.php

Gynoug

Legal mesmo... depois de mais uns 2 shoppings grandes, mais metrô, sistema de ônibus novo... agora mais isto.

Parabéns a quem ficou ai! Prometo que volto um dia, com certeza.

:victory:

night

É o PT que ta no governo ainda? :victory:

feles

Quote from: 'Gynoug' post='12654' date='Aug 20 2007, 12:26 AM'Legal mesmo... depois de mais uns 2 shoppings grandes, mais metrô, sistema de ônibus novo... agora mais isto.

Parabéns a quem ficou ai! Prometo que volto um dia, com certeza.

:(

POR DEUS, MAS VOLTA ONDE TU VIVIA NÉ!!!! PARA MATAR A SAUDADES!!!

QuoteGynoug says:
sei q eh horrivel dizer isto............ mas tenho saudades da bagunça, sujeira, crimes!

A estratégia de todos os governos (o PT apenas iniciou a tendencia, nada mais) é simples: empurra tudo que não presta para a Zona Norte, bem centralizdo, e assim o resto da cidade fica menos sub-terceiro-mundo.

Ah, o Estádio Olímpico deve ir mesmo para o Porto Seco....

PS: 2 shoppings?
metro?
sistema de onibus?
MAS DO QUE TU TA FALANDO?????
Viajei tanto assim? Era ou não de porto alegre??
:shy:
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

SirPhillip

Vc nao sabe disso?

Vou começar com o novo sistema de onibus, e vou colocando as outras matérias aos poucos.

Reportagem da Folha de São Paulo, dia 18 de agosto:

Em Porto Alegre, prefeitura vai limitar acesso de ônibus ao centro

Cidade vai implantar, até 2010, sistema de linhas rápidas no transporte coletivo

SIMONE IGLESIAS
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Prefeitura de Porto Alegre quer impedir o acesso de ônibus convencionais de passageiros ao centro da cidade. Para isso, conseguiu doação de US$ 500 mil (R$ 1,01 milhão) do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para implantar, em três anos, um sistema de linhas rápidas de ônibus chamado "Bus Rapid Transit".
A iniciativa já existe, com outros nomes, em cidades como Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia) e Cidade do México.
Serão desenvolvidos 160 ônibus novos, movidos a biodiesel e não-poluentes. Só esses veículos terão acesso ao centro, que hoje comporta 33 mil viagens diárias de ônibus dos outros bairros e de municípios da região metropolitana.
Esses ônibus recolherão passageiros em três pontos estratégicos para levá-los o centro. O objetivo é evitar congestionamentos e reduzir a poluição.
Segundo o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico de Porto Alegre, Clóvis Magalhães, o design está sendo estudado com empresas que desenvolvem carrocerias de caminhões e ônibus. "Serão ônibus articulados, com mais portas de entrada e saída e piso baixo para facilitar o acesso."
Magalhães afirmou que os ônibus do sistema circularão em velocidade maior do que os convencionais, com recolhimento de passageiros a cada três minutos.
Os ônibus convencionais têm capacidade para 90 pessoas e 12 metros de comprimento. Os novos deverão ter espaço para 160 pessoas e 18 metros.
Quanto ao combustível, o secretário disse que o princípio básico é que não seja poluente. A prefeitura está negociando com Sulgás e Ipiranga a utilização de fontes não-fósseis -como plantas e rejeitos.

Obras
Além dos recursos do BID, a prefeitura está fechando, por meio de PPP (Parceria Público-Privada), contrato com duas empresas, que serão responsáveis por obras de infra-estrutura e manutenção. O custo para implantar o sistema é de US$ 260 milhões (R$ 525 milhões).
Para viabilizar o sistema, Magalhães disse que será preciso fazer obras no centro da cidade, abrindo túneis e modificando o atual desenho viário. Ele afirmou que as obras começarão em até um ano, com previsão de término em 2010.

feles

Então ao invez de ir dormindo de casa até o centro, em 1 onibus, por 45 minutos, serei obrigado a pegar 2 onibus, ir de pé provavelmente apertado com vileiros, e levar.. 60+ minutos? Qualquer ligação entre essa ideia e maior trafego em lotações será mera estatística percebida por min e ninguem mais em toda cidade.

E realmente, parece atrativo para alguém que gosta "da bagunça, sujeira, crimes".

Mais um motivo para voltar, já pensou!!!!!!

Gynoug

Quote from: 'feles' post='12677' date='Aug 20 2007, 01:57 PM'Então ao invez de ir dormindo de casa até o centro, em 1 onibus, por 45 minutos, serei obrigado a pegar 2 onibus, ir de pé provavelmente apertado com vileiros, e levar.. 60+ minutos? Qualquer ligação entre essa ideia e maior trafego em lotações será mera estatística percebida por min e ninguem mais em toda cidade.

E realmente, parece atrativo para alguém que gosta "da bagunça, sujeira, crimes".

Mais um motivo para voltar, já pensou!!!!!!
É mais um motivo para voltar, porque aqui já funciona assim. Só que tudo aqui é pior que ainda, devido a incrível herança portuguesa dos habitantes locais. Então você faz idéia do que esta falando quando diz "ir em pé". Se fosse só isto, mas não... estou falando de muita gente, sem noção de educação ou física.

