Main Menu

Cigarro?

Started by feles, Jul 13, 2006, 23:16:21

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Fumas?

Total Members Voted: 0

Spellbinder

Odeio cigarro e ninguém na minha família fuma. Infelizmente, divido o apartamento com um amigo meu que fuma durante o semestre (pelo menos ele não fuma perto de mim). Eu me acostumo com o cheiro depois de uns 5 minutos, mas é horrível.
No dia depois que vou em uma festa, ou algum lugar lotado de fumantes eu fico mal o dia inteiro.

E sinceramente, essa de "o pulmão é meu" é a pior desculpa de qualquer fumante.

Red XIII

Nooooossaaa... quantos criticos. :P

Eu fumo / fumava mais a um tempo. Parei de sair. Minha média de consumo é 1 cigarro / semana ou menos. Fumei bem mais em noitadas, quando eu vivia na rua no final de semana, mas ando saindo pouquissimo ultimamente entao to bem mais tranquilo.

Não sou nenhum viciado (olha, eu fumo e nao sou viciado) vivo naturalmente sem cigarro e só fumo (só mesmo) quando estou bebendo algo. Fumar por fumar nao... nunca gostei.

Detalhe: O cigarro que eu fumo (unico, odeio qualquer outro tipo, de nojo mesmo, já vomitei uma noite quando tentei tragar) é Gudang. Nao sou metido nem nada, mas é o unico q desçe e que eu gosto.

Q vida.. morrerei no final dela :P
Seifer sUx

Danny Zuco

Além do óbvio mal cheiro que impregna na roupa mesmo de quem não fuma, uma coisa q eu odeio eh tomar banho, sair com o cabelo molhado do banheiro e ter alguem por perto fumando... BINGO!!! O cabelo pega o cheiro da fumaça insuportavelmente fedida...

Convivi minha vida toda com pais fumando e criei nojo pela coisa.. seja pelo cheiro, pela fumaça ou pela simples imagem. Mas porém, principalmente pro Seifer, vai uma lição. Minha mãe fumou 2 carteiras por dia durante 32 anos.... e uma manhã, do nada, acordou e resolveu parar de fumar... fazem quase 8 anos isso e nunca mais chegou nem perto, isso pq tem meu pai que fuma na cara dela o dia inteiro. Esse foi um ponto positivo de ter saído da casa deles, nunca convivi com ninguem que comesse cigarro além deles.

E viva a Azurra!!!

feles

Minha vó fumou por decadas, e parou após os 70 anos pois um medico falou "tu vai morrer, serio mesmo". Claro, o incompetente estava errado, ela morreu após os 90 pela idade, sem porra de relação alguma com o cigarro - mas o ponto obvio: QUALQUER UM PODE PARAR DE FUMAR. Não existe motivo REAL para não faze-lo - apenas os psicologicos que são, na pratica, inexistentes - porém tidos como reais portanto viram reais.
Não existe "vicio em nicotina" - uma pessoa sem fumar por um dia tem a mesma necessidade de um cigarro que uma sem fumar por uma semana - apenas imagina ser maior devido ao maior tempo. Não existe "dificuldade em se concentrar"  - não fumo e me concentro sem problemas. Não existe "precisa fumar para acalmar" - vai comer chocolate, se te achar viciado precisara dele tb para se acalmar. Ou café, BASTA SE CONSIDERAR VICIADO para ter a ilusã da necessidade,e o psicologico entra.

E falando em frescura, o "second hand smoke" (os que estão pegando a fumaça proximo aos fumantes) também é uma. O risco de um não fumante normal morrer por cancer de pulmão é de 1 em 100.000. Já se essa mesma possoa viver com um fumante, o risco sobe para 1 em 80.000. Estatisticamente insignificante.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Seifer Almasy

Isso é falso, Cigarro causa dependencia psicológica sim... um dia, uma semana você até aguenta, agora vai passando o tempo e tudo muda, inclusive o seu humor ja não é mais o mesmo, você se torna mais ansioso (se ja for) ou ansioso (se não for) etc etc etc...

se fosse tão facil parar eu ja teria parado, porque eu mesmo odeio o cheiro que fica no ambiente, e eu to fumando muito, pqp... :P

preciso parar urgentemente

Raptor

É sempre bom começar esse assunto lembrando do seguinte: fandangos vicia e mata.

Daí quando eu falo isso sempre vem aquele que ou tenta argumentar dizendo que as proporções são diferentes ou que simplesmente o ato de puxar e soltar fumaça é uma idiotice.

Pras proporções, bem, se fandangos vicia e mata, "Super Size Me" o faz com requintes de crueldade.
Fim. Fumemos. Mas ok, vamos além.

Uma das coisas que mais destróem o organismo são açúcares, hidrogenados e óleos saturados. Então se
quem fuma é idiota porque mata, quem toma refrigerante, come manteiga, pãozinho francês, picanha,
pastelzinho, trident, leite, mussarela, pimenta-do-reino e zilhões de reticências equivalentes A VIDA
INTEIRA, OS DIAS INTEIROS é um imbecil ?  enésima potência.

Tô chamando vocês de imbecis? Não, porque não sou eu quem está dizendo que é idiotice trocar um pouco
de saúde por um pouco de prazer. Quem tá falando isso é o Feles, o Night, o Billy, o Dark, bem, eles
todos estão chamando vocês de idiotas!

Qualquer tentativa de dizer que cigarro faz mais mal que esse conjunto será bem-recebida; poucas
linhas mais científicas encerram o assunto. Cá estão as proporções. Hábito por hábito, vício por
vício, estamos falando acima de triplos e quádruplos. De um vício mortal ainda mais global e inerente
que sequer é relembrado, quiçá sabido.

Sobre a tal idiotice de se ter um prazer através de uma química escrota, bem, fumar é um prazer, e se
você não entende onde diabos está o prazer em puxar e soltar fumaça, de brinde tens os pêsames. Sexo
é uma coisa mais escrota ainda, se você parar pra avaliar é puramente um folclore inteiro num mero
encaixar de pinto numa buceta. A imagem, de modo lógico a descartar o istinto, é bziarra. É você ver
aquelas pessoas no teu cotidiano, constituídas de matéria, mas arriscar de tudo só pra encaixar uma
parte do teu corpo no corpo dela. Imagina que de súbito as pessoas ao teu redor descobriram um prazer
incrível em cuspir na orelha do outro. Continua e imagina o Seifer te dando flores, te pagando um
jantar, daí te fazendo massagem nos pés, pra no fim ele só pedir pra você deixar ele cuspir no teu
cangote em troca! Tu vai achar ridículo pra caralho, tão ridículo quanto o sexo é.

Fumar e trepar são prazeres químicos, instinto, tato ou paladar estão pouco se fudendo com o que você
tá parecendo. É bom e fim. Mas minha razão se choca mais é em me ver como um orangotango
descontrolado que como o usufruidor de uma ferramenta. Daí aquele nego bem metido a machão me fala
que não tem como comparar, que não há nada mais gostoso no mundo que foder. Bem, nada também mais
fácil que atear fogo a um pedaço de papel. Degladiar-se com o ego de uma fêmea por horas só pra ter a
chance de ter um ápice de prazer em cerca de sessenta segundos nem sempre é um bom investimento. Não
estou dizendo que fumar é melhor que meter, estou dizendo que no fundo o intuito de ambos é o mesmo e
todo mundo insiste em tratá-los em ápices inversos de relevância.

Todo enojador do cigarro considera que invariavelmente quem fuma além de raras experimentadas vicia.
Então no mundo só existem os viciados e os que mal colocaram um cigarro na boca. Já que a dependência
está na rotina e que o prazer químico tu não sente por declarações, quem não é viciado não tem
conhecimento de causa algum pra bater o martelo. E se quem é viciado é idiota como dizem, essa
opinião conta menos ainda.

Em seguida, se é pra se usar a fedentina do cigarro como argumento, peço pro Gynoug descrever aqui o
que ele acha de mocotó.

A clássica do fumante passivo é interessante. Se é pra condenar o fumante passivo, leve em conta que durante a vida inteira tu é vítima direta das interações com a sociedade, não só a nível cultural como biológico. Se tua vizinha não aplica direito o Feng Shui na construção da casa dela, ela tá te mandando diretamente energias que afundam mais rápido que nicotina. E não se esqueça que se a filha do teu vizinho que namora um traficante chifrá-lo, tu pode tomar uma bala perdida enquanto assalta a geladeira sem sequer ter colhido a palhinha de Ricardão. Execrar influências externas que ocorrem em todos os níveis do comportamento ou da matéria é ser averso a uma vida em sociedade.

Zanza, não é "cult" que eu chamaria isso, tanto porque cult-wannabe é a pior raça que existe após os
emo. Eu acho bonito, simples assim, e não há a menor necessidade de teorizar além disso. Azul, verde,
vermelho, amarelo... qual deles é o melhor? Tens teoria pra equacioná-las?

Minha foto favorita da Monica Bellucci é ela fumando um cigarro; com uma xícara de chá seria diferente: aos meus olhos o ar boêmio a deixa sexy, a xícara a deixa inteligente. Fumar também é estética, como um invólucro em que tu se acha mais atraente. O problema não está em agir assim, está em agir assim por uma premissa social ou, pior, evitar de agir assim só pra fazer questão de mostrar aos demais que não tem premissas fantasiadas.

No fundo, o cigarro é o grande bode espiatório pra tudo que é bom e faz mal. Um exemplo dentre muitos
que virou símbolo solitário, e portanto é encarado como um todo.

Eu adoro fumar. Fumava há dois anos. Agora, o que talvez seja mais curioso, é que parei faz dois meses por causa de uma promessa* que fiz. Sem problemas. E completando o prazo, um ano, pretendo voltar. Não porque sou idiota. Porque sei muito bem que o Ministério da Saúde ou um consenso popular sem auto-incisão alguma não podem fazer por mim mais que minha própria cabeça faça.

Desculpem, mas aqui não tem crítico que não peque na própria inquisição.

feles

Fumar eventualmente não vicia. Essas pessoas continuam sempre fumando eventualmente pois sabem que estão em controle, potanto não precisam parar. Difere isso de um vicio.

E gostei da comparação entre fumar e comer. Legal mesmo. Resipar é um vicio - o simples ato de respirar é um dos principais causadores da velhice, e será eventualmente FATAL. Se eu não parar de comer, irei parar de respirar (ou aomenos respirar menos).
Comemos carne e etc? Como sexo - isso eh pura e simplesmente genetico - ACREDITE, ESSA COISA ESTA DIRETO EM NOSSOS GENES!!!! Tem a ver com algo chamado "evolução", dificil de explicar. Vamos nos resumir que nicotina não o é, ela foi originalmente introduzida lá pelo ano de 1600, ou seja, faz pouquissimo tempo biologicamente.
Caso ainda não entendeu: Comer não é prazer, é necessidade. Fuder é necessidade. Todo o ser humano é obrigado a faze-lo, e a vida fez questão de deixar isso bem claro. Tu precisa comer, e o fato de ter um paladar - não é culpa minha – fará desejar comer o que for mais agradavel. Picanha! Leite!! Alimento. É um vicio diferente: é um vicio onde tu GANHA algo em troca, não penas um praser que era desnecessario em primeiro lugar (não fumo, não sinto saudades e nem necessidade desse praser. Por outro lado, sou obrigado a comer).

E eu era "viciado" em chocolate. Comia diariamente 200g ou mais. Porém ficar dias sem comer não significa que eu preciso mais ainda, significa apenas que eu quero, e pensando quanto tempo eu fiquei sem comer faz eu desejar ainda mais.
O organismo não necessita de nicotina, tu que pensa precisar e faz tudo mudar. E é por esse simples motivo que tu vicia. Inverte as coisas - pensa que tu na realidade não necessita disso, é só prazer porém saiba que não é necessário ou dependente, e até uma veia com 4 decadas fumando consegue parar, pois ela não precisava em primeiro lugar.
Fumar é uma porra de um vicio psicologico FATAL baseado em um prazer desnecessario.

Seifer Almasy

QuoteContinua e imagina o Seifer...

Porque logo eu tem que ser usado de exemplo :P

QuoteFumar é uma porra de um vicio psicologico FATAL baseado em um prazer desnecessario.

