"Por quê as pessoas não sabem discutir na internet?"

Started by Dark, Jun 13, 2006, 20:13:49

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Dark

Depois de ler um post de resposta aqui na internet, lembrei deste texto...
Vale a leitura completa.

"Por que as pessoas não sabem discutir na internet?"
Já costuma ser suficientemente embaraçoso escrever e publicar qualquer coisa em formato de blog, ou mesmo em fóruns, na internet. Blog é aquele espaço virtual em que você diz algo que ninguém perguntou. Ou que ninguém te pediu ou te pagou. Fico ? s vezes divagando sobre como seria estar em uma pizzaria, e de repente um senhor se levantar lá na mesa do fundão, limpando a boca com o guardanapo, e dizendo em voz alta: "PSDB e PFL juntos só dá essas porqueiras. E ainda tem mainardete que faz campanha pro Alckmin." O garçom, trazendo uma bandeja com duas latas de coca-cola (uma com gelo e limão, a outra sem gelo e com limão espremido), serviria a minha mesa e replicaria, também em voz alta "Eu concordo com o senhor. Isso foi uma sem-vergonhice. O pior é que o argumento usado contra a candidatura do Serra a Presidente foi justamente êsse" . Eu olharia para minha namorada, encabulado – que é como fico quando vejo "debates" – enquanto uma senhora de outra mesa, com um garfo na mão, reclamaria "isso tem problema? entao pq vcs nao criticam o lula tambem? ah, o lula pode neh". Depois que a discussão tivesse descambado para as perversões sexuais dos respectivos envolvidos e seus pais, eu levantaria a mão para o senhor do balcão, que assiste a algum jogo de futebol na TV que está empatado em 0 x 0, e gesticularia para que nos trouxesse a conta.

Mas é bom fingir que me ligaram em casa, interromperam meu sono das 17:44, e me perguntaram, "Lala´s, o que você diria sobre as discussões em blogs, no orkut ou nos fóruns da internet?". Eu pediria um minuto, levantaria, com meu ralo cabelo espetado e minha camiseta amassada, sentaria ao computador, levantaria de novo para pegar a penúltima cerveja, anotaria o recado na cozinha de que preciso comprar mais latinhas, e voltaria ao meu único trabalho nos últimos dias: responder a perguntas imaginárias que não me fizeram. Começaria mais ou menos assim, em tom de ensaio:

"Por que as pessoas não sabem discutir na internet?"

Costumo dizer que só tem bom preparo físico e psicológico para se comportar com graça em uma discussão as pessoas que são muito bem reprimidas. Claro, nem todas essas pessoas levam bem um bate-boca, mas as que conseguem se enquadram nesse grupo. Reprimida é aquela pessoa que consegue esconder o macaco que é. O macaco que todos somos. Aquele que esconde bem que é um chimpanzé gritando e se chacoalhando no meio da sala, mascara seu lado cômico e adquire um tom sereno. Aposto aqui que todas as pessoas inteligentes, que dominam a ironia e o sarcasmo, aprenderam, antes mesmo de controlarem o esfíncter aos 3 anos de idade, a técnica milenar da auto-disciplina. Controlar as expressões faciais, reprimir os músculos, dominar a língua e, principalmente, dissimular a cólera que sentem ao enfrentar outros maca, opa, outros semelhantes, em barracos online.
Não me importa os assuntos em pauta, a minha bronca, a razão pela qual espumo de vez em quando é a pobreza de auto-controle. As pessoas são incapazes de calar a boca, de deixar alguém falando sozinho. Será mesmo que elas se vêm em uma trincheira, discutindo sobre honra com o Coronel Mostarda, e bradando "Não, Coronel, eles não podem continuar impunes, devemos proteger os bons costumes e os bons ideais! Não permitirei que meus filhos vivam em um mundo onde pessoas defendam a cota para negros nas universidades!". Se eu fosse o Coronel, gritaria "Cadete Brandão, o que eu te disse sobre disciplina? O que eu te disse sobre controlar suas emoções? Vou te encaminhar para a corte marcial! Não quero um maricas aqui no combate! Volte para sua tenda e amanhã quero você de volta ao quartel! Borra-botas!"
E do auto-controle para a ironia é apenas uma questão de vaidade intelectual. É nobre ser anal-retentivo em público. A mamãe ficaria orgulhosa. Se posso resumir algumas regras, diria assim:

1) Não use "meu caro" para uma pessoa que você odeia. "Meu caro" é o que dizem as crianças de menos de 2 anos, que ainda usam fraldas e vomitam na roupa da mamãe. Engula o choro e exercite em pequenos passos. Comece sendo um pouco sincero e diga "Cuzão". Depois de um tempo, comece a substituir por adjetivos menos clichês: "Parceiro", "Figurinha", "Ô simpatia". Por último, você conseguirá esconder que é primo direto do macaco ao simplesmente chamar o oponente pelo nome.

