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Jogos e Tecnologia => Jogos => Topic started by: Strife on Sep 27, 2018, 09:20:31

Title: Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Sep 27, 2018, 09:20:31
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Faz um tempão que estou fazendo essa lista, acho que chegou um ponto que é bom postar logo porque tá sendo anunciado muitos jogos do estilo, sendo melhor ir atualizando aos poucos. A intenção aqui é cobrir jogos de ação, plataforma, Metroidvania, RPGs e afins que se dão na visão exclusiva 2D ou 2.5D, assim jogos, ainda que com gráficos 2D, com aquela visão de cima, ou beat'em ups com planos tradicionais, estão excluídos. Comentem se faltou algum jogo digno de nota já lançado ou algum outro anúncio recente que passei batido, ou opiniões acerca dos jogos abaixo. A plataforma base é a Steam pois é onde jogo a maioria de jogos nesse estilo, mas também citei alguns exclusivos de consoles, se omiti alguma informação tb é só falar.

Vários pixel preguiça, Billy pira :lol:

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Assassin's Creed Chronicles: China - Status: lançado

Ainda não tive a oportunidade de jogar esses spin-offs sidescrollings da série, mas tenho interesse em ver como adaptaram as mecânicas para o plano 2D.

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Assassin's Creed Chronicles: India - Status: lançado

Ver acima.

(https://i.imgur.com/Elbi9uI.jpg)

Assassin's Creed Chronicles: Russia - Status: lançado

Ver acima.

(https://i.imgur.com/nxgbLP5.jpg)

AM2R: Return of Samus - Status: lançado

O remake feito por um fã de Metroid 2, notório por tomar um cease & desist da Nintendo no mesmo dia do lançamento, que viria revelar mais tarde seu próprio remake para 3DS, com bastantes mudanças. Fãs mais puristas preferem esse remake por ser mais fiel à fórmula estabelecida por Super Metroid e, de fato, o jogo é excelente.

(https://i.imgur.com/7QbU3we.jpg)

Another Sight - Status: lançado

Ainda não joguei, mas parece ser um daqueles sidescrolling mais atmosféricos inspirado em Alice no País das Maravilhas.

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Apotheon - Status: lançado

Enorme decepção para mim, estava aguardando ansiosamente esse jogo pelo visual que remete às pinturas gregas clássicas, tinha tudo para ser um ótimo Metroidvania. Mas a jogabilidade é falha, com hitboxes que afetam muito a experiência. Eventualmente larguei, uma pena.

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Armed with Wings: Rearmed - Status: lançado

Sei pouco deste jogo, mas me atraiu, coloquei na minha wishlist recentemente.

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Axiom Verge - Status: lançado

Um dos primeiros Metroidvanias indies que joguei, e ainda um dos melhores. A grande quantidade de poderes diferentes, uma excelente trilha sonora e até mesmo uma história surpreendentemente boa fazem desse jogo um pacote completo.

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Azure Striker Gunvolt - Status: lançado

Continuação do ótimo Mighty Gunvolt, estou para pegar. Já possui uma sequência disponível no Switch, com a versão PC ainda por lançar. O estúdio por trás é bastante competente, formado por ex-membros da Capcom e que trabalharam juntos com a própria Capcom em vários Megaman e no Mighty No. 9, e são mais antigos do que podem achar, seus primeiros projetos foram dois ótimos jogos para o PS1 que só ficaram no Japão, Love & Destroy e Speed Power Gunbike (inclusive recomendo este para fãs de Megaman Legends).

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Bionic Commando: Rearmed - Status: lançado

A maioria provavelmente jogou este no X360 quando saiu, mas quis relembrar o jogo, pois gostei bastante. Não há mais nenhuma razão para jogar o original, que nunca gostei. Uma pena que a Capcom nunca disponibilizou a continuação na Steam, pois comprei mas meu X360 foi pro saco antes de jogar (hardware de merda), fico esperando que isso mude, mas acho que terei de pegar no PS3 se não for tarde demais.

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Black Future ´88 - Status: a sair

Anunciado recentemente, pelo visto um action platformer com excelentes gráficos 2D e ambientação cyberpunk.

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Bleed 1 & 2 - Status: lançados

O estilo dos gráficos pode afastar muitos, mas não se enganem, Bleed é um dos melhores run & gun que já joguei. Controles extremamente precisos juntamente com o poder de slow motion e vários dashes criam situações cinemáticas em que você está totalmente no controle. A continuação melhorou ainda mais os controles, sendo mais fácil controlar os dashes no ar, mas não possui mais a variedade de armas do primeiro (armas agora são unlockables após zerar, e não algo que vc pode comprar com os pontos de ranking) e repetiram muitos chefes do anterior (gostaram daquele chefe? Agora enfrentem DOIS dele ao mesmo tempo!). Mas ainda é muito bom, e ao invés da estrutura normal de fases e chefes ele é mais composto por set pieces.

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Bloodstained: Curse of the Moon - Status: lançado

Prequel em estilo 8-bits de Bloodstained: Ritual of the Night enquanto seu irmão mais novo não sai, li coisas boas a respeito, tá na minha wishlist.

(https://i.imgur.com/o25DK6B.jpg)

Bloodstained: Ritual of the Moon - Status: a sair

Dispensa comentários, novo projeto do Igarashi após ter saído da Konami, sucessor espiritual de Castlevania: Symphony of the Night, e que está demorando uma eternidade para ficar pronto.

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Braid - Status: lançado

Outro que dispensa comentários, um dos primeiros sucessos indies que ajudou a popularizar produções do gênero. Pode não ser para todos, mas é um jogo muito influenciador, incluindo aquelas críticas pós-modernas e referências metas que normalmente só víamos em Metal Gear Solid ou jogos mais obscuros.

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Castle in the Darkness - Status: lançado

Jogão que nunca vi ninguém comentar. Possui gráficos que homenageiam a era 8-bits mas claramente com mais detalhes, lembrando Shovel Knight nesse sentido. Um Metroidvania com ótima exploração e vários chefes excelentes, ficando muito, muito difícil nas partes finais, especialmente em áreas como Windy Ruins que abusam de plataformas insanas e aqueles malditos espinhos 1-hit-kill. Espere morrer bastante, e o jogo não deixa o jogador esquecer disso, pois sempre aparece um contador quando morre (comigo foi mais de 300, muitas em algumas poucas áreas que eu estava para arrancar os cabelos).

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Castlevania: Lords of Shadow -Mirror of Fate- HD - Status: lançado

Nome imbecil de lado (dois subtítulos? Sério?), achei esse jogo uma boa surpresa. Assim como o primeiro Lords of Shadow começa fraco, mas melhora bastante com o progredir do jogo. Engraçado como achei que ia pular esse e jogar o Lords of Shadow 2 (que nem terminei de tão ruim).

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Cave Story+ - Status: lançado

Mais um clássico indie e devo ser um dos poucos que ainda não jogou, já ganhou várias versões inclusive uma 3D para 3DS (não sei se saiu para outros consoles).

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Caveman Warriors - Status: lançado

Outro que não sei muito a respeito, mas me agradou pelos vídeos e coloquei na wishlist para quando entrar numa promoção marota.

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Chasm - Status: lançado

Esse já foi bastante hypado, mas saiu e ninguém mais comentou. Acho que demorou demais e saiu do radar do povo, mas ainda é compra certa pra mim, os gráficos 2D são lindos.

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Child of Light - Status: lançado

Meio "antigo" já, esse RPG sidescrolling veio daquela época em que a Ubisoft resolveu diversificar seu lineup, mas imagino que baixas vendas não justificaram (achei que toda a grana que ela ganha poderia bancar um pouco de variedade e criatividade). Um ótimo jogo com belos visuais, misturando exploração de Valkyrie Profile com sistema de batalhas de Grandia.

(https://i.imgur.com/lizwuZg.jpg)

Contrast - Status: lançado

Jogo interessante em que o jogador controla sombras, precisando resolver puzzles e alterar cenários para prosseguir. Ainda acho meio caro e fico com medo do gimmick cansar, por isso ainda estou aguardando promoção.

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Cursed Castilla EX - Status: lançado

Sim, é basicamente Ghosts'n Goblins, que acho uma merda e difícil por todos os motivos errados, mas todos que conheço que jogaram falaram que é ótimo, com uma jogabilidade muito superior.

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Dark Devotion - Status: a sair

Mais um Dark Souls 2D com belos gráficos. Eu não estou reclamando.

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Dead Cells - Status: lançado

Mistura Roguelike de Metroidvania e Dark Souls com um dos melhores trabalhos em sprites 2D que já vi. Recebeu críticas positivas quase que universais, preciso jogar.

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Deadlight: Director's Cut - Status: lançado

Outro que acho que a maioria já jogou, mas passei uns anos desinteressado em jogos de temática de horror e zumbi, mas continuo de olho nessa mistura de survival com plataforma.

(https://i.imgur.com/cezznVm.jpg)

Death's Gambit - Status: lançado

Ver Dead Cells, Dark Devotion etc.

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The Dishwasher: Vampire Smile - Status: lançado

Jogo dos mesmos criadores de Salt and Sanctuary, com a mesma direção artística de cores saturadas e character design que lembra Gorillaz. Aqui temos um beat'em up sidescrolling super rápido, técnico e violento, com vários chefes criativos e desafiantes. Recomendadíssimo.

(https://i.imgur.com/HgXlvhB.jpg)

Dust: An Elysian Tale - Status: lançado

Sabe aquele jogo que todo mundo fala bem mas seu subconsciente diz que não vai gostar mas acaba cedendo? Pois é. Bons gráficos, mas não gostei da direção de arte, do character design, da jogabilidade etc. Passei.

(https://i.imgur.com/FF5j7vh.jpg)

Exist Archive: The Other Side of the Sky - Status: lançado

Meio que um sucessor espiritual de Valkyrie Profile, com a exploração 2D e batalhas com personagens mapeados nos botões do controle, podendo realizar combos. Joguei um pouco, gostei de algumas coisas e não de outras, preciso retomar. A premissa do enredo é interessante, mas o character design e modelos dos personagens são horríveis, acho que esses aspectos afastaram muita gente do jogo. Para PS4 e VITA.

(https://i.imgur.com/vq2VGOK.jpg)

Fallen Legion+ - Status: lançado

Outro RPG no estilo de Valkyrie Profile, parece competente, mas ainda não joguei, e ao contrário do Indivisible, parece que não chamou a atenção de muita gente. Tá na wishlist.

(https://i.imgur.com/zw4ZQFP.jpg)

Feudal Alloy - Status: a sair

Pouco se sabe desse jogo ainda, mas adorei a arte dele.

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Fugitive - Status: lançado

Jogo indie feito por apenas uma pessoa, um desenvolvedor chamado John Thyer que acompanho os trabalhos e faz parte de um dos poucos podcasts de videogame que escuto. Ele é fã do estilo preto e branco que remete ao Gameboy e possui ideias interessantes, embora nem sempre bem implementadas (ele fez um RPG chamado Facets que não gostei nem um pouco). Mas não é o caso desse, um jogo de plataforma interessante que, ao contrário da maioria dos jogos, você vai perdendo poderes e powerups ao longo do jogo. Divertido, curtinho e de graça, disponível no site (http://socksmakepeoplesexy.net/farawaytimes) do criador.

(https://i.imgur.com/OTNKKwD.jpg)

Ghost Song - Status: a sair

Parece muito interessante mas está sem notícias faz tempo, espero que não tenha sido esquecido.

(https://i.imgur.com/pR1s9ae.jpg)

Gianna Sisters: Twisted Dreams - Status: lançado

Não curti muito o estilo visual, mas quem jogou garante que é muito bom. Veremos.

