Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 15 Guests are viewing this topic.

Baha

Eu joguei num snes de verdade, ligado ao aparelho de som da minha irmã. Imaginem o impacto daquela trilha sonora no pequeno baha.
 
Mas eu fiz recentemente(coisa de 3 anos atrás no máximo) uma maratona FF jogando em sequencia todos do 1 ao 6, então mesmo com a opinião razoavelmente atualizada e sem os nostalgia goggles a ideia se mantém. Mas tenho que admitir que muito da "magia" de FF6 se perdeu depois que eu já conhecia decor cada pixel/nota/palavra do jogo.

night

Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=00Eu joguei num snes de verdade, ligado ao aparelho de som da minha irmã. Imaginem o impacto daquela trilha sonora no pequeno baha.

 
Infelizmente só joguei no emulador, e não tive paciência de avançar muito. Mas fiquei curioso depois de todos falarem... Mas ainda assim não desperta tanta vontade assim. :sorry:

Joe Musashy

Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=98O legitimo 4, emulado com fan-translation aplicada, CLARO.
 
O legitimo 4, emulado com fan-translation aplicada, CLARO.

Ah, pensei que tivesse sido no Famicon, porra... :mrgreen:
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:38Concordo em discordar, Joe.
 
Adorei o 1. Muito... mesmo. Não tinha nada no jogo que eu não tivesse feito em tempos imbecilmente pequenos. Perdoava até o voiceover que estava e ainda está entre os piores de todos os tempos, perdoava coisas absurdas como uma planta canibal gigante que cresce num lustre e até um tubarão adolescente mutante ninja. Enfim, amei o jogo.

Mas não era nada "inexplicável." Como eu disse, achei até o Code Veronica bom, mas muito "mágico." Não é tão absurdo imaginar uma planta ou um tubarão mutantes, mas um bicho que faz divisão celular como no 2 é um pouco de exagero.
 
Enfim, você sabe que sou mais adepto de realismo que fantasia. Sei que Skyrim é fodástico, mas tenho certeza que ejacularei litros com o próximo Fallout. It's my thing.
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:38O 2 trouxe tudo que o primeiro tinha aprimorado. Cenários amplos, uma grande variedade de locais, uma história muito mais complexa, joga A e Jogo B (sensacional), armas novas, recursos novos, toneladas de zumbis, lickers

Cenários amplos - bom e ruim. É como em Silent Hill: estando limitado por paredes você fica mais preso - me desculpem pela redundância. Um cenário aberto dá um clima legal, mas não segue o princípio básico e o elemento primordial: desespero. É o olhar pro lado e não saber - ou não ter - pra onde ir;
 
Variedade de locais - nisso eu concordo. Apesar de ter os dois jogos na cabeça e conseguir apontar onde está munição para Beretta até hoje, é muito mais complexo decorar as possibilidades do 2;
 
História mais complexa - não concordo. Foi somente o desenvolvimento do primeiro, e os grandes plot-twists ocorreram no 1. Ou você realmente esperava que o Barry te trairia, que o Wesker estava metido na bagaça, que havia um laboratório subterrâneo?
 
Jogos A e B - isso foi uma reviravolta, sem dúvidas. Não dava pra ser feito no 1 - por motivos óbvios -, mas foi lindamente feito no 2. Se deixasse facilidade pro A, o B teria que encarar William Birkin na faca;
 
Armas novas - não digo "armas novas", mas sim "modificação nas armas." Armas novas sempre surgem, mas essa possibilidade foi um marco na série;
 
Recursos novos - além da mira automática - e não estou contando a Director's Cut do 1, OK? -, não me lembro de novos recursos;
 
Zumbis e Lickers - Lickers foram uma boa adição, mas fizeram uma cagada monumental ao excluírem o inimigo mais difícil de todos: o Hunter.
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:38... e... e... TO-Fu!!!! Man, To-Fu was awesome!

Perae... você tá querendo dizer que um TOFU GIGANTE é ponto positivo?
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:38Sem contar o final do jogo B... porra, não existia aquilo naquela época!

Qual deles? Pessoalmente, sempre achei Claire B o mais cascudo pra finalizar. Sem uma shotgun decente ou a Magnum é osso.
 
 
Quote from: y on Dec 31, 1969, 21:01:38Agora, se você me falar do Resident Evil: Remake... aí a porra fica séria! Esse pra mim é um dos top 10 games de todos os tempos, tamanha a qualidade dele em TUDO!

Tentei jogar no emulador e não consegui. Se alguém me ajudar, eu posso opinar melhor.
 
 
Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=99A principal coisa que gosto dos FF mais antigos é o nível de dificuldade. A partir do 7, na geração "bolinha", a dificuldade cai bastante, sendo ridícula no 8 e melhorando um pouco no 9. FF6 possui um nível médio de dificuldade, enquanto o IV e V proporcionam um bom desafio, não raramente obrigando você a ir com força total contra inimigos normais, além dos chefes usarem táticas muito boas de batalha (como a do Reflect).

Mas o VII só ficou mais fácil por causa da gama de possibilidades. Era tudo muito limitado até o VI, e virou um universo no VII.
 
Também não podemos esquecer que uma dificuldade elevada destrói vendas, e era o debut da Square no Playstation...
 
 
Quote from: er Almasy&# on Dec 31, 1969, 21:01:39Sempre preferi o RE1 apesar de achar a jogabilidade do 2 bem melhor, mas ambos são ótimos e o 3 é um aborto...

O 3 não é um aborto; foi uma escolha errada da Capcom, mas com elementos fantásticos. O Nemesis - que foi ideia original do 2, mas maravilhosamente aprimorada no 3 - ficou ótimo, assim como a possibilidade de fazer sua munição. A situação "pre-RE2 e pós-RE2" também era legal. A grande foda foi ficar limitado à Jill, e com uma continuação de história pífia.
 
 
Quote from: rs on Dec 31, 1969, 21:01:39Eu morro um pouquinho por dentro cada vez que alguém coloca FF8 acima do 6 ou 7.

Liga não. Eu também me sinto assim. :mrgreen:
 
 
Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=99Acho que o povo não tá incluindo o tactics pq... ele é tactics =P
Uma lista que contivesse FFT estaria comparando ele a Vandal Hearts, Disgaea, Tactics Ogre e afins.

E Vandal Hearts é legal pra cacete. Chegar a Vandalier com o Ash era muito foda, mas deixava o jogo fácil demais no último capítulo. Era só usar o Ash contra todo o cenário, e a vitória era certa. Não lembro de ter sido derrotado com o Vandalier no grupo.
 
É só pensar na estratégia básica:
 
- Amon e Darius pegavam dois voadores;
- Eleni e Zohar soltavam Salamander em 70% dos inimigos;
- Ash soltava Plasma Wave.
 
Sobrava uns três bebuns e o boss contra minha legião.


Não discuto com socialista/comunista.

Billy Lee Black

Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=99Só a nível de curiosidade, vocês jogaram o FF VI no Snes ou no PSX?
E concordo com o Zuco nos RE, acho o 2 muito melhor que o primeiro. O 3 foi um bom passatempo...

Como eu falei, joguei o 6 bem tardiamente, depois de ter jogado o 7 e o 8. E joguei no emulador de snes.

ivanpuma

eita, final fantasy pra mim ficaria nessa ordem:
 
FF7 :mrgreen:  (esse pra mim não tinha como não ser o melhor, já foi o primeiro RPG que eu joguei :kosh: )>FF6 (aha, joguei depois que o discidia saiu por curiosidade, muito bom mesmo, kefka realmente é um vilão psicopata)>FF4 (cecilllll)>FF5(job system :gamer4: )>FF tatics (joquei pra ver o limit breaker 4-2 do cloud e acabei gostando do game)>FFX>FFXII>FFVIII>FFXIII-2(esse pode subir de posição :good: )>FFIX>FFXIII>FFX-2
 
de fora da lista por falta de tempo: FF1 e FF2 do PSP, FF3 do DS, FF crystal chronicles, FFXI.
E esse que deve ser esquecido pela humanidade: FFXIV :mrgreen: (o pior de todos os FFs com uma larga vantagem :mrgreen: e um dos piores MMOs, nem F2P merece ser jogado :mrgreen: ).
 
XD

Prowler

FF7 > FF6 > ff8 (em minúsculo mesmo) > sei lá, rock 'n roll racing...
 
Não joguei nada < FF6 e o FF9 é uma abominação sem tamanho com história chata e personagens totalmente sem carisma. Também não joguei nada acima dele.

Gamersnake

Ah, FF9 tem muitos defeitos, e o elenco realmente não é o ponto forte dele, mas com uma grande exceção: Vivi tem uma das melhores histórias dos jRPGs.
 
Falando em Vandal Hearts, recomendo muito Arc The Lad I & II pra quem não jogou ainda. É fodástico. Front Mission 3 também, claro, mas aí caio na obviedade. :mrgreen:

Baha

Aliás, suco de melancia é o melhor suco de todos.

Danny Zuco

Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=05Aliás, suco de melancia é o melhor suco de todos.


 
Daniel Jansen curtiu isso



King

Night, joguei no console, mas não terminei na época (malditas fitas alugadas que seus saves eram apagados...). Comecei a jogar novamente depois no PSX mas o fuckin lag até pra abrir menu me deixou doido. Joguei no emulador daí.
 
E sun, como o Baha falou, FFT é outra categoria. Não entra na linha de tempo dos FFs principais. Senão teríamos que começar a incluir o Dirge of Cerberus, Crisis Core, etc. :mrgreen: (não que alguém aqui tenha jogado esses. lol)

Gamersnake

Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=05Aliás, suco de melancia é o melhor suco de todos.

 
Melancia em estado natural já não pode ser classificada como suco?
 
 
 
Quote from:  link=topic=628.msg#msg date=06Senão teríamos que começar a incluir o Dirge of Cerberus, Crisis Core, etc. :mrgreen: (não que alguém aqui tenha jogado esses. lol)

Eu joguei Dirge of Cerberus e não achei uma atrocidade tão grande assim (se você ignorar a história e diálogos, claro).

Raptor

Que coisa, FFs antigos, um assunto em que posso opinar! [cadê emoticon do forever alone?]
 
Até o 3 não vi nada muito brilhante, provavelmente porque os conheci tardiamente, mas certamente são games divertidos e com seu mérito, embora tenha achado o 2 meio frescurento. O 6 e o 7 são brilhantes em sistema, história, blablabla, dispensa falar. O 8 tem suas qualidades, convenhamos, mas a facilidade e bolas-fora como o drawsystem e, acima de tudo, ter ficado descaradamente j-pop teenager - cara, *todos* personagens -, logo após o 7, foi imperdoável. O sistema de batalha do 5 é ótimo, embora o resto seja sacal como o Billy falou, é o que me segurou, porque de carisma não tem nada. A renovação do 4 foi ótima, apesar da lineariedade sacal de enredo e nas batalhas, mas tanta humildade até que deixa as coisas mais divertidas nesse caso. O 10 foi a queda dum desfiladeiro e o 12 a espatifação com desmembramento; o  13, uma atolada na valeta do limbo, nem merece comentar. O Lion War (FFT) me toma horas do PSP de tão viciante que é, genial mesmo sendo plágio, mas Crisis Core e Dirge of Cerberus são uma toca de siri dez palmos abaixo da tal valeta.
 
Mas o que eu devo dizer é que o 9, pra mim, é fenomenal. Os sidequests, a narrativa, a jogabilidade, as músicas, tudo; só critico mesmo as CGs, a baixa customização de personagens, e um momento em que o enredo engripa, por volta do segundo CD. Mas não entendo como todo mundo fala que os personagens não têm carisma, pois são, pra mim, o ponto mais forte do jogo. Acho eu que é por serem mais "infantis", quebrando bastante a expectativa dos jogadores antigos - a única explicação que encontro. São muito diferenciados em idade, personalidade, propósitos, jogabilidade, aparência, background... até nos balões de fala tem uma puta preocupação em diferenciar sotaques e timing de diálogo pra diferenciar um do outro. Cara, como não gostar do Steiner, Vivi, Zidane e Quina? Tenho até uma camisa onde pedi pra Mei desenhar o Quina de frente e de costas pra mim. :mrgreen:
Acho que foi também pela proposta de pôr mais humor e estilização que FF9 não foi tão bem recebido, além de ter sido lançado na sombra do FFX, mas eu acho ele super redondinho. Aliás, é isso que eu mais gosto: ele é caprichado. Parece que não é pretensioso como os demais, mas por isso mesmo tem tudo encaixadinho no seu devido lugar, na medida certa. Acho a direção e a narrativa impecáveis - pois não é só o enredo que conta pra uma história ser boa. Sempre idolatrei o FF7, mas da última vez que joguei ambos, em emulador, dando atenção pra direção, fotografia e detalhes, coloquei o FF9 acima, de verdade.
 
Se for pensar bem, só Cloud, Sephiroth e Aeris realmente têm um background bom e em desenvolvimento; a Tifa desenvolve no decorrer da história, mas que grande coisa ela têm além de ser amiga de infância do protagonista? Red tem história boa, mas mal se desenvolve. Os demais personagens só têm um ponto ou outro do jogo em que sua história realmente é abordada. O forte do FF7, pra mim, é o enredo, mas o enredo do jogo, o pano de fundo, o conceito de Lifestream, a Shinra, os Cetra, Jenova... mas não os personagens, que até mesmo em batalha são tediosamente iguais. Em FF9, Zidane, Vivi, Dagger e Steiner interagem o tempo inteiro com o enredo, além de cada um ter seu dilema pessoal; Eiko é chata, mas se enquadra aí; Quina não tem background *intencionalmente*, pro fun factor, e ainda assim interage no enredo o tempo todo. Freya também acho que é colocada como sombria e fechada mais intencionalmente, mas ainda assim é muito mais participativa que um Cait ou Vincent. Só o Amarant mesmo, que parece só um tapa-buraco. E embora o enredo central de FF7 seja de fato melhor, acho que o de FF9 sofre mais é de preconceito que de pobreza mesmo, principalmente por ser mais despojado e menos "ohmygod sephodão empalou a midgardzollom".
 
O que eu ainda acho imbatível é Xenogears. O jogo em si é uma merda, mas o enredo é orgásmico e te cega pro resto, mesmo hoje que já conhecemos boa parte daqueles nomes e termos filosóficos ou psicanalíticos citados. É outro nível mesmo.
 
 
Ah, sim. Só pra constar, na contagem final, acho que ficaria mais ou menos assim:
FF7>FF9>FF6>FFT>FF1>FF4>FF8>FF5>FF10>FF3>FF2>FF12>FF13

Gamersnake

Xenogears podia ter sido um jogo bom, se tivessem terminado ele.
 
Sempre acho irônico comparar a queda de qualidade do primeiro pro segundo CD com a queda de qualidade da primeira pra segunda Gamers Book sobre ele.
 
Se for comparar história por história, nada contra preferir o 9 ao 7, até porque o 7 tem um pouco de idolatria demais sim, por mais que seja realmente bom.
 
Só que como jogo não dá pra botar os dois no mesmo patamar. O 7 foi estupidamente inovador no sistema de evolução e customização em batalha, embora tenha desagradado quem preferia personagens mais diferenciados; enquanto o 9 foi apenas uma cópia homenagem mal feita a sistemas antigos, estragando o funcionamento das ATBs e tendo uma versão bem piorada dos Limit Breaks (só não foi pior que os "limit breaks" do 8...).

LordCloudStrife

FF6>resto
 
Talvez seja pq o FF6 (FF3 no SNES) foi o segundo que joguei da franquia após terminar o FF Mystic Quest, considero ele o mais carismatico com melhor desenvolvimento dos personagens durante o game. Ja o 7 acho o enredo e os personagens fantasticos, mas oque me fez gosta foi da transição 2D para o 3D e o sistema de evolução. Ja o 8 acho muito simplório seu sistema de evolução fora os personagens que nao me cativaram tanto assim. Ja o 9 achei o enredo um tanto viajado e os personagens fora vivi muito sem sal, mas oque me faz preferir ele ao 8 fica por conta que achei ele um resgate as origens com o sistema de evolução onde se aprendia sills atraves dos equipamentos usados, me fez lembrar de FF6 com suas espers ou FF3 e FF5 com seus job system. FF5 apesar do sistema de job que fora muito bem aplicado ao jogo, considero seu enredo muito "children" achei que ele perdeu muito daquela maturidade e um foco mais sério sobre a trama diferente de seu predecessor (FF4) que considero um dos que tem a trama mais adulta, pena que seus sitesma simples é do tipo passe lvl pra se ficar mais forte e nao se tem muito oque fazer alem disso.
 
Terminei recentemente no PSP FF1 e FF2. Sobre FF1 nao tenho muito a comentar, simplesmente escolha sua classe, passe bastante lvl e faça bastante dinheiro que voce consegue vencer tudo, nao fiz a dungeon extra para derrotar o Chronodia, mas as outras onde possuem bosses de diversos outros FFs eu fiz todas, com cerca de 10-15h da para fechar de boa esse game. Ja FF2 curti bastante, fiquei até impressionado pelo sistema de evolução dele, nao havia jogado antes nem quando saira os remake para ps1 e gba, ele acabo servindo de base para os FFs pós 9, onde os personagens nao possuem classes definidas podendo todos terem tudo e aprender de tudo, com poucas horas de evolução voce consegue ter 9999 HP e 999 MP sem ter ao menos matado o primeiro boss do game :mrgreen: o sistema dele é bem unico nesse quesito voce tb upa magias e tipos de armas em 16 niveis com isso ao inves de termos varios niveis da mesma magia mas sendo considerada como magias diferentes (tipo fire, fira, firaga ou o classico fire1, fire2, fire3 e assim por diante) temos apenas um tipo de magia como fire onde ela pode chegar ate o nivel 16 ficando mais forte e tendo seu efeito diferenciado conforme o lvl, fora seu sistema de evolução unico o enredo é bem maduro ja com temas fortes de traiçoes, amor, superação e cada personagem (menos o guy que quase nao fala no game) se desenvolvem de forma unica.
 
Falaram sobre Dirge of Cerberus e Crisis Core, terminei ambos. Dirge of Cerberus nao achei de todo mal, mas acho que pela época ele sofreu muita influencia de matrix (sério) fico muito aquela de "vai Vicent", "Vicent é o cara" "só o Vicent pode nos salvar" teve até algo similar a matrix com o lifestream onde certos personagens se linkava com a energia vital do planeta, mas como um game de ação nao é de todo mal, sóque as fases costumam ser aqueles corredores sem fim que tudo se repete. Crisis Core eu achei ele fantastico a aventura principal fora as sidequests e o esquema missoes que é uma encheção de saco onde sempre os objetivos sao identicos como mate tal inimigo, limpe a area, procure tal item, mas ignorando os extras e seguindo o maistream do game ele é fantastico, ele adiciona alguns personagens e cenas que nao sao contados no enredo original do FF7 mas se voce parar para pensar nao prejudica aquilo que todos ja sabiam referente aos incidentes de nibleheim, de resto sem muito spoiler ele conta muito bem sobre oque aconteceu com zack e os eventos que antecedem o inicio de FF7 alem de ter um dos finais mais triste e épicos da geração (perdendo apenas para Xenoblade que esse é de tirar o folego).
 
FFT eu havia terminado no PS1 mas rejoguei seu port enhanced para PSP e curti bastante os extras, a entrada dos 2 novos personagens as novas sidequests e os 2 jobs novos muito overpowered (dark Knight muito poderoso), quem nao terminou no psx ou nunca jogo antes, jogue a versao de psp que ta muito mais refinado.
 
Bom eu nao cheguei a terminar FF13 e nem vi ainda FF13-2, entao minha ordem para FF seria: FF6>FF7>FF4>FF9>FF12>FF10>FF2>FF3>FF8>FF5>FF1.

ivanpuma

continuando o XIII-2
A coisa ta começando a complicar, já que agora alguns fragments essenciais da história precisam ser pegos por side-quests, ae tem que ficar "entrevistanto" todo mundo de um paradoxo para conseguir uma side-quest. também começou a aparecer os mobs super desenvolvidos e super poderosos. Ae dale configuração de paradim... ><