Todos os prazeres são desnecessarios e você pode viver sem eles, a pergunta é, VOCÊ VIVERIA SEM ELES?

that's all

Baha

Há algum tempo atrás eu tinha o pensamento padrão anti-fumo. Hoje em dia já acho que se a pessoa está disposta a considerar que os benefícios superam os (possíveis ou comprovados) prejuízos, que façam o que quer que queiram... Agora fumar em locais públicos perto de pessoas que odeiam o cheiro/outras coisas relacionadas é simplesmente falta de educação ><. E é isso que eu tenho contra fumantes.

night

Eu sou da opinião do Baha também. Eu não posso fazer pela vida das pessoas, eu faço pela minha. Se elas querem fumar e sabem que estão tendo prejuízos com isso, o que eu posso fazer? Não adianta falar, alertar. Meu irmão tira sarro das imagens nojentas que o Ministério da Saúde obrigou as empresas colocar nas carteiras de cigarro. E quando eu digo que ele ta fumando demais (2 carteiras por dia em média), ele diz que não está fazendo mal pra ele AGORA. Ou seja, pra ele o que importa é hoje, se hoje está ok, OK.

Bom, foda-se. Depois que a pessoa que a gente gosta fica doente quem sofre? Talvez mais a gente do que eles.

E depois, tem muita gente sem educação mesmo. Todos sabem que o cheiro do cigarro é insuportável, até quem fuma detesta. Minha mãe não suporta cinzeiro cheio por exemplo, fede demais mesmo.
E mesmo sabendo que é tão nojento o cheiro, acedem a porra fedorenta na frente de quem não fuma, em locais públicos.

Porra, tem coisa mais foda do que você estar almoçando num restaurante, e aquela puta nojenta acende um cigarro dentro do restaurante? Eu perco a fome na hora... Dentro do cinema, SIM DENTRO DO CINEMA. É triste demais...

E o cheiro queira ou não faz mal. E não venham dizer que não, porque eu sei o que senti quando tinha uns.. 13 anos quando fui pela primeira vez numa boate. PQP. Eu não conseguia respirar, literalmente trancou tudo, eu precisava abrir a boca pra respirar, e ainda assim sentia que tava tudo "seco" na garganta. No outro dia eu passei o dia todo dessa forma, somente no outro dia comecei a me sentir bem novamente.

Não tenho nada contra quem fuma, tenho minha opinião formada, bem.. Só tenho um contra, seria legal ser respeitado de vez em quando.

Edit: Lembrei de uma coisa que eu vi uma vez... Dizia que o SEU VÍCIO É SEU, NÃO MEU.

Era coisa de gaúcho, mais ou menos assim:

"Seu prazer é o seu cigarro, você relaxa e adora. Porém seu cigarro tem resíduo... que é o cheiro, a fumaça. Meu prazer é o chimarrão, eu relaxo, eu adoro. Mas também tem resíduo, que é minha urina. Agora lhe pergunto, VOCÊ GOSTARIA QUE EU MIJASSE NA SUA CABEÇA?"

:P

(pra quem não é do sul e não conhece, chimarrão é aquela bebida típica... água quente, erva mate..)

Zero Cool

Não fumo, ponto final. Mas seguindo a lógica Rapp, Ok vamos adiante.

Abomino tal vício. Confesso, já experimentei. Como diria meu professor de banco de dados: "Se um monte de gente faz, como pode ser ruim?". Não gostei. Se as pessoas querem fumar, ótimo, que fumem. Não serei eu o prepotente a dizer a elas que vão morrer por causa disso.

Pura arrogância dizer "o vício é meu, sou eu que sustento". Ninguém nunca pensa nas conseqüências mais a frente. Ninguém pensa em quem é que vai sofrer, tendo que levar o fumante ao médico. Ninguém pensa em quem vai ter que ver a pessoa que ama definhando pouco a pouco. Ninguém pensa que as imagens que o Ministério da Saúde são reais. Só pensam em seus próprios egos, em parecer legal ou, como falaram aí em cima, em desfrutar de mais esse prazer.

Viciados todos somos em alguma coisa, mas é muita prepotência (sem falar do embromation) fazer tal analogia para justificar o ato de fumar. Nada justifica o mal que fazemos a nós mesmos e, em consequência, ao próximo.

É por causa de pensamentos como esse que tá cheio de drogado aí pelo mundo, alimentando o narcotráfico, gerando dinheiro para os bandidos comprarem armas e botar o terror na população. Daí, numa rodinha de amigos, todos com seu cigarrinho na boca disparam "Essa situação toda é culpa do governo! Da polícia ineficiente!".

Já sofri muito, e ainda sofro, por causa de meu pai que fuma desde seus 17 anos de idade. Todo santo dia de manhã ele tem uma crise de tosse e não sabe o porquê. Está tendo várias perdas de memória e não sabe o porquê. Minha mãe cansou de pedir para ela parar de fumar. Dai ela se separou dele por causa disso e ele ainda tenta descobrir o porquê.

Sim, tenho meus vícios: coca-cola, pizza...Pode ser que não tenha razão nenhuma para dar lição de moral em ninguém, mas não mudarei minha opinião quanto ao cigarro. Sim, sou contra o cigarro. O cigarro só trouxe destruição para mim e minha família.

feles

"Pior que minha morte apenas a de uma pessoa próxima a min"
(feles)

Spellbinder

Como o feles já disse antes. Ter prazer com algo que você TEM que fazer pra sobreviver é uma coisa, agora ter prazer com algo que você não precisa é outra.

E na relação entre acender um cigarro e o sexo e passar horas "degladiando-se" com o ego de uma fêmea, ainda fico com o segundo. Simples.

Prefiro me matar comendo do que fumando.

Zanza

Quote from: 'Raptor' post='4910' date='Jul 15 2006, 07:21 AM'Zanza, não é "cult" que eu chamaria isso, tanto porque cult-wannabe é a pior raça que existe após os
emo. Eu acho bonito, simples assim, e não há a menor necessidade de teorizar além disso. Azul, verde,
vermelho, amarelo... qual deles é o melhor? Tens teoria pra equacioná-las?

Minha foto favorita da Monica Bellucci é ela fumando um cigarro; com uma xícara de chá seria diferente: aos meus olhos o ar boêmio a deixa sexy, a xícara a deixa inteligente. Fumar também é estética, como um invólucro em que tu se acha mais atraente. O problema não está em agir assim, está em agir assim por uma premissa social ou, pior, evitar de agir assim só pra fazer questão de mostrar aos demais que não tem premissas fantasiadas.

Bom, começando... Usei o termo "cult" por não achar termo melhor no momento e pq era como eu encarava a tua postura. Baseado numa outra discussão sobre o msm tema onde tu usaste o msm exemplo da foto da Monica Bellucci... E tb no fato de eu ter um amigo que glorifica o cigarro. Coisa que eu particularmente acho triste...

O fato em questão é q hoje o único motivo q eu acho possível alguém começar a fumar é unicamente por achar q isso é "legal" ou "bonito", já q as campanhas contra o cigarro são cada vez mais pesadas. No entanto isso dificilmente vai afetar alguém com mais de 17 ou 18 anos... E particularmente acho isso extremamente preocupante. E tudo quanto é pesquisa que aparece sobre o assunto acaba mostrando resultados semelhantes... Quem nunca fumou até os 18/20 anos, tem uma probabilidade bem menor de vir a começar a fumar ou que a maioria das pessoas começa a fumar por uma "pressão" de um grupo ou mera curiosidade.

É bom? Tem q ser, se não praticamente ninguém fumava...

Outra coisa q procuro deixar claro, não tenho raiva ou ódio por quem fuma, apenas pelo cigarro. Desde criança fui condicionado a vê-lo como um vilão. E sinceramente, um prazer químico, que pode facilmente ser substituído por outra coisa mais "saudável" não é justificativa suficiente para tirá-lo deste quadro.

Como o feles falou:
Quote from: 'feles' post='4912' date='Jul 15 2006, 01:06 PM'Fumar é uma porra de um vicio psicologico FATAL baseado em um prazer desnecessario.

