Main Menu

Google pede pra sair da china

Started by Seifer Almasy, Jan 15, 2010, 12:37:30

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Seifer Almasy

Quote[size="6"]Google pede para sair da China[/size]



A Google Inc. ameaça abandonar o mercado chinês, depois de acusar um ataque a contas de gmail de ativistas pró-direitos humanos no país. Em comunicado, a empresa diz que não vai mais censurar as pesquisas em seu mecanismo de buscas, como exige o governo chinês _ o que pode render a sua expulsão da China.

Desde 2006, quando o site Google.cn foi criado, pesquisas sobre termos como "dalai lama", "massacre na Praça da Paz Celestial" e "Falun Gong" são bloqueadas. Até pesquisas sobre as biografias dos líderes do Partido Comunista podem vir em branco.

O desafio público da Google às autoridades chinesas ainda é mais chocante porque não há empresa ocidental que não se "ajuste" às regras chinesas para ter algum acesso ao mercado de maior potencial do mundo (em qualquer área). Empresas estrangeiras são enganadas pelos seus sócios chineses, são alvos de pirataria e afins, mas sempre mantém o silêncio e seguem as regras do jogo. Algumas têm sucesso e fazem bilhões. A Google cansou.

Provavelmente negociou a portas fechadas com o governo chinês, sem resultado. Decidiu pelo barulho. Há uma razão evidente: os negócios da Google representam uma parcela pequena do rendimento da gigante americana. E aí voltamos ao tema da censura. O governo chinês estimula sites locais que copiam os americanos para dominar o mercado. Há uma cópia do Youtube (o Youku), que coloca no ar seriados e filmes americanos sem pagar os direitos, assim como versões piratas de eBay, Facebook, Amazon e por aí vai.

Não se trata apenas de protecionismo. As autoridades de Pequim sabem que as empresas locais vão colaborar com mais fervor na autocensura. O Google sofreu diversos bloqueios, retiradas do ar, advertências públicas _ e foi perdendo mercado para o Baidu.com, a cópia local do Google, que tem excelentes relações com o Partido Comunista. O Baidu tem 62% do mercado, o Google, 29%. Nos cálculos da empresa californiana, parece que não vale mais a pena disputar esse mercado. Estou à espera dos próximos rounds.

Escrevi longamente sobre a insular e isolada internet chinesa no mês passado, você pode ler aqui: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2012200901.htm

e http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2012200903.htm

(a foto é do blogueiro Youthfilm e mostra flores colocadas hoje na entrada do escritório da Google em Pequim; o bilhete é assinado pelo "homem puro da Google")

Fonte

A novela continua:

Quote[size="6"]China ignora ameaça do Google de sair do país; EUA expressam preocupação[/size]

O governo chinês não respondeu à ameaça do Google de abandonar o país, depois do gigante da internet mundial acusar hackers chineses de se infiltrarem no sistema Gmail. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse ter "preocupações sérias" e que esperava explicações do governo chinês.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, o Google prefere sacrificar seu crescimento no país, onde tem apenas 30% de seu mercado, para evitar novos hackers e espionagem industrial que afetam a segurança de seu modelo.

O Google diz que contas de e-mail de ativistas de direitos humanos foram atacadas. Não se sabe se os hackers fazem parte de uma operação do governo chinês, mas o Google insinua que o governo poderia, se quisesse, reprimi-los.

Outras 34 empresas americanas foram atacadas por hackers chineses, diz o Google, mas só a fabricante de softwares Adobe se pronunciou ontem, confirmando a acusação.

O Google anunciou ainda que não está mais disposto a censurar as buscas de conteúdos na China, o que pode forçar o fim de suas operações. Ambas as decisões da empresa foram ignoradas pela mídia local.

Desde 2006, quando foi criado o site Google.cn, a gigante americana tem problemas com a censura e é retirada do ar constantemente, o que transformou o chinês Baidu.com o líder no mercado de buscas.

Apenas no final do dia, a agência estatal Xinhua divulgou reportagem em seu site em inglês em que uma autoridade que pediu anonimato buscava mais informação sobre os planos do Google de deixar o país.

Mesmo com a censura, a queda de braço do Google com a censura chinesa foi o assunto preferido dos milhares de usuários do bloqueado Twitter no país (que usam proxies e vpns para ter acesso).