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Gigantic Army - Status: lançado

Jogo de ação no estilo de jogos como Assault Suits Valken e Front Mission: Gun Hazard. Fico meio em cima do muro, pois eu adorei o FM: Gun Hazard, mas outros jogos do estilo como o Valken, Leynos, Gunhound EX ou Metal Warriors não me agradaram pela jogabilidade "solta" demais, com pouca precisão. Mas esse me interessou, por isso aguardo uma promoção ou um mês mais folgado.

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Guacamelee! 1 & 2 - Status: lançados

O segundo saiu recentemente, mas confesso que apesar de todos os elogios desses jogos eu tenho um preconceito com o visual e direção de arte, e nunca peguei. Medo de acontecer o mesmo com Dust, mas daí sempre fica aquela dúvida de que vai que é bom.

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Gun Rage - Status: lançado

Dizem ser um ótimo clone de Contra. Na lista.

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Hollow Knight - Status: lançado

Esse eu já testei mas sinceramente não curti, mas pretendo dar uma segunda chance porque todo mundo e a mãe só tem elogios para ele.

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Indivisible - Status: a sair

Jogo bastante aguardado por fãs de RPG, com um visual lindo. Vem sendo adiado faz tempos, o que não acho que está fazendo muito bem para a reputação dele, mas ainda estou na espera.

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Inside - Status: lançado

Sucessor espiritual do Limbo, combinando temas de horror com ficção científica e teorias de conspiração, ficando bizarro no final. Muito bonito e com um ótimo clima, mas sofre com o mesmo problema do Limbo que parece incompleto, ficando aquele gostinho de quero mais.

(https://i.imgur.com/Er23Ue1.jpg)

Kikai - Status: lançado

Do mesmo criador do Fugitive, comentado acima. Outro joguinho interessante e grátis, dá para terminar em meia hora. Baixe aqui (http://socksmakepeoplesexy.net/farawaytimes).

(https://i.imgur.com/5NRDUm1.jpg)

Limbo - Status: lançado

Outro clássico do início da cena indie, Limbo começa sensacional com uma ambientação que é mais terror que muito AAA, mas perde força na reta final.

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Lost Moon - Status: acesso antecipado na Steam

Joguinho desconhecido que parece bem legal, e estou para pegar ele porque custa troco de pão e está no limbo do acesso antecipado faz décadas, mas sempre fico com receio de comprar um jogo em acesso antecipado, gostar e ver que não está terminado.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Sep 27, 2018, 09:20:40
(https://i.imgur.com/CeuQw11.jpg)

Mark of the Ninja - Status: lançado

Outro clássico indie, e um dos melhores jogos de stealth já feito. É tão bom na sua proposta que é difícil achar o que reclamar, mas eu gostaria de ver uma continuação numa ambientação completamente tradicional ao invés dessa mistura de ninja com tecnologia.

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Matterfall - Status: lançado

Ação twin-sticker shooter com ótimos visuais, quero pegar esse. Por enquanto acho que é exclusivo do PS4.

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The Messenger - Status: lançado

Parece um excelente Ninja Gaiden novo que saiu recentemente, na lista.

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Metal Soldiers 2 - Status: lançado

Clone descarado de Metal Slug, continuação de um jogo só para celulares, e ainda mostra as raízes. Jogabilidade competente, mas level design e AI de inimigos praticamente inexistente. Peguei por custar 2 conto e parecia legal por fotos.

(https://i.imgur.com/Q06LPIk.jpg)

Mighty Gunvolt - Status: lançado

Um excelente clone de Megaman que pra mim é muito melhor que Megaman. Foi uma ótima surpresa, pena que é curtinho, mas os chefes das fases extras após zerar foram demais para mim.

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Mighty No. 9 - Status: lançado

Acho que esse jogo teria sido melhor recebido se não tivesse acontecido aquele drama todo de Kickstarter e anúncios ridículos, pois me surpreendi. Continua aquela estupidez de Megaman de não poder atirar para cima, mas o design das fases leva isso em consideração, e a mecânica do dash dá uma agilidade muito bem-vinda para a jogabilidade do robô azul que equilibra essas limitações de Nes que insistem em martelar.

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Minoria - Status: a sair

Novo jogo dos criadores de Momodora: Reverie under the Moonlight. Não preciso dizer mais nada.

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Momodora: Reverie under the Moonlight - Status: lançado

O salto de qualidade desse jogo para os Momodoras anteriores é tão brusco que nem parece da mesma série ou desenvolvedores. Um dos melhores Metroidvanias que já joguei, com combate inspirado em Dark Souls e chefes excelentes.

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The Mummy Demastered - Status: lançado

Já saiu faz tempo, mas nunca vi ninguém comentando. É lindo graficamente, e parece muito bom. Ainda vou comprar.

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Mutant Mudds Deluxe - Status: lançado

Jogo interessante com alternação de fundo como mecânica e outros poderes legais, mas a jogabilidade básica é muito lerda e frustrante, acabei desistindo. O próximo jogo dos criadores, Xeodrifter (ver abaixo), mostrou que os desenvolvedores aprenderam a lição e entregaram um produto muito melhor.

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Never Alone (Kisima Ingitchuna) - Status: lançado

Peguei recentemente numa promoção mas, para variar, ainda não tive tempo de testar. Parece ser daqueles jogos mais atmosféricos e emocionais, mas em 2.5D. Li que é baseado realmente em culturas de esquimós, o que pode ser interessante.

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Niffelheim - Status: lançado

Saiu recentemente do acesso antecipado e tô na seca para pegar (jogo demais para tempo de menos pqp), olha esses visuais.

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Odallus: The Dark Call - Status: lançado

Jogo dos brasileiros da Joymasher, infelizmente não gostei muito. Boa atmosfera, mas achei a jogabilidade meio estranha e o design de fases confuso, larguei. Oniken, o projeto anterior deles, é um jogo bem melhor.

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Oniken - Status: lançado

Posso não ter gostado de Odallus, mas Oniken, contudo, achei fantástico, e joguei bem na hora certa, quando estava tirando o atraso de action platformers 8-bit, a clara inspiração desse jogo. O desafio old-school é um pouco mitigado por checkpoints e continues infinitos, mas ainda assim pode ser de puxar os cabelos, em especial a penúltima fase. Espero que o próximo jogo deles, inspirado em Contra, siga essa qualidade.

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Ori and the Blind Forest - Status: lançado

Decepção. Visuais lindos, mas achei a jogabilidade bem ruinzinha, especialmente para o nível de precisão que certas partes de plataforma exigem, nem zerei. A continuação vem aí, mas devo passar.

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Outland - Status: lançado

Metroidvania que junta elementos de Ikaruga, em que você precisa alternar entre duas cores para absorver e causar dano aos inimigos e projéteis. Começa meio chatinho, mas melhora bastante com o evoluir da aventura, os chefes são bem imaginativos com a mecânica.

(https://i.imgur.com/tg5lTYR.jpg)

Out There Somewhere - Status: lançado

Ótimo jogo, começa como um shmup mas quando sua nave é destruída você cai num planeta e precisa explorar para conseguir consertar a nave. É mais focado em puzzles com a arma de teletransporte, me lembrou Portal em 2D.

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Owlboy - Status: lançado

Achei um pouco decepcionante, mas ainda valeu a pena jogar. É difícil acreditar que esse jogo foi feito por uma empresa pequena, pois possui o que considero os melhores gráficos 2D em sprites que já vi, mas aí lembro dos quase dez anos que demoraram para fazer.

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Pixel Shinobi: Nine Demons of Mamoru - Status: acesso antecipado na Steam

Outro que está há tempos no acesso antecipado, provável que eu chute o balde e compre assim mesmo, uma vez que é baratinho.

(https://i.imgur.com/9V94ItA.jpg)

Puppeteer - Status: lançado

Jogo sensacional com uma ambientação singular, acho que foi passado por muitos na geração passada e merecia um port/remaster para PS4, pois continua sendo exclusivo do PS3. As primeiras fases são meio meh, mas melhora demais quando se avança.

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Rad Rodgers - Status: lançado

Desconhecia esse jogo até vê-lo num dos vídeos do Metal Jesus, me pareceu muito divertido, na lista esperando promoção enquanto jogo os outros trocentos mil jogos do meu backlog.

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Rayman Origins & Rayman Legends - Status: lançados

Meh, coloquei só para constar porque são bastante elogiados, mas nunca consegui gostar de Rayman.

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RIVE - Status: lançado

Outro ótimo run & gun que por vezes vira shmup, com ótimos gráficos, uma história legal com senso de humor que é obviamente inspirada em Portal e uma jogabilidade de twin-stick shooters. Fica BEM difícil perto do fim, mas a generosidade de checkpoints (até mesmo entre fases diferentes dos chefes) equilibra as coisas.

(https://i.imgur.com/HIEV9fM.jpg)

Rochard - Status: lançado

Me recomendaram esse jogo por eu gostar muito de Trine (ver abaixo), não parece grande coisa por fotos mas sempre vale uma arriscada quando tiver promoção.

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Rogue Legacy - Status: lançado

São poucos jogos com elementos Roguelike que consigo gostar, e esse... não é um deles. A premissa é interessante, e é legal ir construindo a árvore genealógica, mas o progresso é muito devagar em comparação com as mortes que te fazem recomeçar quase do zero. Cansei.

(https://i.imgur.com/AgvpoS0.jpg)

Salt and Sanctuary - Status: lançado

É Dark Souls 2D. Não, é isso, certas áreas e chefes valeriam até um processinho. No entanto, é daqueles clones que entendem o que fez o jogo original especial, e acerta em todos pontos, do combate ao excelente level design, onde mesmo sem mapa dificilmente se fica perdido. Na verdade foi esse jogo que me fez gostar do "gênero" Souls, alguma coisa no 2D e no combate um pouco mais rápido faz com que seja mais amigável para iniciantes mas sem perder aquele desafio legal.

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Shadow Blade: Reload - Status: lançado

Um dos melhores action platformers que já joguei e nunca vi ninguém comentando. Tudo que tinha de bom nos Ninja Gaiden antigos com o melhor que há de mais moderno no gênero. A jogabilidade é quase uma perfeição para mim, às vezes é possível cruzar longas passagens sem nem encostar no chão, pulando de parede em parede, executando inimigos no ar, saltando para outra parede e continuando. Jogão demais.

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Shadow Complex Remastered - Status: lançado

Outro que, assim como Bionic Commando: Rearmed, a maioria deve ter jogado no X360 quando saiu, mas quis incluir a versão Remastered aqui para quem deixou passar, pois o jogo é excelente.

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Shank 1 & 2 - Status: lançados

Não sei porque tinha um certo preconceito com esses jogos, mas quando veio uma promoção boa demais para passar eu peguei e me senti idiota, pois o primeiro Shank é sensacional, sem dúvida um dos melhores beat'em ups sidescrollings que já joguei. A continuação, no entanto, não saiu tão boa, mudaram algumas coisas nos controles (para pior), o design de fases não é tão inspirado e é curto demais, mas ainda vale a pena.

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Série Shantae - Status: lançados

Essa série na verdade começou lá atrás no Gameboy Color, mas foi a "nova" trilogia que chamou a atenção dos jogadores, sendo composta por Shantae: Risky's Revenge, Shantae and the Pirate's Curse e Shantae: Half-Genie Hero. Porém, eu não gostei do que joguei, testei Risky's Revenge e Pirate's Curse mas não desceu.

(https://i.imgur.com/G2WPoKL.jpg)

Shovel Knight - Status: lançado

Outro que dispensa recomendações. Se gosta de jogos 2D, Shovel Knight é imperdível. Raro caso em que peguei até os DLCs e fiquei extremamente satisfeito. Jogaço.

