O fiasco da HDTV brazileira...

Started by feles, Nov 08, 2007, 21:15:40

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

Redes já prevêem ibope zero com TV digital

Anunciada como uma revolução, a TV digital se aproxima de seu lançamento oficial sem grande entusiasmo. Pelo contrário, há pessimismo. Reservadamente, executivos das fábricas de TVs admitem que as vendas de aparelhos digitais serão insignificantes em 2007. Dirigentes de emissoras já prevêem uma audiência de "zero" ponto.
O novo sistema será lançado em São Paulo no próximo dia 2. Mas, no último final de semana, ainda não se encontrava nas grandes lojas os set top boxes, caixas indispensáveis para tornar os televisores analógicos compatíveis com o sinal digital.
Essas caixas, prometidas pelo governo a cerca de R$ 150, custarão mais de R$ 800. Haverá uma versão de R$ 250, porém só serve para TVs de até 14 polegadas e não terá o único benefício inicial da TV digital, a alta definição. A indústria reclama da falta de iniciativa do governo para baixar impostos.
Nos bastidores das redes, a TV digital já está sendo chamada de "mico digital" e "a TV que ninguém vê". A transmissão em pool de um espetáculo de TV, na estréia do dia 2, deverá ser restrita a um vídeo de cinco minutos. Redes como a Record e o SBT ainda não produzem em alta definição, porque não terão telespectadores inicialmente.
Marcelo Meira, vice-presidente da Band, diz que continua otimista com a TV digital. Mas avisa que a Band só terá todo o horário nobre em alta definição no final de janeiro.

Li essa ontem e dei muita rizada, mas daí acessei o HT Forum hoje e tinha essa nova!!!!:

HELIO COSTA RECLAMA DA CAMPANHA CONTRA A TV DIGITAL

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou ontem na Comissão de Defesa do Consumidor, na Câmara, que está havendo uma campanha "insidiosa, na tentativa de evitar que a TV digital seja um sucesso no País". Ele criticou a indústria de televisores que, segundo ele, pretenderia colocar no mercado uma caixinha conversora (set top box) dos sinais digitais por R$ 700, valor considerado muito alto. Costa levou ?  comissão vários aparelhos, entre eles um DVD e um iPhone, celular multimídia que recebe imagens de TV. Segundo o ministro, o iPhone custa, nos Estados Unidos, o equivalente a R$ 500. "Se o iPhone custa R$ 500, como a caixinha vai custar R$ 700?", questionou, dizendo que o iPhone é um aparelho mais complexo.

Ele contou ter feito uma pesquisa na internet e identificou, no exterior, o set top box por US$ 70 (cerca de R$ 120).
"Tem alguém querendo ganhar dinheiro. Isso é um caso de polícia, é um caso de CPI." Segundo o ministro, no início da implantação da TV digital, serão vendidas caixinhas simples que não poderão custar mais que R$ 200. "Mais do que isso é abusar da boa vontade dos brasileiros." Costa disse que, mais adiante, serão oferecidos set top boxes mais sofisticados, que permitirão a interatividade e, nesses casos, poderão vendidos por R$ 500 no Brasil.

O ministro reafirmou que a TV digital começará a operar no País em dezembro, na cidade de São Paulo, mas pode chegar a Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte em fevereiro de 2008. O cronograma inicial previa que a TV digital chegaria a estas cidades em julho do ano que vem. Ontem, Costa disse que ela estará nas demais capitais até meados de 2008, começando do Sul para o Norte.

O ministro informou aos deputados que o governo já tornou disponível, há oito meses, recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de cerca de R$ 450 milhões para financiar empresas nacionais que queiram desenvolver conversores, mas até agora não apareceram interessados. O set top box é usado para converter o sinal digital em analógico e permite que o telespectador continue a utilizar o aparelho de TV que tem em casa. A caixinha vai melhorar a qualidade de imagem, mas para ter imagem e som com tecnologia digital e em alta definição é preciso que o televisor seja digital. O sinal analógico vai continuar a ser distribuído até 2016.
Costa não descartou a possibilidade de o governo facilitar a compra dos conversores, com financiamento de instituições financeiras como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Mas não disse quando isso seria posto em prática. "Estamos buscando caminhos para popularizar o acesso."

Gerusa Marques - O Estado de S.Paulo

O infeliz me inventa de criar a TV Digital mais sofisticada do planeta (qualquer um que tentou correr H264 no PC tem uma noção do processamento que esse formato em HD pede...) e, não apenas reclamando que é caro, faz analogia com oturas tecnologias que não tem nada a ver!!!
(Além do tafo que US$399 é um pouco mais de R$500, mesmo desconsiderando os impostos e o fato que todos compenentes são mais caros no pais que ele devia viver...)

