Comente sobre o que está jogando... no momento

Started by night, Feb 25, 2007, 20:46:38

Previous topic - Next topic

0 Members and 8 Guests are viewing this topic.

Billy Lee Black

Nossa sim, eu me lembro muito bem desse problema, baha!

Baha

Entendi o que o Suikoden faz com relação a desempenho, e é algo estranho que não me lembro de ter visto em outro jogo. Simplesmente, algumas telas rodam em 60fps e outras em 30. O desempenho é razoavelmente consistente em cada tela, mas essa mudança brusca de uma pra outra dá uma impressão bem estranha. A baixa resolução e as telas pequenas deviam ajudar a mascarar bem isso no console original.

Baha

Finalmente, depois de um boooooom tempo no jogo, apareceu um sistema de fast travel...

Que só é utilizável quando você está zanzando por aí sem avançar a história principal, já que quando eventos centrais estão em andamento, você continua sendo obrigado a passar por todas as áreas entre um lugar e outro, que são as mesmas áreas que você já explorou inúmeras vezes nos capítulos anteriores...

Billy Lee Black

Não lembrava disso no jogo. Mas certamente fizeram pra facilitar a vida dos devs pra evitar bugs nos eventos  :lol:

E eu resolvi dar uma segunda chance pro Dex. A jogabilidade definitivamente é fraca, e o joystick faz falta. Mas a ambientação do jogo é muito boa e ele tem fast travel. Então não tá um martírio de vai e volta pra fazer as missões.

Baha

Por outro lado eu adoro os casts doidos do Suikoden.

Meu grupo tem 3 lagartos, 3 patos, 5 cachorros, 1 dragão, 1 grifo, 1 besouro gigante, 1 robô, 2 ninjas, 5 cavaleiros, uma meia dúzia de crianças, um cara com uma espada falante e mais uma galera.

E isso são só os que lutam! Ainda tem o pessoal de suporte que fica na base.

Baha

E está encerrado Suikoden 3.

Ele tem muitos conceitos legais, mas vários problemas na hora de executar alguns deles, tanto em termos de gameplay quanto enredo. Acho que a jogabilidade "desengonçada" é o que mais atrapalha, e em termos de enredo achei a história do Geddoe deslocada demais dos outros protagonistas, apesar de se encaixar com o backstory de tudo. Mas no geral até que eu gostei do jogo. Não supera Suikoden 2 de forma alguma, porém.

Meu save deu 95 horas, mas eu enrolei MUITO e grindei bastante pra deixar todo mundo forte. Além disso eu usei muito o fast forward do emulador, então o tempo que eu efetivamente gastei com o jogo foi bem menor, mas ainda assim deve ter sido na casa de umas 60 horas pelo menos.

E agora é a vez do 4... Pelo que li, enquanto muita gente gosta bastante do 3, o 4 é meio que universalmente odiado, então veremos se vou ter estômago pra jogar inteiro.

Billy Lee Black

O 4 é o único que não joguei. Lembro que não era fácil achar ele.

Billy Lee Black

Terminei Dex.

Quando você pega uma habilidade de poder atordoar os inimigos hackeando o cyberespaço, o jogo fica muito mais fácil e evita você lutar com as mecânicas horrorosas de combate dele.

No fim, ainda bem que insisti no jogo. A história é massa, com um plot twist bem maneiro, e algumas sidequests são bem legais!

Pra quem estiver afim de um RPG cyberpunk que não seja bugado igual o Cyberpunk 2077, pode ir nesse aqui que é sucesso.

Eu ainda to impressionado com a arte desse jogo. Ele é muito bonito!

Baha

Ainda estou bem no começo do Suikoden 4, mas já dá pra comentar umas coisas.

Basicamente, Suikoden 4 é Suikoden na água. Tudo gira em torno de mar, navios, piratas, etc. O jogo tem um overworld, e é um mar onde você navega indo até as ilhas. As batalhas campais foram substituídas por batalhas navais.

O que eu gostei:

- Os gráficos são tecnicamente bem mais avançados que Suikoden 3. Agora tem cenários grandes e câmera livre, e o desempenho do jogo parece ser de 30 fps, mas até agora totalmente estáveis. Os cenários (principalmente fora das cidades) crus e/ou confinados e a câmera automática que adorava escolher péssimos ângulos que atrapalhavam a movimentação eram problemas bem irritantes do jogo anterior.
- O gameplay está bem mais ágil. Tanto a navegação pela interface, menus e diálogos quanto o fluxo do combate. As ações ocorrem muito mais rápido. O lag para algumas coisas também está muito menor. No 3 tinha uma pequena lentidão pra coisas como abrir o menu.
- Vários aspectos do gameplay estão mais agradáveis. Algumas simplificações, como inventário unificado e stacks maiores, tornam o gerenciamento de tudo bem mais prático. Em combate o sistema de duplas do Suikoden 3 foi abandonado. Se mover pelos cenários é bem melhor com a câmera livre que pode ser rotacionada com o analógico direito. A rotação pelo analógico é lenta e não dá pra configurar, mas por outro lado a rotação automática que o jogo faz conforme você anda funciona incrivelmente bem e é raro eu achar que preciso fazer ajustes manuais.
- Diálogos importantes da história agora são dublados e em geral a dublagem está surpreendentemente decente até agora.

