Main Menu

Som automotivo

Started by Prowler, Aug 22, 2007, 13:58:16

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Prowler

Finalmente, depois de muito tempo só na vontade, to conseguindo montar um sonzinho legal no meu carro (Corsa hatch 2002 4 portas).

Até agora tá tudo de fábrica (4 falantes nas portas, 2 traseiros (não no tampão, do lado) e um som da Kenwood.

Não tô pegando nada top de linha, mas já vai dar uma mudança radical:

Sony Xplód GT617UX
Módulo Córzus 703
Caixa selada com falante de 12" Bass
1 par de falantes 6" trixiais (portas da frente)

O que acham?

E o som do carro de vocês?

Red XIII

Nao tenho carro xD

Mas tem o meu chefe que tem um Golf e no carro dele tem um aparelho da Piooner, dois falantes na porta, dois atras, dois twiters na frente e uma caixa selada atras com um modulo.

Tudo isso da som animal, bom mesmo. Pena eu nao saber marcas XD
Seifer sUx

Dark

Fala fiote.

Teu som é quase o mesmo do carro da minha mãe. Fica numa sintonia boa para qualidade, mas pode ser improvado!

Seus triaxiias, qual a marca e modelo?

Troca teu módulo em um Corzus 1002, joga ele pra mono e se quiser compra um outro de uns 160 rms da falcon pra stereo com um UXP dutado de sub no mono. Vai ficar bom kra...

Tenho 2 CX50 na frente e u2 6' meia boca da hbuster atrás, com um mod. 120 mono pra um BP Evolution e um Stereo de 180 para as laterais. Meu Header é um Pioneer que nao lembro o modelo. =P

Dependendo de como for, se precisar de algo da sony eu consigo mais barato man. Qlqr coisa.
Initium et finis

Prowler

auheuaheauehauehaue Dark, vc pode explicar em português agora? :(

sério, não entendi nada do q vc falou auheauheauheauhe... eu sou um imbecil quanto ?  som de carro auheuaheauehauehahe :(

Prowler

Já que o Dark parece entender bem de som de carros, vou aproveitar um pouquinho de sua boa vontade :(

Andei pesquisando em alguns fóruns sobre módulo/subwoofer/falantes e mudando o que me passaram acima para:

Amplificador Stetsom Thunder TH4060 4 Canais 900W - 289,00
Subwoofer Bomber Dub 12" 200WRMS Bobina Dupla 4 Ohms - 149,00
Bravox BLC60 Coaxial 6" (par) - 25,00 cada - 50,00

É beeeem melhor do que a primeira config não é?

E qual a diferença entre coaxial e triaxial? :P

Valeu :(

Santo

Quote from: 'Dark' post='12772' date='Aug 22 2007, 08:00 PM'Fala fiote.

Teu som é quase o mesmo do carro da minha mãe.

Nóooo, humilhou o Majin...

Quote from: 'Dark' post='12772' date='Aug 22 2007, 08:00 PM'...

Troca teu módulo em um Corzus 1002, joga ele pra mono e se quiser compra um outro de uns 160 rms da falcon pra stereo com um UXP dutado de sub no mono. Vai ficar bom kra...

Tenho 2 CX50 na frente e u2 6' meia boca da hbuster atrás, com um mod. 120 mono pra um BP Evolution e um Stereo de 180 para as laterais. Meu Header é um Pioneer que nao lembro o modelo. =P

.....

Putz, tinha tempo que eu não lia sobre algum assunto e não entendia absolutamente nada :(

Dark

Rindo muito aqui! HUIahUiaHuiahuiahauihai

Assim galera: vamos por partes bem detalhadas...

Vou dar um paste de outro fórum aqui pra explicar as diferenças:

FullRange : (toda faixa), muito utilizado antigamente, pois era uma solução barata para reproduzir a música do rádio AM, mas é muito fraco em potência e na qualidade, pois não existe falante que consiga reproduzir toda a faixa de freqüência audível (20 a 20KHz) ao mesmo tempo. Normalmente composto por cone de papel e borda rígida (não é de espuma emborrachada) Seu tamanho varia de 3" a 6". Também existe aqueles com difusor de agudos, um cone menor no centro do falante com o objetivo de reproduzir melhor as altas freqüências.

Cornetas: Para reprodução de frequência médias a agudas. Composto por cone de plástico ou metal que pode ser separado de seu corpo principal (driver, podemos dizer que este é o ímã e bobina que gera o som na corneta).

Coaxial: compostos por dois falantes em uma mesma carcaça. Composto por um cilindro central de ferro que une o woofer com o tweeter que está acima, junto com o tweeter está ligado um capacitor para deixar passar somente as altas freqüências. Seu tamanho varia de 3" a 6x9". Possui borda de borracha. Atualmente temos coaxiais profissionais de 12" e 15" mas ao invés de tweeter temos uma corneta.

Triaxiais e Quadriaixiais e pentaxiais: Compostos por 3 e 4 e 5 falantes respectivamente numa mesma carcaça para a reprodução de sons graves, médios e agudos. É uma opção barata para substituir um kit composto por falantes separados. Cada falante é produzido para funcionar melhor em cada faixa de frequência, optimizando o conjunto, (woofer para graves, mid-range para médios, tweeter para agudos e super-tweeter para "super" agudos (agudos próximos a 12KHz)), claro que no caso do Pentaxial, são 2 super tweeters (creio que seja isso mesmo, mas vou dar uma olhada para ver se é, é que não lembro... hehehehe, também, parei de mexer com som em carro já faz tempo, agora é só som profissional mesmo )para agudos. Seus tamanhos variam de 5" a 6x9", dependendo de marca e modelo.

Apesar de serem uma opção muito boa, os módulos de Coaxial, triaxial, quadriaxial ou pentaxial, não suportam muito graves, em sua grande maioria, estouram ou rasgam facilmente seu envolcro.. por isso, dependendo da potência em que foi montado, deve-se reduzir um pouco os graves que o amplificador
possa reproduzir...

Bravox *, Sony, Alpine (caro) , JL Audio (caro), NAR Audio *, Selenium, HBuster *, Bomber *, Arlen (fuja de marca), etc
As mais custo e beleficio são as que estão com asteristico

Com esta informação de Base vamos lá:
QUANTO VOCÊ QUER GASTAR? E O QUE VC QUER?

Montar um som se baseia nestas Infos. Presumo que seja algo na casa de 1,2k. Então acho legal pegar um Player da Pioneer, pois ele que "gerenciará" seu conjunto. Eu aconselharia algum Pioneer (dos golfinhos, mas prefiro que vc procure a diferença entre eles e nao compre diretamente qndo te oferecerem). Sony é legal... mas Pioneer é melhor. :(

O 2 cjto que vc montou está muito bom mesmo!
O porém é só um, Amplificadores Banda são conhecidos pela sua fidelidade de reproducao. Isto é, mtos amplificadores anunciam 100 rms (por ex.) mas só conseguem reproduzir 80 rms, o que prejudica o cjto. Stetsom, Falcon, Hbuster, etc nao módulos que nos campeonatos acabam nao tendo toda fidelidade possível, mas vai de gosto.

Acho aconselhavel vc usar um coaxial 6' nas portas mesmo.

O Conjunto que vc montou ai em cima tá mto melhor em termos de agudo que o outro. O outro tá mais voltado pra qualidade.
Initium et finis

Prowler

Quote from: 'Santo' post='12796' date='Aug 22 2007, 10:50 PM'
Quote from: 'Dark' post='12772' date='Aug 22 2007, 08:00 PM'Fala fiote.

Teu som é quase o mesmo do carro da minha mãe.