Esse é o que tem capacidade e DECIDIU!!!!! \o/
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Porra, como sempre o governo tem que fazer merda.

Mó campanha em cima da tv digital e nada de abaixar os impostos pra ajudar a disseminar os aparelhos.

Por esses preços ae vai ser um fiasco mesmo

night

O problema é que se fosse algo inferior nego ia rir por ser inferior, como escolheram algo que ninguém terá acesso, vão rir do mesmo jeito. Ta no sangue do brasileiro.

feles

Não - ta no sangue brazileiro ser metido. Ver também: Pal-M (o que? Tudo que tu usa é NTSC? Sabe né que NTSC é o pior sistema existente, comummente chamando Never Twice the Same Color....).

Criamos um super-sistema. O mais caro, obvio. Ninguem vai realmente usar, obvio.
Mas mais obvio ainda é que ao invéz do sr ministro dizer algo como "exageramos um tanto,  e isso vai atrapalhar o inicio" ou um mais honesto "porra meu, fiz merda", ele tá criando uma serie de desculpas furadas (iphone por R$500, (SOU O PRIMEIRO: QUERO UM!!!!!!!!), papo de equivalencia de preço com o decodificador americano mesmo sabendo que ele mesmo decidiu que o nosso seria tecnologicamente MUITO superior, teoria da conspiração, ou minha favorita: um DVD embaixo do braço e "hey! Se isso é barato, o decodificador de TV Digital obrigatoriamente também seria!!!!")

Saiu merda. Está claro isso, e faz tempo. Sangue não tem nada a ver com isso, apenas fatos.
Qualquer um com meio neuronio iria desejar, aomenos, o formato americano pois tudo compramos deles mesmo - ou, se não se pode isso, no minimo um formato que algum lugar do planeta use!

Gynoug

O bom é ver os comerciais pagos com o nosso dinheiro, mostrando aquela familia típica e patética, maravilhados com a nossa HDTV. Incluindo até mesmo a empregadinha coitada!

Mas tudo vai melhor. Acho que no 3º mandato do nosso rei, as coisas vão melhorar com certeza... basta ter fé!

E fiquei curioso agora sobre como andas o México e Chile nesta questão. Ultimamente andei notando a súbida de nível dos dois em várias listas internacionais, em aspectos de tecnologia e economia.

night

Quote from: 'feles' post='14045' date='Nov 9 2007, 12:11 AM'Não - ta no sangue brazileiro ser metido. Ver também: Pal-M (o que? Tudo que tu usa é NTSC? Sabe né que NTSC é o pior sistema existente, comummente chamando Never Twice the Same Color....).

Criamos um super-sistema. O mais caro, obvio. Ninguem vai realmente usar, obvio.
Mas mais obvio ainda é que ao invéz do sr ministro dizer algo como "exageramos um tanto,  e isso vai atrapalhar o inicio" ou um mais honesto "porra meu, fiz merda", ele tá criando uma serie de desculpas furadas (iphone por R$500, (SOU O PRIMEIRO: QUERO UM!!!!!!!!), papo de equivalencia de preço com o decodificador americano mesmo sabendo que ele mesmo decidiu que o nosso seria tecnologicamente MUITO superior, teoria da conspiração, ou minha favorita: um DVD embaixo do braço e "hey! Se isso é barato, o decodificador de TV Digital obrigatoriamente também seria!!!!")

Saiu merda. Está claro isso, e faz tempo. Sangue não tem nada a ver com isso, apenas fatos.
Qualquer um com meio neuronio iria desejar, aomenos, o formato americano pois tudo compramos deles mesmo - ou, se não se pode isso, no minimo um formato que algum lugar do planeta use!

Eu concordo contigo quando tu diz que exagero utilizar o que há de melhor em um país de terceiro mundo. Mas é mais engraçado ainda ver tu reclamar da qualidade.

E sinceramente, HDTV não e para o povão. Povão tem TV de 14 polegadas do inicio dos anos 90 na sala, com antena interna e um pedaço de bombril para melhorar a imagem. (ou então 29 CRT da CCE comprada nas casas Bahia em 24x de 69,99 com o primeiro pagamento para 30 dias) O problema é que nem aquele senhor aposentado que acabou de comprar sua LCD de 42 polegadas vai se importar realmente com a tv digital. Pra ele Sky tá de bom tamanho, afinal tv aberta é pra quem não tem dinheiro para pagar assinatura.

