QuoteMorte do CD é decretada por codec HD-AAC, que comprime música sem perda de dados
O Instituto Fraunhofer, da Alemanha, criador do formato MP3, acaba de anunciar a morte do CD. O instituto lançou nesta semana um novo formato para codificação de música digital chamado HD-AAC, que preserva a qualidade do original sem perdas.
Morte do CD
O HD-AAC oferece compressão de 24 bits com amostragem de 96 kHz. Os CDs atuais são gravados com compressão de 16 bits e qualidade de 44,1 kHz. Ou seja, o novo formato tem qualidade de som significativamente melhor do que o CD. Daí a decretação da morte do CD, que já vinha sendo ameaçado pelo MP3.
O novo codec HD-AAC é derivado do padrão MPEG-4 SLS ("Scalable to Lossless"), sendo também compatível com os tocadores de música portáteis, como o iPod e assemelhados.
Codec HD-AAC
"Os consumidores poderão comprar conteúdo em lojas online de música com som melhor do que os CDs, e preservar sua coleção atual de CDs para o futuro codificando-a em HD-AAC," disse Harald Popp, coordenador do Departamento de Sistemas Multimídia em Tempo Real do Instituto Fraunhofer.
Compressão sem perda
Músicas codificadas no padrão HD-AAC poderão ser tocadas diretamente em tocadores de MP3 e até em telefones celulares que possuam o codec. O processo de codificação preserva cada bit de informação contido no arquivo original não comprimido, resultando na chamada codificação sem perda.
Segundo Popp, o codec HD-AAC já está disponível para PC e dispositivos integrados, incluindo microprocessadores ou processadores de sinais digitais (DSPs) da ARM, MIPS, Texas, Analog Devices, Intel e IBM.
Fraunhofer Institute (http://www.fraunhofer.de/)
Fonte (http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=morte-do-cd-codec-hd-aac-comprime-musica-sem-perdas&id=010150080109)
Alguem ainda compra CD?
Caso não seja 100% compativel com 100% dos mp3 players existentes (e não é), é frecura. Existem varios loselss, esse é apenas mais um. Melhor? Quem realmente se importa? 99% dos usuarios possuem caixas de som ou fones que nã prestam mesmo, e mesmo os 1% que sobram poucos conseguem notar a perda de qualidade em um mero mp3 256k.
Quote from: 'feles' post='15079' date='Jan 10 2008, 10:07 PM'Caso não seja 100% compativel com 100% dos mp3 players existentes (e não é), é frecura. Existem varios loselss, esse é apenas mais um. Melhor? Quem realmente se importa? 99% dos usuarios possuem caixas de som ou fones que nã prestam mesmo, e mesmo os 1% que sobram poucos conseguem notar a perda de qualidade em um mero mp3 256k.
+1
Pra mim e acho que pra mais de metade do globo seria mais interessante um formato em que se tenha arquivos menores sem perda de qualidade.
Que site chulo hein. "Morte do CD é decretada". lol
Codecs lossless já tão aí faz muito tempo, inclusive o formato da Apple.
Mas formato lossless é meio besta. Ocupa muito espaço. Pra ouvir e guardar no PC é muito mais negócio comprimir em LC-AAC ou MP3 mesmo, com um bitrate decente.
Eu compro CDs ainda. Até tenho um fone muito bom em que eu noto as diferenças. Mas não ao ponto de valer a pena encher o HD e perder tempo baixando arquivos imensos.
Pra mim é inútil isso aí.
Eu faço parte da parcela que não percebe diferença na qualidade do som nem uma mp3. Uma mp3 de 256 e uma de 128 pra mim é a mesma coisa. Tanto que todas as minhas mp3 eu converto pra 128.
Porém, abaixo de 128 não presta mesmo.
MP3 de 128 fica muito "feio" de ouvir. Principalmente em um bom sistema de som automotivo fica claro que o som eh mais abafado e que ta faltando fidelidade, pois distorce legal. 192 pra cima soh com ouvido biônico mesmo, acho.
Depende sempre do dispositivo que vai reproduzir o som.
Não adianta de nada vc ter uma musica com high birate pra ouvir num fone de ouvido do paraguai que funciona um lado só... >_>
Eu acho musicas com birate variável uma boa.
Ainda acredito que uma globalização em voto da melhora da qualidade dos equipamento sonoros seria melhor do que isto.
90% das mp3 que escuto sao 192k ou variavel... Pra mim ta exelente :punish:
Já tinham anunciado isso com o advento do MP3Pro. Resultado: ninguém usa o formato...
E mp3pro tinha ainda a vantagem de ser compativel com tudo apenas em menor qualidade... mp3 eh eterno, sem exagero.