Main Menu

Mini-resenha: Crysis

Started by Gamersnake, Apr 29, 2008, 22:32:14

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Gamersnake

.

Crysis me surpreendeu, eu esperava que fosse apenas mais um jogo de tiro genérico que só pega carona na fama dos bons gráficos e de seu antecessor (Farcry), mas na verdade ele é um jogo bom por seus próprios méritos.

Pontos positivos:

- Obviamente, os gráficos. Não é à toa que são comentados.

- O traje cibernético traz variações bem legais na jogabilidade. A qualquer momento você pode usar o traje pra se mover 2x mais rápido, aumentar muito sua resistência a dano, ficar com super-força (arremessando objetos e inimigos longe, dando socos poderosos ou saltos bem mais altos) ou ficar invisível por algum tempo (correr gasta a invisibilidade rápido, e atirar a desativa). Isso significa que tem várias estratégias diferentes pra enfrentar seus inimigos - você pode dobrar a blindagem e entrar de frente atirando, usar a camuflagem pra se infiltrar até a retaguarda e matar um por um silenciosamente, usar a super-força pra pular por cima dos telhados, agarrar um inimigo pra usar como escudo humano e depois arremessá-lo contra seus companheiros...

- Há uma interatividade muito boa com o cenário, tiros podem rachar e derrubar árvores, objetos comuns podem ser pegos e arremessados, prédios não tão resistentes (como as cabanas meia-boca usadas em algumas bases dos coreanos na ilha) podem ser derrubados, e por aí vai.

- Os veículos - coisa quase obrigatória em FPS hoje em dia - estão presentes, mas com um ponto importante: eles são realmente úteis, tanto pra ir de um ponto a outro da ilha com velocidade, quanto pra matar os inimigos mais rapidamente, pois vários deles são equipados com metralhadoras, e você pode mirar e dirigir ao mesmo tempo. Eles também são, em geral, muito bons de controlar. Exceções ficam com o tanque de guerra que você controla em uma das missões, e a aeronave da penúltima missão.

- O clima do jogo é bem manejado, apesar de a história não ser nada muito original, ela é bem executada, e algumas cenas dão um ar bem cinemático à coisa. Especialmente as que mostram alguns eventos bem colossais, como uma montanha que começa a rachar e pedaços dela despencarem, enquanto você vai correndo pela floresta até uma mina na base dela e pode observar tudo isso do caminho.

- Os diálogos estão MUITO bem feitos, com dublagem perfeita, e alguns personagens carismáticos. Vale a pena. Ponto bônus por seu personagem não ser um herói mudo.

Pontos negativos:

- Os gráficos. Não, eles não são ruins, eles apenas exigem muito do PC - o que significa que muita gente não pode jogar Crysis porque não tem uma placa de vídeo boa o bastante. Isso acaba sendo um ponto negativo.

- Apesar de dar uma certa liberdade de em que ordem cumprir os objetivos primários e secundários da fase, que caminhos tomar e que lugares explorar ou deixar de explorar, no fim das contas Crysis ainda é um jogo linear na sua progressão de fases. Isso não é um ponto tão ruim, mas é um ponto que poderia ter sido muito melhor - com cenários belos e vastos daquele tamanho, o elemento de exploração e liberdade poderia ter sido explorado bem mais.

- A última fase é um tanto anticlimática. Foge do padrão do jogo, sendo beeeem mais linear e mais focada em diálogos de exposição do enredo e ir de ponto A a ponto B fazer algo, depois de ponto B a ponto C resolver outro problema, e assim repetidamente até o fim. O último chefe segue a mesma linha, porque apesar de a batalha em si ser bem climática, você fica com a impressão de "OK, mas não chegou a realmente acabar ainda, será que não daria pra eu jogar essa conclusão da história ao invés de eles apenas deixarem implícito que os heróis foram lá e fizeram isso?".

Gynoug

Poe mais uns prints ai... curiosidade: tudo é sempre cabanas e floresta? Ou tem algo diferente de cenário no jogo?

Seifer Almasy

Eu vi o jogo rodando em 60fps e francamente não vi nada além de graficos...

vai ver é pq eu nao gosto de jogos de tiro

Gamersnake

QuotePoe mais uns prints ai... curiosidade: tudo é sempre cabanas e floresta? Ou tem algo diferente de cenário no jogo?

Uns 60% do jogo se passam nesses cenários tropicais de cabanas e florestas, mas também tem outros ambientes diferenciados, bases militares, praias, subterrâneos, colinas e florestas congeladas, um navio, uma nave alienígena com um visual MUITO legal...

Aqui tem uma galeria de screenshots do jogo:

http://planetcrysis.gamespy.com/screenshots/?page=2

E é claro, um dos meus momentos preferidos, agarrar um coreano pelo pescoço e ver os olhos dele esbugalhando enquanto você asfixia o desgraçado e usa como escudo humano:

Dark

Quote from: 'Seifer Almasy®' post='19445' date='Apr 30 2008, 01:43 AM'Eu vi o jogo rodando em 60fps e francamente não vi nada além de graficos...

vai ver é pq eu nao gosto de jogos de tiro

Comentário útil ein campeão?

Este tópico não deveria estar no PC?
Por quê senão "Consoles" virou genérico para Jogos.

Legal o review, curti a "Interface" do jogo em relação ao usuário.
Essa idéia de superroupa (segundo as novas normas gramaticais) com exploração de florestas e túneis parece uma mistura de FPS que já existem no mercado. Mas se foi uma mistura para melhor, por quê não??
Initium et finis

Danny Zuco

Uma coisa que me chamou a atenção Dark, é que ele foi montado em cima da engine de Far Cry.
Estava comentando isso com o Snake hoje. Claro que hoje quem já jogou CoD4, Lost Planet, Oblivion, UT3 entre outros, acha Far Cry imbecil de ultrapassado. Mas na época que foi lançado foi um escandalo de inovação e beleza gráfica. E isso não faz muito tempo não. Crysis usa a mesma engine atualizada pra potencia de hoje, por isso não me surpreende que o jogo seja tão bonito e bem feito.

