Main Menu

Gran Turismo 4 (?)

Started by night, Jun 11, 2006, 15:17:28

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

night

Joguei ele desde quinta e tenho jogando bastante desde então... E como não me aguentei, corri escrever um pequeno "review" aqui... :)

Gran Turismo 4  - The Real Driver Simulator (?)

Que decepção de jogo. Quando se liga o console, a apresentação dele te deixa de boca aberta. As primeias partidas também, gráficos bem trabalhados, luz e sombra beirando a perfeição. Outra coisa que chama atenção é o som. A trilha sonora está demais, muita música boa. O som dos carros está muito real também, mudando de carro para carro, e se com turbo ou aspirado.

A variedade de veículos é um ponto interessante. Interessante por que apesar de ter carros muito legais, alguns chegam a ser inúteis, estão lá para bonito/encher linguiça, ou alguém sai andando de fusca por ai?

Simulador de drift?

O controle é OK. Mas não me venham dizer que o carro derrapa tanto como no jogo. Não sei de onde que o carro samba daquele jeito a 100km/h mais ou menos. Chega a irritar. Se por um lado o controle é extremamente real como nas freadas que variam de acordo com o peso do carro, tipo de freio, e a força usada no freio, além é claro da sensação incrível quando se perde controle do carro, é incrível mesmo. Não da para explicar a sensação de errar a brecada e sair rodando, por outro lado é exagerada nas derrapadas.

A Sony precisa de programadores de AI urgentemente!

Francamente, puta jogo lindo e BURRO. Meu deus, Gran Turismo é sinônimo de jogo burro ja tem algum tempo. E não mudam isso. Se tu fica parado no meio da pista tu é arrastado como se uma manada de búfalos tivesse passando. Ninguém se digna a desviar. Eles seguem um traçado e apenas um! Parece que os programadores correram uma vez, gravaram e colocaram você jogando contra um replay.
Claro nem citei o fato que se tu freia na curva eles te batem com toda a força na traseira, te jogando longe. Acora experimente fazer o mesmo, sentar o carro na traseira de alguem freando para entrar na curva. Quem voa longe é você, isso mesmo, existe um campo de força!

Basta algumas partidas para perder totalmente a graça, é sério, esse problema de inteligência é tão crítico que irrita, acaba perdendo totalmente a graça do jogo.

GT4 também não é muito desafiador, uma vez que você pode ficar correndo dezenas de vezes juntando dinheiro para comprar uma maquina super potente para correr com carros mediocres, é uma árdua tarefa você ser honesto com este jogo. Escolhendo carros equilibrados para não ser tão sem graça.

B-Spec

Ótima opção, mas muito mal trabalhada. Se por um lado é um grande auxílio na hora de juntar dinheiro, por outro peca mais uma vez pela falta total de inteligência do jogo. Como por exemplo você correr com um carro com o dobro de potência, e mesmo com o comando para ultrapassar, o infeliz ficar batendo na traseira do outro, levando mais de uma volta para ultrapassar. Patético.

Nota 8

Leva 8 pelos gráficos, som, e trabalho artistico, e variedade de eventos e carros. Pois o jogo é LINDO. Muito bem trabalhado, e me parece imenso. Mas jogo burro é foda.

feles

Não é primeiro de abril neh?
Então...

Pessoalment nunca tive a oportunidade de pegar o carro de passeio do meu irmão, que corre a 180 no MAXIMO, com pneus de passeio, e fazer uma curva a 120. Talvez ele não derrape, realmente...
Mas sei que um carro turbinado no GT, com pneu de CORRIDA, e CONFIGURADO PARA O MEU ESTILO DE CORRER, não derrapa. Eu tenho de desconfigurar ele para conseguir (pneu de passeio fica mais facil, mas também ajuda uma suspensao bem dura em pistas onduladas - tem algo a ver com a tal de "gravidade", "menos tração na pista", essas palavras tecnicas)

AI sempre foi fraca no GT. Essa é a melhor da serie (tu realmente não viu o GT3, akele sim...). Horrivel, certamete.

Na AI bater com tudo eh triste mesmo. Mas deveRIA ser raro de acontecer - sei lah, comigo é. Eu tenho uma tendencia decorrer certo, ou seja: busco um carro que tenha condições decompetir, e não sempre ganhar. Com um carro assim, SEM CHANCE que eu vou perder tempo freiando antes do necessario em uma curva - na verdade meu estilo de jogar faz eu freiar um pouco apos a tomada obtida pela maquina, uma vez que costumo levar as curvas em um limite alto de velocidade (e não consigo derrapar :) - cimo eu disse, pode se devido a configuração do carro, pois estando com um carro relativamente fraco, isso é o que faz a diferenca entre perder ou ganhar - ver: GT1 GT2 GT3))
Ah, ela simplesmente não deve bater com tudo em min em uma reta - PQ IRIA???? O que eu estaria fazendo parado no meio ed uma reta??? Se estivermos ambos correndo, ela tentará passar de verdade. A batida só acontece quandoa diferença de velocidade é grande demais.

Agora bater nela eh mesmo como bater em um campo de força. Utilidade: quando deseja roubar - vem a mil na curva fexada, e bate nela para usa-la como freio.
Des do GT2, porém, obto por não roubar.

O B Spec melhora a inteligencia conforme tu usa - cada vez melhor. No inicio a AI que tu comanda, como tu, "não sabe jogar ainda".
Mas o modo é um lixo descomunal. Uso ele apenas para as endurances, pois dai da para correr 3x a velocidade real. Ou seja, uso muito pouco, porém ele já faz as ultrapassagens direto, e corre em "4" com raras derrapadas, se eu assim desejar (prefiro deixar em "3" e nã me preocupar, BSpec é por percentual, não por diverção - Endurences sempe foram assim)

Melhor jogo que já joguei.
Then again, sempe achei o GT o melho jogo de corrida de TODOS. Portanto admito bias. O melhor da serie ele é e facil.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

night

Claro, vamos levar em conta que um 350Z com pneu esporte vai derrapar feito um viado a 120km, com suspensão firme. Uma vez que minha bostinha com pneus de passeio 165/60 e suspensão macia faz curvas a 120 sem derrapar. Eu devo estar sonhando.
Vou procurar um modelo igual ao meu ou semelhante e refazer testes.

E é errado tu botar a culpa em VC como tu fez ao falar da AI. Da um tempo, pra quem é tão exigente com filmes que te tratam como ser pensante, tu ta mole demais com este jogo. Independente de ser raro ou não tu colidir, pra um game que se INTITULA "real driver simulator", deveriam ter um pouco mais de preocupação com a SIMULAÇÃO do que com gráficos lindos apenas.

Quote/Ah, ela simplesmente não deve bater com tudo em min em uma reta - PQ IRIA???? O que eu estaria fazendo parado no meio ed uma reta??

Ah claro, se imagine numa corrida. Um cara faz uma cagada e se perde, vc e mais 20 pilotos vem logo atrás e levam o pobre coitado num belo acidente. Ou desviam para continuar a correr!? :)

feles

Eu não disse que a AI é boa em nenhuma parte - apenas deixei subentendido que, apos apreneder a controlar os carros (um pouco mais dificil que Enduro, mas certamente muito mais facil que as motos do TT), esse problema é enormemente reduzido, pois tu dificilmente vai fazer cagadas.
Se fosse real, claro, uma cagada onde tu para por completo o carro em uma reta tem chances de ser uma das cagadas que te matariam - ou no minimo te tiraria fora da competição pelo resto da prova.

E, caso ainda não tenha relido: adoro GT.
É UM GRAND TURISMO!!!!!!!!!!! A AI >>>JAMAIS<<< FOI BOA, PORTANTO ESPERO UMA AI BOA COMO UM >>EXTRA<< UM DIA, POIS A RUIM EU CONHECO, E NUNCA ME IMPEDIU DE ADORAR O JOGO.

