Até onde pode chegar a história de pagar pra ter itens mais poderosos.

Started by Gamersnake, May 06, 2008, 15:34:27

Previous topic - Next topic

0 Members and 4 Guests are viewing this topic.

Gamersnake

Artigo longo e apenas em inglês, mas que serve pra dar uma boa noção do tipo de abuso que pode acabar chegando por aqui em alguns anos.

http://www.danwei.org/electronic_games/gam..._away_in_zt.php

Danny Zuco

Bom Snake, nessa matéria eles mencionam os chineses como escória da internet e jogos online. Esqueceram de falar dos brasileiros que compartilham a mesma fama.

Mostra a história de uma (entre milhoes) de pessoas que respiram, vivem, sonham e dedicam a vida a um jogo. O marido dela pode comer meia china na cama dela que ela não vai perceber se o computador não estiver do quarto.

No final ainda tem aquele arrependimento básico de "What Have I done?" quando percebe que se fodeu e a vida continua...

Matéria interessante sim, mas acho que não se aplica a nenhum de nós Snake. Até porque ninguem aqui tem tempo e dinheiro pra entrar nessa paranóia compulsiva digna de uma temporada em um manicomio...

Gamersnake

Até onde eu saiba não se aplica a nenhum dos que postam aqui, mas com certeza existem jogadores de sobra com esse perfil aqui no país.

Mas o que eu me refiro que pode chegar aqui em alguns anos não é o tipo de jogador que está disposto a afundar uma quantia descabida de dinheiro em um jogo - esse já existe há tempos. Eu me refiro ao jogo que não apenas dá essa opção, mas torna ela parte integral do sistema de forma descarada, fazendo constantes "atualizações" com o intuito apenas de manipular a economia do jogo e forçar os viciados a gastarem constantemente pra se manterem competitivos.

O "ZT Online" não é um jogo tradicional, é uma jogada de marketing muito lucrativa. E muito destrutiva, tanto para os jogadores, quanto para a indústria de games em si, porque com o sucesso financeiro dele, vai haver cada vez mais jogos parecidos. E seus criadores, obviamente, vão estar mais interessados em aperfeiçoar os métodos de sugar dinheiro dos trouxas, e não em melhorar a jogabilidade.

E com isso, todos perdem.

Seifer Almasy

Jogar pagando ja é uma realidade há muito tempo, dizem que é até uma doença devido a compulsão esses casos

e nego que morre jogando também, ja não é mais incomum

King

Lí a materia por cima e acho uma jogada muito boa (ao menos do ponto de vista da empresa) esse tipo de comercialização. E sinceramente acho que vai do perfil do jogador e do tipo de jogo que ele procura.

Atualmente tenho jogado Trickster Online com uns amigos. O jogo é o famoso "Free to play". Não existe restrição de nível para os jogadores (o Rid tem um Gambler lá no nível 140... lol), e os equipamentos acompanham uma faixa de 20 níveis +-. Os melhores equipamentos são pagos, e existe uma infinidade de coisas compráveis com dinheiro real.

O que eu acho do jogo? Muito bom. Diga-se de passagem, acelerei muito meu UP com uma furadeira (TOP) que ganhei do jogo e uma forcinha do Rid me levando em level 20 pra cavar em mapa pra nível 1xx.

Essa eu ganhei (como dezenas de outros itens). Eu desembolsaria dinheiro para comprar algo do tipo? Sim.

Por que? Porque coisas como estas podem amplificar a diversão do jogo. Por exemplo, quem joga há mais tempo, tem maior nível... se eu quero começar a jogar com um grupo mais velho tenho 2 opções: Me internar matando bicho/cavando/fazendo quests q nem louco, ou comprar algo que me auxilie no processo. A terceira (normalmente ilicita) seria comprar uma conta de outro jogador (o que eu não me vejo fazer em jogo algum). Cabe dizer que a diversão de MMOGs nunca está no jogo, e sim no grupo de amigos fazendo merda. lol

Se o item fosse obtido da forma habitual, você o teria? Talvez não, pois não sou o tipo de jogador que tem tempo (e saco) para ficar horas e horas sozinho fazendo a mesma coisa, ou vivendo por aquilo. =P Tanto que no Rag eu fui o único (daki do fórum e de outros clans) a nunca ter feito um char com nível superior a 8x no bRO, ou ter passado do machado de ouro duplo em Gunbound.

Acha que alguém seria um otário ao pagar por algo virtual? Com certeza, não. É o que eu disse no outro tópico. Vai da felicidade/diversão/satisfação que o jogo vai te proporcionar ao comprar algo. Da mesma forma que eu posso gastar 100 reais para me divertir na frente do pc por alguns meses, eu posso gastar os 100 reais para correr de Kart por meia hora na pista do Jaraguá aqui em SP. (E eu faço ambos, eventualmente, e nunca me arrependi)

O que nunca pode ocorrer é deixar a diversão se tornar compulsão, como vejo muitos fazerem. Aí vira doença.

Esses dias estava eu no fórum da Final Heaven (meu último clan de Ragnarok) e ví um tópico sobre uma garota vendendo webshow. Por 1kk ela ficava pelada na cam. Por 5kk fazia de tudo... lol Alguns amigos fizeram uma vaquinha, compraram o webshow, filmaram tudo, bateram SS e postaram no fórum... lol Chegar a este estado, de se vender pelo jogo, é triste... e "infelizmente" é fácil achar esse tipo de coisa (até em servers piratas!! lol)

Spellbinder

Concordo com o King. Tem que ponderar muito sobre a compra, mas dependendo da disponibilidade do jogador e da diversão que se proporciona de vez em quando é melhor gastar um pouco de grana em um desses itens do que comprar um jogo (nem que seja pirata, dependendo do item você paga menos que um jogo no camelô).

