Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 223 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Não posso afirmar que FF7 seja o melhor FF porque não joguei todos. Mas de todos que joguei, pra mim é o melhor. Não consegui engolir o FF6 e não entendo tamanho apreço pelo jogo. Não consegui ter empatia com nenhum personagem do jogo. Só o Kefka que realmente brilha como o vilão mais fdp de todos os tempos.

Quanto ao La-Mulana, bem, a proposta do jogo é ser difícil. Hollow Knight foi só um design ruim. Tanto que minha esposa adorou Ori and The Blind Forest e disse ser bem melhor. E ela apontou justamente o design do jogo como melhor.


Strife

Proposta do Hollow Knight tb é ser difícil. Mas não gostei. Nem do Ori. O mundo inteiro fala muito bem do design do Hollow Knight, mas após 9 horas me esforçando para gostar dele, desisti. Tosco demais e tem vários outros metroidvanias muito melhores em todos os sentidos.

feles acha que quando aparece uma CG o jogo pausa e não tem mais história acontecendo.

Billy Lee Black

Eu também não curti nenhum dos dois, hahaha.

A real é que não tenho mais paciência pra jogo metroidvania e seus imensos backtrackings.

Queria que a Konami lançasse remaster do Symphony of The Night pra PC, pra minha esposa jogar um bom de verdade do estilo.

Strife

Billy, se saísse Symphony of the Night HOJE, vc não gostaria dele. Ia reclamar do mesmo jeito, só não reclama pq é de uma época em que ainda jogava. E tem nada impedindo um emulador de PS1 aí tb. ePSXe tem suporte para controle, resoluções altas e roda até em calculadora.

Passa a continuação espiritual para a mulher, Bloodstained: Ritual of the Night.

Tem vários metroidvanias excelentes saindo, nunca teve época tão boa para os fãs quanto os últimos anos, do tanto que se bobear vai ter saturação. Eu que não gostei de Ori e Hollow Knight mesmo.

The Messenger, Castle in the Darkness, Kingdom of the Dragon, Axiom Verge, Momodora: Reverie under the Moonlight, Ninja Smasher, Omega Strike, SteamWorld Dig 1 e 2, Strider 2014... o que não falta é metroidvania de qualidade excelente saindo. E acho que estou até desatualizado pois joguei nada ano passado.

Isso sem falar nos "Dark Souls 2D", que são basicamente metroidvanias tb, pois Dark Souls é meramente um design de metroidvania em 3D, vemos apenas o círculo se fechando. Daí temos jogos como Salt and Sanctuary, Death's Gambit etc.

feles

Quote from: Strife on May 10, 2020, 22:04:27
feles acha que quando aparece uma CG o jogo pausa e não tem mais história acontecendo.

Teu anus.
Um CG fora de contexto estraga tudo. Uma coisa é fazer FF7 no PS1, onde sonhavamos com os CGs enquanto jogavamos com graficos quadrados se explodindo e tortos e contrastantes que faziam FF6 ser uma geração superior (outro dos 15 motivos +/- que não gostei do FF7)... mas sem CG, portanto idiota.
Outra coisa, mantendo o próprio PS1, é Metal Gear, onde a historia foi perfeitamente contada, e te jogava para dentro em todo o ponto, sem tirar tua concentração dela com CG apelante.


Hoje beleza, CG pode entrar junto om graficos muitas vezes. E ainda hoje essa bosta pode ser mal feita, tipo um caso recente meu, Dragon Quest XI, onde CGs fodasticos absolutamente desnecessários de meio de jogo mudavam a roupa de todo os meu personagens, pois a Square / Enix / humanidade continua pensando que é melhor CG que consistencia em RPG. Mas realmente, hoje o que existe não é tão desconcertante e perturbador no que deveria importar, o tal de joguinho.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on May 10, 2020, 21:26:52
Não posso afirmar que FF7 seja o melhor FF porque não joguei todos. Mas de todos que joguei, pra mim é o melhor. Não consegui engolir o FF6 e não entendo tamanho apreço pelo jogo. Não consegui ter empatia com nenhum personagem do jogo. Só o Kefka que realmente brilha como o vilão mais fdp de todos os tempos.

Quanto ao La-Mulana, bem, a proposta do jogo é ser difícil. Hollow Knight foi só um design ruim. Tanto que minha esposa adorou Ori and The Blind Forest e disse ser bem melhor. E ela apontou justamente o design do jogo como melhor.



Usei La-Mulana só como exemplo, por ser um jogo que eleva o termo "Metroidvania" à última potência e por ser um que eu sei que você nem iria se dar ao trabalho de conferir considerando a análise que fiz aqui. Os controles do jogo seriam outro fator que não seria do seu agrado também. E pelo visto o fato do chefe não estar na tela seguinte também, pelo visto...

Como já devo ter mencionado, você vai estar abrindo mão de jogar muitos jogos bons considerando seu ponto de vista. Como o Strife colocou aqui, tem sido uma época muito boa para quem curte Metroidvania, uma vez que tem saído muita coisa boa no gênero.

A impressão que tenho, Billy, é que você ficou parado no tempo. Novas mecânicas são incorporadas nos jogos com o passar do tempo e algumas se tornam padrões. Posso citar alguns elementos de jogos de plataforma como wall jump, double jump e dash, por exemplo. Elas acabam alterando antigas maneiras de jogar, dando novas opções e estratégias para vencer obstáculos. O que me parece é que você não acompanhou esta evolução, o que torna natural sua dificuldade.

Isto aconteceu comigo em jogos de futebol, por exemplo, onde eu não me adaptei às mudanças que o controle analógico trouxe a estes jogos, especialmente em relação aos dribles. Hollow Knight, por exemplo, te dá a opção de golpear para baixo no ar, algo que não lembro de ter visto em outros jogos. Isso já abre várias novas possibilidades de movimento ao jogo

Isso exige um certo tempo de adaptação, até do corpo, para tornar os movimentos naturais a ele. Sem mencionar a questão da curva de aprendizagem que normalmente exigem os chefes: você precisa compreender o padrão de ataque dele, aprender como se esquivar dos ataques, se adaptar a mudanças de padrão de ataque à medida que a luta evolui e assim vai. Levante a mão aqui quem jogou Tales of Eternia e não morreu para aquele ataque final da Shizel depois que derrotou ela pela primeira vez...

Vemos essa incorporação de novos elementos no remake de FF7, por exemplo. Por mais que tenha gente que deteste algumas alterações impostas, elas se fazem necessárias para trazer novos jogadores adaptados às mecânicas atuais. E a Square vai precisar de dinheiro para fazer os episódios seguintes. Tirar dinheiro das viúvas é fácil, mas ele pode não ser suficiente para dar continuidade à produção do jogo. Numa discussão na Steam, no fórum de Trials of Mana, onde questionavam o preço do jogo (50 USD), um jogador elogiou o jogo, mencionando que ele tinha sido o primeiro jogo da Square que ele realmente tinha gostado de jogar... Esta é a situação da Square no mundo atualmente...

Quote from: Billy Lee Black on May 11, 2020, 00:08:31
Eu também não curti nenhum dos dois, hahaha.

A real é que não tenho mais paciência pra jogo metroidvania e seus imensos backtrackings.

Queria que a Konami lançasse remaster do Symphony of The Night pra PC, pra minha esposa jogar um bom de verdade do estilo.

Recentemente o jogo ganhou uma versão para Android, caso queira conferir.

Strife

Quote from: feles on May 11, 2020, 08:05:23
Teu anus.
Um CG fora de contexto estraga tudo.

Concordo. Ainda bem que FF7 é pioneiro nisso e usa dentro do contexto, integrando com o jogo. A escolha dos cenários pré-renderizados que podem fazer a transição sem cortes para CGs não foi a toa :)

Achar FF6 superior nisso mostra o nível descabido do fanatismo que não tem nem como discutir o resto mesmo.

feles

Quote from: Strife on May 11, 2020, 12:19:46
Quote from: feles on May 11, 2020, 08:05:23
Teu anus.
Um CG fora de contexto estraga tudo.

Concordo. Ainda bem que FF7 é pioneiro nisso e usa dentro do contexto, integrando com o jogo. A escolha dos cenários pré-renderizados que podem fazer a transição sem cortes para CGs não foi a toa :)

Achar FF6 superior nisso mostra o nível descabido do fanatismo que não tem nem como discutir o resto mesmo.

Concordo.
FF morreu no 6. Mas não vou menosprezar o IV, que foi o que me mostrou o que é um RPG. Claro, não vou menospresar tb o Chrono Trigger, foi inacreditável.
Mas é que sou fanático por esse estilo de RPG. Não tem como argumentar contigo.

Ah, DQ11 foi ótimo. Em 3D, ficou horrível em 2D.
TALVEZ meu fanatismo está em consistência - tipo seria em Metal Gear solid. SE eu gostei da forma de mostrar a historia com gráficos toscos... poderia ser... será?
Mas é difícil de discutir com essa opinião infundada que possuo. Vai saber.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

FF morreu no 6? E depois eu que parei no tempo  :lol:

E acho o 4 mil vezes melhor que o 6. Dos FFs antigos, é o meu favorito.

Sun, mas e quem disse que eu to reclamando da jogabilidade? Os controles do Hollow Knight são bons e precisos, não tem nem o que discutir. E nem de longe tenho problemas em enfrentar um chefe mais de uma vez, até aprender os padrões de seus ataques. Minha reclamação são nas decisões de design, em tornar o jogo frustrante sem motivo. E, pra mim, ter que socar o chefe 300 vezes até ele morrer é desnecessário. Mais ainda quando o checkpoint pra enfrentar ele de novo fica longe. Tipo, pra quê, porque? Não tem explicação.

Eu e minha esposa desistimos de zerar o Guacamelee simplesmente porque o último chefe era apelão de forma desproporcional e não divertida. Qual a graça de enfrentar um chefe cujo ataque é difícil de esquivar e que te mata com umas duas pancadas, sendo que você tem que bater 300 vezes nele?
Você fica um tempão se esfolando batendo no bicho pra do nada ele te matar com duas porradas. Dificuldade preguiçosa demais isso daí.

Strife

2 telas não é longe, Billy...

E se um chefe está demorando tanto para morrer, vc deve estar num lugar errado ou sem os upgrades certos. Eu joguei 9h de Hollow Knight antes de largar e não passei por isso.

Mas eu recomendo largar e procurar um metroidvania bom. É, o mundo inteiro considera Hollow Knight bom mas eu achei fraco demais. Até a estética não me agradou. Até achei que eu tinha enjoado do gênero quando joguei mas não, era o jogo mesmo.

Sempre rio quando alguém fala que FF morreu no 6. Ou que ele apresenta história melhor que outros da série. Sendo que em tantos aspectos envelheceu mal, apesar de eu guardar ele numa posição especial por ter sido minha introdução ao gênero. Mas realmente não dá para falar que o Billy parou no tempo depois dessa.

Billy Lee Black

Quanto a estar no lugar errado no Hollow Knight, aí não posso dizer. Quem está jogando é ela. Eu só apareço quando ela pede ajuda em alguma parte.

E FF6, sei lá. Diferente de vocês, ele foi um dos últimos FFs que joguei. Não consegui sentir o desenvolvimento dos personagens. Não senti empatia por nenhum. Ontem eu estava rindo de novo dos diálogos no FF7 no Wall Market, entre o Cloud e a Aeris, quando vão atrás de um vestido pro Cloud. Você vai pegando a personalidade de cada personagem e curtindo eles. Eu não consegui sentir isso no FF6...

E, não sei se é a questão da limitação técnica do jogo, mas mesmo na cena em que o Kefka mata todo mundo no castelo colocando veneno na água não me deu o mesmo impacto do Sephiroth atravessando a espada na Aeris. E deveria ser justamente o contrário.

Baha

Pra mim a morte do Galuf no FF5 teve muito mais impacto que a da Aeris. E também que o envenenamento do castelo em ff6, por algum motivo.

feles

Quote from: Billy Lee Black on May 11, 2020, 15:27:39
E, não sei se é a questão da limitação técnica do jogo, mas mesmo na cena em que o Kefka mata todo mundo no castelo colocando veneno na água não me deu o mesmo impacto do Sephiroth atravessando a espada na Aeris. E deveria ser justamente o contrário.

