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Curso de Pilotagem

Started by Dark, Jan 24, 2008, 22:15:11

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Dark

Galera, ganhei um curso de pilotagem e direção defensiva da Renault e fui com um pessoal em Interlagos dirigir e experimentar o novo Sandero

Nunca tinha dirigido lá, tão quão menos um carro de competição preparado para correr em Interlagos.
Achei a experiência sensacional... sério, MUITO animal!

Nossos instrutores não eram nada mais nada menos do que os campeões da Stock Car Light, Stock Car V8 e alguns outros campeões por aí das fórmulas que tem no Brasil. Alguns outros corriam na GT3. ...só coisa humilde.  :P

Fizemos as aulas de direção defensiva depois fomos para as voltas em Interlagos.
Direção defensiva fizemos com os Sanderos e com os Méganes. Todos completos 1,6 16v, abs, Air Bag, etc...
Nota sobre o Sandero: o carro é muito estável!! Eu fiz o Slalom mais rápido dentre o pessoal com ele!

Depois fizemos as aulas teóricas de pilotagem e fomos para a pista...

Demos uma volta para conhecer os pontos do circuito, depois algumas voltas nos Méganes preparados e depois fizemos um Fly Lap com eles.

Meu instrutor e depois piloto foi o "Beto", campeão da Stock Car Light. As curvas que o cara faz, a maneira como desalecerava e tracionava o carro era simplesmente animal!! Sério, paguei um pau forte!!!!!

A sensação de dirigir em Interlagos é demais, o barulho do carro é espetacular...
Na reta oposta consegui colocar 190 km/h, mas havia chovido e estava tudo molhado também. Um tesão que só sentindo.  :D

Recomendo pra todos amantes de velocidade fazer um curso desses, c/ ctz vão amar a sensação.
Saí de lá estourado mas valeu a pena demais!!

Seguem umas fotos:


Toda galera que fez o curso + pessoal da organização + pilotos + pessoal de marketing da Renault.


Roberto Manzini e o "Zé" (José David), dono do curso e o principal instrutor.


Slalom com o Sandero.


Aonde eram passadas as aulas teóricas para nós.


Um dos 6 Méganes de direção defensiva (ps: um deles saiu com o câmbio estourado... só engatava ré. :))


Atrás dos boxes.



Boxe da Renault, Logan tunado.


Um dos Méganes de competição




Parte dos pilotos. (agora, só não me pergunta nome...)


+ boxe.



O Renault Safety car (tinham 2, um azul e esse outro amarelo). Eles estavam só para exposição, mas o pessoal deu umas voltas com eles. Eram os mais rápidos de tudo com 230 cv)


Yellow Sandero.


Torre dos Diretores e Juízes de prova.


Reta dos boxes demarcada.


Filazinha dos Méganes para sair dos boxes.


Eu, piloto wannabe de macacão só que sem o capacete e a balaclava. :)

Gravei alguns vídeos, mas nada demais.
Aqui, 2 vídeos de uma guria que fez o Fly Lap e a "apresentação" do circuito.

http://www.youtube.com/watch?v=ButqY03zD0o

http://www.youtube.com/watch?v=MjOrt5nu3iM

Só vale um comentário:
Os pilotos, o pessoal da publicidade e o pessoal do curso (com exceção de um..) eram MUITO gente boa. Consegui conversar com todos, conversei sobre as fórmulas, como virar piloto (rs..), conversei com o gerente geral de marketing da Renault do Brasil, com o Roberto Manzini, com o Zé, com os mecânicos, com o pessoal do boxe da Fiat... pessoal simplesment simpático em demasia. Merecem meus parabéns pela humildade e cativação que tem todos!

Ps: Muito afim de comprar um Sandero.  :)
Initium et finis

night

Cara, muito massa! Fiquei com vontade de fazer um aqui, vou me informar por aqui.

Muito louco o segundo vídeo, quem é o piloto? Precisava esticar a terceira até cortar o giro?? :)


Ah! O Sandero amarelo é lindo.
PS.: 2.0T e só 230cv? :/

Dark

O Piloto acho que é o Daniel não sei das quantas.

Ps: eles não tiram o pé do acelerador para trocar as marchas...
E algumas reduzidas, como dá pra ver no vídeo, eles tiram de giro o carro. Tipo, sem dó nem piedade, metem a marcha e o giro que segura o carro... dá pra ouvir ele cortando.

Ps: sim!! 2.0 16v 230cv. Baixa pressão, confortável e extremamente estável. Foi o carro que as minas mais pagaram pau lá. :)
Initium et finis

Santo


Gynoug

Primeiro, parabéns pela oportunidade que ganhou...

Sobre o que falou da troca das marchas, a forma como ele estava fazendo no video, isto não é praticado durante a corrida, certo? Estou errado ou isto danificaria a embreagem do carro?

