Main Menu

Emprego

Started by Gynoug, Mar 16, 2006, 19:33:07

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Gynoug

Ahhhh, emprego, emprego, emprego... antigamente isto para mim era algo desafiante. Era você e o dono (diretor/supervisor) da empresa a sós, num duelo de palavras e suor. Mas isto é passado..... muito passado, um passado longicuo demais.

Estamos no país do futuro e no século 21! Agora temos gincanas, dança e muitas brincadeiras, tudo travestido em algo chamado "Processo de Seleção", incluindo ai a fatídica palavra "DINÂMICA". Eles tentam lhe passar o ar que isto tudo é um processo moderno e muito eficaz, de encontrar excelentes profissionais no mercado... de minha parte, a sensação é de estar no programa da Xuxa, lá no meio dos anos 80.

Enfim... aqui estou, recomeçando a maravilhosa batalha por um emprego, após a minha inevitável desistência de ter um diploma idiota de curso superior (para esfregar na cara de alguns). Além da já comentada aventura pelo processo de seleção para trabalhar naquele parque temático nos USA, me inscrevi em duas "grandes" empresas para trabalhar.... TIM e BRT respectivamente.

>>> TIM: bom, não existe mais uma forma direta de entrar na empresa. É preciso que você tenta entrar por uma ONG (!?!), que irá fazer um lindo processo de seleção, para então lhe encaminhar a respectiva empresa. Nesta gincan, errrr, digo, neste processo de seleção esteve eu e mais 59 tapados, desde o JOÂO ZÈ que nunca trabalhou e quer um emprego pela primeira vez, passando por professores, advogados e administradores formados.

Foram deliciosos 9 dias de muita alegria e diversão, com tarefas muitos legais, como se juntar em grupos (com direito a simbolo, mascote e hino!!) e tentarem passar por provas como quem faz a melhor interpretação de um animal, bordar cráchas ou, pasmem.... fazer sons de sexo na frente de todos.

Tudo isto com tabela dos melhores jogadores e Top Ten diário, com direito a prêmios (sair mais cedo) aos melhores ou tarefas aos perdedores (ficar arrumando a sala ao final do show).

Final? Bom, por 0,6 pontos eu cheguei a final e passei!! Então chega o grande dia de ir a empresa e ser contratado. Não vão rir... mas o salário era assim:

Primeiro 3 meses: 260,00
3 meses seguintes: 320,00
Após 6 meses: 410,00

>>> BRT: após os incriveis números acima, eu cai fora e fui tentar então a BRT. Estou agora no 3º dia e vejam só: na tabela dos jogadores, estou em primeiro!! Estou 0,9 na frente do segundo colocado... se eu me manter assim até o final do campeonato, talvez ganhe algum prêmio especial!

Detalhe: assim como na gincana anterior, os candidatos não sabem para qual empresa irão, cargo ou salário! São as regras... você apenas irá conhecer o grande prêmio no final do jogo.

Diferenças? Sim, no processo da BRT, é preciso que TODOS se agraçem em cada inicio e fim do dia. Ahhh, temos café!! No outro só tinha água.

Como já falei com o feles, acho que vou me especializar nestas dinâmicas e criar um site, escrever um livro ou dar palestras....   :pinch:

night

Está virando palhaçada. E não é soh no processo de seleção. Na própria empresa vc é convidado a chegar 30 minutos antes para uma sessão de ginastica com todos os coleguinhas de trabalho, ao som de Britney Spears geralmente, estão cada vez mais tratando pessoas adultas e com compromissos serios, como crianças no jardim de infância.

Pergunta: Qual o cargo para esse salário maravilhoso na TIM?

Da BRT eu ja sabia que tu faz tudo pra só depois receber o "prêmio" de saber com o que e para quem trabalhar.

Ridículo.

Gynoug

Pois é, esqueci de mencionar o final completo. O cargo óbviamente para este salário, é para vender por telefone.... cartões da Credicard!! Alguém poderia dizer, mas então o salário é baixo, mas a comissão boa! Noommm... durante os 3 primeiros meses, a comissão (caso você alcançe), será de no máximo R$ 40,00.

Mais um detalhe que esqueci de mencioar: no caso da minha pontuação, segundo o "comandante" do show (não declaradamente a mim, mas sim a todos com notas baixa), deve-se ao fato do aspecto de vivência em equipe.

Ele diz ter ficado observando detalhes, como o que cada um fazia no intervalo do curso ou por exemplo, quem deixou de se inscrever para a festa ao final do curso. Sim, um curso de 9 dias, no qual teria uma festa ao final... como se todos fossemos amigos a anos e anos!

Sobre a ginástica, tinha isto na Vivo, assim como na TIM (quando trabalhei nela no RS) e nos correios, onde trabalhei como temporário aqui. Temos que ver o lado bom... isto melhora a nossa saúde e deixa o seu salário maior!

<_<

EDIT: hmmmm........ errrr................ putz, esqueci o que eu ia dizer.  :)

icestar

legal isso :/

agora me aconteceu uma coisa q estou meio q na duvida mas...

recebi um e-mail sabe se lah de quem ( uma tal de micheli q nunca vi mais gorda ) me pedindo para ligar para um numero X ( ainda por sorte era de PoA ) sobre algo relacionado a estagios ( :) )

pois bem como to quase matando cachorro a grito liguei na maior boa vontade
falei com a dita cuja q me pediu para passar no local para ter uma conversa...

hum... sei nao tipo, nao tenho a minima ideia de como essa mulher chegou ate min soh sei q trabalha em uma empresa de RH ( pelo menos o e-mail veio de lah )
enfim estarei indo amanha (hoje) tirar a febre mas jah fica de aviso se eu sumir por mais de 1 mes alguem faz o favor de chamar a policia ou procurar em um HPS pra ver se nao tem um indigente sem um figado ou algo pior (!)
Já to velho para assinaturas de forum.

Red XIII

Essa parada ainda nao chegou em cidade pequena.

Unica coisa q amigos desempregados daki me contam é que eles vao na dita empresa (empresas consideradas grandes) e o processo gira em torno de 5 a 7 pessoas, nao mais q isso. E nao leva mais q algumas horas.

Trata-se de uma auto-critica colocando seus defeitos e qualidades, falando sobre sua familia e seu estilo de vida. Fazendo um desenho q até hj ninguem sabe pra q serve e alguns movimentos de mimica.

Amigo meu já se qualificou mais o salario baixo e ele desistiu...
Seifer sUx

SaintFerio

É uma seção nostalgia, não perceberam? Quem cria esses processos de seleção sente falta dos programas da Xuxa, Angélica, Mara Maravilha... :) Só pode ser! :PPP

Prowler

Vocês estão errados.

Todo o processo é idiota e humilhante? Pode parecer  que sim, mas não é.

Sem entrar na questão de cargo e/ou salário, o que acontece é que por mais estranhas que essas "brincadeiras" sejam, elas servem para que quem está te analisando (normalmente um psicólogo) conheça um pouco mais sobre sua personalidade.

Com isso, eles descobrem sua pré-disposição para o trabalho em equipe, nível de concentração, capacidade de lidar com o stress e muitas outras coisas.

Nenhuma empresa vai querer um cara chato, ranzinza, que não gosta de nada, tá sempre bravo, não gosta de trabalhar em equipe e passa grande parte do dia pensando na morte da bezerra ou se vai chover ou não. As empresas querem pessoas capacitadas, que "dão conta do recado".

Agora me digam, vocês acham que uma empresa (não importa o tamanho - desde o Bar do Zé até uma Multinacional) vai te dar um cargo alto e te pagar 3.000 reais por mês se:
a) você não tem um nível de escolaridade / faculdade
:) você não se relaciona bem com os outros funcionários
c) você não se concentra (desconcentração = trabalhar menos = menos dinheiro para a empresa)

night

O que me diz do funcionarismo publico? :)

Claro, é outro caso, mas os caras ganho mais de 1k por mes quase que em qualquer função, ateh Gari ganha uns 700, 800 paus se nao me engano.

E me diga se vc ja foi bem atendido por algum funcionario publico....

King

Acabo de chegar de uma entrevista...

A empresa era pequena... Ofereceram um estágio com bolsa de 400 reais para programador em período integral... ¬¬

Sem VT nem VR nem nada...

após o período de estágio eles passam vc para trainee com o salário de até 600 reais... e Advinha... vc tem que ser pessoa juridica. Ou seja, vai gastar ainda mais da metade de um salário para abrir uma empresa e mante-la anualmente, apenas para que a empresinha safada possa chupinhar seus conhecimentos sem pagar encargos sociais... <_<

Odeio essas empresas...

Red XIII

Trabalho bem remunerado de programador tu acha em Blumenau.

Só eu la conheco duas empresas q contratam. E o salario eh pra cima de 1.5k

:)
Seifer sUx

SunStar

Qualquer empresa grande q vc tentar entrar normalmente vc vai passar por um dinamica.
Isso eh básico pra eles conhecerem o funcionário q poderá vir a trabalhar nela.

Pelo vejo q eu tava ganhando bem qnd eu estava trabalhando  :)

Aquele tanto não paga nem as contas aqui d casa...

night

Blumenau e Florianopolis. Contratam MUITOS programadores mesmo, e o salário e no mínimo razoável.

Prowler

Funcionário público é um caso ?  parte. Não entendo como é possível alguém ganhando MUITO BEM, para não fazer praticamente NADA e ainda não poder ser demitido (lembrem-se, funcionário público concursado não pode ser demitido).

Tem um amigo meu que entrou há menos de 1 mês na prefeitura daqui. Tá ganhando 900 reais e ele disse que não faz absolutamente nada, fica navegando na net o dia inteiro e uma vez ou outra atende um velhinho no balcão (ele trabalha na parte de cobrança de impostos atrasados, tipo IPTU, alguma coisa assim).

E não, nunca fui bem atendido por um funcionário público. Parece que eles estão lá "de favor" pra vc hehehehe.

Sabe por que na área de informática "se ganha pouco" (entre aspas pq isso é relativo: com um certificado Linux, Windows, Oracle, Cisco, etc vc não ganha menos de 10k)??? Pq não é uma profissão regulamentada. As empresas acham que "qualquer moleque de 16 anos" pode programar (vejo bastante isso em desenvolvimento de sites) por uma mixaria e não precisam pagar valores JUSTOS para um profissional capacitado (formado, com certificações, cursos, especializações e o escambau).

Para advogar é necessário OAB. Para assinar projetos é necessário CREA. Para operar alguém é necessário CRM. Para programar é necessário...... um pczinho cachorro e meia dúzia de "clique-arraste-solte" no VB/Delphi.

Esse foi um dos motivos que escolhi a facul de Eng. da Computação ao invés de Ciência da Computação. Não há um órgão regulador (malemá temos uma legislação) específico para a área de informática, o que faz que qualquer molequinho catarrento que comprou o "Kit 5" no Shoptime roube seu lugar no mercado.

Red, aposto que essas duas empresas exigem uma certa capacitação para contratar alguém. Aqui na cidade a maior e mais conceituada empresa de software (Riosoft) exige NO MÍNIMO o conhecimento de UML, Java e/ou C/C++ e fale inglês fluente; isso para estágio (se bem que eles pagam para estagiário no mínimo 800,00).

Já por outro lado, a maior empresa de desenvolvimento de sites (Magic Site) da REGIÃO desenvolve em FrontPage e pega scripts ASP/PHP prontos na Internet (mudando apenas algumas coisas).

É tudo questão de comprometimento da empresa. Se a empresa é séria e quer se manter no mercado, não vai contratar qualquer um. Ela pode até gastar mais com salários de profissionais capacitados, mas ela vai preferir pagar esse valor a mais do que correr o risco de ser deixada de lado.

King

Majin, é EXATAMENTE isso o que ocorre... Os salários eram tão baixos na empresa q fui hj exatamente pq ela tem 7 moleques fdps q aceitam serem tratados como escravos...

E realmente tem empresa que paga bem, principalmente empresas grandes. Tenho um amigo estagiando na editora abril, como programador de Database Marketing... R$ 1.600,00 de bolsa + benefícios... (mas o trampo é foda tb =X, ele comenta que demora mais de 3 horas para ele executar os programas no servidor por causa do grande volume de dados... e se ele comete um erro ele tá fudido...)

Gynoug

Hmmm, referente aos outros posts, não vou comentar....... esta muito acima do buraco onde estou.

Sobre os "shows", ontem eu esqueci de comentar outro ponto BEM importante: em nenhum dos dois processos de seleção, eles pediram ou querem saber as minhas experiências profissionais. Pedem simplesmente: seu nome, CPF/RG, comprovante de endereço, escolaridade e... antecedentes criminais.

Nem sequer nos dias seguintes ao processo, perguntam o que você sabe fazer. NADA!. Você e o guri de 17 anos ao seu lado, cheio de espinhas na cara, são identicos! Não importa nem que você tenha sido o "bill gates" da última empresa que esteve....

Sobre o dia de hoje, não fui muito bem. Uma das provas era imitar um animal de um video, dançando e cantando... e eu perdi pontos, acho que cai do primeiro lugar na tabela (Droga!!). O video no caso, que não lembro o nome agora, é um em que um hipopotamo fica cantando uma música, enquanto um cachorro fica dançando... é, eu tive que ficar imitando o cachorro.

:)