Enquanto não haver semelhantes - e aomenos até agora, no console que tenho acesso, não existe nem proximo, é isso ou nada. O resto da fisica é o mais proximo que jamais terei a um carro de verdade.
E na fisica, o Planet tem uns videos legais, em particular esse em Nurburgring, correndo real e jogo lado a lado. Outro que lembro, mas nao reencontrei, eh se nao me engano na gspot ou 1up, com corredores de verdade correndo na Laguna Seca na real e jogo. Foram um pouco mais rapido no jogo, devido ao não-risco-de-vida ao bater.
Essa é tb a máxima do GT: "bons pilotos são, automaticamente, bons jogadores de GT".

Dark

Quote from: 'night' post='4012' date='Jun 11 2006, 08:23 PM'Claro, vamos levar em conta que um 350Z com pneu esporte vai derrapar feito um viado a 120km, com suspensão firme. Uma vez que minha bostinha com pneus de passeio 165/60 e suspensão macia faz curvas a 120 sem derrapar. Eu devo estar sonhando.
Vou procurar um modelo igual ao meu ou semelhante e refazer testes.

Não precisa, temos o mesmo motor e opinião, só não a mesma carcaça.

GT sempre exagerou nas derrapagens, nunca foi real.
A terra parece lama e no asfalto parece terra. O carro "desliza", não simplesmente "perde a estabilidade" como deveria.

É um dos aspectos que nunca gostei em GT, irreal ao extremo...

Único jogo que se apega mais a verdade possível neste aspecto é TOCA 3 que joguei, pois alguns como Legends quando tentam se apegar também exageram.

Na comparação do Próprio Top Gear que o Feles mostrou que copara GT com RL (Real Life) mostra isso.
Infelizmente ainda não atingiram algo perto nisto.

GT é legal pra jogar, brincar...
Agora, algo real que simule de verdade coisas interessantes não é com GT. Ele tem gráficos bonitos e diversos carros. =)
Initium et finis

feles

Não estava falando do Top Gear - procurei, e não achei link de video valido dele (soh velho expirado).
Tava falando disso: http://www.edmunds.com/insideline/do/Featu...rticleId=107485 - onde com um devido simulador para a interface piloto-carro, e simplesmente o jogo correndo, a realidade parece um tanto proxima sim.

Dark

Pareçe, mas não é... =)
Beeeem diferentes inclusive, principalmente quando o velocímetro marca +- 100km/h+. =)
Initium et finis

night

Dizem que nestes aspectos o Forza do Xbox é melhor focado. Mas não sei, nunca joguei pra dizer...

feles

Tem certeza q o problema não está na mente neh?

No testes acima, de 3 pessoas, o jogo que derrapa teve um resultado superior (menor tempo) qe a vida real com melhor tração. E ninguem rclamou da derrapada.

Esse video - http://www.msxbox-world.com/media/exclusiv...orza_Vs_GT4.wmv - compara Forza e GT4
"The purpose of this Video is to show and compare two games of a similar nature but are released on a different formats (Xbox and PS2), on the left is Forza Motorsport and the right is Gran Turismo 4. video is testament and nothing more to just how accurate both development teams have been with creating both of these games. The video shows a single lap of Laguna Seca in an almost identical Subaru Impreza with the lap being completed in almost exactly the same amount of time. Both Videos are captured using identical equipment and settings and are not modified."
E desafio alguem a afirmar que um deles - qualquer um deles - derrapa mais q o outro.

O qu aceito acontecer, porem, é o de sempre: alguem diz que tal efeito ocorre no jogo - digamos... "GT4 derrapa muito" ou "Forza derrapa menos". E obviamente, notamos exatamene o defeito que pemnsamos notar, onde ele talvez nem esteja em primeiro lugar.

Dark

Escrevi um super post aqui... mas apaguei, acho desnecessário tentar converçer uma pessoa da diferença entre vida real e jogo.

Acredite no que quiser! ^^ Eu sei no que acredito e que nessa possibilidade o que posso fazer...
Initium et finis

feles

E se o que tu acredita está errado, e nesse caso poderia ser tempo de repensar? (Deus não existe, nao importa se pessoas acreditam que é real).

Veja pelo meu lado:

> Tu. Anda em um carro na tua cidade. Diz que GT não tem nada a ver com a realidade. Derrapa muito.

