Main Menu

Previsões para 2013

Started by feles, Jan 14, 2013, 22:13:08

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

feles

Fim do ano aguem da bump nesse topico.

O que vocês esperam em 2013 em tecnologia, alguma grande coisa que deve aparecer, se solidificar, mudar o mundo, etc etc.....

Tipo.... meu ponto de vista é internacional, não vo me nivelar pela minha tribo pois não tem cabimento:
A MS ta fudida nesse ano. Vão notar que o Windows 8 é uma falha, e o "Codiname Blue" seja o que for, que aparecerá provavelmente durante esse ano, não vai focar no desktop - aposto em melhorar a parte metro do Windows RT. Com isso vão continuar se enterrando. Espero que os tablets da MS sejam mais que hoje, mas ainda assim no total não chegarão a 3% do mercado.
Em fone, mesma coisa: Phone 8 não passa de uns 5% do mercado americano - e muito menor internacionalmente. Final do ano vendas de desktop estarão em um declinio interessante de ver e espero que ainda nada muda.

Vamos então ver o Android pegando os tablets esse ano - a Apple comessa a cair de vez. A Apple TV não sai, e nada realmente inovador sai da Apple novamente. Um novo iPhone ou um Tablet sem nada demais, talvez um 10' com tela wide ou um 7 com 4G, basicamente bosta alguma. Sem concorrencia nova, o Android continua subindo em smartphones e será dominante absoluto em tablet no final desse ano.
E vem o google glass. Não deve fazer nada no ano ainda, na versão 1.0. Mas essa tecnologia cara deve revolucionar, e deve ser a partida para uma nova plataforma migrada do Android. Brinquedo de ricos ainda, em 2014 será interessante de ver porém.

MS no desespero comprará a Nokia, para evitar a alternativa que é de eles fazerem Android. Alguns smartphones legais saem, mas nada muda no mercado. E Bing continua perdendo muito dinheiro, se hoje tem 30% do mercado americano final do ano terá 20. Vai cair.

:seifersux:

Office 2013 vai ser amplamente ignorado por todos e o formato de assinatura não vai ser aceito nem internacionalmente (como eu quero estar certo nisso). O preço será a maior desculpa para enterprise não migrar, e a assinatura será a reclamação de consumers. Office 365 porém sobe muito, e cada dia fica mais forte em comparação ao google apps para empresas (distinção entre serviços - empresas nõa desejam algugar office, mas outras precisam de uma solução nessa forma. Tipo o software vai ser merda, mas o serviço vai ser mais que é hoje).

Em hardware, o ano é de touch. Tudo será touch, monitores serão vendidos no padrão touch primeiro, com dificuldade de comprar sem essa opção.
Espero esse ano a reestruturação da Dell - alguma coisa que não entendo de serviços como principal foco. Eles não vão tentar smartphones e os poucos tables - sempre com Windows 8 - serão irrelevantes. Não ficarão estagnados vendo as vendas diminuirem apenas. Tipo continuam vendendo PC, e com vendas bem menores que esse ano, e que os ultimos 7 ou 8 anos, mas vendendo serviços (queria realmente saber que ideia eles estão tendo aqui....) vão iniciar o seu futuro foco.  Algo de enterprise, tipo IBM, que é gigante mas ninguem sabe me explicar como.
E a entrada da Lenovo em smartphones nos mercados que a empresa atua, não apenas China. Samsung domina, mas a Lenovo seguirá como segundo. Vão vender muito.

PS4 e XBOX 720 são mostrados mas o PS não sai esse ano. 720 é um cavalo de potencia e destroi qualquer estatistica de venda da Nintendo, que por sua vez não muda nada em console e portable, apenas foca em jogos.

Espero claro o chrome 34 até o fim do ano, e o Firefox... 23. E pretendo odiar cada "nova" versão dessas. IE 11 aparece em beta, mas quem usa IE? E todos serão a mesma merda de sempre.

TV 4K não sai do papel, aparece só uma meia duzia de modelos caros para padr~eos internacionais, e não haverá conteudo para assistir - até tera, Netflix e tal, e acredito que a compressão desses 4k não será tão grande ao ponto que realmente serão melhor que 1080p..... mas ninguem tem a TV, ou a banda necessária. 4K é mito.

No resumo, ano murrina e sem inovações - mas o google glass vou querer acompanhar. Pode ser mais que eu espero esse cara.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

Seifer Almasy

Sobre a TV 4k...

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/01/primeiro-canal-de-tv-4k-comeca-funcionar-na-europa-por-satelite.html
http://oglobo.globo.com/tecnologia/sony-lanca-tv-com-tecnologia-4k-3d-no-brasil-6718301

A não muito tempo atrás ninguém tinha TV FHD e / ou 3D... vai ser a mesma coisa, é um mercado e a resolução vai substituir o FullHD num futuro não muito distante, e a imagem numa porra de televisão dessa é do outro mundo, o nível de detalhes surpreendente (embora digam que a resolução não preste abaixo das 72", que foi a que eu vi numa demonstração da Sony)

PC não vai morrer, Smartphones vão estagnar por um tempo... os Pads vão ter um grande crescimento de vendas, o Windows 8 vai bem obrigado e a base vai aumentar exponencialmente. Office 2013 é uma merda realmente e o 365... pff, não vai mudar nada

:seifersux: o que eu tenho a ver com essa porra?

Microsoft vai lucrar com Windows 8, Xbox 720 sai até agosto de 2013, o PS4 (que dizem os rumores vai ser mostrado já na E3) sai esse ano também...

O Steam se solidifica como opção de compra de jogos, PC vai dar um salto como plataforma de games de mais de 20%... Portáteis continuarão subindo, o destino dos consoles é bem incerto nessa nova geração... Wii U passa o primeiro ano na folga, e o segundo em primeiro lugar, o Xbox vem na rabeira e o PS4 vai ficar atrás, não vai mudar nada.

Trava de usados em videogame e jogos de PC, vai abalar o mercado no início, mas jogadores devem se acostumar a não mais ter o jogo físico, e a distribuição digital, lógico vai explodir (contanto que baixem um pouco os preços, tem jogo no Steam que custa mais de 120 reais... sem mídia física eu não pago, vou na loja e compro ainda, o que deve mudar esse ano)

Essa é a última geração de videogames com mídia física, a partir da próxima acabou... nada de drives óticos ou qualquer coisa do tipo, a pirataria vai comer solta nos videogames novos, mas a partir da próxima vai ser nível PS3³³³

E pra mim pode sair o Chrome 50 que vou continuar usando... detesto Opera e Firefox já foi a época... IEca nem lembro que existe