Linux Steam é realidade...

Started by Seifer Almasy, Feb 15, 2013, 14:58:19

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Seifer Almasy

Serviço foi lançado ontem

http://vgbr.com/2013/02/15/agora-e-oficial-linux-tem-steam/

Sem saco pra copiar e colar aqui, então deixem de frescura  :mrgreen:

--

Minha opinião é que, tem brecha ai pra muita coisa... inclusive processos visto que alguns jogos são nativamente feitos pra Windows, então usam DirectX pra rodar... alguns falam que a Valve criou seu próprio interpretador (Wine) pro serviço, outros falam que todos os jogos foram portados pra OpenGL, e ainda dizem que o OpenGL tem bala na agulha pra ser melhor que o DX11 o que eu, particularmente, duvido muito

Enfim, dissertem a respeito

Gamersnake

King

:seifersux:

Pior que é tudo especulação, pelo que entendi. E aí em cima da especulação já especulam sobre as consequências. :lol:

De qualquer forma, não vejo linux decolar em desktop tão cedo (talvez nem tão tarde...).

Baha

Talvez o seifer tenha tentado dizer que a valve criou seu próprio equivalente do wine

Seifer Almasy

Sim, foi exatamente isso... boatos dizem que a Valve criou um interpretador do DirectX9 built-in no Steam de Linux

Outros dizem que os jogos foram convertidos de DirectX pra OpenGL

Dedu

Acho que os jogos forem convertidos pra OpenGL. Só saiu jogo antigo e quase todas essas engines na época rodavam em openGL, já que a originaria do Half Life era na verdade a engine do Quake 2 levemente modificada de inicio.

Eu também não vejo decolando justamente por causa da ausência de DirectX e falta de centralização. Mas quem sabe né, no fundo seria uma coisa boa se a principal plataforma de jogos fosse gratuita, tanto pros jogadores como pras desenvolvedoras.

Seifer Almasy

Tem tanto nego falando que OpenGL 3.0 é o suprasumo dos gráficos, que é pau a pau senão melhor que DX10/11 e por aí a fora, eu não duvido de nada mais no Linux, falando sério...

Depois que eu vi o Team Fortress rodando numa VM aqui, melhor que no Windows... parei de duvidar de qualquer coisa que digam :P

Baha

Mas convenhamos que team fortress não é nem um pouco parâmetro pra gráficos de ponta, né?

Dedu

OGL deve fazer sim praticamente tudo que DirectX11 faz, mas o problema é que a API já se tornou o padrão em quase todas as engines usadas pra jogos pra PC. A dificuldade é as desenvolvedoras migrarem da sua zona de conforto.

Seifer Almasy

Quote from: Baha on Feb 16, 2013, 19:46:48
Mas convenhamos que team fortress não é nem um pouco parâmetro pra gráficos de ponta, né?

Se tu levar em consideração que foi testado num Celeron com uma GF9400, é sim :mrgreen: e não é o TF1 é o TF2... (não que mude muita coisa...)