E no fim das contas a DTV do BR vai ser para poucos mesmo, e vai demorar pra pegar tanto quanto se fosse o padrão americano. Afinal, estamos quase no nível da África. :mrgreen:

feles

E acho engraçado tu usar o Play em NTSC mesmo sabendo que em qualidade tecnologica esse é o pior.

Ou tu caiu na real, e descobriu que uma qualidade ruim em boas mãos é melhor aproveitada que uma qualidade ótima em mãos erradas? Se caiu nessa realidade, qual mesmo é a vantagem de termos um sistema que só nós usamos?

night

Usava o PS2 em NTSC porque ele era americano. Meu PSX era europeu e usava ele em PAL obviamente :mrgreen:

Quanto a qualidade em boas ou más mãos, isso sempre foi sabido desde que o mundo é mundo. Mas não foi nesse ponto que eu toquei.

Red XIII

E ainda vamos sediar uma copa do mundo. \o/
Seifer sUx

Gynoug

Sediar... por enquanto. Ainda estou com esperança que algo possa reverter a situação e cancelarem esta merda.

Quanto ao tópico, hoje eu estava me lembrando do tempo que o nosso ministro "culto" apresentava programa de TV. Acho que já naquela época, o cara já era idiota. Lembro do meu pai reclamando sempre dele.

Será que tudo isto teria sido diferente se a eleições tivessem sido diferentes? E mais, será que seria diferente com o tal Sergio Motta? O cara parecia ser bem "dizer na cara" as coisas, sem se importar com nada.

feles

Pior!: se sair a copa, MAS DESSA VEZ DE VERDADE!!!, vao extender o trenzurb (/metro) em porto alegre ateh os lados do beira rio. Se não, claro, a administração atual - conforme o sr philip corretamente afirma - está empenhada em colocar esse sistema de transporte em ativação assim que possível, o que deve acontecer no 18° mandato (pois, todos sabemos, não é mais o PT e tudo está melhor).

Seria bem interessante, a nivel de cidade onde eu vivo, a copa. Por aomenos parte de um ano, eu honestamente esperaria parques bonitos, cidade segura, transporte suportavel, e preços ainda mais caros.

E, no topico, é possivel que em 2014 seja a data real que a HDTV vai pegar no brazil. Na proxima copa, 2010, acho que ainda é muito cedo - e olimpiadas não é o suficiente para a massa.

night

Também gostaria de a arena fosse palco pra copa... E estão falando que é forte candidato, porém aquela porra de meio estádio vai precisar de muita reforma se quiserem jogos ali. Caldeirão porco. E claro, ingressos muito, mas muito mais caros para peneirar os vileiros.

icestar

Quote from: 'feles' post='14064' date='Nov 11 2007, 04:15 AM'Pior!: se sair a copa, MAS DESSA VEZ DE VERDADE!!!, vao extender o trenzurb (/metro) em porto alegre ateh os lados do beira rio. Se não, claro, a administração atual - conforme o sr philip corretamente afirma - está empenhada em colocar esse sistema de transporte em ativação assim que possível, o que deve acontecer no 18° mandato (pois, todos sabemos, não é mais o PT e tudo está melhor).

Seria bem interessante, a nivel de cidade onde eu vivo, a copa. Por aomenos parte de um ano, eu honestamente esperaria parques bonitos, cidade segura, transporte suportavel, e preços ainda mais caros.

E, no topico, é possivel que em 2014 seja a data real que a HDTV vai pegar no brazil. Na proxima copa, 2010, acho que ainda é muito cedo - e olimpiadas não é o suficiente para a massa.

nao seja tão otimista feles, nao faz o teu tipo...
Já to velho para assinaturas de forum.

Red XIII

Pior que as cidades q sediaram os jogos da copa vao receber umas melhorias legais (fora os desvios normais).

Até floripa ta cotada pra sediar se construirem o tal estadio ultra-moderno pro figuerense. :mrgreen:
Seifer sUx

Seifer Almasy

Quote from: 'feles' post='14045' date='Nov 9 2007, 03:11 AM'Não - ta no sangue brazileiro ser metido. Ver também: Pal-M (o que? Tudo que tu usa é NTSC? Sabe né que NTSC é o pior sistema existente, comummente chamando Never Twice the Same Color....).

que o sistema PAL é superior ao NTSC é claro, basta ver as especificações de um sistema pra outro... mas com os Estados Unidos adotou o NTSC, logo o resto do mundo o tornou praticamente um padrão

desta vez no Brasil o sistema de HDTV é o japones, e creio ainda teremos problemas com isso...

PAL-M é só uma variação do PAL a 60hz, qual o problema? :punish: