Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Started by King, Jun 26, 2014, 15:47:56

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

King

http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/

Estamos reunindo um grupinho pra jogar, aproveitando que até amanhã o jogo vai estar com 50% de desconto no Steam (link), saindo por R$ 29,99.

Vamos jogar no servidor Mateus Leviathan Behemoth, que já temos alguns conhecidos por lá.

Previstos pra jogar:

King
Rid
Baha
Saga (alguns aqui conhecem)

Se mais alguém se animar... aproveite a promoção. :P

Edit:
Só pra constar, a galera tá no Leviathan no momento, mais infos na página 4 deste tópico.
A galera trocou de server de novo, e estamos no Behemoth agora.

night

King

Windows, PS3 e PS4, mas só o pra Windows ta em promo no Steam.

O Vyse usa MacBook tb. Tem um benchmark do jogo, que traz inclusive pre settings pra notebook. Baixa e da uma olhada se roda de boa aí.

http://na.finalfantasyxiv.com/benchmark/

E não se baseie nos requisitos, o cara que escreveu aquilo viajou na maionese. Dá pra jogar com bem menos.

Prowler

King

Não sei. Esse jogo infelizmente vc tem que pagar pra ver, pq não tem trial account. Eu joguei no beta do FF14 original e achei uma bosta, mas aí eles jogaram o jogo inteiro no lixo e refizeram tudo nesse A Realm Reborn. Todo mundo que eu falo só elogia o jogo... mas não tenho como te dizer se vale ou não a pena...

só sei que tá em promoção e vou jogar esses 30 dias. Se realmente for bom aí pego subscription.

night

É, na PSN ta 89 reais... Vou rodar o benchmark pra ver como fica.
Cross entre consoles e PC é bacana.

Billy Lee Black

Na vgbr tem um pessoal que joga e é só elogios.

Mas esse jogo não tem mensalidade? Quanto custa por mês?

King

Tem 2 opções de subscription. A Standard é US$ 15 / mês, e a Entry é U$ 13 / mês. A diferença é que na Entry vc só pode fazer 1 personagem por servidor e 8 no total.

Comprando o jogo ganha 30 dias.

Billy Lee Black

Poxa, eu acho muito caro. Se for pra jogar MMORPG, prefiro jogar o Guild Wars 2, que é só comprar o jogo e pelo que o gamersnake já postou parece ser muito foda!

King

Guild Wars não tem temática Final Fantasy. :P

E essa mensalidade é menos que o preço de uma pizza. Pra mim ao menos, não vai me matar.

Red XIII

Se voces gostarem me avisem. Tenho interesse em jogar algo desse tipo mas vou esperar a opinao de voces.  :)
Seifer sUx

King

To nível 11 ainda, então tá meio cedo pra dar conclusões. Tá bem divertido até então, mas ainda nem mesmo abriu toda a interface.

Como a maioria dos mmos atuais, o jogo não é focado em grinding de batalha, tanto que exp de batalha é ridícula. Você praticamente só upa fazendo quests.

Você escolhe um job para começar, mas pode trocar o personagem para qualquer job que quiser no decorrer do jogo, então não precisa ficar fazendo um monte de personagem. O que define seu job é a arma que vc equipa. Parece que só tem 1 job que dá conflito de atributos com outro job, de resto os pontos são separados.

Comecei como Thaumaturge (que seria o equivalente ao Black Mage). Até o momento to achando o sistema de combate bem simplificado. As magias não são baseadas em relação elemental (tipo Fogo > Agua > Terra, etc), mas sim cada elemento tendo características específicas. Fire faz dano alto mas custa mais MP e te dá bonus de fogo pra fazer fire damage ainda mais alto, Ice faz dano baixo mas recupera MP e dá bonus de gelo para recuperar ainda mais, Lightning faz dano repetido durante um tempo. Fire e Ice se anulam, então até agora o segredo tem sido torrar o mp com Fire no bicho, aí usar uma skill que inverte o bonus e finalizar com Ice, que já me deixa com MP full pro próximo bicho. Bem tranquilo de solar até então.

Meu char:

http://na.finalfantasyxiv.com/lodestone/character/8003729/

O enredo principal tá me gerando um hype muito bom, com diversas cutscenes e tals. A abertura do jogo eu achei fenomenal, passando todo aquele feeling de Final Fantasy.

http://www.youtube.com/watch?v=h542YbZuwkQ

Gamersnake

Enquanto isso, GW2 tá com promoção de 50% de desconto (até domingo).

King

O Rid tenta me convencer a pegar GW2 faz uns 2 anos, mas sempre ignoro ele. :mrgreen:

King

Bom, to com mais de 70 horas de jogo e acabei de virar Black Mage (precisa de nível 30 em Thaumaturge e 15 em Archer), e também já tenho o meu chocobo. Estou meio que no mid game, imagino.

O que posso dizer até o momento é que o jogo tem superado bem minhas expectativas. Eu tinha medo de ser meramente mais um MMO genérico, mas posso seguramente dizer que tem mais Final Fantasy nesse jogo que no Final Fantasy XIII e XIII-2.