E o que eu não gostei:

- Os gráficos são artisticamente bem inferiores aos do jogo anterior. Suikoden 3 era bem estilizado e por vezes simplório, mas tinha uma personalidade bacana. Aqui é tudo cinza e marrom. As cidades (até agora) possuem um visual bastante genérico, apesar de pelo menos ser estruturalmente competente. Mas é tudo bem vazio, cinzento e com texturas borradas. Os modelos dos personagens agora possuem proporções mais realistas. Os personagens importantes são até ok, mas os NPCs genéricos realmente martelam o conceito de "genéricos". Só que o mais inacreditável é que o modelo mais feio de todos é de longe... o motherfucking protagonista! O rosto dele é simplesmente grotesco. As animações e movimentações dos modelos fora de combate também são péssimas.

- Algumas simplificações do gameplay eu achei que foram pra pior. O grupo de 6 personagens em combate com formação relevante, algo tradicional da série, agora foi reduzido para um grupo de 4 personagens com formação simples.
- A frequência dos encontros aleatórios pra combate é extremamente alta.
- O gameplay de movimentar o navio pelo mar é bem desagradável.
- Voltamos pro protagonista mudo. Oba...

Billy Lee Black

Agora eu to num dilema do que jogar.

Confesso que tava doido pra jogar o último Megaman ou o Shovel Knight, mas esses eu teria que comprar.

Sendo que to com uma pancada de jogo que a Epic deu de graça e ainda tenho Divinity Original Sin 2 e o FFX(pra rejogar) na steam.

Acabei instalando o Deponia na Epic.

O jogo é lindo e bem dublado, mas além de começar sem pé nem cabeça, sem explicar o enredo e os personagens, eu acho que não to numa vibe pra point and click agora...

Billy Lee Black

Deponia não desceu. O jogo tem diálogos DEMAIS e todos muito longos. A cada coisinha no mapa que você clica o personagem fala pra caralho. E o enredo não engatou, então larguei.

Muito diferente dos jogos da série The Dark Eye da mesma developer, que também são point & click, mas com uma história mais interessante e com menos blá blá blá.

Instalei então o Control pra ver de qualé. De cara, o jogo é bonito pra caramba. Isso que to rodando no mínimo no meu note.
E os poderes são bem legais. A forma como a telecinese funciona é muito maneira!

Mas a história é completamente fumada. E o jogo é meio tenso! Achei que fosse só um jogo de ação, mas tem um pouquinho de horror nele. Até agora, to curtindo.

Baha

Eita, pior que eu tenho esse deponia na fila

Billy Lee Black

Já tá bem claro que eu to bem chato com jogos, Baha, acho que vale a pena você jogar e tirar suas próprias conclusões. Ele é um jogo muito elogiado. E, de fato, é muito bem feito.

Avancei bastante no Control, mas, pqp, que jogo tenso da porra. Ele não é um jogo de dar susto, mas toda a atmosfera dele gera uma claustrofobia e terror psicológico. E os combates começaram a ficar muito repetitivos. O ruim é que tem algumas áreas que mesmo depois de você limpar ela, o jogo de tempos em tempos começa a fazer inimigos aparecerem, o que enche o saco e compromete a exploração.

King

Eu joguei o primeiro Deponia inteiro na época que saiu e foi um grande arrependimento. O enredo é uma bosta e os personagens irritantes. O gameplay em si lembro que tinha umas partes bem contra intuitivas, o que acabaram me fazendo perder a paciência com o jogo na época e indo atrás de um faq só pra terminar.

Billy Lee Black

Opa, então, dessa vez, não estou sendo apenas chato.

É exatamente o que achei, King. Os personagens são chatos DEMAIS, a história não tem graça e os puzzles praticamente exigem um faq pra passar.

Não que os clássicos como The Dig e Full Throttle fossem totalmente intuitivos, mas eu lembro que travei em poucas partes em ambos.

Bom, e resolvei abandonar o Control. Nunca gostei de horror, sejam em filmes, seja em jogos, tanto que nunca consegui terminar nenhum Resident Evil. Sim, sou frouxo  :lol:

E o Control, como falei, apesar de não ser do tipo de jogo pra te dar susto, a atmosfera que criaram te deixa tenso o tempo todo. Pra começar, o jogo praticamente não tem OST. Fica todo em som ambiente, e os sons desse jogo são de fuder, porque a história é que uma entidade de outro mundo chamada de Ruído invade um prédio e possui as pessoas nele.

Em quase todas as salas do jogo há corpos possuídos que ficam suspensos no ar entoando sussurros que faltam te enlouquecer. E pra piorar, os inimigos costumam aparecer do nada.

A tensão só não é maior, porque a protagonista é bem poderosa e desce a porrada em todo mundo, mas mesmo assim é foda. Quem curte horror deve ter adorado esse jogo. Mas eu não dou conta  :blush:

Ps: cada vez mais vejo que a Epic tem dado de graça jogos mais medíocres. Também joguei no fds o The First Tree, que é um walking simulator chato para um cacete. Só não é pior porque tem a duração de um filme.