> Eles. Como um enorme grupo de pessoas, tem acesso a inumeros carros - e alguns tem acesso as pistas de corrida. Afirmam que é proximo, mas não real: não por derrapar, porém. Apenas não tem o mesmo sentimento de realidade. Na parte de derrapar deliberadamente - drifting - eh mais dificil de faze-lo na vida real. Como um cara mencionou lá melhor, It'll will probaly be real if you drove with the 900 degree steering wheel i'd say, but ingame action you can't feel how heavy your car is you know, but in real-life you can..heh

> Artigos como esse e esse (já postado) mostram uma consistente semelhanca entre os tempos de corrida na vida real e simulada, entre diferentes carros e cirquitos.

Como um consenso no Planet, aparentemente o pneu standard "N2" no GT4 escorrega um pouco mais que um pneu normal de um carro, já o "N3" parece ter melhor tração, sendo o "realidade" no meio termo.
Mas sobre o fato qe os pneus no jogo estarem fazendo derrapar demais eu jah mencionei, 9 posts acima.

+++++

Portano: não é nessa vida que terei um carro. Não deu, big deal.
Minha opcao eh: ver na internet se posso aomenos fingir que o GT4 é real. De um lado, voces resbalam a um ponto que "a terra parece lama e no asfalto parece terra", e quando correndo na cidade isso não acontece. De outro, esse monte de gente continua afirmando, por testes e numeros, que eh ridicularmente proximo. E eu não entendo pq iria sair resbalando descontroladamente no GT (salvo cagadões em alta velocidade, ou - como disse acima - um carro deliberadamente mal configurado) (e voces usam ANALOGICO neh? Não ficam só virando 100% o direcional para o lado? Sei lá...).
Tenho de optar por acreditar no grupo maior nessa.

PS: me limito ao modo normal d jogo apenas. Nunca gostei de correr em Rally, e pouco me impota esse modo.

Dark

Mudo sim, quando minha experiência na vida real também mudar.

Enquanto não convir e forem diferentes, não vejo o por quê mudar... ^^
E não me abseio apenas em minha pessoa para dizer isso, provavelmente em mais de cinquenta e dentre estas pilotos profissionais de Rally, arrancada e Copa Clio... =P

Como eu disse, acho que temos que acreditar no que queremos e vemos...
Initium et finis

Jeffaods

Fala galera!
Não tenho um Ps2 pra opinar sobre o GT 4, e provavelmente a essas alturas do campeonato com a promessa do Ps3 eu nem compre o 2 mesmo...
Mas em se tratando de jogos de corrida  voto para o Toca RD2 e 3. Sei que esses jogos sairam para o Ps2 também e eu gostei da proposta do jogo, achei a AI bem apurada...tanto que como citado pelo Night...nesse jogo se você para no meio de uma reta a galera desvia de você e até freia pra não bater.
Achei legal também o sistema de danos que é bem apurado.
Tudo bem...tenho que admitir que sou um fan eterno do GT desde os tempos do grande ps1. ( nunca vou esquecer aquela prova de Laguna Seca de mais de 1 hora de duração do GT2!!! :lol: )
Mas existem opções bem legais em termos de jogos de Turismo e que cumprem a tarefa a que se propoem.

Não fiquem chateados por eu desviar um pouco o assunto do tópico... eu só quiz opinar um pouco sobre
jogos de turismo, e como tanto o TOCA 2 como 3 saíram para Ps2 eu achei legal comentar. :lol:

night

Ve se aparece Jeff, no msn também :lol:

Vou procurar o Toca e dar uma olhada!

feles

Vo pegar essa noite... parece bom. No topico, o melhor do "o que esperar" que encontrei - além do obvio review da gspot - foi esse:

It would be easy in comparing GT4 to ToCA, but let me tell you. These two games are actually apples and oranges. GT4 is more concentrated on the joys of being an automotive encyclopedia more than pure racing. The ToCA series is much different, more concentrated on racing disciplines than the joys of driving and an automotive encyclopedia. People say GT4's racing element is weak, but I sometimes feel like just racing a normal car around a track after some tuning like in GT4. I'm not at all a pure racing car guy. I've loved a compromise of pure racing and just having fun on the track. I also don't care much about actual series, since ToCA RD 3 features several race courses, actual driver names, and even actual rides.