Enterro

Quatro universitários fizeram um pequeno protesto na entrada da sede do Google em Pequim, depositando flores e dizendo que os internautas chineses deveriam ter o direito de escolha do que acessar na internet. Mas não deram os nomes por medo a represálias.

Apesar do anúncio do fim da autocensura, até ontem nada havia mudado nas pesquisas do Google.cn. Ao se digitar "Praça da Paz Celestial", aparecem fotos de turistas (quando a pesquisa é no site internacional, bloqueado no país, surgem imagens do massacre de 1989).

Nos últimos anos, o Google foi criticado por organizações de direitos humanos nos EUA por colaborar com a censura chinesa, mas argumentava que essa era a única maneira para operar na China.

Mesmo assim, o site foi bloqueado diversas vezes no país, política que favoreceu o crescimento do Baidu.com, uma cópia do Google.

Fonte

Gamersnake

Odeio a China com todas as forças. Não vejo a hora de começar a chover mísseis por lá, não me interessa de onde venham.

SaintFerio

Da China só gosto dos tesouros, de algumas histórias e tb do Kung Fu! :lol:

Joe Musashy

Me digam um país que se converteu ao lado vermelho da força e prosperou. UM só. É incrível que nem os imbecis kung-fu-fighters repararam que foi só abrir as portas que o país cresceu mais que todo mundo nos últimos 10 anos.

É triste assumir, mas não há como não ser capitalista.


Não discuto com socialista/comunista.

SaintFerio

É tão estranho o modo como governam lá... O Capitalismo sim hj é dominante e vai continuar a ser, só que, esse modelo de capitalismo que conhecemos hj vai acabar, nos próximos 50 anos... Ou os países usam fontes renováveis ou logo vão se esgotar as fontes de petróleo e outros, além é claro da poluição, a China e EUA são responsaveis praticamente 50% da poluição do mundo, ou mudam, ou nossos filhos e principalmente netos, não terão futuro...

Danny Zuco

Quoteou mudam, ou nossos filhos e principalmente netos, não terão futuro...

Como se americanos ou chineses estivessem se cagando pra isso...



Baha

"Estamos assumindo na cara dura: Humanos são parasitas que sugam o mundo até ele morrer e nós morrermos junto, e vamos viver seguindo essa premissa".

Muito simples.

Danny Zuco

Resumindo:

Terra = Corpo Saudável
Ser Humano = Cancer

Simples, não?



Baha

É, e aí, vai fazer o que?

Joe Musashy

Quote from: Baha' date='16 janeiro 2010 - 08:35 on Jan 16, 2010, 21:35:37É, e aí, vai fazer o que?

Em chuva de pica, pega a menor e senta.

Vai acontecer o de sempre: um boo-hoo danado, uma polemicazinha e ostracismo. Sabe como é, os ingredientes básicos pra se manter na mídia.


Não discuto com socialista/comunista.

Danny Zuco

QuoteÉ, e aí, vai fazer o que?

Sentar em cima do meu rabo e ver o circo pegar fogo. O que mais você espera que eu faça? Ou melhor, o que VOCÊ pode fazer?



Santo

Nós não vamos enfrentar as piores consequências, então deixemos nossos netos se preocuparem com isso, afinal, o problema vai ser deles   :lol:




O cidadão comum, principalmente o proveniente de países periféricos como nós não pode fazer muita coisa.

SaintFerio

Felizmente moro num lugar privilegiado, não temos praias é verdade, mas se o mar subir, não vai nos atingir! Se chover mto, como tem chovido, minha cidade não tem afluentes, só tem um pequeno rio que nasce lá no topo da serra, que quando mto enche, sobe 2 metros... Só não pode entrar em erupção o vulcão que tem extinto aqui na cidade vizinha, Poços de Caldas, de resto to sossegado, tem mta mata aqui ainda tb :lol: Não tem deslize de encostas... O problema é todo mundo querer mudar para esse pequeno paraíso aqui depois :lol: Vou comprar terreno para deixar de herança pros meus netos e filhos venderem aos seus  :lol:  :lol:

Danny Zuco

Me passa o número de uma imobiliária aí Fério, que to pensando em me tornar seu vizinho depois da tua propaganda!