Dark

Hum, mas por quê Crysis fez mais sucesso que o Far Cry?

Nã joguei Far Cry, lembro vagamento, mas acho que o Crysis pegou a engine, melhorou e deve ter inovado em alguns aspectos, como Half Life 2 inovou na interação de histórias, Doom 3 na sua saga ou coisa assim.

Por quê esse jogo tem um Hype tão alto!? Gráficos?
Po quê muitas coisas Jedi Knight tem...
Initium et finis

Danny Zuco

Qualquer jogo que apresente Specs muito mais altas que os padrões atuais de usuários domésticos possuem causa esse Hype, Dark. Lembra antes de lançarem Doom 3??? Oh, ia ter que fazer upgrade até no teclado pra conseguir jogar ele. Criou-se aquela expectativa de que ia ser um jogo 200% pq era pesado ao extremo.
Pior que depois disso virou meio que uma regra isso. Todo jogo que está pra ser lançado e apresenta requerimentos monstruosos ganham MUITA atenção da mídia e consequentemente Hype alto. Alguns inclusive, como F.E.A.R, indicam uma configuração muito mais alta do que precisa pra rodar tranquilamente.

As vezes é só uma jogada dos produtores que acaba dando MUITO certo.

Gamersnake

QuoteEste tópico não deveria estar no PC?Por quê senão "Consoles" virou genérico para Jogos.
Eu achei que a seção consoles fosse a genérica pra jogos, porque na de PC se fala de programas e hardware. :P

Mas podem mover, se for o caso.

QuoteLegal o review, curti a "Interface" do jogo em relação ao usuário.
Essa idéia de superroupa (segundo as novas normas gramaticais) com exploração de florestas e túneis parece uma mistura de FPS que já existem no mercado. Mas se foi uma mistura para melhor, por quê não??

Exato. Na verdade, essa variação de poderes e abordagens me lembrou de um jogo que eu amo, provavelmente o melhor FPS que já joguei: Deus Ex.

Realmente, Crysis pega elementos que não foi ele que inventou, mas os mistura de uma forma muito boa, indo além dos jogos onde esses elementos apareceram antes.

QuoteHum, mas por quê Crysis fez mais sucesso que o Far Cry?Nã joguei Far Cry, lembro vagamento, mas acho que o Crysis pegou a engine, melhorou e deve ter inovado em alguns aspectos, como Half Life 2 inovou na interação de histórias, Doom 3 na sua saga ou coisa assim.Por quê esse jogo tem um Hype tão alto!? Gráficos?Po quê muitas coisas Jedi Knight tem...

O hype eu tenho certeza que é pelos gráficos. Povo adora exaltar gráficos foderosos pra compensar mentalmente o investimento que fizeram pagando uma bela grana por suas placas de vídeo. :P

Mas as qualidades do jogo vão além disso. Na minha opinião, ele faz sucesso porque é divertido. O clima do jogo é bem leve, tu não te sente claustrofóbico, nem pressionado a racionalizar munição (sempre dá pra pegar as armas dos inimigos que mata) ou energia (basta descansar algum tempo sem levar tiros e a nano-suit começa a curar teus ferimentos). Também não te sente obrigado a fazer tudo do jeito que os programadores quiseram, sempre tem várias maneiras e rotas diferentes pra cumprir os objetivos, se de um jeito não deu certo, é só tentar de uma maneira diferente. E mesmo com tudo isso, o jogo não deixa de ser desafiador.

Não sei até que ponto isso é só uma questão de gosto, mas eu realmente adoro essa sensação de liberdade, de não estar sendo pressionado pelo jogo e poder fazer tudo do seu jeito. Por isso, realmente gostei, é um dos raros jogos que quando termina dá vontade de voltar lá pro começo e jogar mais, fazendo as coisas diferente e aproveitando a experiência que acumulou.

Danny Zuco

QuoteExato. Na verdade, essa variação de poderes e abordagens me lembrou de um jogo que eu amo, provavelmente o melhor FPS que já joguei: Deus Ex.

Pô, não sabia que vc tb curtia Deus Ex. Joguei muito esse jogo em 2005. Tava desempregado e sem internet, então dá-lhe Deus Ex.

Curiosidade: Sabia que Deus Ex é o FPS menos violento da história se vc quiser que ele seja? Isso se explica porque você pode terminar o jogo inteiro, matando só duas pessoas e nada mais...

Gamersnake

Huahuahuahua, haja coincidência, porque eu também comecei a jogar Deus Ex só porque naquele dia estava sem internet, tinha comprado aquele jogo só porque a revista Fullgames tava baratinha na banca. Sem nada pra fazer, fui jogar pra ver o que era.

Comecei a jogar e não consegui parar mais, a internet voltou e eu nem aí.  :P

Deus Ex e System Shock 2 eu coloco num pedestal como os melhores FPS que já tinha jogado, e não é por coincidência, são ambos do mesmo criador.

QuoteCuriosidade: Sabia que Deus Ex é o FPS menos violento da história se vc quiser que ele seja? Isso se explica porque você pode terminar o jogo inteiro, matando só duas pessoas e nada mais...

Sim, é esse tipo de liberdade que eu acho fenomenal num jogo. Tu pode jogar como um Rambo ou um Solid Snake, a escolha é tua. :P