Main Menu

Confia em tele-transporte?

Started by feles, Apr 24, 2008, 21:41:07

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

King

Baha, se vc está vendo e/ou sentindo coisas, procure um psiquiatra.

:P

Anyway, discutir religião e conceitos ligados a ela nunca deu certo e não vai ser hoje que vai dar. lol

Zero Cool

Bah...adianta discutir? Mesmo que façam amanhã, jamais teremos dinheiro pra comprar/usar...

Quer dizer, isso até o Lula criar o Bolsa-Teletransporte com cota de negros e o escambau...

No entanto não teria medo de usar em ambos os casos iniciais citados. Acredito que o que chamamos de alma nada mais é do que a mistura de suas memórias, experiências, gostos...

Ou vão dizer que a ovelha Dolly não tem alma?!?!?!

Seifer Almasy

Ja ja a discussão ta girando em torno de origem do universo e coisas do tipo, apesar que é uma boa discussão

Agora de fato, ninguém melhor pra falar de religião do que alguém que ja foi do meio, não to a fim de voltar a pagina, mas me lembro que o Zuco já foi até interno e ia virar padre não? :P ele mais que ninguém pode dizer porque sentiu

é ai que ta o segredo, pra acreditar você precisar experimentar sensações sensoriais que até então você não tinha sentido antes.

Tem gente que diz ver, escutar... médiuns que escrevem e etc, fotos que são uma verdadeira incógnita (que dizem ser refração de luz) etc, o que é certo é que, exista ou não há uma enorme interrogação sobre o assunto que não será dissipada tão cedo.

O fato que me ocorre é o seguinte, se você não tem uma religião e esta bem consigo mesmo, ótimo... se tem e ela te faz bem, ótimo também mal que não vai fazer

Spellbinder

Li meio rápido, mas pelo que eu entendi o que o Baha quis tentar dizer que existe é a consciência do "eu". Por exemplo, eu sei que sou eu e não meu irmão ou minha irmã. Se eu for totalmente desintegrado e reconstruírem um "clone" meu na outra ponta, ele vai ser outra existência e não terá a minha consciência, apesar de ter todas as minhas células (olha que eu não estou citando alma, apenas consciência). Talvez o modo de pensar do "clone" até mude por ser outra consciência.

Posso estar viajando, mas foi isso que eu entendi e que o Baha quis dizer é que existe a consciência, apesar de ninguém ter como provar.

King

E o que te faz acreditar que a consciência não seria a mesma?

Zero Cool

Quote from: 'King' post='19132' date='Apr 26 2008, 04:41 PM'E o que te faz acreditar que a consciência não seria a mesma?

2+

Danny Zuco

Talvez a idéia de que a "alma" é indissoluta e inseparável... a partir do momento que vc "deixa" de existir, tua "alma" não pode ser reintegrada em um outro corpo físico, mesmo sendo um clone seu intacto e perfeito...

Ou não XD

Gamersnake

Quote from: 'Spellbinder' post='19130' date='Apr 26 2008, 03:36 PM'Li meio rápido, mas pelo que eu entendi o que o Baha quis tentar dizer que existe é a consciência do "eu". Por exemplo, eu sei que sou eu e não meu irmão ou minha irmã. Se eu for totalmente desintegrado e reconstruírem um "clone" meu na outra ponta, ele vai ser outra existência e não terá a minha consciência, apesar de ter todas as minhas células (olha que eu não estou citando alma, apenas consciência). Talvez o modo de pensar do "clone" até mude por ser outra consciência.

Posso estar viajando, mas foi isso que eu entendi e que o Baha quis dizer é que existe a consciência, apesar de ninguém ter como provar.

Se for isso, é uma idéia que se vê com frequência, até. De que a mente seria algo separado/independente do corpo, não apenas o resultado natural dos processos químicos que se passam no cérebro.

Só que não tem nenhuma evidência concreta a favor dessa idéia - do que já foi pesquisado até hoje, tudo indica que a mente/consciência é diretamente ligada ao cérebro, com efeitos de causa e consequência bem definidos. Bom, tem até experimentos que estimulam uma parte do cérebro e fazem com que a pessoa perca a sensação de que está "dentro" do seu corpo.