(https://i.imgur.com/jRAFIHq.jpg)

Slain: Back from the Hell - Status: lançado

O Slain original saiu todo cagado, mas essa versão Back from Hell corrigiu tudo e revelou o potencial que tinha. Não é Metroidvania, é por fases lineares, com um ótimo visual, trilha sonora de puro metal, e uma dificuldade altíssima, mas recompensadora.

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SteamWorld Dig 1 & 2 - Status: lançados

O primeiro SteamWorld Dig foi uma ótima surpresa, peguei sem esperar nada e me encontrei viciadíssimo nele, no nível que quando terminou fiquei triste. Explorar as minas, voltar à vila, comprar melhorias, explorar novamente para chegar mais fundo se torna um ritmo quase hipnótico. A continuação melhorou a jogabilidade e expandiu o mundo, mas ainda gostei mais do primeiro. O outro membro dessa série, SteamWorld Heist, também vale muito a pena, pensem em Valkyria Chronicles em 2D e com mira manual, e você tem um dos mais originais RPG/Estratégia dos últimos tempos.

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Steel Strider - Status: lançado

Dos mesmos criadores do Gigantic Army, mas agora com mais inspiração de Contra do que Assault Suits, parece muito bom.

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Strider (2014) - Status: lançado

Achei que foi injustiçado quando saiu, e um pouco é culpa do começo que é muito sem graça. Mas como tantos outros jogos, ele melhora bastante depois quando se está praticamente voando pelos cenários e fazendo picadinho dos inimigos sem nem parar. Na minha opinião é o melhor da série, superando até Strider 2.

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Sundered - Status: lançado

Dos mesmos criadores de Jotun, um jogo incrivelmente bonito mas incrivelmente chato. Esse Sundered parece mais ao meu gosto, mas ainda estou receoso. Seria bom ouvir mais opiniões de quem jogou, mas acho que é outro que passou reto pelo público.

(https://i.imgur.com/1m1AnZs.jpg)

Teslagrad - Status: lançado

Parece mais um adventure focado em puzzles, mas os visuais me conquistaram. Ainda vou comprar para conferir.

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Trine 1 & 2 - Status: lançados

Os dois primeiros Trines estão entre meus jogos favoritos, são a versão moderna de Lost Vikings em que você controla três personagens precisando combinar todos para avançar nas fases, tudo num visual fantástico e jogabilidade impecável. O terceiro jogo, infelizmente, foi um desastre. Não por ser ruim, ainda é um bom jogo, mas mudaram para 3D com exploração ao invés de 2.5D, o que fez com que ficasse muito mais caro e custoso de fazer, o jogo saiu curto e incompleto (sério, acaba na metade da história) e foi mal recebido pelos fãs, e tudo isso significa que provavelmente a série acabou de acordo com os criadores. Triste.

(https://i.imgur.com/yno5aAq.jpg)

Twisted - Status: lançado

Comprei recentemente numa promoção de uns 80% na Steam mas ainda não tive tempo de testar, parece um plataforma baseado em puzzles envolvendo gravidade zero com ótimos visuais. Vamos ver.

(https://i.imgur.com/pOPZLzn.jpg)

Unruly Heroes - Status: a sair

Apesar de ainda estar previsto para sair este ano, pouco se sabe deste jogo, mas está no meu radar.

(https://i.imgur.com/IOmzdpa.jpg)

Unto the End - Status: a sair

Jogo anunciado há pouco tempo e ainda sem previsão de lançamento, mas só pelo visual maravilhoso já estou de olho.

(https://i.imgur.com/0dlbild.jpg)

Valdis Story: Abyssal City - Status: lançado

Até gostei desse jogo, mas no final acabou ficando apelativo demais para mim, não sei se evoluí errado ou algo assim (é um RPG/Ação), mas o último chefe estava absolutamente impossível e não tive saco para recomeçar do zero. Grindar tb não é uma opção, a quantidade de EXP dos inimigos normais, mesmo da última área, era irrisória. Não é ruim, a jogabilidade poderia ser um pouco mais precisa, mas...

(https://i.imgur.com/GnPlGIq.jpg)

Valiant Hearts: The Great War - Status: lançado

Assim como Child of Light, veio daquele curto período de tempo em que a Ubisoft parecia interessada em projetos diferentes. A ambientação de Primeira Guerra Mundial ainda é pouco explorada em jogos, e apesar das partes de ação esse é realmente mais uma abordagem 2D de adventures click & point mas com controle (ainda bem). Bem bacana.

(https://i.imgur.com/Ut8jYBC.jpg)

Volgarr the Viking - Status: lançado

Sucessor espiritual de Rastan (cujo cadáver é visto na primeira tela), muito superior, muito bom e muito difícil, exigindo memorização para várias partes. Ainda bem que existe checkpoints.

(https://i.imgur.com/6Z7XuzL.jpg)

Wonder Boy: The Dragon's Trap - Status: lançado

Esse ainda estou em cima do muro, parece uma ótima produção mas nunca gostei muito dessa série, seria bom ouvir mais sobre ele. Está na lista esperando promoção generosa.

(https://i.imgur.com/8I3vaKM.jpg)

Xeodrifter - Status: lançado

Novo projeto dos criadores de Mutant Mudds Deluxe e uma baita melhora em relação a ele. Você explora quatro planetas ganhando powerups muito divertidos para avançar. De negativo fica o design dos chefes, todos iguais só mudando cor e padrões de ataque, mas ainda assim recomendo bastante.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Baha on Sep 27, 2018, 10:06:36
Uma sugestão: Como tem muitos jogos na lista, coloque o nome deles em texto também, pois só como parte da imagem não tem como pular pra um rapidamente/procurar via ctrl+f
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Sep 27, 2018, 10:56:07
Tem muita coisa interessante aí, valeu pela lista.

Ainda tenho que jogar o Pupeteer. Dei ele de presente pra minha esposa e só vi ela jogando. A dublagem BR desse jogo é fantástica!!!!
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: feles on Sep 27, 2018, 12:57:20
Estou epicamente viciado em Hollow Knight
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Prowler on Sep 27, 2018, 14:17:59
CA-RA-LHO! Gostei de uma porrada desses aí e nem cheguei a ver tudo. A sugestão do Baha de colocar o nome em texto para facilitar a leitura é boa, cheguei a ficar confuso algumas horas...

Com mais tempo vou reler tudo e adicionar nas minhas wishlists.

Muito obrigado pela lista e pelo trabalho (y)
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Sep 27, 2018, 14:22:18
Depois eu adiciono os nomes em texto, pior que eu coloquei na imagem justamente por achar que ia facilitar (sempre acho que texto fica perdido com muitas imagens), incluindo meu trabalho :hmmlol:
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Sep 27, 2018, 18:51:34
Acho que o que dificultou a leitura dos nomes foi a barra de "imagem redimensionada" em cima, isso pode ser resolvido se você trocar os [img] por [img width=700].

No mais vou devorar essa lista, curto muito essa categoria de jogos!
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Sep 28, 2018, 18:48:54
Atualizei redimensionando as imagens e colocando os nomes ;)
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Sep 28, 2018, 21:04:19
Boa!

Instalei Chasm no PS Vita hoje, posso dar algum feedback quando tiver jogado mais.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Sep 28, 2018, 21:21:39
Nossa, ficou bem melhor pra ler. Valeu, Strife!
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: SunStar on Sep 29, 2018, 13:35:39
Quote from: Strife on Sep 27, 2018, 09:20:40
Teslagrad - Status: lançado

Parece mais um adventure focado em puzzles, mas os visuais me conquistaram. Ainda vou comprar para conferir.

Valdis Story: Abyssal City - Status: lançado

Até gostei desse jogo, mas no final acabou ficando apelativo demais para mim, não sei se evoluí errado ou algo assim (é um RPG/Ação), mas o último chefe estava absolutamente impossível e não tive saco para recomeçar do zero. Grindar tb não é uma opção, a quantidade de EXP dos inimigos normais, mesmo da última área, era irrisória. Não é ruim, a jogabilidade poderia ser um pouco mais precisa, mas...

Joguei Teslagard no início do ano, minha avaliação do jogo:

Terminei Teslagrad

Jogo indie metroidvania/puzzle. Os puzzles utilizam muito bem a mecânica do jogo, baseada em magnetismo e eletricidade. Em geral os puzzles não são difíceis, mas alguns podem levar tempo e algumas tentativas para completar.

Falando na mecânica, a experiência do jogo me lembrou bastante a experiência que tive com Ori and the blind florest, porém com um nível de gameplay menos hardcore, mas nem por isso deixando de ser interessante.

Há uma parte do jogo relacionada à exploração e coleta de pergaminhos que constituem um desafio extra ao jogo. Tenho a impressão que existem dois finais no jogo, sendo necessário pegar todos os pergaminhos para tal. Devo jogar depois para coletar todos.

Não há diálogos: toda a história é visual, contada numa espécie de teatro em algumas partes do jogo e através de vários desenhos espalhados ao longo do jogo.

Joguei com teclado, entretanto recomendo jogarem com controle, vai facilitar a vida de vocês.

O jogo atualmente está R$ 1,99 na steam, com um desconto de 90%. Vale muito a pena pegar por esse preço. O jogo tem uma demo, caso alguém queira conferir antes...


Em relação a sua dificuldade no último chefe de Valdis Story, acredito que a dificuldade encontrada foi devido ao fato de você estar lutando errado contra o último chefe, provavelmente tentando dano direto nele. Dá pra vencer assim mas será uma batalha longa. A partir do momento que você entende como causar dano nele, a luta fica fácil.

Sugiro os seguintes jogos para aumentar a lista, posso colocar uma avaliação sobre eles depois:

20XX
Abyss Odyssey
Aquaria
Chariot
La-Mulana
Spelunk
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Baha on Sep 29, 2018, 14:12:16
QuoteAM2R: Return of Samus - Status: lançado

Um dos melhores Metroid 2D que eu já joguei, e feito com um nível de profissionalismo que realmente compete com coisa oficial da Nintendo. Achei sensacional a quantidade e qualidade de conteúdo original que o cara inventou pro "remake".

QuoteAxiom Verge - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130189/?topicseen#msg130189

QuoteBloodstained: Curse of the Moon - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg131503/?topicseen#msg131503

QuoteBraid - Status: lançado

Gostei da mecânica de manipulação de tempo e das várias formas como ela é explorada, e o estilo visual é bastante incomum também. No fim é um bom jogo, mas não consegui achar ele super incrível como muita gente.

QuoteCastlevania: Lords of Shadow -Mirror of Fate- HD - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129118/?topicseen#msg129118

QuoteCave Story+ - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127011/?topicseen#msg127011

QuoteChild of Light - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130421/?topicseen#msg130421

QuoteDust: An Elysian Tale - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg124740/?topicseen#msg124740

QuoteHollow Knight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130350/?topicseen#msg130350

QuoteLimbo - Status: lançado

Um experimento muito interessante em termos de estilo artístico, com ótima atmosfera e com algumas mecânicas legais, mas é muito curto e simples.

QuoteMark of the Ninja - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129699/?topicseen#msg129699

QuoteMighty Gunvolt - Status: lançado

Muito simples, muito curto, mas com uma jogabilidade e mecânicas que funcionam. Ele lembra o conceito do Bloodstained: Curse of the Moon, que é uma espécie de "mini-jogo pra acompanhar algo maior". Achei o bloodstained mais caprichado.

QuoteMighty No. 9 - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128562/?topicseen#msg128562

QuoteMomodora: Reverie under the Moonlight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130774/?topicseen#msg130774

QuoteNever Alone (Kisima Ingitchuna) - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129487/?topicseen#msg129487

QuoteOri and the Blind Forest - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126911/?topicseen#msg126911

QuoteOut There Somewhere - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg131503/?topicseen#msg131503

QuoteRayman Origins & Rayman Legends - Status: lançados

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126640/?topicseen#msg126640

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg126681/?topicseen#msg126681

QuoteRogue Legacy - Status: lançado

Eu também costumo ter dificuldade pra gostar de jogos com elementos de roguelike, apesar de que dentre os poucos que gostei, alguns são os que mais tomaram horas da minha vida gamer. No caso de Rogue Legacy, achei a progressão de desafios e a persistência de evoluções equilibrados o bastante pra manter o interesse o suficiente pra terminar o jogo principal uma vez, mas não tive saco pra new game+. O sistema de problemas genéticos é bem divertido.