E os outros vícios que tu acabou citando, não servem como desculpa ou comparação, uma vez que os problemas relacionados ?  eles acabam só existindo quando se fala em excesso de consumo. Caso contrário em boa parte deles em quantidades moderadas fazem BEM ?  saúde... E o cigarro nem em quantidades ridículas faz bem. E se for pra considerar o "prazer" que ele proporciona, como já foi dito antes... Existem várias maneiras de obtê-lo, sem necessariamente ter que acender um rolo de papel, rechado de fumo e gerador de fumaça. Tanto que é bastante comum pessoas que largam o cigarro engordarem por acabar substituíndo por comida...

E posso estar sendo simplista ou exagerado até, mas ultimamente tenho adotado uma postura mais prática: não é útil, não vai ajudar em nada ou a ninguém então não tem necessidade de ter, ser ou existir.

Raptor

[Lembrando por antecedência que isso não é ofendido ou ofensivo, é meu tom mesmo. :P]

Feles.

QuoteComer não é prazer, é necessidade.
Comer é necessidade.
Mas comer CARNE não é necessidade. Comer PIZZA não é necessidade.
Justamente querendo transformar essa necessidade em prazer é que todo mundo inventa essas porcarias artificiais.
Se o que fizesse bem fosse mais gostoso, ninguém ia comer porcaria; come porque é prático e saboroso. Tu fala da "vantagem" desse vício como se essa dieta viciosa fosse ao menos a substituta de uma dieta ideal, mas não chega nem perto disso. Não é tão simples quanto dizer "comer é necessidade", porque um punhado de esterco eu posso comer, papel eu posso comer, até um disquete eu posso comer. Mas isso não supre as necessidades de minha saúde. Você não preenche tua quota de Omega-3 com Chocolícia nem tua quota de Proteínas com cappuccino.

Inclusive um grego antigo que não lembro o nome sempre dizia quanto menos você come, mais você
vive"
. Tem gente na Índia que não come há 50 anos e tá firme e forte. Nutrição não é "quanto mais,  melhor".

Comendo uma porcaria qualquer você NÃO ganha algo em troca. Quer dizer, talvez a energia que você encontraria numa mísera avelã. Você mata uma fome, um desejo. E pior, isso ainda faz com que você se indisponha a comer algo que realmente vá te enriquecer; cigarro mata menos fome que Fofura. Conjugando "comer",  o verbo é uma coisa que permite vários complementos ou não pra frase, mas se há um "objeto direto" (sic) é nele que mora o problema.

Sobre a questão genética e do paladar. Ser onívoro não implica na necessidade de comer carne, mas sim na opção de comer carne. O nosso organismo é capaz de processá-la, pura e simplesmente, o que não significa que faz bem. Da mesma forma que nossa traquéia deixa trafegar a fumaça, sem fazer bem. Somos como porcos, como cupins. Temos uma enzimas bem úteis cá e lá. Acabo de me lembrar do finado gato de minha tia, que era viciado em brócolis. A tartaruga de meu amigo comia salsicha. A cachorra da minha namorada adorava cerveja.

Genética e paladar influenciam mas não determinam o que somos ou fazemos. Se for assim, eu fumava
por estar na genética, estar no "paladar": portanto não tenho culpa alguma! Logo fumantes não são idiotas, são vítimas de sua hereditariedade e sentidos! Fumar começa por uma opção, assim como comer determinada comida também começa por uma opção, por mais que teus prazeres e instintos puxem palhinha.

QuoteFumar é uma porra de um vicio psicologico FATAL baseado em um prazer desnecessario.
So is videogame. :P

Seifer.

QuotePorque logo eu tem que ser usado de exemplo
Porque o intuito da argumentação era supôr um comportamento bizarro pros nossos hábitos convencionais. Tal protagonista potencializa a idéia. :P
J/K

Zero.

QuotePura arrogância dizer "o vício é meu, sou eu que sustento". Ninguém nunca pensa nas conseqüências mais a frente. Ninguém pensa em quem é que vai sofrer, tendo que levar o fumante ao médico. Ninguém pensa em quem vai ter que ver a pessoa que ama definhando pouco a pouco. (...) Daí, numa rodinha de amigos, todos com seu cigarrinho na boca disparam "Essa situação toda é culpa do governo! Da polícia ineficiente!".
Pelas suas palavras dá pra ficar muito claro o quão dominado por uma visão pré-disposta, para não dizer traumática (pelos casos em família que citou), és. Na minha opinião, o único argumento discutível a respeito do cigarro é esse: o mal aos passivos.

Porque veja, comprar um prazer em troca de um pouco de saúde todos fazem a vida inteira, até naquele domingo que tá todo mundo na madruga pronto pro Age e você, que deve acordar ? s 7 da manhã, topa ficar até as 4h. Sequer é válido falar de proporções porque embora o cigarro seja um dos produtos mais prejudiciais da rotina de um cidadão, isoladamente é muito menor que toda a soma de hábitos convencionais de gente como nós. Enfim, um resumo fica pro final do thread. Veja, ao invés de dizer que cigarro faz bem, eu digo que há muitas outras coisas supérfluas na tua rotina que fazem tão mal quanto.

E partindo desse pressuposto, basta falar que ter uma arma em casa pode afetar a vida do teu vizinho; correr com o carro pode afetar a vida de um transeunte; até andar com uma camisa do Che Guevara pode influenciar o adolescente. Eu já expliquei no thread anterior com o Feng Shuí e a namorada do traficante, e estou certo de que você entende: não adianta dizer que tu não tem culpa alguma na vida do próximo, fumando ou não fumando, porque existe o efeito borboleta. Ainda não estamos falando de níveis ou probabilidades, mas vamos chegar lá. Concluindo, não influenciar e não ser influenciado é viver no topo da montanha, isolado da sociedade.

Pronto, então alguém pode argumentar em níveis, que há uma chance muito mais remota de o butijão de gás da tua casa explodir e cair em cima do vizinho do que de um moleque adquirir problemas respiratórios crescendo numa casa com pai e mãe fumantes. Sim, é verdade. Mas na somatória de todas influências, cérebro humano algum é capaz de equacionar hábito-por-hábito.

Zero, faça a crítica apenas como "falta de educação". Esse é o argumento mais válido contra o cigarro que vi sendo dito até agora no topic todo. Querer culpar o cigarro por ele influenciar negativamente o próximo te obriga a culpar quase tudo que você faz a vida inteira. Só fala que não é esforço algum o fumante simplesmente virar o pescoço e soprar a fumaça do outro lado. Ou esperar sair do cinema pra acender. Questão de gentileza, de educação, não de direito ou proibição numa teorização tão vaga quanto "o butijão assassino" ou "o cigarro que move o PCC"...  

QuoteSim, tenho meus vícios: coca-cola, pizza...Pode ser que não tenha razão nenhuma para dar lição de moral em ninguém,.
Justamente. É esse o ponto: não tem.

Spell.

QuoteE na relação entre acender um cigarro e o sexo e passar horas "degladiando-se" com o ego de uma fêmea, ainda fico com o segundo. Simples.
Eu também, mas a alusão que fiz ao sexo foi um comparativo pra típica "que coisa mais escrota ficar puxando fumaça pra dentro e depois soprando pra fora!". Pois através desse ponto de vista, ficar metendo é ainda mais escroto.

QuotePrefiro me matar comendo do que fumando.
Cada um escolhe o que quer mesmo. Mas que tomem no cu os hipócritas que me chamam de ignorante por me matar aos poucos em busca de prazer com cigarro enquanto fazem o mesmo só que com outro veneno.

Zanza.

QuoteO fato em questão é q hoje o único motivo q eu acho possível alguém começar a fumar é nicamente por achar q isso é "legal" ou "bonito", já q as campanhas contra o cigarro são cada vez mais pesadas.
Curiosidade é outro.

Você mesmo disse que todo mundo sabe: Alguma coisa de bom deve ter, né? Que será?"

O que eu acho triste mesmo é essa tremenda ignorância que vejo em tanta gente considerando unicamente "aceitação em grupos" como fator-estopim pro consumo de substâncias se alastrar. Sabe, parece papinho de Fantástico contra Duke Nukem, encarando todo jovem como uma máquina programada unicamente pra fazer coisas erradas como testes pra se enquadrar em alguma facção ou provar alguma coisa. Condene os que fazem jus ?  generalização, mas respeite os outros.

Cacete, há algo entre os seres humanos que se chama "curiosidade", "desafio", "experimentação".
Ironicamente, o que eu mais vejo acontecer mesmo é o efeito inverso, nego se forçando contra sua própria vontade química pra se integrar num semblante semelhante ao do grupo, os "bem-resolvidos" que "não precisam de nada para serem cool". Grande ironia. Drogas dão boas sensações, e isso é motivo o suficiente para qualquer pessoa usar; a medição custo-benefício fica a teu critério. Fume maconha e deite de barriga pra cima na cama, logo você vai se imaginar caminhando no teto! Fume maconha e veja as imagens psicodélicas do Media Player! Isso é muito legal, muito gostoso, muito engraçado!

Agora, cigarro. Não é alucinógeno, mas ele te induz a certas sensações de modo mais indireto; acompanhar o vagar da fumaça pelo ar ofuscada por luzes de um poste solitário, como já te disse, reduz o ritmo de meus pensamentos e remete minha cabeça a algum pensamento boêmio, vago... que não tem absolutamente nada a ver com como meu amigo estará me vendo com aquilo na boca, e sim como EU vejo a cena toda, sendo o expectador de minha própria ação. E gosto, me inspiro, acho bonito. Sem contar que pra ostentar uma imagem, cigarro ultimamente tá mais pra mico que afrodisíaco: esses dias estava vendo quantos "cigarro" estão listados nos "turns off" das mulheres do Orkut; abominar veio junto com a tal modinha vegetariana bissexual bem-resolvida, induzindo muita gente, pelo contrário, a PARAR de fumar por imagem num grupo.

QuoteE os outros vícios que tu acabou citando, não servem como desculpa ou comparação, uma vez
que os problemas relacionados ?  eles acabam só existindo quando se fala em excesso de consumo.
Caso contrário em boa parte deles em quantidades moderadas fazem BEM ?  saúde... E o cigarro nem
em quantidades ridículas faz bem.
Errado. Os exemplos alimentares que citei não fazem bem nem em muitas nem em pequenas quantidades.
Mesmo se fizessem, nenhum de vocês aqui consomem-nos em "quantidades moderadas".
E vocês tratam como se depois de fumar 100 cigarros a pessoa morreu. Em geral levam anos pra ele ser o causador de uma fatalidade, menos que a própria alimentação contemporânea.

QuoteE se for pra considerar o "prazer" que ele proporciona, como já foi dito antes... Existem várias maneiras de obtê-lo, sem necessariamente ter que acender um rolo de papel, rechado de fumo e gerador de fumaça. Tanto que é bastante comum pessoas que largam o cigarro engordarem por acabar substituíndo por comida...
Assim você não troca seis por meia dúzia, você gira o seis de ponta-cabeça virando nove.

QuoteE posso estar sendo simplista ou exagerado até, mas ultimamente tenho adotado uma postura mais prática: não é útil, não vai ajudar em nada ou a ninguém então não tem necessidade de ter, ser ou existir.
É útil pra dar prazer, ajuda fumante a relaxar, se sensibilizar, pra alguns a se sociabilizar. Então há necessidade de ter, ser e existir.

------------------------------------------

Bottom Line:
Cigarro faz mal, óbvio. Mas causa prazer, óbvio.
É simplesmente uma questão custo-benefício. Ponto.
É que nem usar o especial em Final Fight: perde barra de vida pra ganhar mais ponto.

Não estou aqui promovendo o naturalismo.
Não estou aqui promovendo a virgindade.
Não estou aqui promovendo o narcotráfico.

Estou simplesmente equacionando:

- "Cigarro faz mal": ok, fandangos também.
- "Cigarro vicia": ok, video game também.
- "Cigarro não nutre": ok, café também não.
- "Cigarro fede": ok, mocotó também fede.
- "Cigarro é bizarro": ok, trepada também.
- "Cigarro intromete": ok, toda a teoria do caos também.

Portanto, cigarro no fundo é um grande bode espiatório pro benefício sobre o custo, onde deposita-se a culpa pra todos esses julgamentos que fazemos dia-a-dia.

E portanto, se eu sou idiota por fazer isso, você também é.