2) Só discuta quando estiver de bom humor. Se estiver em depressão, fique longe de fóruns. Ou então, se sua vida for um fiasco, ao menos reprima-se ao ponto de esconder sua tristeza. A elegância consiste em você dar a entender que não liga que outros discordem de você, e que é adulto o suficiente para não levar a sério quando te chamam de reacionário ou de comunista. Mas lembre-se, ser feliz não implica em você ser afetado. Assim como convém reprimir a cólera, convém reprimir os excessos de alegria e euforia. Não deixe entrever que você é "muito feliz lá em casa, tem um marido que é louco por você e um trabalho que te realiza profissionalmente".

3) Estude. Eu sei, é difícil, é chato. É mais gostoso ter um orgasmo, mas se você quiser impor respeito aos outros por discussões em comments, é bom você aprender a rara arte do raciocínio. Honestamente eu digo que não a domino, mas se você não quer pensar por conta própria, tem que ter coragem para copiar os outros, e sorte para copiar os que têm razão. Tá, esse ítem é particularmente subjetivo, mas o que quero dizer é que ser burro é um ato de selvagens. Se você for burro, agressivo e triste, como é que vai querer respeito?

4) Nada de superlativos. A técnica de encaixar superlativos em comentários inteligentes é muito peculiar e os que a dominam compõem uma sociedade secreta parecida com a maçonaria. Tenha cautela ao querer apoiar ou criticar uma pessoa ou grupo ao dizer que ele "é o melhor escritor ou cantor que já existiu". Tampouco use que tal grupo é "a classe mais baixa de pessoas do planeta".

5) Separe um minuto só de reflexão antes de se aventurar a debater com alguém. Abrevie esse minuto ao responder ao seguinte checklist:

a) se eu desse um murro na mesa, eu ainda assim sentiria vontade de debater?
:lol: se eu ligasse para minha mãe e perguntasse se ela me ama e ela dissesse que sim, mais do que tudo na vida, eu ainda assim sentiria vontade de debater?
c) se eu tivesse o que fazer, eu ainda assim sentiria vontade de debater?

Pessoalmente eu confesso, sinto vergonha de assistir a debates, mas também tenho horror a participar deles e ainda por cima, com requintes de sadismo, eu também sinto vergonha de dissimular a minha macaquice. Se sou macaco, por que esconder? Ou seja, não encontrei nenhuma saída que me isente do ridículo. Então é fato que eu faça um rodízio de atitudes pela semana. Tem dia que caço ofensas e falsas ironias pela rede, noutros eu me meto a besta de criticar um autor tagarela, e na maior parte das vezes me concentro em abstrair, ler algum livro, ou esperar que meus velhos amigos se lembrem de mim e me chamem para uma cervejada.

Fonte: http://www.whaddafuck.blogspot.com/
Initium et finis

feles

Assim que eu achar um control+v para dar de opinião, farei.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Santo

Eu estava a ponto de postar um reply no blog desse cara, mas como ele é um simples macaco assumido perdi a vontade.

Prowler

Quote(...)Blog é aquele espaço virtual em que você diz algo que ninguém perguntou.(...)
Tendo o autor postado o texto em seu blog, assume-se que ele realmente tenha aceitado sua condição de macaco.

E sim, discutir em bom nível é legal, mas não tem nada melhor do que um  "vai tomar no cu seu veado maldito" ou simplesmente "faleça" no meio de uma discussão :lol:

SunStar

Quoteler' date='Jun 14 2006, 08:15 AM' post='4071']
Tendo o autor postado o texto em seu blog, assume-se que ele realmente tenha aceitado sua condição de macaco.

E sim, discutir em bom nível é legal, mas não tem nada melhor do que um  "vai tomar no cu seu veado maldito" ou simplesmente "faleça" no meio de uma discussão :lol:

Vc deveria ver o forum do ragnarok  :lol: