Porto Alegre torna-se campeã da violencia

Started by SirPhillip, Jan 11, 2008, 00:15:34

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

SirPhillip

Em menos de uma década, Porto Alegre tornou-se mais violenta do que São Paulo e Nova York.

Proporcionalmente à população, mata-se mais na Capital do que em duas das principais metrópoles do mundo.

No ano passado, 430 pessoas foram assassinadas em Porto Alegre (29,86 para cada grupo de 100 mil, de acordo a Secretaria da Segurança Pública). Foi o mais violento da década no município. O quadro pode ser mais grave ainda. Cálculos da Delegacia de Homicídios apontam para mais de 500 assassinatos, número questionado pela secretaria.

Pesquisadores consultados por ZH alertam: o momento de agir é agora.

Os homicídios se intensificam de forma homeopática desde 2000. Naquele ano, com 285 assassinatos (20,95 para 100 mil), a situação era considerada sob controle. No mesmo período, São Paulo despertava a atenção com 51,33 mortes por 100 mil. Desde lá, as duas capitais protagonizam situações antagônicas. Investimentos do Estado e da prefeitura da capital paulista em segurança, articulados com ações de ONGs, reduziram em mais da metade os índices de assassinatos. O último dado disponível, de 2006, revela que 18,39 pessoas foram assassinadas para cada grupo de 100 mil - fenômeno semelhante ocorre no Estado paulista.

Em Porto Alegre, no mesmo período, uma escalada de violência teve seu ápice no ano passado.

- Se tem uma luz amarela acesa, está passando da hora de atuar - interpreta o pesquisador Centro de Estudos da Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais Robson Sávio.

Embora a Secretaria da Segurança Pública coloque a redução das mortes violentas entre as suas prioridades e a prefeitura de Porto Alegre projete ações, os investimentos na área revelam que os gaúchos terão um longo caminho. São Paulo, que tem 40 milhões de habitantes, deve investir esse ano em segurança pública R$ 8,7 bilhões. O Rio Grande do Sul, com quatro vezes menos população, vai gastar R$ 340 milhões com segurança - 26 vezes menos.

O secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, reconhece as dificuldades orçamentárias, mas suas fichas para a redução da violência estão concentradas em medidas que independem de recursos.

- A maior parte dos homicídios está relacionada ao consumo de álcool. É por isso que o nosso principal instrumento é a redução do horário de funcionamento dos bares - prega o delegado federal Mallmann.

No Brasil, o exemplo mais bem sucedido ocorre em Diadema, na Grande São Paulo - município que doma a violência desde 2001. Lá, bares encerram suas atividades às 23h.

- É uma de uma série de ações que desenvolvemos - diz Regina Miki, secretária da Defesa Social de Diadema.

Quem estuda a escalada criminal em grandes centros urbanos sabe que o problema é mais complexo.

- É preciso articular gestão moderna da polícia, alto índice de elucidação de homicídios e programas eficientes de prevenção, como fez São Paulo. No Rio, o índice de solução de casos é só de 4% - analisa Julita Lemgruber, diretora Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes.

No Estado, especialmente na Capital, apenas um dos três aspectos apontados por Julita tem destaque.

- Nossa resolução de homicídios está em torno de 60% - diz Juliano Ferreira, da delegacia de Homicídios.

Ferreira estima que 70% dos homicídios estejam relacionados, não ao álcool, mas sim ao tráfico de drogas. O delegado, assim como outras autoridades, tem dificuldades em interpretar o crescimento assustador.

- É difícil saber por que aumentou. Associo à falta de políticas sociais.

Parece difícil compreender o que se passa na Capital. Mesmo estudiosos do fenômeno são cautelosos.

- Sem informações precisas, é complicado saber o que está acontecendo. A questão da violência foi desprezada historicamente - opina o sociólogo José Vicente, coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Uma parceria entre o grupo e a Secretaria da Saúde vai garantir a Vicente, e ao Estado, as informações hoje desconhecidas. Vicente e outros sete pesquisadores estão produzindo o Mapa Social da Violência no Rio Grande do Sul, que vai levar em consideração estatísticas de latrocínio (roubo com morte), homicídio, mortes no trânsito, suicídio, estupro e sistema prisional nos últimos 20 anos.

Enquanto o levantamento ganha forma, Mallmann segue sua cruzada:

- Compramos 60 bafômetros, vamos adquirir mais 60 e, em parceria com o governo federal, compraremos outros 400. Nossa meta é ter bafômetro em todos os municípios.

A contrapartida do município será por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, em parceria com o governo federal.

- Vamos fazer ações em áreas vulneráveis como as vilas Cruzeiro, Divinéia, Pinto, Mato Sampaio - diz Beatriz Morem da Costa, socióloga coordenadora de pesquisa e formação da Secretaria dos Direitos Humanos.

Se governo e prefeitura não acelerarem suas ações, é possível que essa espiral da violência se acentue. Apenas no feriadão de final de ano 39 gaúchos foram assassinados, engordando as estatísticas de 2008.

feles

E num remoto passado, salvo em log do msn para a prosperidade....

Gynoug says:
sei q eh horrivel dizer isto............ mas tenho saudades da bagunça, sujeira, crimes!
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Quote from: 'feles' post='15089' date='Jan 11 2008, 03:21 AM'E num remoto passado, salvo em log do msn para a prosperidade....

Gynoug says:
sei q eh horrivel dizer isto............ mas tenho saudades da bagunça, sujeira, crimes!

Olha, eu geralmente ignoro os erros do feles, mas esse foi lol d+!
Eu tinha que quotar :punish:

feles

Só consigo imaginar que "falei dificil demais para você" e usei uma palavra que tu nunca tinha visto na vida - não o culpo demais, pois essa palavra na verdade não deveria existir na sua lingua nativa.
O mais legal é que, por não a conhecer, tu não apenas julga ela como errada, acha engraçado a forma dela, e como uma cereja no topo do bolo leva sua ignorancia para multiplos topicos....

Billy Lee Black

Se foi alguma piadinha ou trocadilho que você fez eu realmente não entendi.

Mas como eu não entendi, então ficou comédia d+ xD

E calma feles, eu tosó brincando! Eu tb erro direto na hora de escrever por aqui :lol:

No mais, voltando ao tópico, eu realmente ainda não acredito que uma cidade do sul do Brasil seja suja e violenta como vocês falam. As cidades do sul que já fui, são limpas e não são violentas desse jeito. Até Foz do Iguaçu é limpa.

Sujas são as cidades aqui do DF. Muito barro, pichações pra todo lado e lixo na rua. Inclusive eu mostrei no Google Earth uma vez a minha casa pro Feles e ele comentou: "Que lugar feio, tem um campão de terra aí perto."

Triste isso aqui :punish:

To vendo que ainda tenho muito a conhecer do nosso país mesmo...

Santo

Hum... se usar "prosperidade" no lugar de "posteridade" foi algum tipo de piada eu também não entendi.

feles

E eu deseperado procurando algo na grafia....

Vou me matar um pouquinho agora, volto depois.

icestar

Ok agora coloca a culpa da prefeitura que nao é PT...

e sim ta uma bosta sem tamanho essa cidade
Já to velho para assinaturas de forum.

feles

Quote from: 'icestar' post='15110' date='Jan 11 2008, 10:02 PM'Ok agora coloca a culpa da prefeitura que nao é PT...

e sim ta uma bosta sem tamanho essa cidade

Isso aprendemos na pele. Não me entenda mal, jamais votarei no PT. Mas no final das contas, não era nada além do enterno caminho em direção a bosta absoluta utópica. No final, esse caminho é inevitável. O problema do PT é ter ocupado por muito tempo a cidade de merda - chegou a dar a ilusão que a culpa era deles pois, afinal de contas, durante toda a minha vida adulta eu só tinha visto eles.

SirPhillip

O centro nao melhorou?

Pelo que sei, conseguiram livrar aquilo do monte de camelos.

Já foi uma vitória (que nao haveria, se ainda fosse o PT).

Logo o transporte público vai começar a prestar tambem.

Santo

Quote from: 'SirPhillip' post='15118' date='Jan 12 2008, 06:21 PM'O centro nao melhorou?

Aqui em BH não tem mais camelô no centro e o prefeito é do PT.

O problema não são os politicos do PT , o problema são os políticos incopetentes, ou seja, a maioria absoluta.

feles

Melhorou um pouco aomenos nisso.

E quanto ao transporte publico, só sei que vou ter menos lugares para sentar passaram os velhos fedorentos e insuportaveis para disputar lugar comigo e ficarem resmungando caso eu não ceda meu lugar livremente para eles (tudo bem, já pegava mais lotacao que onibus, agora só pego lotacao e deu), e que até 2048, 49, vao fazer a GRANDE FODA e criar conexoes para ajudar a todos que tem carro poder se deslocar mais rapidamente pela cidade ao pequeno custo de conforto e tempo dos passageiros.

SirPhillip

Quote from: 'Santo' post='15119' date='Jan 12 2008, 04:09 PM'
Quote from: 'SirPhillip' post='15118' date='Jan 12 2008, 06:21 PM'O centro nao melhorou?

O problema não são os politicos do PT , o problema são os políticos incopetentes, ou seja, a maioria absoluta.

Pimental é a exceção da exceção da exceção de ter alguem que preste no PT.

Vc nao faz ideia do prejuízo que o PT causou pra Porto Alegre com 16 anos de governo.

Vai precisar de uns 30 anos sem eles pra recuperar a cidade.

night

Quote from: 'SirPhillip' post='15128' date='Jan 12 2008, 06:37 PM'

Vc nao faz ideia do prejuízo que o PT causou pra Porto Alegre com 16 anos de governo.

Vc não ta pensando que o povo vai deixar o PT tanto tempo longe do poder, ta?  :punish:

feles

Quote from: 'SirPhillip' post='15128' date='Jan 12 2008, 06:37 PM'

Ainda ta pensando que faz diferença, ta? :punish: