Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 16 Guests are viewing this topic.

Strife

Breath of Fire IV é um jogo legal pela jogabilidade e a ambientação diferente (mais oriental como Baha disse, algo raro em RPGs), mas realmente, o enredo é bem fraquinho, lembro de quase nada. Minhas lembranças era de achar a história do Ryu chata mas legal de jogar, e a história do Fou-Lu interessante mas um saco de jogar haha. O jogo basicamente dividiu seus pontos fortes em áreas distintas. BoFIII é bem melhor mesmo (e o V tb rar).

Falando em ambientações orientais em RPGs, alguém ainda sabe se o projeto de traduzir Samurai Spirits RPG ainda vive? Vi que abandonaram a tradução ano passado, mas tava tão avançada que fiquei na esperança de algum bom samaritano continuar o trabalho. Quase vinte anos depois e ainda quero jogar essa budega, vou passar para meus descendentes.

Depois do Trails in the Sky resolvi pegar outro jogo da Falcom, Ys: The Oath in Felghana (remake do Ys III, tô jogando versão PC). O jogo é diversão pura mas difícil! Não lembro do Ys: The Ark of Napishtim (PS2, único da série que tinha jogado) ser tão difícil, e tinha itens de cura tb :P

Pretendo tirar meu atraso dessa série, vi que ainda tem Ys Origin e Ys I & II pra PC, pegarei. Quem sabe ainda lançam um remake do V, ou o IV e VII para PC um dia. Meio difícil acompanhar a cronologia da série inicialmente, mas a Falcom parece disposta a organizar tudo com esses remakes.

Baha

Eu tenho todos os Ys que saíram no Steam, e anos atrás joguei Ys 3 e 4 de Snes.

Felghana é muito bom mesmo, e eu gostei da dificuldade dele, principalmente pq sendo action você se aprimora e começa a conseguir passar de chefes fodas sem grinding, se quiser.

Pessoalmente eu gostei mais do Origin, mas acho que todos (inclusive os lindos remakes dos 2 primeiros em 2D) valem muito a pena serem jogados.

To com o Ys VI (Napishtim) de PC aqui engatilhado pra jogar em algum momento, com patch de tradução.

Aliás, se tiver saco pra vasculhar esse tópico tem algumas páginas atrás os reviews que fiz sobre os que joguei no steam.

King

QuoteFalando em ambientações orientais em RPGs, alguém ainda sabe se o projeto de traduzir Samurai Spirits RPG ainda vive?

A última info que eu tinha era de 2011, quando um grupo francês ia assumir o projeto... mas vendo vc comentar fui ver agora e... acho que os caras lançaram alguns "let's play" no youtube da versão traduzida, mas... não lançaram o jogo traduzido ainda. :mrgreen:

O que coincidentemente eu achei foi o KoF Kyo traduzido pra espanhol. Acho que vou baixar aqui pra ver como ficou. :P

Strife

Pois é, vi uma notícia do ano passado que largaram o projeto com 100% do script traduzido, faltando só uns retoques em menus de batalhas e coisas assim. Mas outro grupo lançou tradução em francês mesmo (que pra mim não adianta nada, sei mais japonês que francês haha). Sacanagem demais, deve ter rolado alguma briga interna sei lá.

Baha, após jogar terminar o Felghana vou pegar o Origin e depois o Ys I & II Chronicles, jogando mais ou menos na ordem. Pena que vai faltar o remake do IV (Memories of Celceta, só pra VITA por enquanto), o V (que ainda só existe em original japonês pra Snes) e o Ys Seven (PSP, mas esse dá pra jogar no emulador).

Sabe se tem alguma previsão para esses de VITA/PSP serem lançados pra PC?

Série excelente mesmo, eu tinha gostado muito do Ark of Napishtim do PS2 quando saiu, mas só recentemente que tive mais acesso a ela.

Baha

Que eu saiba não tem previsão de port das versões portáteis. Isso é bem triste, pq dizem que são ótimas e o sistema evoluiu bastante, inclusive com grupo de vários personagens que você pode alternar. Eu devo acabar arrumando um Vita no futuro pra jogar algumas coisas exclusivas de Vita e PSP. Pena que não gosto de jogar em portátil. Eu também preciso de um 3DS pra jogar várias coisas...

E uma das coisas que eu mais gosto em Ys é a trilha sonora.

Baha

Só pra constar, durante uma conversa agora há pouco tive uma epifania e descobri que Breath of Fire 4 na verdade é Final Fantasy XIV!

Strife

Compartilhe esse epifania.

Eu e um amigo (um dos poucos da vida real que curte jogos assim) uma vez tivemos uma bela conversa sobre como o Squall era pra ser um protagonista mudo onde o jogo mostra os pensamentos do personagem :P

Certamente uma interpretação melhor do que um personagem cujas frases mais conhecidas são "whatever" e "..." (essa última foi o que iniciou a conversa).

Trilha sonora de Ys muito boa mesmo, apesar que achei que no Felghana volta e meia exageravam nas músicas com rock (não que seja ruim, mas podia haver uma maior variedade).

Baha

Veja bem, os deuses/dragões de BoF 4 são invocados "de outro mundo" e ficam presos ao do jogo. Mas nunca é mencionado onde/como é esse outro mundo. Não parece ser "um mundo tipo o nosso mas onde quem mora são eles". Bom, talvez Deis seja uma exceção.

Outro detalhe, é que quando são invocados, os deuses/dragões acabam sendo "moldados" pelas vontades/necessidades de quem os invocou e seus contextos geográficos e sociais. Não parece o tipo de coisa que ocorre quando o ser invocado já tinha um dia-a-dia comum na sua dimensão de origem... é quase como se a invocação tivesse um significado mais metafísico... Eles não estão exatamente sendo invocados, mas sim "criados" a partir de forças cósmicas disformes.

Então, óóóóbviamente... eles são PRIMALS!

E o Fou Lu é o Bahamut emputecido querendo explodir a porra toda.

C.Q.D.

SunStar

Terminei a campanha "Temple of the Sun" em Hammerwatch

Ela é um pouco diferente em relação à campanha original: enquanto esta você apenas vai subindo os andares, perdendo acesso à alguns andares depois de certo avanço, aquela dá total acesso a todas as áreas do jogo à medida que você vai avançando (inclusive há a necessidade de voltar em algumas partes para progredir). TotS é mais curta e mais fácil que a campanha original. Os achievements também são mais fáceis de conseguir.

Baha

Agora, antes de progredir com a minha lista de PS1 eu devo jogar algo no steam. No momento meu humor é pra jogar algum metroidvania. Alguém conhece um jogo no estilo com um sistema de progressão bem absurdo em termos de escala?

Billy Lee Black

Andam falando bem do Shovel Knight, Baha.

Joe Musashy

Peguei o Sleeping Dogs: Definitive Edition. Porra, como os caras conseguiram foder com a jogabilidade?! Não dá sequer para fazer um mapping decente! Não há fluidez na câmera, tudo fica chacoalhando quando você corre, as batalhas ficaram mais travadas, a câmera dos veículos piorou muito... E acabei de começar.

Se já jogaram o original, fujam desse; é um lixo.


Não discuto com socialista/comunista.

Strife

Shovel Knight é excelente, mas não sei se seria metroidvania. É dividido por fases, apesar de haver progressão de skills etc. Porém, ainda assim recomendo caso esteja atrás de uma experiência plataforma/action 2D, porque é foda mesmo.

SunStar

Levando em conta suas opções disponíveis Baha, recomendaria:

Mark of the Ninja
Dust: An Elysian Tail
Child of Light


Nenhum deles é Metroidvania mas são jogos bons que você tem.

Mas se você está disposto a comprar um metroidvania, recomendo Valdis Story: Abyssal City.

Baha

Nossa, verdade! Eu tinha ouvido falar desse Valdis Story. Bem lembrado, vou ficar de olho nele.

Mas acho que no momento seria uma boa eu jogar Dust. Ele foi bem falado recentemente nesse tópico, eu gostei do pouco que tinha jogado dele e eu preciso começar a enxugar minha lista de não jogados no steam.

Sobre os outros 2, Mark of the Ninja "dá muito trabalho", pois se eu jogar vou acabar tentando fazer 100%, e Child of Light é essencialmente um jRPG, que eu to precisando desentoxicar um pouco, então eles ficam pra depois.