E mais um agravante: viajar numa lata de sardinha, espremido, a 100 km/h em estrada, no meio de morros.

Tenho plena convicção de que ai será um sistema melhor.

SirPhillip

feles, isso deu certo em outras metropoles da AL. Se nao, nao iam implantar aqui.
Vai passar um onibus a cada 3 min, nao 15, como agora. E eles andarão bem mais rápido que as tartarugas que sao os onibus de agora, sendo 50% mais longos ( vai caber mais gente).

Vai ficar BEM melhor.

SirPhillip

Metrô: (site da Tresurb)

"A reunião com o ministro das Cidades, Marcio Fortes, estava marcada para as 14h, mas foi protelada, devido ao atraso da saída do vôo de Porto Alegre (prevista para 8h e que só aconteceu ? s 13h, por causa da neblina). Arildo encaminhou ao ministério pedido de inclusão no PAC de R$ 28 milhões em recursos para projetos de engenharia para o Programa de Integração do Transporte Coletivo na Grande Porto Alegre. "É um programa a ser desenvolvido nos próximos 30 anos e para resolver os problemas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Porto Alegre para os próximos 100 anos, compatibilizando com o projeto dos Portais da Cidade da Prefeitura da Capital. O projeto também prevê o início da Linha 2 da Trensurb, em metrô leve, numa distância inicial de 12 quilômetros. É uma obra para a sociedade, não para A, B ou C, e, por isso, sempre fizemos questão, desde o início, de discutir todos os pontos com os governos municipal e estadual", conlui Arildo."

feles

OK - philip, tu não tem ideia não onde eu moro. Na minha casa não vai passar esse honibus, TALVEZ a pouco mais de 1km de distancia ele passe.
Tipica solução: para os FDP que tem carrinho, colocam o cuh no banco e reclamam que não tem ar condicionado, isso vai ser otimo! Menos trafego! Para os debeis mentais que vão ver a RBS dizendo que isso é otimo, isso é obviamente otimo. Apenas sei que, partindo de 2010 (ou seja, 2017), ou eu ando dde pé em uma porra de um onibus, ou de lotação. Hoje eu até não entro em onibus se é pra ir de pé, espero o proximo pois a viagem é longa e de pé é insuportável demais.

E toma no cu do metro. Não li. Essa vem já da minha adolecencia (sem brincadeira - e tenho 31). Um dia sai? E DAI?? DEPIS DE 15 ANOS FALANDO DISSO, A ULTIMA COISA QUE EU PRETENDO É FICAR FELIZ QUANDO SAIR.
Mas, se serve de exemplo, fazem uns 5 anos que estão refazendo o PISO da Av Baltazar. Uma contrução de metro eu espero - sem brincadeiras - decadas para ficar pronta. Essa não pega minha vida mais.

SirPhillip

Quote from: 'feles' post='12689' date='Aug 20 2007, 09:14 PM'OK - philip, tu não tem ideia não onde eu moro. Na minha casa não vai passar esse honibus, TALVEZ a pouco mais de 1km de distancia ele passe.
Tipica solução: para os FDP que tem carrinho, colocam o cuh no banco e reclamam que não tem ar condicionado, isso vai ser otimo! Menos trafego! Para os debeis mentais que vão ver a RBS dizendo que isso é otimo, isso é obviamente otimo. Apenas sei que, partindo de 2010 (ou seja, 2017), ou eu ando dde pé em uma porra de um onibus, ou de lotação. Hoje eu até não entro em onibus se é pra ir de pé, espero o proximo pois a viagem é longa e de pé é insuportável demais.

E toma no cu do metro. Não li. Essa vem já da minha adolecencia (sem brincadeira - e tenho 31). Um dia sai? E DAI?? DEPIS DE 15 ANOS FALANDO DISSO, A ULTIMA COISA QUE EU PRETENDO É FICAR FELIZ QUANDO SAIR.
Mas, se serve de exemplo, fazem uns 5 anos que estão refazendo o PISO da Av Baltazar. Uma contrução de metro eu espero - sem brincadeiras - decadas para ficar pronta. Essa não pega minha vida mais.

A linha 2 do metro só nao saiu antes pq o PT nao deixou.
E agora o PT nao ta mais no poder.

Gynoug

Eu tinha que trazer tu aqui, para deixar de reclamar dai... alguns dias que vai querer voltar correndo!!

E PQP, tira esta ponto da assinatura! Não aguento mais tentar limpar isto da tela!!

:(

Spellbinder

Acho que o problema do feles é que onde ele mora é uma merda e não tem nada de bom e ele acaba estendendo esse pensamento para a cidade inteira.

Toda a cidade tem seus prós e contras, só acho que o feles só consegue ver os contras porque não teve como comparar com outras cidades do seu adorado Brazil.

SirPhillip

Quando for pra São Paulo de carro, vou levar o feles junto. Vou deixar ele em alguma casa nos confins da zona leste de lá.

feles

O fato de estar PIOR em outras cidades justifica... PIORAR em porto alegre?
Veja bem, não melhorar - não vai melhora nada para a maioria - vai PIORAR. MAS tudo bem! Vai estar melhor que São Paulo e Floripa, portanto vai ser bom essa piorada!!!