Nóooo, humilhou o Majin...
Hahahhhahahahaahhahaha

Bom, no final acabei comprando o segundo kit mesmo, só troquei o Subwoofer por um outro de bobina simples (não sei o motivo, apenas me indicaram dizendo que seria melhor) :(

Gastei 500,00 no módulo/subwoofer/par de falantes.
Gastei 550,00 no som da Sony (já tinha comprado ele mesmo)
Vou gastar mais 150,00 na instalação e na caixa selada para o subwoofer.

Total da brincadeira: 1.200,00 pila. (quando comecei com a idéia de trocar o som do carro pensei em gastar no máximo 600,00 hahahahaaha)

Dark

Nada... o carro de mamãe é o carro que a gente viaja, precisa de um som bom.... eheh

Cara, foi um conjunto bom que você comprou.
Se tivesse me dito conseguia o som da Sony mais barato, pego qlqr coisa da Sony mais barata... =)

Bobina simples é por que é apenas 1ohm, diminuindo a impedância e o ruído. Traduzindo: Dá mais "batida" de tremer as costas. (embora ele vai fazer um bridge e ligar os 2ohms em um só, já que apenas subs de competicao tem bobina simples. Eu optaria por instalar dupla mesmo)

Quando for fazer a caixa selada, por causa do seu conjunto, opte por uma Dutada com a litragem correta, não deixe a pessoa se enganar isto, isto é muito importante para o conjunto.

Parabéns!! :(
Initium et finis

Prowler

A caixa vai ser dutada mesmo, o cara da loja já tinha me passado isso... agora esse negócio de litragem aí o que é? Vou poder colocar quantos litros de cerveja aí? uaheuaheuaheauehaueh

Coisas da Sony mais baratas? Você tá vendendo carga roubada? hahahahaha

Enfim, agora já foi... comprei terça no submarino e já chegou hoje cedo lá em casa :(

Santo

Opa... coisas da Sony mais baratas? Isso vale para câmeras Cybershot ou só somente para som?

Dark

Vale pra desde memory stick's até os VAIOS da vida, passando por celulares, cameras, etc

Eu pego com desconto por que a Sony dá desconto nos seus produtos pra IBM.

Quoteler' date='Aug 23 2007, 04:48 PM' post='12821']
A caixa vai ser dutada mesmo, o cara da loja já tinha me passado isso... agora esse negócio de litragem aí o que é? Vou poder colocar quantos litros de cerveja aí? uaheuaheuaheauehaueh

Coisas da Sony mais baratas? Você tá vendendo carga roubada? hahahahaha

Enfim, agora já foi... comprei terça no submarino e já chegou hoje cedo lá em casa :(

Litragem é o "espaço" da caixa, pois um subwoofer precisa de ondas para trabalhar com eficiência e o coice dele precisa de trabalho, nem de mais nem de menos. Por isto, todo subwoofer, no seu manual, vem a litragem para determinado tipo de caixa.
Initium et finis

Santo

"quota" pra mim quanto ficaria uma

- Cybershot DSC-W35
                  DSC-S650

- Celular W710i

- Cartão M2 de 1GB

:( :( :P

Prowler

Quote from: 'Dark' post='12824' date='Aug 23 2007, 04:33 PM'Litragem é o "espaço" da caixa, pois um subwoofer precisa de ondas para trabalhar com eficiência e o coice dele precisa de trabalho, nem de mais nem de menos. Por isto, todo subwoofer, no seu manual, vem a litragem para determinado tipo de caixa.
Hmmmmm entendi... também não sabia disso (pra variar hahahahaha)... legal, vou apertar o cara da loja pra fazer direito :(

Aproveitando... quanto sairia o Sony Xplod GT617UX aí? Eu já comprei, só pra eu me auto-flagelar por ter pago essa diferença a mais :(

Dark

Kra, aki sairia 504 reais em ate 10x s/ juros :(
Initium et finis