Main Menu

Confia em tele-transporte?

Started by feles, Apr 24, 2008, 21:41:07

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Seifer Almasy

King

Dark

Mas a alma seria a responsável por ter essas informações?
Não sei...

Acho que existiriam testes com ratos de laboratório antes pra dizer se perderia a "consciência do eu".
Initium et finis

Baha

LOL
Quanto à questão do teletransporte, achei uma analogia interessante, mas imprecisa:

Digamos que tem um jogo, que não é bem um jogo, mas apenas um simulador no qual o "jogador" não tem nenhuma interação, ele só roda o jogo e observa o que acontece.

Eu estou observando esse jogo. Eu vejo a vida do personagem, ouço os sons que são produzidos no ambiente ao redor dele, etc etc.

Um belo dia, eu mando meu PC pra casa do meu amigo(e não vou junto). Ou então ele monta um PC com configuração idêntica à minha e eu mando uma cópia do simulador pra ele com os saves e tudo mais. Tanto faz qual dos dois métodos aconteceu.

A partir desse momento, ele começa a rodar o simulador na casa dele e eu nunca mais rodo aqui.

Pronto, a simulação continua como se nada tivesse acontecido, do mesmíssimo jeito que continuaria se ainda fosse aqui. Mas eu não estou mais em contato com o simulador, não vejo mais o que está acontecendo, não ouço mais o que está acontecendo. Agora é meu amigo que faz isso.

As "almas" seríamos eu e meu amigo e a criatura seria o personagem do jogo.

Gamersnake

Reitero, isso parte do pressuposto que a consciência seja algo separado dos processos biológicos do cérebro. Não vejo motivos concretos pra concluir que é assim mesmo. A analogia com um jogador e um PC não é fiel, simplesmente porque não sabemos que há um "jogador" independente do corpo.

Dark

Analogia legal, mas a "configuração do PC" é muito mais simples do que a consciência humana.

Entendo o ponto que você quis dizer sobre o teletransporte e a consciência com a alma agora. Mas ainda acredito que isto seja algo muito mais complexo. Humanos são criados, tem idéias, sonhos e este monte de baboseiras que influenciam a atitude, os pensamentos e os sonhos...

Seguindo a mesma "idéia", se seu amigo montasse uma "pessoa" igual você¹ seria igual você e você ainda estaria aqui. O que você faria lá já tornaria ele diferente de você por quê pessoas são mutáveis e nos possíveis segundos de estadia ele já seria diferente de você...

Pensar parecido é uma coisa. Ser a mesma pessoa é outra.

Isto só aconteceria se a "alma" existisse e também fosse uma coisa completamente a parte do corpo (embora fossem juntos). E acredito que a alma só existe pela nossa consciência e subconsciente, como se fosse uma "energia" que emana de nós.

¹: isto é impossível. A prova viva disto são os gêmeos e a disposição física de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar.
Initium et finis

Gamersnake

Considerando-se que a consciência fosse apenas uma tradução direta do estado e configuração das ligações das sinapses no teu cérebro, se o método de teletransporte apenas recriasse tuas moléculas com exatamente a mesma configuração que tinham no ponto de partida, você ainda seria você. Não teria havido nenhuma mudança concreta - células "diferentes" talvez, mas isso é algo irrelevante, visto que trocamos as células do nosso corpo constantemente.

De qualquer forma, com certeza a técnica menos controversa de teleporte seria uma que conseguisse mover as moléculas originais ao destino e montá-las lá.

Dark

Este o ponto!

Considerando que o estado da sua "consciência" é algo apenas composto por sinapses, composições ou ligações então se você for transportado completamente e reconstruído da mesma maneira você existiria no outro lugar e não mais no lugar original. Este seria o conceito se você desconsiderar a idéia de que "alma, consciência, etc" é algo a parte do corpo.

Por quê a idéia de re-materialização sem isto seria simplesmente um "corpo", sem nada.

Mas boto fé que antes de teletransportes virão velocidades inacreditáveis de transporte e até carros voadores...
Initium et finis

feles

Mover as particulas originais é mais mentalmente bonitinho, masna pratica é um trabalho desnecessario.

Quantas vezes dizemos aqui que somos o nosso cerebro? Ou realmente não somos??
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Então, Dark, o que o Snake quer dizer é que nossa consciencia tb seria teletransportada no processo, pois ela faz parte do cérebro.

Zero Cool

Vamos mais longe:

Partindo-se do pressuposto de que existe uma força maior que controla a tudo e a todos, podemos dizer que se o ser humano chegar a criar o tele-transporte, seria com o consentimento de Deus. E, se fosse da forma ctrl+x -> ctrl+v, não seria Deus, portanto, o responsável por "transferir" a alma do indíviduo para o novo corpo? Afinal de contas, se Ele deixou...

Gamersnake

QuoteEntão, Dark, o que o Snake quer dizer é que nossa consciencia tb seria teletransportada no processo, pois ela faz parte do cérebro.

Sim, isso mesmo. Mas acho que o Dark entendeu.

QuoteMover as particulas originais é mais mentalmente bonitinho, masna pratica é um trabalho desnecessario.

Quantas vezes dizemos aqui que somos o nosso cerebro? Ou realmente não somos??

Não vejo motivos pra acreditar que não, mas o ponto não é esse. E sim que, como tem muita gente que acredita na dualidade de corpo e mente ou variações disso, caso a tecnologia de teletransporte não destruísse as células originais, essa discussão não seria necessária.

QuotePartindo-se do pressuposto de que existe uma força maior que controla a tudo e a todos, podemos dizer que se o ser humano chegar a criar o tele-transporte, seria com o consentimento de Deus. E, se fosse da forma ctrl+x -> ctrl+v, não seria Deus, portanto, o responsável por "transferir" a alma do indíviduo para o novo corpo? Afinal de contas, se Ele deixou...

Para quem acreditasse nesse pressuposto, sim, essa seria uma racionalização viável.

Danny Zuco

QuoteAfinal de contas, se Ele deixou...

Não parte dessa linha de raciocínio Zero. Afinal, pra manter a perfeição do deus da mitologia judaica, nós seres humanos possuímos livre arbítrio. Se em algum momento a experiência de tele-transporte se tornasse mal-vinda ou nociva, não seria obra de deus, mas sim do ser humano. Então, encerrando a linha de raciocínio, a alma pertence a deus e não ao homem...

BINGO, ELE não deixou...

Zero Cool

Olha, eu discordo e muito desse papo de "livre arbitrio"...eu acredito na existência de Deus, mas também acredito que tudo que fazemos tenha o consentimento dele.

Afinal de contas, sendo ele o senhor supremo, porque colocar o conhecimento do bem e do mal em uma maça, colocar uma árvore bem no meio do paraíso e falar pra Adão "faz tudo menos comer os frutos daquela árvore"? Não pretendo continuar com esse assunto aqui (até porque isso não se discute), mas fica uma exemplificação de que Ele não dá ponto sem nó....

King

Neste caso, Zero, se vc tentar cometer um suicídio, vc só vai conseguir obter êxito em se matar se for de vontade d'Ele então?

Se não for essa a vontade, vc sobreviverá ao suicídio?