Nunca comprei esse tipo de item e não tive vontade, mas não crucifico quem compra de vez em quando. Agora, gastar rios de dinheiro é caso pra ajuda psiológica.

Dark

Computador e jogos eletrônicos viraram vícios e existem pessoas que precisam de tratamento.

É um mundo completamente psicológico que é construído e feito.

Seria como gastar pra ir em um parque de diversões, você paga pelo serviço, mas contribui para ele também.
Initium et finis

Gamersnake

King & Spellbinder, vocês estão comentando com base no que são os jogos atuais por aqui. E se fôssemos levar em consideração só esses jogos, estariam corretos.

O problema é que o jogo da matéria é algo muito diferente. Não é "ok, SE eu quiser evoluir um pouco mais rápido eu compro item X", ou "hmm, eu posso conseguir item Y no jogo ou pagar por ele, qual vale mais a pena?". Naquele jogo, na prática não existe essa opção, TUDO gira em torno de quanto dinheiro você investiu no jogo. Tudo.

Pra entrevistada pela reportagem, "evoluir" o personagem lá, em nível alto, não significava passar algumas horas matando monstros com teu grupo de amigos, e sim gastar cerca de R$ 250,00 por dia comprando 1000 chaves pra abrir 1000 baús totalmente aleatórios e rezar pra eles droparem os itens que tu precisava pra fazer equipamento. Em média, desses 1000 baús, só sairiam 10 ou 15 itens úteis... e o processo de criar o equipamento com esses itens TAMBÉM era uma roleta russa, então bastaria um pouquinho de azar pra destruir o equipamento por acidente e começar tudo de novo. E é um ciclo repetitivo, alimentado pelas constantes "atualizações" no sistema do jogo, que faz com que o investimento nunca seja algo realmente aproveitado.

Isso vai muito, muito mais longe que "ok, gastei uns R$ 100,00 comprando alguns itens nesse jogo desde que comecei a jogar meses atrás, mas compensou pela diversão que me proporcionaram".

King

Existe mesmo esta exigencia do jogo ou ela fazia isso porque queria ser a Queen? Queria matar o kra que tirou dela o título...

Em ragnarok, dizem que teve quem pagou mais de 5 mil reais para comprar uma carta "Besouro Ladrão Dourado", que é o sonho de consumo do jogo e uma das cartas mais raras. Obviamente, não comprou do servidor. Comprou do sortudo que pegou esse item de um boss. Constantemente vejo pessoas comprando contas e vendendo Zennys (moeda do jogo) por Reais.

O Fucker/Devil/Angelclaw (alguém lembra dele ainda?) fez muita grana quando parou de jogar rag e vendeu a conta dele (ele era um dos líderes de clã mais fodões do servidor =P). Só em Zenys ele queria vender por 5 reais cada 1kk. E ele tinha mais de 500kk...

O Vyse vendeu muita coisa também quando parou de jogar.

Enfim, não difere. O mercado negro já existe há muito tempo para os que não tem bom senso. O que este jogo fez foi fazer as coisas as claras.

Danny Zuco

Jogava em um server private de Rag. Parei de jogar e anunciei um leilão da minha conta começando por 100 reais. Estava pronto pra vender por 150 quando um dos caras do server me ligou (isso mesmo, ligou no meu celular) pedindo minha conta no banco, dizendo que estava com a transferencia aberta no PC e ia me depositar 200 reais ali, na hora.... bom, vendi pra ele.

Só que... nem dois meses depois resetaram o server e tudo que eu tinha e ele comprou... PUFF! Não preciso dizer que ri DEMAIS disso. Um outro camarada meu vendeu a dele também por 150... nesse ponto acho legal isso no jogo. Espertos vendem e patos compram. E por aí vai.

Gamersnake

QuoteExiste mesmo esta exigencia do jogo ou ela fazia isso porque queria ser a Queen? Queria matar o kra que tirou dela o título...

"Now you can purchase a point card to pour RMB into your game account, allowing you to ascend levels more quickly and purchase precious materials with which to craft equipment. You do not have to spend money; if you don't, if you only sit there within the game, then the system* will take not even a single penny from you. But you will quickly discover that you are unable to kill even a mosquito in that wasteland, and your movements are restricted to the place where you were born, a small village called Qingyuan; the wide world outside is for heroes."

Seifer Almasy

Eu vou fazer isso com esse lineage2 LOL

vou fazer um char bem fodão, depois venderei, ai faço outro :mrgreen:

se eu tivesse continuado jogando Ragnarok com certeza teria feito a mesma coisa que o Zuco

Seifer Almasy

Quote from: 'Danny Zuco' post='19879' date='May 7 2008, 02:30 AM'Jogava em um server private de Rag. Parei de jogar e anunciei um leilão da minha conta começando por 100 reais. Estava pronto pra vender por 150 quando um dos caras do server me ligou (isso mesmo, ligou no meu celular) pedindo minha conta no banco, dizendo que estava com a transferencia aberta no PC e ia me depositar 200 reais ali, na hora.... bom, vendi pra ele.

Só que... nem dois meses depois resetaram o server e tudo que eu tinha e ele comprou... PUFF! Não preciso dizer que ri DEMAIS disso. Um outro camarada meu vendeu a dele também por 150... nesse ponto acho legal isso no jogo. Espertos vendem e patos compram. E por aí vai.

Isso realmente existe do servidor resetar, seja pra atualizar ou qualquer coisa do tipo

agora servidores realmente sérios não fazem esse tipo de coisa, afinal o database ta lá da pra ser aproveitado, não fazem porque da trabalho

um dos motivos dos admins do lords não atualizarem pra Kamael ainda é justamente esse, eles querem atualizar sem perder os dados, mesmo que de trabalho

SunStar