O enredo principal tem um pouco de encheção de linguiça, mas tem me prendido bastante. A trama se passa sobre a reestruturação de Eorzea (é o nome da região do planeta Hydaelyn que não foi destruida) 5 anos após a catástrofe que o Bahamut fez (ver vídeo posts atrás). Você é escolhido pelos deuses para mudar o rumo do planeta, e com isso acabar com os planos do Garlean Empire, que obviamente querem dominar o mundo. Achei o Garlean Empire fantástico. Eles tem acesso a tecnologia, e usam Magiteks em combate. Achei a arte deles fenomenal.

A história se altera em função das suas características e suas escolhas, mas no final acaba sempre seguindo um mesmo rumo. Você sempre começa como um zé ninguém e aos poucos vai ganhando a confiança dos npcs, se tornando famoso, até ser convidado a ingressar numa Grand Company, que é uma espécie de exército. Cada uma das 3 nações tem sua própria Grand Company e vc tem que escolher uma para se filiar. Nisso você vai se aventurando por diversas dungeons e enfrentando os Primals, que são as summons. Até o momento eu só venci o Ifrit, mas sei que em breve devo enfrentar o Garuda e o Leviathan. Amanhã parece que vão implementar o Ramuh, que está no enredo mas não era enfrentável até o momento.

Além do enredo principal, para cada classe existe um enredo paralelo e que também traz cutscenes. Infelizmente essas não são dubladas, mas ainda assim são bem legais. Eu fiz a história inteira de Thaumaturge e curti bastante. De Archer eu achei mais ou menos, mas confesso que fato de usarem aqueles elfos feiosos no enredo influenciou.

Das raças, a grande maioria das pessoas joga ou de Hyur (humano), ou de Miqo'te (meio gato) ou de Lalafell (os pequeninos). Os lalas são a coisa mais fofa do jogo, parecendo criancinhas fazendo coisas de adulto. lol Fora essas, tem os Elezen (elfos gigantes com cabeça pequena) e os Roegadyn (grandes e peludos). É meio que unânime que essas duas raças são feias demais e pouca gente joga com eles.

Os jobs são como que uma especialização, e são obtidos ao evoluir 2 classes, sendo uma delas nível 30 e outra 15. Achei meio bizarro pedirem Archer pro job de Black Mage, mas... ok. lol Os jobs, assim como as classes, são definidos pelos equipamentos que você está usando. O job é um cristal que você equipa, a classe é o tipo de arma que vc equipa. Quando você troca de classe, seus equips são removidos e seus atributos e nível são resetados. Você pode criar uma pré-definição de equipamentos, então quando vc troca de classe já fica com tudo equipado certinho para aquela classe. Um detalhe é que algumas skills são compartilhadas entre classes. Por exemplo, se vc fizer um Conjurer e pegar Cure, e depois trocar para Thaumaturge, você ainda vai ter acesso a Cure, mas provavelmente não vai ser uma cura tão efetiva quanto a de Conjurer pq seus atributos estarão focados em Int invés de Mind.

Chocobo vc obtém o seu no decorrer do enredo principal. Você inclusive batiza ele. Ele vai te servir de montaria e em níveis mais altos ele pode entrar no seu grupo pra te ajudar nas batalhas, sendo que você treina ele para qual classe ele vai aprender. Parece que os de ataque são a preferência do povo, mas podem ser tankers, healers, etc.

Do gameplay em si, o jogo está bem legal. O lag influencia um pouco as vezes, como quando o bicho vai usar uma skill que acerta em área e você tem que sair correndo daquela área pra não levar damage (morri muito antes de vencer um Malboro que eu precisava solar, e que sempre me acertava o maldito Bad Breath), mas de forma geral dá pra jogar de boa. O jogo tem um sistema muito complexo, mas foi bem projetado tanto para jogar no teclado quanto no joystick (foi o primeiro MMORPG que eu joguei no joystick).

O sistema de quests é o básico de todo mmo. Já o sistema de duties tem diversas divisões, e sempre é instanciado com grupos de 4 ou 8 pessoas, com posições pré-definidas (1 Tanker, 1 Healer e 2 DPS). O próprio jogo reúne pessoas para essas posições, a menos que você esteja num grupo que já tenha todas.

A divisão das duties é a seguinte: Dungeons (que tem sempre uma historinha, um boss e onde vc pega equips bons), Guildhests (onde vc mata bichos e faz exp) e Trials (onde vc enfrenta summons). Ainda temos o sistema de Duty Roulette, onde você é encaminhado para duties aleatórias, que alguém está precisando de ajuda para fazer. Esse sistema ajuda a nunca faltar player para os novatos fazerem suas duties. O sistema de duties é independente do servidor, então você pode cair na party com pessoas de qualquer server no mesmo datacenter que você. Ao final da duty vc pode votar no player que jogou melhor e isso vai acumular pontos de recomendação para ele. Quanto mais pontos você acumula, mais as pessoas gostam de te chamar pra ir pras duties (obs: não dá pra pontuar amigos/membros do seu grupo que não tenham sido pareados pelo próprio jogo para a duty).

Ah sim, um detalhe é que quando você está fazendo duty você ganha acesso ao Limit Break do seu personagem. São de 1 a 3 barras de Limit compartilhadas entre todos os membros do grupo. Cada classe tem seus próprios limits, variando o que é feito em função de quantas barras de limit estiverem cheias. Normalmente nos limits são usados poderes famosinhos em FF's, como Meteor, Final Heaven, Healing Wind, etc.

Acho que isso dá pra dar uma ideia geral dos aspectos básicos do jogo.