Main Menu

ICED

Started by Danny Zuco, May 13, 2008, 13:08:12

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Danny Zuco

Imigrante Ilegal Aqui

ICED é um jogo que simula a vida de um imigrante ilegal no Estados Unidos e que vai levar você a conhecer um pouco mais sobre um problema social que afeta também muitos brasileiros, e que fez o jogo ganhar grande repercursão na mídia.

Seguindo o estilo de games com um enfoque social, como Food Force, o jogo da ONU que aborda a questão da fome mundial, o ICED busca conscientizar e ao mesmo tempo entreter os jogadores, favorecendo a reflexão e o entendimento de um problema enfrentado por várias pessoas que residem nos EUA ilegalmente e vivem o drama da deportação.

Desenvolvido pela Breakthrough, uma organização sem fins lucrativos em prol dos direitos humanos, o ICED (sigla de "I Can End Deportation", ou literalmente "eu posso acabar com a deportação") aborda questões sérias e complexas, como o medo e as condições humanas vivenciadas pelos imigrantes após serem presos, com o objetivo de combater a política imigratória dos Estados Unidos.

Nessa aventura, após escolher um dos cinco protagonistas, adolescentes oriundos de diversos países, o jogador partirá em busca da cidadania americana, mas para isso terá de responder várias perguntas corretamente para não ser deportado.

O jogo

Logo no início, você deve selecionar por um dos cinco adolescentes e conhecer um pouco mais sobre sua história. Após escolher um personagem, uma tela de carregamento colocará você na cidade de Nova Iorque, totalmente em 3D, enquanto você pode conferir fatos sobre a imigração.

A câmera é em primeira pessoa e seu objetivo é simples: seguir para os pontos indicados no mapa e responder às perguntas corretamente para evitar o encarceramento. Todas elas estão em inglês, como as instruções e demais opções do jogo, o que pode ser uma barreira para aqueles que não estão acostumado com o idioma.

Você inicia com apenas cem pontos, e em cada pergunta há duas respostas, sendo apenas uma delas a correta. Caso responda errado, um alerta é exibido e isso pode ocasionar detenções, que se acumuladas olevam à deportação.

Nas ruas também há itens que lhe dão escolha entre uma série de condutas, que vão desde votar e exercer a sua cidadania ou ignorar as eleições, até escolher entre comprar a sua comida ou roubar os alimentos.

Na cadeia você deve contactar um advogado e lutar para sair assim que possível, ou então pode optar por voltar ao seu país de origem voluntariamente, finalizando o jogo.

Para ganhar pontos, você também pode recolher itens nas ruas, os quais simbolizam a execução de atitudes politicamente corretas por parte do jogador.

Assim, o jogo busca promover uma mudança social e maior reflexão sobre os direitos humanos,  colocando o jogador no lugar destas pessoas que experienciam a angústia de viver longe da família e dos seus sonhos de viver em melhores condições.

Nossa Opinião

Ao analisar o jogo, é importante levar em conta que a proposta do game não é apenas entreter o jogador, mas sim formar uma consciência crítica em relação a um entre milhares de problemas sociais que o nosso mundo enfrenta.

Porém, nessa tarefa, o jogo não é nada imparcial e traz um clima um tanto sensacionalista.

Embora os gráficos sejam 3D, o ambiente criado para simular a cidade não é muito empolgante. Você basicamente responde às perguntas com o objetivo de escapar das detenções e vivencia situações extremas.

O áudio é repetitivo, o jogo é pesado e o idioma apenas em inglês limita o seu uso apenas a quem conhece o idioma.

Acho que vi algo sobre esse jogo no Jornal da Globo, mas como na Toda Poderosa Manipuladora apenas assassinatos de menininhas duram mais que uma notícia, caiu no esquecimento (meu pelo menos). Mesmo assim achei a idéia... estranha?

Gynoug

Adicionei pra baixar aqui... vamos ver como é isto.

SaintFerio

Vi esse jogo quando saiu hehe eu dei bastante risada:P Mas nem fiquei curioso pra baixar... Feles e Gynoug, acho que seria um bom jogo pra vcs treinarem :lol:

Seifer Almasy

Porque não um simulador de Gari ou Porteiro, Guarda Noturno...

seria mais interessante