Concordo.
Mas não é essa a parte.
...
Agora o final do mundo para então iniciar todo aquele novo mundo (absolutamente inesperado!!), com o Kefka maluco ali, e a porra do sacrifico do shadow -  e não vem alguém dizer que sem saber ficou o esperando, em sua primeira partida, pelos ultimos segundos! Foi de tirar o folego.
...
E ineditamente me vem do nada a Celes (Celes? Pq a Celes? WTF?) sozinha em uma ilha, com o Cid em uma cama, tu está absolutamente perdido e acaba matando a porra do Cid! Por tuas mãos, teu controle, e tu tinha UMA COISA A FAZER O BURRO! (apensar que aqui eu até aceito que alguém pode se mais esperto que eu em seu primeiro play). Meu. Historia.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Billy Lee Black

Pois é, feles, novamente outras cenas fortes do FF6 que não me impactaram de forma alguma, justamente por eu não me importar com nenhum dos personagens.

Eu até salvei na minha lista de desejos o FF6 pra jogar de novo, porque eu devo ter jogado ele de forma errada, não é possível!

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on May 11, 2020, 13:46:13
FF morreu no 6? E depois eu que parei no tempo  :lol:

E acho o 4 mil vezes melhor que o 6. Dos FFs antigos, é o meu favorito.

Sun, mas e quem disse que eu to reclamando da jogabilidade? Os controles do Hollow Knight são bons e precisos, não tem nem o que discutir. E nem de longe tenho problemas em enfrentar um chefe mais de uma vez, até aprender os padrões de seus ataques. Minha reclamação são nas decisões de design, em tornar o jogo frustrante sem motivo. E, pra mim, ter que socar o chefe 300 vezes até ele morrer é desnecessário. Mais ainda quando o checkpoint pra enfrentar ele de novo fica longe. Tipo, pra quê, porque? Não tem explicação.

Eu e minha esposa desistimos de zerar o Guacamelee simplesmente porque o último chefe era apelão de forma desproporcional e não divertida. Qual a graça de enfrentar um chefe cujo ataque é difícil de esquivar e que te mata com umas duas pancadas, sendo que você tem que bater 300 vezes nele?
Você fica um tempão se esfolando batendo no bicho pra do nada ele te matar com duas porradas. Dificuldade preguiçosa demais isso daí.

Você está limitando sua análise de jogabilidade apenas à resposta do controle, que é ótima no Hollow Knight, de fato. Mas não se esqueça que ela afeta o level design também.  Um exemplo que posso te dar é este, de Celeste. Acha que sem os recursos de jogabilidade que Celeste te dá seria possível fazer uma parte da fase assim?

Não sei em que parte do jogo sua esposa está, mas Hollow Knight tem opção de melhorar a arma para aumentar o dano. Talvez, como o Strife colocou, seja mais fácil explorar um pouco mais para encontrar o ferreiro e conseguir os itens para melhorar o "Nail". O primeiro upgrade só usa Geo, enquanto a partir do segundo você precisará de um item também. E magias são outra boa opção pra dano, o VengefulSpirit, por exemplo, causa 3x o dano do Nail no início do jogo.

Por fim, não posso deixar de citar sua incoerência: :lol:

Quote from: Billy Lee Black on May 09, 2020, 23:59:27
Quote from: SunStar on May 09, 2020, 21:41:12
Grinding de FFVII: Knights of the Round -> tan tan tan tan tan tan tan taaaaaaaaan

Isso até me fez lembrar quando alcancei o lvl 255 no Star Ocean 2; upei na Iselia Queen  :lol:

Nooossa, eu lembro do inferno que foi só pra conseguir o chocobo pra pegar essa materia. É algo que eu jamais teria saco pra fazer novamente. Fora que essa materia tirava toda a graça do jogo. Lembro que você só precisava usar ela uma ou duas vezes pra derrotar o Sephiroth.

:rolleyes: