Main Menu

Venezuela

Started by Gynoug, Dec 01, 2007, 01:10:17

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Gynoug

QuoteReferendo: Chávez encerra campanha com ameaças

O presidente Hugo Chávez ameaçou cortar o fornecimento de petróleo dos Estados Unidos, nacionalizar os bancos espanhóis e expulsar os jornalistas internacionais da Venezuela, ao discursar nesta sexta-feira para milhares de partidários no centro de Caracas, no último ato da campanha pela reforma Constitucional, que será decidida em um referendo no próximo domingo.

Chávez advertiu que há perigo de ocorrer uma onda de violência como parte de um plano dos Estados Unidos chamado de "Operación Tenaza".

"Se a Operación Tenaza for efetivada no domingo, na segunda-feira não haverá uma gota de petróleo da Venezuela nos Estados Unidos", prometeu Chávez.

"Se, no domingo, ganhar o Sim, como tudo indica, e aqui, a oligarquia e os piti-yanquis apelarem para a violência, se quiserem nosso petróleo terão de passar 100 anos de guerra na Venezuela".

Chávez também ameaçou nacionalizar os bancos espanhóis no país (SCH e BBVA) caso o Rei Juan Carlos não se desculpe pelo incidente na Cúpula Ibero-Americana, quando o monarca exigiu que se calasse durante um debate com o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

"Até que o Rei de Espanha peça desculpas, por que o Rei de Espanha me agrediu, não há nada a fazer (...) As empresas espanholas, tenho uma lista, compraram uns bancos, vamos nacionalizá-los novamente para colocá-los a serviço dos venezuelanos...".

O presidente prometeu ainda expulsar os correspondentes internacionais da Venezuela que "se dispuserem a desestabilizar" o país durante o referendo.

"Se algum meio de comunicação internacional, e já conheço seus planos, tentar desestabilizar o país, seus correspondentes serão expulsos".

O líder venezuelano também ameaçou a rede local de notícias Globovisión, afirmando que "têm um plano" contra o governo: "Eles dizem que depois do meio-dia (de domingo) já terão alguns resultados e que vão cumprir com sua responsabilidade de manter informados o mundo e a opinião pública". "Se fizerem isto, vou cumprir a lei e tirá-los do ar de imediato, estou avisando a qualquer canal ou meio de comunicação que violar a lei".

Chávez determinou ? s Forças Armadas que ponham em marcha um plano especial de proteção dos campos petroleiros e das refinarias: "ordeno ao Ministério da Defesa, ao Exército, ?  Aviação, ?  Marinha de Guerra e ?  Guarda Nacional que, a partir de hoje, elabore planos especiais de proteção de nossos campos petroleiros e nossas refinarias".

O presidente garantiu que o Sim vai vencer o referendo e disse que "não temos menos de 15 pontos" de vantagem sobre o Não.

Segundo Chávez, as pesquisas que apontam um empate técnico foram manipuladas pela CIA (agência americana de inteligência), que "pensa, inclusive, em me matar".

O líder venezuelano disse ainda que "quem votar no Não votará em George W. Bush (presidente dos EUA), eles (os opositores) estão fazendo o jogo sujo do Império americano, nosso verdadeiro inimigo, esta é a batalha".

"Se o povo venezuelano decidir que governarei até o ano de 2050, até o ano de 2050 governarei (...) Os que votarem no Sim estarão votando em Chávez".

O presidente disse que "em 2020 pode ser" que entregue a presidência: "Acredito que a revolução possa estar bem madura (em 2020) para que possa entregar a presidência a outro revolucionário ou revolucionária para seguir construindo o socialismo do século XXI".

Chávez afirmou que o objetivo da reforma é "transformar a Venezuela em uma potência mundial". "Estamos acelerando a marcha para a construção de uma Venezuela socialista, uma potência no continente americano, uma potência no mundo".

Chavistas de todo o país ocuparam a avenida Bolívar e duas ruas adjacentes para ouvir seu líder, formando um gigantesco mar de camisetas vermelhas, um dia após outra enorme manifestação no mesmo local, contra a reforma.

A Casa Branca manifestou sua "preocupação" com o referendo, que precisa ser "justo e livre", e destacou que os opositores ?  reforma constitucional têm "bons motivos para estarem descontentes".

"Estamos preocupados com que o povo não possa ter as eleições justas e livres que merecem", disse a porta-voz da Casa Branca Diana Perino, ao ser perguntada sobre o referendo constitucional.

Mais cedo, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Sean McCormack, advertiu para a ausência de observadores no referendo e manifestou seu desejo de que os resultados da votação reproduzam realmente o desejo dos eleitores.

"Cabe destacar que não há observadores no terreno. Portanto, o mundo não terá muitos dados ?  disposição sobre os procedimentos eleitorais, não somente no dia da votação, mas também no momento da contagem dos votos".

Nem a Organização dos Estados Americanos (OEA), nem a União Européia (UE) foram convidadas pelo governo venezuelano para observar o referendo constitucional.

Nos últimos sete dias, Chávez transformou o referendo em plebiscito sobre sua liderança e fez até três aparições públicas diárias, reduzindo a vantagem no Não verificada no final de outubro.
Isto esta ficando bom demais.

Será que já há venezuelanos e jogando ao mar para fugir, como naquela ilha paradisiaca?

Red XIII

"Se, no domingo, ganhar o Sim, como tudo indica, e aqui, a oligarquia e os piti-yanquis apelarem para a violência, se quiserem nosso petróleo terão de passar 100 anos de guerra na Venezuela".

LoL

100 anos de guerra? Queria ver quantos "anos" eles iam aguentar se alguem resolve entrar lá...

 :D
Seifer sUx

Raptor

Gosto.

Sou capitalista e detestaria um ditador me comandando, mas se eu fosse governante e pudesse blindar meu corpo com adamantium, minha vontade seria seguir um caminho semelhante.

No fundo, é só assim que um país de Terceiro Mundo cresce.

Squall

Cresce? Na minha opiniao nao vai sai do lugar... só afundar mais, se sair. =P

Chavez fala como se Venezuela fosse uma potencia militar.. imagino se realmente é...

Danny Zuco

Pior é o nosso lindo presidente dizendo que "admira as atitudes democráticas sendo tomadas na Venezuela".

Alguém aposta em mais alguns mandatos consecutivos do Lula?



Squall

Olha filho... do jeito que o povo brasileiro é ignorante, sinceramente, nao duvido de mais nada.

Santo

Pela força, incluindo aí um plebiscito/referendo falso, eu duvido. Mas uma camanha de comoção nacional com imagens em camera lenta de desdentados sofridos sorrindo, crianças de uniforme escolar e uma gorda com lenço na cabeça e o slogan "Fica Lula!"  é possível. :D


Se o Chavez continuar nesse rítimo logo logo os EUA levam a "democracia" pra Venezuela, e aproveitam que estão lá e invadem a Colômbia em nome do combate ao terror (as Farc no caso) e já aproveitam e tomam a amazônia (pois guerrilheiros se esconderam lá e o Brasil não consegue tomar conta daquilo), aproveitam e dão uma chapada no Evo Morales e dominam a parte que interessa do território. Pronto, está formado os "Estados Unidos da América do Sul". :D

Será que vamos precisar de coiotes pra entrar lá ? :D

King

Vai se formar a triade do poder... Chaves Lula Morales.

Gynoug

Estamos chegando... estamos chegando...

QuoteDatafolha: metade aprova governo de Lula

Metade dos entrevistos em pesquisa feita pelo Datafolha publicada na edição de hoje da Folha de S.Paulo apóia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Eles classificaram o governo como ótimo ou bom. O número é considerado estável. A surpresa é que aumentou o número de famílias mais ricas que confiam em Lula.

A avaliação subiu apenas dois pontos percentuais em relação ?  pesquisa anterior, feita em agosto. A variação, entretanto, está dentro da margem de erro do levantamento.

A aprovação cresceu na região Sudeste, aqueles que têm renda acima de dez salários mínimos e os que vivem em capitais. Em São Paulo, 43% classificaram o governo como ótimo ou bom.

Pernambuco é o Estado que mais aprova o governo (65%). No Rio Grande do Sul, o índice fica em 37%.

Foram consultadas 11.741 pessoas, em 390 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Danny Zuco

Nordeste... ai, ai...



Squall

Ainda quer apostar Zuco?  :D

Danny Zuco

Só se for pra apostar em mais uns 30 anos de nordestino mantendo o Lula no poder...