Quantos aos carros, bah, vai me jogar uma pedra... mas o Logan é feio de qualquer forma, com ou sem pintura. E o Megane? Acho ele bonito até, mas preciso dizer que ficou terrivel com o aérofolio (sei lá).


Agora a realidade, a nossa parte chata (tu nos conhece):

- o que significa "ganhar" um curso destes? $$$?

- o que significa "pagar um pau forte" para um cara dentro de um carro?  :)

night

Quote from: 'Dark' post='15495' date='Jan 24 2008, 11:51 PM'O Piloto acho que é o Daniel não sei das quantas.

Ps: eles não tiram o pé do acelerador para trocar as marchas...
E algumas reduzidas, como dá pra ver no vídeo, eles tiram de giro o carro. Tipo, sem dó nem piedade, metem a marcha e o giro que segura o carro... dá pra ouvir ele cortando.

Ps: sim!! 2.0 16v 230cv. Baixa pressão, confortável e extremamente estável. Foi o carro que as minas mais pagaram pau lá. :)

Pqp... trocar de marcha sentando a bota é de doer... custa fazer uma troca super hiper rapida como no velozes e furiosos? lol

Eu também reduzo na marcha pra entrar forte em curva, mas também não jogo segunda a 120km/h + pro giro passar dos 7k e ficar berrando igual no vídeo. Garanto que no carro de passeio dele ele faz dessas. :)

Se eu participar do próximo show cars aqui pelo clube vou tentar fazer um video onboard pra pagar de "gataum" também. xD

Dark

Quote from: 'Gynoug' post='15499' date='Jan 25 2008, 02:54 AM'Primeiro, parabéns pela oportunidade que ganhou...

Sobre o que falou da troca das marchas, a forma como ele estava fazendo no video, isto não é praticado durante a corrida, certo? Estou errado ou isto danificaria a embreagem do carro?

Quantos aos carros, bah, vai me jogar uma pedra... mas o Logan é feio de qualquer forma, com ou sem pintura. E o Megane? Acho ele bonito até, mas preciso dizer que ficou terrivel com o aérofolio (sei lá).


Agora a realidade, a nossa parte chata (tu nos conhece):

- o que significa "ganhar" um curso destes? $$$?

- o que significa "pagar um pau forte" para um cara dentro de um carro?  :)

Em corridas isto é feito sim, mas em determinadas situações.
É a forma mais eficaz de não se perder o timing da troca de marchas enquanto se cai a rotação.

O problema maior seria forçar as bielas e pistões, já que você tá jogando no corte de ignção toda troca de marcha, limite máximo que o carro suporte girar. Mas se trocar rapidinho não tem muito problema não, e a embreagem era de cerâmica, o platô ia aguentar bem as porradas.

Eu achei esse Logan bonitinho viu ? :)
Mó arrumadinho, com acessórios da Momo, rodas da Motegi...

E o Mégane quando ví nas fotos antes de ir achei horrível. :)
Mas chegando lá achei muito mais bonito os carros, toda a estrutura "combinava". Os brancos eram os mais bonitos. O que ficou piorzinho em design foi o pneu "balãozinho", poderia ter um aro maior né?

q1: R$2.700,00.
12: erm... :P o único momento que senti medo foi quando o Beto tava saindo dos boxes com o carro a milhão. O cara saiu MUITO rápido em um espaço MUITO pequeno e o carro começou a derrapar. Naquela hora eu senti medo... o resto foi só emoção! hauihuiahuia

Nite

Hehe acho que mania de quem gosta de dirigir é jogar a marcha no alto, mas lá o cara fazia um barato que acho que entendi lá para as últimas voltas que a gente andou: ele reduzia talvez pq era exatamente o timing e a velocidade perfeita casada com aquela marcha...

Ele deve até fazer, mas os pilotos são todos filinhos de papai. Conversando com um deles, eu descobri que a área do automobilismo é mó máfia... precisasse de muita grana pra entrar e pra chegar até a um status onde vc ganhe pelo que faz. É foda ele tava dizendo e muito dificil, esporte muito elitizado, precisa de MUITO dinheiro.

Camera Onboard rlZ. Só não vai matar o Zuco de novo dessa vez se for ele que for gravar o vídeo pra entrar no túnel a milhão!  :D
Initium et finis

King

Legal, Dark! =D

Meu irmão é louco pra fazer esse curso... XD

E quanto a forma de direção... é bem por aí mesmo. Minha empresa tem 2 carros na Stockcar e 1 carro na Stockcar light... Sei que a cada corrida eles praticamente tem que comprar um carro novo... fode tudo no carro. Gastam em média 40 mil na manutenção de cada carro.