Main Menu

Final Fantasy XII

Started by Zero Cool, Apr 16, 2006, 18:44:20

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Zero Cool

Ok, baixei o jogo por torrent e aqui vão minhas primeiras impressôes:

Gráficos

Esqueça os outros FF's. Quer uma comparação? Pense em Vagrant Story! O jogo todo foi desenhado no mesmo estilo, ou seja, tem todo um estilo medieval. A CG inicial não tem 17 minutos e sim 7, além disso as CG's, assim como as cutscenes, podem ser "skipadas" pressionando-se START e em seguida O, assim como em Xenosaga. E não há tantas CG's assim, tendo mais cutscenes para a história.

A variedade de seres vivos agora é muito maior. Não se espante ao poder conversar com bichos e outros seres de várias espécies. Inlusive um de seus personagens é uma mistura de mulher com coelho!

Um ponto negativo é justamente o esquema CG x jogo. Apesar do jogo ter o estilo de Vagrant Story, as CG's foram feitas no molde FFX, ou seja, há uma quebra no clima na passagem de um para outro.

Sistema de Batalha / Jogabilidade

Aqui é onde houve a maior mudança, sendo uma mescla de Vagrant Story com FFX.

Esqueça o estilo anda, anda, tela com efeito, entra na batalha, espera seu turno chegar. Agora os inimigos aparecem na tela e você os enfrenta ali mesmo, sem tela com efeito para loading, como em Vagrant Story. O maior detalhe é que, a princípio, nem todos os seres/monstros "combatíveis" são necessariamente seus inimigos. Alguns até ajudam você! Você identifica os inimgos pela barrinha de life que aparece sobre suas cabeças: barra verde = aliado, barra vermelha = inimigo. No entanto, caso você acerte o monstro com a barra verde, ela automaticamente vira vermelha e ele começa a te atacar.

Ao encontrar um "combatível", seus personagens entram modo de batalha sacando as armas. Apertando [] ou O aparece um menu para você escolher qual o tipo de ação tomar. Caso seja uma de ataque, uma "linha" colorida mostrará qual o inimigo você escolheu acertar. A mesma linha aparece caso você escolha dar heal em um aliado por exemplo. Após escolher o comando, uma barra ao lado do nome do personagem começará a se carregar. Ao se completar, o ataque escolhido será deferido. Nesse meio tempo você pode andar para qualquer lado, inclusive se afastando do inimigo (pois o golpe só será desferido a uma certa distância do inimigo), rodeando-o (para tentar evitar seu golpe) ou seja láo que você quiser fazer. Em suma, você tem liberdade total dentro da batalha.

Os chefes, normalmente, tem algum tipo de cutscene para aparecerem, mas a batalha funciona do mesmo jeito. As únicas diferenças são que, no alto da tela, existe uma barra que simboliza o HP do chefe e que você não pode fugir da batalha. Aliás a fuga agora nada mais é do que o(s) personagem(s) recolherem as armas, dando mais agilidade para "correr" do inimigo, mas mesmo assim alguns inimigos correm mais que você...(hehehe).

O sistema de equipamento, magias, limits e invocações deram uma boa mudada para serem adiquiridos. Cada personagem pode usar qualquer um deles, desde que possua a "LICENSE" para isso. O sistema de license funciona parecido com o Sphere Grid de FFX: cada habilidade ou item a ser equipado gasta uma certa quantidade de LP (License Points). Os LPs são ganhados nas batalhas, em conjunto com o EXP comum. Em suma, você pode até ter a arma ou magia (a maioria podem ser comprados no item shop), mas se não tiver a license para o equipamento/magia, não poderá utilizá-lo/equipá-lo.

A única restrição é com relação aos summons, chamados aqui de "Espers": eles não são vendidos em lojas (dããã) e devem ser adquiridos encontrando-os e derrotando-os em batalha (como em FFX). Depois disso, qualquer personagem pode utilizá-lo adquirindo a licença dele no License Grid. A grande diferença é que, após um dos personagens adquirir a licença, nenhum dos outros poderá adquiri-la. Resumindo, cada Esper pode ser utilizado por um, e apenas um, dos personagens jogáveis.

Outra diferença notável é que agora durante o jogo inteiro você pode controlar apenas um dos personagens, sendo que os outros serão controlados pela AI do jogo. Para isso entra em cena outro sistema: o GAMBIT. Nele você escolhe, individualmente, quais ações que os personagens controlados pela AI terão em batalha. Você deve estar pensando "deve ser igual a jogos como Star Ocean...", mas não é bem assim...

Podem ser configuradas até quatro ações para cada personagem. Todas as ações são configuradas como um "IF" de programação, ou seja, "se XX acontecer em condição YY faça ZZ". Um exemplo simples de configuração seria SE "ALIADO MORTO EM BATALHA" ENTÂO "USE PHOENIX DOWN" ou "SE HP DE ALIADO < 70%" ENTÃO "USE HEAL". A diferença no sistema fica por conta da ordem na lista: o primeiro "IF" será verificado sempre durante a batalha e os demais após/antes dela, ou seja, se você configurar "SE HP DE ALIADO < 70%" ENTÃO "USE HEAL" no primeiro slot, então toda vez que o HP dos aliados baixar em 70% ou menos esse personagem irá usar heal nele. Agora se for no segundo slot, após o término da batalha se algum personagem estiver com o HP abaixo dos 70% então aí é que será usado heal nele.

A ação báscia de cada personsagem é ATACAR independente do GAMBIT, ou seja, você pode ligar/desligar o GAMBIT a qualquer momento dentro ou fora de uma batalha.

SOM

Bom, minha TV é mono, portanto não posso falar muito do som. As músicas não são enjoativas e muitas resgatam antigos FF's, como por exemplo a música antes de GAME START/LOAD GAME é o tema de todas as FF até a VII. A "Victory Fanfarre" está presente apenas em algumas batalhas com mini-chefes.

-------------------------

Em resumo, jogando apenas algumas poucas horas, FF XII parece ser um jogo bem interessante (seria mais se eu entendesse japa pra falar do enredo), com um sistema de batalha empolgante e uma mudança gráfica , fazendo jus a série: cada FF é único!!!! Recomendo a todos!

Gynoug

Não tenho o jogo, nem um PS2.

Só tenho as músicas e pelo que ouvi, só sei dizer uma coisa: Vagrant Story. Podem ser bonitas, mas as vezes me irrita estes compositores que estão preso aos mesmos sons... você ouve uma música e diz "é do fulano de tal!".

:(

feles

E quem disse "nunca julgue um livro pela sua capa" definitivamente não sabia ver figurinhas.

Deve ser otimo - tb recomendo a todos. E enquanto baixa, aproveita para aprender sobre a idade média, pois sabemos q conhecimento nunca é demais!
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

SaintFerio

Quote from: 'Gynoug' post='2273' date='Apr 16 2006, 07:59 PM'Não tenho o jogo, nem um PS2.

Era pra ter né? Se não tivessem te surrupiado sua grana...  :(  Mas são coisas que acontecem em nossas vidas  :(

King

LOL

O Fério veio no tópico só para dar risada do Gynoug? :( Já to até vendo o troco quando assaltarem a lan house dele... hahaha

Quanto ao jogo... bom, se está muito parecido com VS, provavelmente não gostarei do jogo...

Não tenho muitas espectativas para esse jogo mesmo... E vc disse que tudo se compra em lojas exceto Summons, o que me faz pensar que magias tb serão vendidas em lojas... Já estou vendo um segundo FF8 aki... Só espero que ao menos sejam evolutivas... FF7 tb vendia materias em lojas, mas vc tinha q gastar tempo evoluindo elas. xP

Gynoug

Quote from: 'Ferio'Era pra ter né? Se não tivessem te surrupiado sua grana... rolleyes.gif Mas são coisas que acontecem em nossas vidas rofl.gif
Pior que você falou sabiamente... as vezes passamos por situações adversas, em outras somos confrontados com escolhas difíceis e as vezes temos que aturar alguns "porongos" que irão nos perseguir até o fim dos dias...

Enfima, é a vida...  :(

ivanpuma

ow galera, e aí? tudo nos conformis.

voltei do limbo da puc (puc-minas) e agora to na área dinovo, só monografiando (ainda tem essa pendenga).

bom, quanto ao game, eu não consigo parar de jogar essa %$#%$@%@#, é o melhor FF que já joguei depois de VII. O sistema do jogo é uma mistura de VS com FF, ou seja, a exploração do FF (isso desde o X e X-2), magias, skills e invocações (são 13 no total, que são todos os signos do zoodiaco mais uma violentassa. Mas diz a lenda que são em torno de 20, já que tem bahamut, ifrit, shiva, etc...) e as batalhas em tempo real (ou quase isso) do vs, mas sem a bistronga da distancia limite.

a história parece bem massa (apesar de tá tudo em japa), mas nada que um gamefaqs não resolva.

flw. gente ;-)d

icestar

Quote from: 'ivanpuma' post='2362' date='Apr 21 2006, 12:50 PM'invocações (são 13 no total, que são todos os signos do zoodiaco mais uma violentassa.

eh soh eu q vi um Final Fantasy Tactics aqui?
Já to velho para assinaturas de forum.

Dedu

Bem por ae grecco. As raças ja são as mesmas de FFTA. E tem uma porrada de coisas que eles copiaram do universo tactics parece.

Zero Cool

Semelhanças com Vagrant Story não são meras coincidências:

Yasumi Matsuno
- VS: Production, Direction & Battle Designer
- FF XII: Original Concept, Scenario, Plot & Supervisor

Jun Akiyama
- VS: Event Direction
- FF XII: Event Direction

Hiroshi Minagawa
- VS: Art Direction
- FF XII: Director

Akihiko Yoshida
- VS: Character design and background art direction
- FF XII: Character Design

Taku Murata
- VS: Main programming
- FF XII: Supervisor

----------------------------

Raças

Todas as raças de Final Fantasy Tactics Adventure estão presentes. São elas: Bangaa, Viera, Moogle, Nu Mou e Hume, além de uma nova raça chamada Seeq.

----------------------------

Lista de Espers

Todos esses susbtituiram os summons tradicionais das outras FF's, no entanto o jogo conta com diversas Airships que tem como nomes Ifrit, Shiva, Alexander, Carbuncle, Valefor, Leviathan, Catoblepas, Remora e Atomos.

Fonte: Wikipedia

King

Zeromus? :( Será que é só o nome ou tem algo a ver com FF4? /gg

Mateus... hmm...

Baha

airships com nomes de summons? Bleh, prefiro bahamut soltando megaflare no pessoal.

Zero Cool

Cada summon tem referencia a algum outro personagem de FFT até o FFV.

Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Final...tasy_XII_espers

LordCloudStrife

Quando eh que sai essa belezinha USA? não achei data para o lançamento

night

Se nao me engano será em novembro..