Acho que o problema é que tu leva tuas experiências subjetivas a sério demais, Baha. Nossas percepções passam longe de serem perfeitas ou 100% confiáveis.

Baha

O "Outro", para vocês e o restante do universo seria eu de fato. Seria absolutamente idêntico, inclusive em modo de pensar e tudo mais. Pra todo o resto do mundo não faria diferença, seria eu. Mas pra MIM não. EU estaria morto/inexistente. O que haveria do outro lado seria um clone absolutamente perfeito em TODOS os aspectos, que para o resto do universo contaria como se fosse eu.
Mas... somos apenas um monte de átomos e impulsos elétricos e químicos, certo? Em que ponto de "um monte de átomos e impulsos elétricos e químicos" está aquilo que "sente" a dor de um corte? Sim claro, seu corpo e cérebro estão devidamente programados para gerar a reação de acordo e tudo mais. Mas tem "algo" que "sente" o que acontece, "enxerga" as imagens que eu vejo, etc.
E se por exemplo criarem um clone meu absolutamente exato, eu não vou "ver pelos olhos dele", nem "sentir a dor dele". Eu continuo sendo eu, e ele continua sendo ele, apesar de ser idêntico a mim.
Se eu for destruído para a criação desse clone, pelo fato de ele ser idêntico a mim, ninguém vai notar a diferença e pra todos os efeitos eu continuo existindo... Mas EU estou destruído! Não vejo/ouço/sinto mais nada!

feles

Tu ta sim descrevendo alma.

Se te clonarem, inevitavelmente entre os primeiros pensamemos estara "deu certo"  e "nossa, o clone sou eu!!!", esse ultimo incredulo, espantado, e depois logicamente compreendendo os 50%. No exato momento é tu, 100% tu, apenas depois as experiencias irão diferir pois é uma outra forma de vida.  E tu mesmo apenas sabera a diferenca entre voces atravez de visualização (acompanhamento do processo) por terceiros, senao iriam discutir MUITO e no inicio chegando a conclusoes semelhantes (aos poucos se diferindo devido a teoria do caos) - sem nunca saber quem eh a matriz.
Nisso, se tivesse destruido o teu corpo, seria tu, 100% tu, e tu saberia que é tu, apenas poderia enlouquecer mentalmente criando uma ideoa que "sou soh a copia", a qual tu evidentemente esta pre-disposto a ter antes do processo portanto será inevitavel. Considere só um desequilibrio psicologico.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Baha

É por isso que eu digo que você não entendeu a idéia Feles.
Não faz diferença quem é matriz e quem é clone, e se o clone vai ter uma "alma" própria ou não, ou seja lá o que for.

De fato, se eu for destruído e o clone gerado, com toda certeza o que o clone vai pensar é que deu certo e eu continuo sendo eu mesmo! Afinal ele tem tudo meu: Corpo, memórias, gosto, forma de pensar... Para esse o clone e o restante do mundo, minha vida continua normalmente!

Mas "eu" apaguei... e adeus.
E eu não tenho idéia do que diabos é isso que faz com que eu seja eu... Mas seja lá o que for, se um dia descobrirem o que é e criarem um modo garantido de transportar e integrar "isso" ao novo corpo/mente, só aí eu vou confiar em teletransporte.

Spellbinder

Entendi certo então. Bom, sei lá, eu não teria problema nenhum, mas acredito que muita gente teria o mesmo pensamento do Baha por motivos diferentes (religião, etc.). O problema seria como disseram antes, confiar que o processo seja totalmente confiável (vai que um pacote se perde na rede e eu fico sem um dedo, ou até pior).

Gamersnake

Mas isso é partindo do pressuposto de que exista esse "eu", esse quê de insubstituível e instransferível que faria você ser você. Você parte da certeza inabalável que isso existe e funciona assim como descreve, mas eu não vejo motivos pra ter essa certeza. Talvez exista, talvez não, mas no momento não me parece provável.

De qualquer forma, por enquanto ainda é só um exercício intelectual divagar sobre isso. Não há como testar e descobrir se é verdade ou não.

feles

OK. Se esse eu não é "alma" então não consigo entender. Vamos diferente: baha, me define "alma".
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Baha

Se quiser pode chamar isso de alma, mas é que você está com um conceito muito superficial de alma, achando que os pensamentos, memórias, gostos, etc fazem parte dela.