Phantasy Star Generation: 1 & 2 (PS2)

Started by Strife, Feb 01, 2017, 21:42:08

Previous topic - Next topic

0 Members and 3 Guests are viewing this topic.

Strife


Nos anos do PS2, a Sega lançou sua coletânea Sega Ages, trazendo remakes e remasters de clássicos da sua longa biblioteca de jogos. Infelizmente, nenhuma dessas versões foram lançadas no ocidente. Na maioria dos casos não chega a ser um grande problema, dada a natureza arcade da maioria dos jogos escolhidos (o primeiro Panzer Dragoon por exemplo, que ficou ótimo no PS2), mas a coletânea também inclui Phantasy Star Generation: 1 e Phantasy Star Generation: 2, remakes de Phantasy Star I e II (aparentemente a Sega não sentiu a necessidade de fazer o mesmo com o infame PSIII), tornando os jogos muito mais acessíveis do que suas versões originais. E, graças a patches de tradução de fãs, hoje é possível jogar essas novas versões de clássicos da Sega.

As batalhas do primeiro agora adotam a visão por trás dos personagens, e é possível atacar diferentes grupos de inimigos. As dungeons continuam em primeira pessoa, mas tanto dentro quanto fora delas a velocidade dos personagens foi aumentada consideravelmente. Também existe o novo item Atlas, que permite o jogador ver o mapa da dungeon durante 100 passos. O inventário foi reformulado, sendo muito mais fácil usar e organizar itens. Os novos gráficos 2D agora possuem um estilo mais próximo ao que vemos a partir de Phantasy Star Online, e são muito bons, especialmente as novas animações de batalhas. Mais diálogos e eventos ajudam a desenvolver melhor a história e os personagens, no geral tornando o arcaico Phantasy Star muito mais palatável mas sem perder o estilo old-school.

Phantasy Star II recebeu melhorias semelhantes, com algumas adições no sistema de batalhas como três níveis de ataques diferentes e golpes especiais de cada personagem. Agora é possível escolher entre o fundo de batalha original (aquele grid azul) e fundos mais tradicionais que refletem o cenário que está sendo explorado. Além disso, tiveram a brilhante ideia de poder desligar aqueles canos horrorosos que poluíam as dungeons do jogo; isso, aliado com a velocidade mais semelhante a PSIV tornou o jogo muito mais agradável de jogar. Achei também muito mais difícil que seu antecessor, necessitando tanto de grind quanto de estratégia. Porém, mesmo achando um jogo superior ao primeiro, achei que ficou cansativo no final, mesmo com a duração sendo semelhante, especialmente porque as duas últimas quests envolvem a exploração de OITO dungeons diferentes atrás de McGuffins que avançam o enredo.

Pela natureza antiga de ambos os jogos, fica difícil recomendar para todos, mas fãs do gênero e, especialmente, aqueles como eu, que sempre quis conhecer os primeiros jogos da série mas achava difícil de digerir características rústicas ou ultrapassadas demais, esses remakes que deixaram os jogos mais próximos do excelente PSIV são um prato cheio.


Phantasy Star Generation: 1

Phantasy Star Generation: 2

Baha

Eu pretendo jogar isso aí ainda.

E se você acha que o remake de PS2 fica cansativo e grindesco, você não tem ideia de como era no original!

As dungeons foram modificadas no PS2 ou continuam incrivelmente labirínticas ainda?

E qualquer decisão que se baseie em seguir os passos de PS4 pra melhorar algum PS é sempre bem vinda.

Strife

Como não joguei o II original pra valer, não saberia dizer sobre as dungeons. Tem algumas bem enjoadas mesmo, principalmente no planeta Dezoris, mas senti mais dificuldade com os inimigos do que com a exploração.

Quando for jogar, no site www.pscave.com tem as duas ISOs já com os patches aplicados.