QuoteSérie Shantae - Status: lançados

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128173/?topicseen#msg128173

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128182/?topicseen#msg128182

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg129487/?topicseen#msg129487 (lá no final do post)

QuoteShovel Knight - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128126/?topicseen#msg128126

QuoteStrider (2014) - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg128760/?topicseen#msg128760 (E aproveitando, fica a sugestão de adicionar Environmental Station alpha que eu mencionei no post)

QuoteValdis Story: Abyssal City - Status: lançado

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127723/?topicseen#msg127723

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127729/?topicseen#msg127729

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127741/?topicseen#msg127741

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg127764/?topicseen#msg127764

https://www.forumgamers.com.br/consoles/comente-sobre-o-que-esta-jogando-no-momento/msg130087/?topicseen#msg130087
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Sep 29, 2018, 16:39:37
Valeu pelas impressões e sugestões, colocarei no meu arquivo de imagens para fazer os uploads quando tiver tempo.

Aqui vão mais alguns:

(https://i.imgur.com/NgvsJQb.jpg)

Shadow of the Beast (2016) - Status: lançado

Remake de um clássico do Amiga, exclusivo do PS4.

(https://i.imgur.com/XXh3Snn.jpg)

The Siege and the Sandfox - Status: a sair

Os produtores dizem ser um Metroidvania focado em stealth. Já me interessei.

(https://i.imgur.com/R8BVtmI.jpg)

Super Time Force Ultra - Status: lançado

Run & gun dos mesmos criadores de Sword and Sworcery EP. Não gostei do projeto anterior deles, mas esse parece ser ótimo.

(https://i.imgur.com/OMmQGgJ.jpg)

The Swapper - Status: lançado

Parece muito bom, um plataforma focado em puzzle que aparentemente conta com uma ótima história, bastante elogiado.

(https://i.imgur.com/SCToKnV.jpg)

Toby: The Secret Mine - Status: lançado

Interessante plataforma bastante inspirado no estilo de Limbo. Ainda não joguei

(https://i.imgur.com/T7twAgf.jpg)

Valfaris - Status: a sair

Novo jogo dos criadores de Slain: Back from Hell. Tem minha atenção.

(https://i.imgur.com/GEndLJE.jpg)

VVVVVV - Status: lançado

Um joguinho bastante elogiado na verdade, mas esse nome e os visuais me afastam dele. Não sei o que pensar.

(https://i.imgur.com/48NMuK3.jpg)

Way of the Red - Status: lançado

O desconhecido Way of the Red é bem rápido e difícil, mas não sem seus defeitos. Alguns inimigos possuem um alcance que parece meio roubado, e às vezes o personagem é rápido demais para algumas das sessões mais tensas de plataforma. Não é Metroidvania, sua progressão é linear, apesar que ainda existe um elemento de exploração, a trilha sonora é legal e até a historinha é boa.

(https://i.imgur.com/Fqaqz9E.jpg)

The Way Remastered - Status: lançado

Gráficos 2D lindos no que parece uma homenagem a Another World/Out of this World. Não costumo ser muito fã desses plataformas cinemáticos (como são chamados os derivados do Prince of Persia clássico), mas gosto bastante de alguns poucos (os dois primeiros Oddworld, Blackthorne), e esse pode ser um deles.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Oct 01, 2018, 09:11:04
Ah sim, apenas pra te ajudar na escolha do que jogar aí, Strife:

Dust é muito ruim, pode pular. O jogo é lindo, mas a história é horrível, a jogabilidade EXTREMAMENTE repetitiva e o jogo tem backtracking excessivo. Só Deus sabe porque insisti até zerar o jogo.

Guacamelee é outro jogo ordinário. A temática é legal e os gráficos são bem bonitos. Mas é outro jogo muito repetitivo. Os inimigos têm HP demais e você fica horas esmurrando cada minion pra avançar. No último cenário do jogo eu já estava de saco cheio e passava correndo pelos inimigos, sempre que o jogo permitia. Não aguentava mais lutar. E no final das contas, nem zerei, porque desisti no last boss. A luta é completamente ridícula. Ele tem muito HP, seus golpes tiram um risquinho de nada do life dele, e a cereja do bolo é ele ter ataques que te matam praticamente em 1 hit que não são triviais de escapar.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Oct 01, 2018, 10:59:48
Dust eu joguei bastante até Billy, não gostei mesmo e nem vou mais perder tempo com ele. Já o Guacamelee... ainda tô em cima do muro. Mas só pego se sair uma promoção muito boa.

Mais alguns:

(https://i.imgur.com/wjAdYwC.jpg)
Abyss Odyssey
Status: lançado

Produção chilena em que você controla três personagens diferentes, descrito como uma mistura de um sistema de batalhas complexo com fases procedurais.

(https://i.imgur.com/7isomyE.jpg)
Anew: The Distant Light
Status: a sair

Na Steam está classificado como ação, aventura e open-world, com combate e puzzles. Os vídeos mostram ótimos gráficos e jogabilidade frenética. Muito promissor.

(https://i.imgur.com/cywk7to.jpg)
Aquaria
Status: lançado

Metroidvania aquático bem elogiado. Só a premissa é o suficiente para eu dar uma testada.

(https://i.imgur.com/SR0qpOu.jpg)
Assault Suit Leynos (2016)
Status: lançado

Comprei recentemente este remake do jogo de Mega-Drive numa promoção da Steam, e uma rápida testada me agradou. Os controles são melhores que outros como Assault Suits Valken (Cybernator) ou Metal Warriors, assim como o level design. Talvez esse eu consiga terminar.

(https://i.imgur.com/wEL83O6.jpg)
Blasphemous
Status: a sair

Ainda está em estágios iniciais de produção e pouco se sabe desse jogo, mas a arte 2D é excelente. Anunciado para todos os consoles atuais e PC.

(https://i.imgur.com/TUr6Mrw.jpg)
Broforce
Status: lançado

Me decepcionei um pouco com esse, inicialmente o ótimo estilo visual, o clima de humor que mistura The Expendables com Team America é muito legal ("This is place is called Cambodia, but after we leave, it will be CamBROdia!"), trocar de personagens baseados nos vários heróis de filmes de ação (Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Chuck Norris, Wesley Snipes, Will Smith, McGyver, Bruce Willis, Keanu Reeves, Mr. T, Clint Eastwood e a lista vai) todos com armas diferentes é interessante, mas após vários níveis, começa a ficar bem repetitivo.

(https://i.imgur.com/JMBcJBy.jpg)
Bunny must Die! Chelsea and the 7 Devils
Status: lançado

Action platformer over the top com bastante humor, outro que descobri nos vídeos do Metal Jesus. Carismático, foi pra lista.

(https://i.imgur.com/j4B3jF0.jpg)
Bushiden
Status: a sair

Jogo para fãs de Ninja Gaiden e Shinobi chorarem de felicidade. Está no Kickmaster e visualmente parece primoroso.

(https://i.imgur.com/LfsiCUZ.jpg)
Celeste
Status: lançado

Plataforma 2D brasileiro focado em puzzles, parece muito bom.

(https://i.imgur.com/Edr0Fia.jpg)
Chariot
Status: lançado

Mais uma plataforma focado em puzzles e leis da física, em que o jogador deve fazer uma jornada carregando os restos mortais de um rei. Interessante, foi pra lista.

(https://i.imgur.com/irzpTkF.jpg)
Chronicles of Teddy: Harmony of Exidus
Status: lançado

Mais um plataforma 2D que achei fuçando na Steam e que parece bom, e sempre fico espantado como uma plataforma que detém quase o monopólio de vendas digitais possui um sistema de busca tão ruim. Deve ter um monte de jogos bons enterrados ali que não consigo encontrar.

(https://i.imgur.com/y64hARy.jpg)
Cryep
Status: lançado

Os desenvolvedores chamam de Contra com elementos Roguelike. Sempre tenho cuidado com jogos assim, mas o visual é interessante.

(https://i.imgur.com/5W3wvvw.jpg)
Cuphead
Status: lançado

Me decepcionei bastante com esse. Sim, visualmente é impecável, no estilo de desenhos antigos, mas a jogabilidade simplesmente não acompanha. Várias situações em que é impossível evitar dano, ataques pouco ou nunca telegrafados, e o fato de que é praticamente só chefes com um ou outro estágio curto de run & gun. Larguei no terceiro mundo.

(https://i.imgur.com/28TZjs6.jpg)
Dad Quest
Status: lançado

Esse me conquistou só pela tagline: "Crie seu filho para ser a arma que ele nasceu para ser!".

(https://i.imgur.com/F3R57Sw.jpg)
DuckTales: Remastered
Status: lançado

Não gosto do DuckTales original, mas estou aberto a dar uma chance para o remaster. Porém, essa desgraça nunca abaixa de preço.

(https://i.imgur.com/hTglpEV.jpg)
Escape from Tethys
Status: lançado

Gostei muito do que vi desse, lembra bastante Super Metroid como muitos dessa lista, e está muito barato, deve ser um dos próximos que vou pegar.

(https://i.imgur.com/vQJhJ89.jpg)
Environmental Station Alpha
Status: lançado

Jogo bastante inspirado em Metroid, com gráficos pendendo para 8-bit mas jogabilidade que parece ser mais semelhante a Super Metroid mesmo, quero experimentar. Uma continuação está em produção.

(https://i.imgur.com/63LAlT4.jpg)
Fez
Status: lançado

Também um clássico do início da cena indie, e igualmente infame pelo meltdown que seu criador teve ao ponto de abandonar a continuação e a indústria como um todo. Eu, simplesmente, joguei e não gostei.

(https://i.imgur.com/hP3C6u9.jpg)
Forgotten Anne
Status: lançado

Desconhecia totalmente esse jogo (e é distribuído pela Square Enix), visualmente é lindo demais, com gráficos pintados à mão mas com uma clima que por alguma razão me lembrou Rain de PS3.

(https://i.imgur.com/075dcor.jpg)
The King's Bird
Status: lançado

Achei este muito interessante, segundo a descrição da Steam, um jogo de plataforma focado em correr, pular e voar, com mecânicas apropriadas de perda e ganho de momentum. Imagino um parkour em 2D, e gostei da ideia.

(https://i.imgur.com/eLBZlW0.jpg)
La-Mulana 1 & 2
Status: lançados

O primeiro La-Mulana eu testei, mas confesso que a dificuldade dele não foi uma daquelas dificuldades que clicou comigo, só me pareceu roubado mesmo. Não sei sobre a continuação.

(https://i.imgur.com/BpZMboA.jpg)
The Last Night
Status: a sair

Aparentemente uma grande produção, com excelentes gráficos e um clima cyberpunk, focado no aspecto cinemático.

(https://i.imgur.com/hqJ31S7.jpg)
Monster Boy and the Cursed Kingdom
Status: a sair

Jogo no estilo do remake do Wonder Boy: The Dragon's Trap, inclusive sendo feito em conjunto com o criador da série original.

(https://i.imgur.com/yGjrs3k.jpg)
Muramasa: The Demon Blade
Status: lançado

Fui com grandes expectativas para esse jogo, Vanillaware + ambientação japonesa não tem como dar errado né? Pois deu. Achei a jogabilidade péssima e o level design quase inexistente. Para Wii e VITA.

(https://i.imgur.com/4SkUUlb.jpg)
NightSky
Status: lançado

Puzzle no estilo visual de Limbo, bastante elogiado, com foque na manipulação do cenário e da física para avançar. Ainda não joguei.

(https://i.imgur.com/xKGKdwb.jpg)
Oddworld: New 'n' Tasty
Status: lançado

Remake do sensacional Oddworld: Abe's Oddysee, clássico do PS1 e primeiro jogo dessa série que merecia muito mais. Ele e a continuação são os melhores "plataformas cinemáticos" já feitos, com jogabilidade e mundos muito originais. Uma pena que ainda não fizeram remake do Abe's Exoddus, meu favorito, mas a versão original está disponível na Steam.

(https://i.imgur.com/PCwtmdj.jpg)
Odin Sphere: Leitfhrasir
Status: lançado

Versão revisada do clássico do PS2, com muitas mudanças na jogabilidade, voltando mais para ação, pelo menos é o que me dizem. Como fiz 100% no original, ainda não joguei mesmo para dizer, mas qualquer versão desse jogaço vale a pena ser jogada.

(https://i.imgur.com/nOFYAim.jpg)
Planet Alpha
Status: lançado

Visualmente lindo, focado em puzzles em volta da alteração de dia e noite, aparentemente parecido com os dois planos de Soul Reaver, alternando entre os dois para avançar no cenário. Quero. Você é um astronauta abandonado num planeta hostil, e o foco do jogo é sobrevivência e puzzles, me interessei muito.

(https://i.imgur.com/28vW7Vi.jpg)
Spelunky
Status: lançado

Testei esse porque achei que seria algo semelhante a SteamWorld Dig, mas não chega nem perto. A jogabilidade não é precisa o suficiente para a dificuldade e o design aleatório dos cenários não ajuda para a exploração.

(https://i.imgur.com/THN5CZF.jpg)
SteamWorld Heist
Status: lançado

Dos mesmos criadores de SteamWorld Dig 1 & 2, desta vez os criadores tentaram a sorte num RPG/Estratégia sidescrolling e acertaram em cheio. A jogabilidade é como Valkyria Chronicles mas em 2D, e com mira manual. As armas são uma grande diferença, possuindo o cuidado do friendly fire ao usar grenade launchers ou optando por armas mais fracas mas que possuem a habilidade de ricochetear balas nas paredes. Excelente.

(https://i.imgur.com/vIX6o7F.jpg)
Touhou Luna Lights
Status: acesso antecipado na Steam

Sinceramente nunca entendi esse lance de jogos "Touhou" (alguém sabe explicar?), nunca vi nada que me interessasse, mas este parece ser um Metroidvania legal.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Oct 01, 2018, 18:57:42
 :billy: pros dois casos, huahuahuahua
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gynoug on Oct 01, 2018, 20:27:35
PQP, lista foda hein. Vale fazer um PDF depois disto tudo.

Da lista, acho que tenho um terço disto, mas poucos jogados pra valer. Destes, o que posso citar são estes:

Deadlight: terminei e tenho vontade de rejogar, merecia continuações.
Guacamelee!: ainda parado no fim, jogo pra gastar botão de controle.
Trine: terminei e gostei bastante dos puzzles, preciso partir para o 2.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Oct 02, 2018, 14:36:36
Só passando para avisar que Guacamelee e Omega Strike (esse ainda não coloquei na lista) estão em promoção na Steam, ambos por 9 reais.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Oct 03, 2018, 13:39:38
Terminei Chasm. Cerca de 12h de jogo.

Não sei se recomendo. Por um lado ele é bem feito, jogabilidade totalmente Castlevania SotN, historinha decente e bons gráficos retro. Por outro lado, tem umas arestas que me incomodaram um pouco, principalmente a falta de magias de cura (tem itens, mas muito escassos) e save points. Um bom punhado de vezes eu morri por ter me estendido demais explorando uma área nova e não conseguido voltar a tempo pra salvar. O dano dos inimigos é bem alto, eles dão respawn sempre que você sai da sala, e muitas vezes é difícil ignorá-los e passar sem levar dano.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Oct 03, 2018, 14:49:47
Hmm, bom saber dos defeitos, mas pegarei de qualquer jeito uma hora. Os cenários são aleatórios?

Já eu terminei o desconhecido Way of the Red, e curti bastante. É bem rápido e difícil, mas não sem seus defeitos. Alguns inimigos possuem um alcance que parece meio roubado (como os guardas do início), e às vezes o personagem é rápido demais (especialmente no planar) para algumas das sessões mais tensas de plataforma. Não é Metroidvania, sua progressão é linear, apesar que ainda existe um elemento de exploração nas áreas, às vezes dá vontade de escalar até um ponto alto e voar através de vários cenários (e fiz isso várias vezes), mas corre o risco de perder alguns upgrades que ajudam muito, especialmente no início, pois algumas áreas ficam inacessíveis quando se avança. O primeiro upgrade, de jogar a espada como um bumerangue, é o mais essencial, que se pega voando pra direita assim que se consegue a espada. O chefe final é uma apelação nível chefes da SNK dos anos 90, com golpes feitos para explorar todas as fraquezas possíveis, passei raiva até descobrir uma estratégia que funcionou (dica: fiquem na parede da direita, só desçam para atacar quando ele estiver acabando o combo, e só precisarão se preocupar com um golpe dele que fica mais de boa de desviar enquanto está agarrado na parede, com sorte vc até trava ele um pouco para encaixar uns dois ou três combos seus em sequência antes dele se teletransportar). Mas, novamente, gostei, os gráficos não são grande coisa, mas é bem divertido, a trilha sonora é legal e até a historinha é boa.

No howlongtobeat está como 3h pra terminar, e parece que foi por aí mesmo.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Oct 03, 2018, 19:08:08
Quote from: Strife on Oct 03, 2018, 14:49:47
Hmm, bom saber dos defeitos, mas pegarei de qualquer jeito uma hora. Os cenários são aleatórios?

Sim, cada jogo tem um mapa diferente, mas respeitando alguns parâmetros constantes. A ordem das habilidades que você vai destravando (escalada, lanterna, salto na parede, pulo duplo, etc) é sempre fixa, e sempre vão estar na mesma "zona" geral do mapa, mas o caminho pra chegar até os baús onde esses itens estão muda. As soluções dos puzzles também variam de jogo pra jogo, mas o método pra descobrir a solução é semelhante. Se você for jogar só uma vez, esse é um fator que não vai influenciar muito. Mas adiciona um pouco de incentivo pra rejogar depois, já que não vai ser tudo igualzinho à primeira vez.

E eu dei uma pesquisadinha a mais aqui e vi que talvez eu mesmo tenha me sabotado um pouco. Eu esqueci de atualizar o jogo antes de começar o save (peguei piratex no Vita), e a versão que eu usei no começo ainda era 0.91. A versão mais atual é 1.03, que eu comecei a usar depois de umas 8h, e pelo que eu vi tem melhorias significativas nesses pontos negativos que eu citei. O drop rate dos inimigos foi melhorado, adicionaram mais itens de cura e uma velhinha que vende pergaminhos de voltar pra cidade... mas, como eu comecei o save sem isso, os malditos pergaminhos nunca apareceram no inventário dela. Teriam facilitado muito minha vida.  :angry:
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gamersnake on Oct 03, 2018, 20:16:31
Mais um pra lista: https://store.steampowered.com/app/368620/Timespinner/
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gynoug on Oct 03, 2018, 20:56:41
Eu não vi na lista o Broforce. Outro que comprei e não joguei ainda...   :(
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Baha on Oct 03, 2018, 21:35:38
Tá lá sim. (nos outros incluídos na página 2)

E um dos motivos de eu ter sugerido os nomes como texto é justamente poder tirar essas dúvidas via ctrl+f
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Oct 04, 2018, 10:57:48
Mais jogos:

(https://i.imgur.com/UUx21w2.jpg)

Status: lançado

20XX possui personagens que são claramente uma paródia de Mega Man, juntamente com o ganho de poderes dos chefes, mas possui elementos Roguelike como fases aleatórias.

(https://i.imgur.com/C7fPG6x.jpg)

Status: lançado

Releitura de um clássico de Nes que nunca joguei, A Boy and his Blob é um jogo de plataforma voltado para puzzles, onde o protagonista dá sementes diferentes para seu parceiro a fim de transformá-lo em diferentes formas para poder avançar. Parece interessante.

(https://i.imgur.com/9iZogXg.jpg)

Status: lançado

Visualmente uma cópia descarada de Super Metroid, A Robot Named Fight(!) combina o clássico da Nintendo com elementos Roguelike, incluindo os poderes que se acha.

(https://i.imgur.com/Vnquy59.jpg)

Status: lançado

Action platformer com ótimos gráficos, em A.R.E.S. Extinction Agenda EX o jogador faz uso de várias armas e armaduras diferentes para avançar.

(https://i.imgur.com/tgDMAN6.jpg)

Status: lançado

Em Adventures of Pip, o jogador tem o poder de absorver os pixels de seus inimigos para assumir formas diferentes. Fiquei bem interessado.

(https://i.imgur.com/iJrP11E.jpg)

Status: lançado

Aggelos, segundo os criadores, é um RPG/Ação inspirado em Wonder Boy mas com jogabilidade moderna. Gostei dos vídeos que vi.

(https://i.imgur.com/JW2s2IW.jpg)

Status: a sair

Segundo o site oficial de Ambrosia, o jogador terá a sua disposição várias armas que poderão ser customizadas com "in-game mods" para criar vários efeitos. Fiquei curioso em como isso funciona, mas ainda está em estágios iniciais de produção, pelo visto.

(https://i.imgur.com/kFsOEv5.jpg)

Status: a sair

Blazing Chrome é o novo jogo dos brasileiros da Joymasher. Após se inspirar em clássicos como Castlevania e Ninja Gaiden, agora é a vez de Contra. Se a fase extra de Oniken é qualquer indicação, vem coisa boa por aí.

(https://i.imgur.com/zptQq5I.jpg)

Status: lançado

Outra releitura de um clássico do Mega-Drive, nunca fui muito fã do original, mas ainda tenho interesse por esse remake de Castle of Illusion.

(https://i.imgur.com/ORb2e9P.jpg)

Status: lançado

Dandara é mais um jogo brasileiro seguindo os moldes de Metroidvania, o destaque parece ser a grande mobilidade da sua heroína, se movendo rapidamente pelas paredes e tetos das áreas. Continua crescendo o número de produções nacionais dignas de atenção, nunca imaginaria que um dia estaria vários jogos brasileiros, alguns de altíssima de qualidade.

(https://i.imgur.com/YR8VJfH.jpg)

Status: lançado

Danger Close(!) é um jogo nos moldes de clássicos run & gun como Contra e Metal Slug, o visual não me atraiu muito mas é bem baratinho, ainda vou conferir.

(https://i.imgur.com/h8rv5Cl.jpg)

Status: a sair

Faeland é um RPG/Ação com lindos gráficos 2D, muito bem animados. Por enquanto previsto apenas para PC, com versões de consoles dependendo de atingir os goals no Kickstarter.

(https://i.imgur.com/owP5PVn.jpg)

Status: a sair

Geralmente não tenho interesse em jogos com bichinhos antropomorfizados, mas volta e meia tem um que agrada. Furwind está muito bonito e pode ser um destes.

(https://i.imgur.com/Jkiv3HN.jpg)

Status: lançado

Ghost 1.0 é um novo Metroidvania dos criadores de Unepic. Como adorei este, já está na minha lista.

(https://i.imgur.com/20XAnOL.jpg)

Status: lançado

Giga Wrecker é um jogo de ação 2D com a premissa interessante em que você pode usar detritos e sucatas para criar várias armas diferentes.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Oct 04, 2018, 11:37:12
O remake do Castle of Illusion eu tenho no PS3 e é excelente! Recomendo.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Gynoug on Oct 04, 2018, 21:10:01
Quote from: Baha on Oct 03, 2018, 21:35:38
Tá lá sim. (nos outros incluídos na página 2)

E um dos motivos de eu ter sugerido os nomes como texto é justamente poder tirar essas dúvidas via ctrl+f
Opss, foi mal, acho que eu passei batido.

;)
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Oct 05, 2018, 20:48:25
Com esses, finalizei meu backlog juntamente com as recomendações de vcs, por enquanto:

(https://i.imgur.com/C4B3ebb.jpg)

Status: a sair

Cenote é um Metroidvania sci-fi ainda em estágios iniciais de desenvolvimento.

(https://i.imgur.com/EvrP3LO.jpg)

Status: lançado

Eldritch Hunter é dos mesmos criadores de The Amber Throne (https://www.forumgamers.com.br/consoles/(review)-the-amber-throne-(pc)), facilmente um dos melhores RPGs que joguei nos últimos anos, e conta com o mesmo estilo visual que lembra pinturas. Se trata de um twin-stick shooter bem desafiador, é 1 hit-kill mas o respawn é instantâneo e os estágios são curtos, coisa para se fechar em segundos, e os chefes são muito legais. Bem divertido.

(https://i.imgur.com/CaaDNkY.jpg)

Status: a sair

Flynn: Son of Crimson é um action platformer que promete combate frenético com troca entre duas dimensões para resolver puzzles como alterar o cenário para avançar. Hmm, Soul Reaver 2D? Afinal, já temos tantos Dark Souls 2D.

(https://i.imgur.com/bSup5zn.jpg)

Status: a sair

Heart Forth, Alicia é um RPG que se diz inspirado pela jogabilidade de Castlevania: Symphony of the Night, os mundos expansivos de Zelda e a história de Xenogears. São credenciais bem altas para se aspirar.

(https://i.imgur.com/5o7kFC0.jpg)

Status: lançado

À primeira vista um simples jogo de ação 2D, Icey brinca com o conceito de narrador não confiável, como uma voz onipresente que direciona a heroína para os objetivos do jogo, enquanto o jogador se questiona o porquê de estar fazendo isso.

(https://i.imgur.com/IcABDep.jpg)

Status: lançado

Jogo mais recente do criador de Noitu Love (ver abaixo), uma pessoa extremamente talentosa a julgar pelos seus projetos. Em Iconoclasts, o jogador explora um vasto mundo enquanto supera desafios de plataforma, puzzles e ajudando as pessoas que encontra.

(https://i.imgur.com/rn976g2.jpg)

Status: a sair

Ainda em produção, Lost Fortress promete um mundo em que as escolhas determinam não só o desenrolar da história, mas da jogabilidade. Suas escolhas determinam que poderes e qual a ordem dos cenários que vai explorar, e que mesmo tesouros costumam estar escondidos, necessitando conversar com outros personagens e explorar com cuidado para descobrir as dicas.

(https://i.imgur.com/RifMxnr.jpg)

Status: lançado

Max: The Curse of Brotherhood é um jogo de plataforma com ótimos gráficos 3D, com foco no aspecto cinemático e puzzles, me lembrando uma versão modernizada de jogos como Out of this World, sem aquela jogabilidade "dura". Lembro que testei a demo muito tempo atrás, gostei mas acabou ficando esquecido, mas coloquei na lista agora para pegar uma hora.

(https://i.imgur.com/aUaZxtz.jpg)

Status: lançado

Lançado recentemente, Mega Man 11 é finalmente um novo Mega Man que me interessou. Mesmo sendo fã de jogos no estilo retro, antigos ou novos, a tentativa de emular o estilo 8-bits literalmente em Mega Man 9 e 10 me afastou completamente, visto que não sou fã da série original. Além de novos gráficos, esse novo traz um esquema de equipamento duplo e foi bem recebido pela crítica.

(https://i.imgur.com/AFPU3ky.jpg)

Status: lançado

Mais um jogo brasileiro, Metamorfose S é um Metroidvania com elementos de RPG. Confesso que o visual não me agradou muito, mas pelo preço baratíssimo, não custa experimentar.

(https://i.imgur.com/0d5aPX5.jpg)

Status: lançado

Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition mistura ação, plataforma e puzzles, feito pelo pessoal talentoso da WayForward. Os gráficos não me agradaram muito, porém. Me passaram aquela sensação de "jogo de flash", embora não goste de usar essa expressão.

(https://i.imgur.com/oOx1z9g.jpg)

Status: a sair

Um "Roguelite", o grande diferencial de Noita é que cada pixel é gerado independentemente e obedecendo as leis da física, com foco em magias para que o jogador destrua, derreta, exploda e de forma geral manipule o cenário para avançar. Interessante, e visualmente lindo.

(https://i.imgur.com/gZBATtk.jpg)

Status: lançado

O primeiro Noitu Love and the Army of Grinning Darns está disponível de graça (http://www.konjak.org) no site do criador. Ele descreve ser um pouco "cru", mas sinceramente, não achei. É um ótimo jogo de ação e plataforma que poderia estar sendo vendido digitalmente por um bom preço. Tudo que precisa é de um perfil no Joy2Key para jogar decentemente no controle (joguem no easy, o jogo em si não é difícil, mas os últimos chefes são de jogar o controle na parede). E, enquanto estiverem visitando o site, não esqueçam de baixar Legend of Princess, uma paródia estética de Zelda com excelentes gráficos e lutas contra chefes muito criativas (o último é um "armored monster with crippling weak spot"). É bem curto, se termina numa sentada só, se o criador fizesse mais umas quatro fases poderia ser vendido como jogo completo facilmente.

(https://i.imgur.com/vP3yCTS.jpg)

Status: lançado

Noitu Love 2: Devotion se passa 100 anos após os eventos do primeiro, agora com um sistema de manipulação de tempo. Gostei do antecessor, e certamente estou interessado nesse, mas na descrição dele consta com "inovadora jogabilidade pelo mouse", logo imagino que não deva ser otimizado para controle, então fico com pé atrás. Só pego em promoção.

(https://i.imgur.com/Db9djrk.jpg)

Status: lançado

Omega Strike mistura a ação frenética de Contra e Metal Slug com a exploração de um Metroivania. São três personagens com várias armas e habilidades diferentes para se escolher.

(https://i.imgur.com/WVuYqFq.jpg)

Status: lançado

Pharaoh Rebirth+ é mais um jogo de bichinho que parece se destacar do resto, e gosto da ambientação egípcia. Aparentemente um jogo de plataforma 2D tradicional com ótimos gráficos e várias opções de armas.

(https://i.imgur.com/w5THD4W.jpg)

Status: a sair

Plague Huntress parece ótimo. Exploração Metroidvania, gráficos muito bem animados, elementos de RPG como equipamentos, quests e um enredo maduro com intrigas políticas, corrupção e temas religiosos.

(https://i.imgur.com/hTDya9u.jpg)

Status: a sair

Em Raygun Gadabout você possui uma nave para explorar diferentes planetas, onde deverá alternar entre ataques mano-a-mano e à distância, bem como escudos e esquivas para sobreviver.

(https://i.imgur.com/mdUiU94.jpg)

Status: lançado

Song of the Deep é um jogo diferente da Insomniac Games em que você é um garoto que procura por seu pai perdido nos oceanos, com um submarino. Parece ótimo.

(https://i.imgur.com/0tsjtm7.jpg)

Status: lançado

Super Catboy me passou as mesmas impressões, sendo este mais rápido e ágil pelos vídeos vi. Feito por dois criadores, ainda está em estado alpha, mas vale a pena ficar de olho.

(https://i.imgur.com/KVAEgry.jpg)

Status: lançado

Super Rad Raygun foi feito visualmente para lembrar um jogo de Game Boy. Se passa numa versão alternativa dos anos 80 em que o jogador luta contra robôs comunistas. As críticas destacam o ótimo humor.

(https://i.imgur.com/oW14N8F.jpg)

Status: lançado

Gosto do visual de Terraria, parece um Final Fantasy sidescrolling, mas as comparações com Minecraft e os elementos Roguelike sempre me impediram de arriscar. Resolvi colocar na lista para experimentar quando tiver uma boa promoção.

(https://i.imgur.com/4Owrue3.jpg)

Status: lançado

Timespinner possui forte ênfase na narrativa e em poderes de manipulação de tempo para explorar um mundo vasto e interconectado. Gostei muito do que vi.

(https://i.imgur.com/RBms9lk.jpg)

Status: lançado

Quando Unepic saiu, não joguei muito porque o suporte a controle era incompleto, mas agora está perfeito. O melhor jeito de descrever esse RPG/Ação é um Diablo 2D, até os sons do menu tem aquele som satisfatório quando você consegue ou equipa algo. Fora a ótima jogabilidade cheia de opções, ainda conta com uma narrativa muito legal, tirando sarro de D&D, jogos e cultura pop em geral.

(https://i.imgur.com/tCieW9e.jpg)

Status: lançado

Visualmente, The Vagrant me lembra muito os jogos da Vanillaware, com gráficos 2D pintados à mão. Trata-se de um RPG/Ação com um sistema de batalhas complexo e várias opções de como evoluir sua personagem.

(https://i.imgur.com/nfEzTVB.jpg)

Status: lançado

Venture Kid é uma homenagem aos jogos de ação 8-bits, com nove fases repletas de ação e vários chefes. O visual me lembrou uma mistura de Mega Man, Castlevania e Alex Kidd.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Nov 24, 2018, 15:55:48
Não abandonei o tópico chapas, é que ultimamente adicionei tanto jogo desse estilo para minha coleção e wishlist que me deu preguiça de catalogar tudo de uma vez, por enquanto vou atualizando à medida que for jogando alguns jogos 2D. Sério, a Steam colocou tantos jogos em promoções que perdi a conta do que comprei, basicamente falei que se algum jogo estivesse por volta de 10 reais ou menos eu compraria, e mesmo assim me "fudi". Fora tudo que foi pra wishlist. Ridículo, acho que tenho até que dar um tempo para não dar burnout.

Nesse meio tempo, de jogos já incluídos na lista, terminei Azure Striker Gunvolt e Omega Strike. O primeiro gostei mas esperava mais, é um jogo no estilo Megaman com o diferencial que atirar nos inimigos é mais para dar um "tag" neles para então causar dano com seu escudo. Sinceramente curti mais o prequel "8-bits", Mighty Striker Gunvolt.

Já Omega Strike é excelente, pensem numa mistura de Metal Slug, Lost Vikings e Metroidvania. A duração é perfeita, nem curto nem longo demais, a jogabilidade alternando entre três personagens é uma delícia e gostei muito dos gráficos que por alguma razão me lembraram MOTHER 3.

Para agora, juntei vários jogos de uma mesma empresa, Blaze Epic, na verdade um só cara, que pegou uns três templates básicos e criou vários jogos curtos aprimorando a técnica. Joguei todos os jogos dele e foi muito interessante ver a evolução das jogabilidades e dos conceitos, recomendo demais para quem gosta de action/platformers. O melhor de tudo é que são todos baratíssimos, não tem nenhum acima de 5 reais, e agora estão TODOS em promoção na Steam, a maioria custando menos de 2 reais, então se existe alguma hora para dar uma chance, é agora.

(https://i.imgur.com/s04PkNu.jpg)

Status: lançado

O jogo mais recente usando a engine de Ninjahtic, An Imp? A Fiend! Se diferencia dos demais jogos deste universo pela temática de fantasia-horror, como um Castlevania light. A jogabilidade é muito aprimorada, mais rápida e frenética que o normal, e uma exploração aberta num mundo não tão grande. O backtracking não costuma ser um problema pela rapidez com que o personagem se desloca.

(https://i.imgur.com/ZyubKrM.jpg)

Status: lançado

Hikimori no Chuunibyou, juntamente com sua continuação direta e Hinedere Beat, podem ser considerados outra trilogia da Blaze Epic. Todos possuem uma ambientação urbana com toques de anime, noir e uma trilha sonora de jazz (certamente influenciados por Samurai Jazz), e uma jogabilidade que fica um meio termo entre os plataformas mais tradicionais de Ninjahtic e o estilo mais cinemático de Jump/Boxer e Way of the Pixelated Fist. Se destacam, ainda, pelo investimento maior em história, com cenas e diálogos, além de uma ótima opção indicando a sua direção quando se pausa.

(https://i.imgur.com/9jC1bdy.jpg)

Status: lançado

Por alguma razão o criador abreviou o título do original para HIKIBYOU2, mas segue exatamente a mesma linha do seu antecessor, com mais polimento em todas as áreas. Excelente.

(https://i.imgur.com/wZd5gGE.jpg)

Status: lançado

Hinedere Beat é o lançamento mais recente da Blaze Epic, podendo ser considerado a culminação do seu conhecimento acumulado ao longo dos jogos anteriores. Espiritualmente segue a mesma linha de HIKIBYOU 1 e 2, tanto que os considero uma trilogia não-oficial. Se pretende jogar apenas um deles, este é o indicado.

(https://i.imgur.com/1NfEvHQ.jpg)

Status: lançado

O jeito mais fácil de classificar Jump/Boxer é pegar os Prince of Persia clássicos, com sua precisão de plataformas, e torna-los ágeis, se aproximando de um parkour, como seriam os novos Prince of Persias se fossem em 2D. Some a isso um clima de filme de artes marciais e temos um jogo curto mas muito divertido.

(https://i.imgur.com/bSPXHt3.jpg)

Status: lançado

O terceiro jogo da trilogia, Nil-Ninjahtic: Ronin é uma melhoria em todos os aspectos possíveis. Agora a progressão é totalmente linear sem aquela repetição um pouco enjoada do primeiro Ninjahtic, a jogabilidade é muito superior, os chefes são ótimos, o clima tb, a trilha sonora... enfim, outro jogo que, se for experimentar a coleção da empresa, não pode faltar.

(https://i.imgur.com/ia4rHRo.jpg)

Status: lançado

Primeiro jogo da Blaze Epic que joguei, Ninjahtic é um jogo de ação e plataforma dividido por telas, com o foco em desafios e puzzles que podem exigir bastante precisão. A progressão é não-linear, mas não se trata de um Metroidvania, visto que não há acúmulo de novas skills, vc já possui tudo que vai ter no jogo de início. É divertido, mas os cenários são bem repetitivos, o que me fez ficar um pouco de saco cheio e perdido nas áreas finais.

(https://i.imgur.com/U1fzZOJ.jpg)

Status: lançado

Ninjahtic: Mind Tricks melhorou tudo em relação ao seu anterior, especialmente na variedade de cenários e OSTs. A jogabilidade é mais rápida e precisa, facilitando o desafio, mas continua não sendo um jogo fácil. Muito, muito bom.

(https://i.imgur.com/FnVM9tg.jpg)

Status: lançado

Shin Samurai Jazz é, na verdade, continuação de outro jogo, Samurai Jazz, que não listei separadamente pois ao contrário dos outros jogos da Blaze Epic é um beat'em up em planos, com uma ambientação noir e trilha sonora de jazz (duh) muito boa, além de possuir alguns elementos de adventure como diálogos, exploração e itens para avançar. É muito bom e recomendo, a continuação pegou tudo mas transformou num action platformer mais tradicional e no estilo do resto dos jogos do criador. É possivelmente um dos mais difíceis, com desafios de arrancar os cabelos e algumas áreas que não vi jeito de passar sem tomar dano.

(https://i.imgur.com/TkqB1yK.jpg)

Status: lançado

Pode ser considerado o successor espitirual de Jump/Boxer, um jogo que foca em parkour 2D e combate de artes marciais. Os controles são muito bons, implementando wall jumps e wall runs de maneira excelente, brincando com proporções de tela que chega a dar um ar de HQ. Ao contrário de Jump/Boxer, porém, The Way of the Pixelated adota uma progressão não-linear em que o jogador deve explorar os prédios atrás dos chefes e salas de desafios. Fiquei perdido às vezes, mas alguns dos prédios contam com pichações indicando o caminho. Outro que recomendo demais.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: SunStar on Dec 02, 2018, 23:47:24
Outro para a lista:

Kaze and the Wild Masks

https://www.playkaze.com/

http://store.steampowered.com/app/829280/Kaze_and_the_Wild_Masks/

Tem clara influência de Donkey Kong

Blazing Chrome


https://joymasher.com/blazing-chrome/

https://store.steampowered.com/app/609110/Blazing_Chrome/

Contra!

Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Dec 04, 2018, 20:47:49
Não conhecia esse Kaze, mas Blazing Chrome é dos brasileiros da JoyMasher, criadores de Oniken (ótimo) e Odallus (não curti).

Mais alguns pra lista, apesar que as atualizações agora serão menos frequentes. Estava desempregado, e bom, tecnicamente ainda estou, mas consegui uns freela que estão ocupando meu tempo agora, sem falar que o volume de jogos do estilo sendo anunciados é muito maior do que eu antecipei, tá foda de acompanhar tudo e catalogar. Provavelmente atualizarei agora na medida que for jogando.

(https://i.imgur.com/SNNj5Ql.jpg)

Status: lançado

Excelente jogo inspirado em Zelda 2 e Faxanadu, com gráficos que lembram mais jogos de PC e um clima de Dark Souls. O combate é simples, mas a exploração e atmosfera de Kingdom of the Dragon é excelente. Consegue se diferenciar do resto do gênero. Recomendo, na verdade é um dos melhores jogos do estilo que joguei nos últimos tempos.

(https://i.imgur.com/KxEkqmJ.jpg)

Status: acesso antecipado na Steam

MegaSphere promete um mundo vasto onde você explora planetas investigando porque estrelas do sistema solar estão apagando. Focado em história, com permadeath e cenários aleatórios, mas checkpoints. Interessante.

(https://i.imgur.com/aADwHpc.jpg)

Status: lançado

Ação frenética com excelentes gráficos 2D, em Mercenary Kings: Reloaded Edition o jogador pode customizar suas armas e armaduras. Uma hora eu pego.

(https://i.imgur.com/WdRC78S.jpg)

Status: a sair

Monster Sanctuary é uma mistura de Metroidvania com Pokemon. Não sei o que pensar em relação a isso, visto que normalmente não suporto Pokemon (mas gosto de Shin Megami Tensei, então...).

(https://i.imgur.com/eNt0k2J.jpg)

Status: lançado

Aparentemente uma mistura de Valiant Hearts com Lista de Schindler, My Memory of Us conta a história de uma amizade em tempos difíceis, isto é, na Segunda Guerra Mundial. Para quem gosta de jogos focados em história e puzzles. O garoto se esconde, a garota corre rápido. Também há robôs, então não é tão depressivo quanto parece.

(https://i.imgur.com/LYzRNOo.jpg)

Status: a sair

Não há muito o que falar sobre Narita Boy visto que é de criadores russos e a página deles é comicamente escrita em "engrish", mas o que deu pra entender é que é uma mistura de beat'em up com hack & slash. O visual é excelente.

(https://i.imgur.com/OIxrwdN.jpg)

Status: a sair

Focado em narrativa, se trata de uma aventura existencial na primeira galáxia que existiu, NYKRA. O jogador deve desvendar as várias camadas da realidade, investigar escritas alienígenas e explorar línguas perdidas. Curti a premissa.

(https://i.imgur.com/G4IDCeU.jpg)

Status: a sair

Não há muito o que dizer sobre Pepper Grinder visto que ainda não tá listado na Steam, não tem página oficial e tem que acompanhar Twitter do criador. Sou velho rabugento demais para acompanhar Twitter, então pesquisem por conta própria.

(https://i.imgur.com/6NFJmdk.jpg)

Status: a sair

Com visuais fodas, trilha sonora de puro metal e elementos roguelike, Rising Hell tem o diferencial de que seus níveis são verticais, visto que seu personagem está literalmente tentando escapar do inferno. Tô no aguardo por esse.

(https://i.imgur.com/pXxu6t6.jpg)

Status: a sair

Mais um Metroidvania com elementos roguelike. Assim, qual a tara por isso? É mais fácil fazer roguelike? O resultado pode sair bom, mas geralmente prefiro coisas handcrafted mesmo. Enfim, Scourge Bringer promete jogabilidade rápida, rotas alternativas e narrativa envolvente.

(https://i.imgur.com/JJ4SiFq.jpg)

Status: lançado

Exclusivo de PS4 e VITA, Shu é um jogo 2.5D com ótimos visuais em que o jogador controla vários personagens para avançar, enquanto foge de uma tempestade que vem destruindo o mundo. Parece bem legal.

(https://i.imgur.com/G11eiPP.jpg)

Status: a sair

Skytorn é um mundo que foi destruído e a humanidade se refugiou nos céus com airships. É um jogo que combina elementos de exploração e ação, com ótimos visuais 2D. Previsto para PS4 e PC.

(https://i.imgur.com/2wdqcFi.jpg)

Status: a sair

Lembrando um Blade Runner em 2D, Tales of the Neon Sea é um jogo chinês, focado em exploração e resolução de puzzles. A trilha sonora tb parece muito boa.

(https://i.imgur.com/sQQriPf.jpg)

Status: a sair

Tiny Thor parece ser um clássico plataforma 2D com ótimos gráficos, me lembrou uma mistura de Lost Vikings e Adventures of Lomax. Sem firulas.

(https://i.imgur.com/KT2Gpnv.jpg)

Status: a sair

Esse parece ótimo. Com visuais que lembram Limbo, The Treehouse Man conta a história de habitantes de uma floresta que está sofrendo de uma misteriosa corrupção. A bordo de um barco, que pode ser customizado, é seu trabalho encontrar e resgatar outros habitantes. A jogabilidade combina elementos de tempo real e turnos.

(https://i.imgur.com/CVHBtjP.jpg)

Status: a sair

Além dos lindos visuais, Wildfire tem uma premissa bem interessante, é um jogo de stealth focado no uso de elementos. Criar incêndios, congelar água, causar terremotos etc.

(https://i.imgur.com/ZgdMqGN.jpg)

Status: lançado

O estilo visual de Yoku's Island Express não é muito do meu agrado, mas a premissa de combinar Metroidvania e Pinball é bem original. Vale uma conferida.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Dec 12, 2018, 20:59:17
Mais dois adicionados, da mesma empresa. Recomendo demais ambos, baratos, curtos e excelentes. Por causa de Hollow Knight achei que tinha enjoado do gênero por um tempo, mas era só aquele jogo que não curti mesmo, larguei de vez.

(https://i.imgur.com/W9fwoRC.jpg)

Status: lançado

Eu sinceramente não esperava que Ninja Smasher(!) fosse tão bom quanto é. Um dos melhores metroidvanias que já joguei na vida. A jogabilidade lembra Hollow Knight só que sem todos os detalhes que me irritaram nele (como knockback escroto, mapas etc): seu personagem é pequeno, possui só alguns ataques básicos mas a jogabilidade é perfeita, a agilidade é imensa, várias vezes vc voa por cenários sem tocar o chão usando inimigos como plataformas, a progressão é ótima, enfim. Joguem.

(https://i.imgur.com/aLi9jEr.jpg)

Status: lançado

Ninja Striker(!) vem dos mesmos criadores de Ninja Smasher(!), usa a mesma engine e jogabilidade, um pouco aprimorados, mas o gênero é diferente. Se aquele era metroidvania, esse é um jogo de ação/plataforma linear, por fases. O foco aqui é agilidade e combos, algumas fases mal plataformas possuem, vc precisa aprender o timing dos ataques para aprender a fazer "chains", basicamente usando os inimigos como plataforma. Curto mas viciante.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Dec 22, 2018, 15:22:47
(https://i.imgur.com/LuWzP0q.jpg)

Status: lançado

Inicialmente me pareceu meio sem graça, e é claramente um jogo feito com poucos recursos mesmo para indies, e demorei um pouco para me acostumar com o wall jump dele, mas a simplicidade de Akane the Kunoichi esconde um bom jogo de ação/plataforma, com várias fases. Vale o preço que pedem.

(https://i.imgur.com/GZmqZws.jpg)

Status: lançado

Metroidvania muito bom, com gráficos e música acima da média. É curto, mas o progresso do jogo é constante, os upgrades são bem dosados, assim como desafios e puzzles. Pena que não possui chefes, fora o último, mas ainda assim Alchemist's Castle foi uma grande surpresa. Recomendo, além de ser barato.

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Status: lançado

Grande decepção. Com gráficos 2D lindos e uma atmosfera medieval sem elementos de fantasia, A Bastard's Tale parecia o tipo de jogo para mim. Mas ele se resume a andar leeentamente para a direita e enfrentando inimigos um a um, e só. O sistema é interessante, vc pode atacar em três direções (de cima e laterais) e pode defender da mesma maneira, assim como os inimigos. Mas os controles não são precisos o suficiente para a dificuldade do jogo, assim como a animação de ataques nem sempre é eficaz para lhe dizer de onde que vem o golpe. Entendi a ideia dos criadores, mas foi mal executada.

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Status: lançado

Excelente, peguei sem nem perceber num pacote de promoções e me diverti muito. Gráficos, animação e músicas excelentes, mas Cybarian: The Time Travelling Warrior também conta com uma jogabilidade de primeira. O combo básico de três ataques tem que ser feito com um timing certo senão te deixa aberto, além de ganhar um dodge e a habilidade de atirar a espada, essenciais. As fases e chefes são outro destaque, e a dificuldade é na medida. São vidas infinitas, mas tem que jogar tudo de uma vez porque não tem save (o que não é um problema, a duração do jogo foi feita pensando nisso).

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Downwell é o típico caso de um ótimo conceito, mas só, pelo menos para meu gosto. O visual preto e branco (e vermelho) é bem bacana e direciona seus olhos para o que interessa, a jogabilidade é excelente, ir descendo pelas fases detonando inimigos e conseguindo power ups pode entrar num vício... até cansar. Pois além de tudo é um Roguelike daqueles que vc sempre volta à estaca zero sem nada de progresso salvo. Eventualmente perco o interesse nisso, conseguir apenas pontuação maior nunca foi motivação pra mim, não sou fã de jogos "infinitos", preciso de estrutura, objetivos. Uma pena, pois com um design mais tradicional com fases e chefes poderia ser jogão.

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Apesar da arte que parece amadora, Dragon Climax é um jogo de ação/plataforma bem legal, com dois personagens diferentes para se jogar, cada um com suas fases e habilidades diferentes. Destaque para os ótimos chefes e um bom sistema de upgrades.

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Claramente uma homenagem aos jogos de ação 8-bit como Ninja Gaiden, Shatterhand e Power Blade, Fist Slash: Of Ultimate Fury (adoro o título) é muito bom, mas poderia ser melhor se NÃO FOSSE A ÚLTIMA FASE FILHADUMAPUTADESGRAÇADA. Tudo bem que tem continues infinitos e o jogo salva entre fases, mas mesmo assim não apaga essa discrepância, com knockbacks, trocentos buracos e inimigos voadores tão chatos quanto os pássaros dos quintos dos infernos de Ninja Gaiden misturados com as cabeças de medusas de Castlevania. O resto do jogo é difícil, mas não é essa apelação. Juro que tem uma plataforma bugada na última fase, eu literalmente só consegui avançar esperando um inimigo passar para eu tomar dano, aproveitando isso para dar um "boost" na distância.

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Guns, Gore & Cannoli junta humor, ambientação de gângsteres italianos durante a proibição de bebida, infestação zumbi e Metal Slug. Os gráficos são ótimos, a jogabilidade item, com várias armas diferentes, todas úteis nas mais variadas ocasiões.

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Insanity's Blade me lembrou o estilo visual e o gore de jogos como Slain: Back from Hell e Volgarr the Viking, embora seu foco não seja a altíssima dificuldade daqueles. A jogabilidade é ótima, ainda que a mecânica de pegada seja subutilizada nas fases mais avançadas. Mas os chefes são todos legais, a maioria enormes ao ponto de ocupar a tela inteira, muitas fases e possui até uma história legal para o gênero.

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Mute Crimson+ é o jogo que Riptale deveria ter sido. Faz uso da mesma estética visual de preto e branco com detalhes vermelhos, mas ao invés de Roguelike tem fases lineares muito bem-feitas. Também vai ficando cada vez mais desafiador, tava quase enlouquecendo com o último chefe que tem CINCO FORMAS uma mais difícil que a outra, mas é uma luta extremamente original. Recomendo.

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Status: lançado

Nidhogg 1 e 2 são menos jogos de ação/plataforma e mais combate de espadas 2D, com uma alta dificuldade. São divertidos por um tempo, mas é do tipo que cansa rápido tb, o modo singleplayer é bem cru.

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Status: lançado

Os gráficos de ORCS são bem minimalistas, mas a jogabilidade é ótima, ficar sempre pegando armas do inimigo e jogando nunca cansa, o design de fases e chefes são muito bons. Simples, desafiador e direto ao ponto, recomendo.

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Status: lançado

Overclocked é o tipo de jogo que vc se pergunta como é gratuito na Steam, pois tem mais qualidade e conteúdo que muitos jogos full price. A estética, história e estilo geral do jogo lembram como seria um Mirror's Edge 2D. As fases são sempre focadas em velocidade, com uma mecânica de dash que também funciona como ataque, podendo usar em qualquer direção. Simples, mas o jogo está sempre introduzindo novos elementos de forma que nunca cansa. E os chefes são excelentes.

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Status: lançado

"suspiro" Riptale sofre do mesmo mal de Downwell, e coincidentemente possui o mesmo estilo gráfico de misturar preto e branco com detalhes em vermelho (até achei que eram da mesma empresa). Tive bem mais paciência com esse, porque a jogabilidade é fantástica. Vc pode atacar com a espada três vezes em seguida antes de um cooldown, com o diferencial que seu ataque está menos para um golpe e mais para transformar vc num míssil teleguiado em direção ao inimigo de tão rápido e violento. Quando se consegue realizar combos enormes apenas com esse setup básico é algo extremamente satisfatório, mas o fato de ser um Roguelike em que vc sempre volta do zero sem nada de upgrade ou avanço, novamente, cansa. E esse nem é o tipo de jogo "infinito" que Downwell pretende ser, há claramente divisão de áreas e chefes entre elas, custava colocar a porra de um save nesses locais? Ainda que deixando salas geradas aleatoriamente, ajudaria muito. Posso apreciar alguns elementos desse estilo (os chamados "Roguelite"), mas não consigo entender quem se diverte com um jogo que te manda pro zero sempre que morre e tem que fazer tudo de novo sem salvar nada para que vc avance mais e mais, e não é feito para se terminar numa sentada.

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Status: lançado

SEEP Universe é dos mesmos criadores de Dragon Climax, e possui muitos assets em comum. Porém, não impede de ter personalidade própria. Vc possui dois personagens que pode alternar a qualquer hora, cada um com suas habilidades específicas que, além disso, mudam de acordo com o mundo (tem "mundo normal", "espaço", "terror", "sci-fi" etc). Vale a pena, não se deixem enganar pela arte dos personagens que parece coisa de Paint.

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Status: lançado

Super Hyperactive Ninja é um daqueles jogos que não vinga sua premissa simplesmente porque a jogabilidade não é boa o suficiente para o nível de precisão que os obstáculos das fases exigem. Fraco.

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Status: lançado

Super Samurai Rampage não é jogo de fases, mas sim um jogo de arena 2D, com excelentes gráficos, ambientação e animação. A jogabilidade é uma delícia, fazer combos gigantescos chegam até a cansar mão, e o jogo é bem difícil visto que é 1-hit kill. Uma pena que são apenas três estágios, mas para conseguir a pontuação/número de mortes necessárias para avançar requer muito treino e tentativas. Se diminuíssem um pouco a dificuldade diluindo em mais fases seria bem melhor, mas ainda assim vale uma jogada, baratinho.

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Status: lançado

Com um visual que me lembrou Beavis & Butthead, Weird Hero parecia um clone interessante de Metal Slug, com armas bem esquisitas. Mas, infelizmente, a jogada é bem fraca. Evitem.

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Status: lançado

You Have to Win the Game, é gratuito na Steam e bem simples (nem música tem), mas é surpreendentemente divertido. É um metroidvania curto, a jogabilidade é bem rápida, a exploração mesmo sem mapa é intuitiva, e possui um bom desafio. Sendo de graça, vale pelo menos uma conferida para fãs do gênero.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Baha on Dec 22, 2018, 15:30:42
Quotemas não consigo entender quem se diverte com um jogo que te manda pro zero sempre que morre e tem que fazer tudo de novo sem salvar nada para que vc avance mais e mais, e não é feito para se terminar numa sentada.

Aparentemente pra várias pessoas a variação dos layouts dos cenários e distribuição de inimigos é suficiente pra dar a sensação de que estão sempre "fazendo algo novo e totalmente diferente a cada vez".

Mas não funciona comigo também... Os Roguelites que eu consigo gostar são aqueles em que "algo" permanente é acumulado entre as runs e ajudam a progredir de forma global de alguma forma e melhorar as chances em runs futuras.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Feb 09, 2019, 10:33:00
Eu tenho que dar uma navegada com calma nessa lista do Strife.

Aproveitei as promoções da Steam e comprei o Cosmic Star Heroine e o Vagrant.

Resolvi dar uma chance aos indies, até porque o preço foi muito em conta. Assim que jogá-los, posto as impressões.
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Feb 09, 2019, 15:43:52
Billy, já que resolveu dar uma chance a indies, recomendo pegar aquele The Amber Throne que fiz o review e tu curtiu o estilo lá, está com 50% de desconto na Steam, 14 conto só.

E tem outro que recomendo MUITO, é curtinho mas é um dos RPGs mais divertidos que joguei nos últimos anos, é o Helen's Mysterious Castle. Assim, normal ele já é praticamente de graça, mas agora ele tá R$2,50. Só compra po :lol:
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Feb 09, 2019, 21:08:57
Cara, esses dois tem o estilão RPG Maker que ainda não consigo engolir, hahaha. Um com inimigos estáticos e o outro com personagens SD demais.

Mas vamos lá, um passo de cada vez. De qualquer forma, comprei o Valkyria Chronicles também nessa promoção, então só esses 3 jogos já vão tomar meu tempo por uns bons meses :p
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Feb 10, 2019, 00:15:55
2,50 pqp compra essa bosta e se não gostar eu te dou o dinheiro kkkk
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Billy Lee Black on Feb 10, 2019, 08:28:29
Kkk, eu tenho toc e nao consigo acumular varios jogos sem a certeza que eu va conseguir jogar. Tenho que dar vazao a esses que comprei agora primeiro.

E como esse jogo é muito barato, na hora que decidir jogar ele, nao tem problema pagar full price :p
Title: Re:Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D
Post by: Strife on Feb 10, 2019, 10:26:58
Ok, bom argumento, me convenceu :lol:

Até porque Cosmic Star Heroine e The Vagrant são ótimas escolhas para se começar a conhecer mais RPGs indies de qualidade e deixar certos preconceitos de lado hehe