E então... HEVC passou a atender?!!!

Started by feles, Oct 17, 2017, 14:42:11

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

feles

Nos últimos dias ando vendo uma quantidade maior de filmes x265 sendo lançados, em particular com detalhes de "10bit" e acho que a maioria (ou todos) de PSARips.
Resolvi agora comprar 2:

War for the Planet of the Apes 2017 1080p 10bit BluRay 8CH x265 HEVC-PSA.mkv (2.2G)
x
War.For.The.Planet.Of.The.Apes.2017.1080p.BluRay.x264.DTS-HD.MA.7.1-FGT.mkv (14.8G)

caralho
2G contra 14G

Teste cego: Correndo em tela cheia, 2 monitores 1080p (um hdmi e um dvi), vlc em ambos.... tentei eu e 2 colegas, apenas um teve a coragem de chutar "esse é melhor qualidade"... e apontou para o x265

mas...
caralho
2G contra 14G!!!

Não tem como comparar os videos aqui (fotos tem... abaixo)... mas alguém já fez ou consegue fazer essa comparação?
Estou impressionado demais com a qualidade que está conseguindo agora esse formato.. será que ele está pronto para simplesmente virar o padrão em 1080p, ou tem artefatos na imagem que eu simplesmente não consigo ver/perceber?

PS: sim, sei que ele EH o padrão em 4K... mas nisso temos outros motivos técnicos, basicamente x264 não foi feito para tanta resolução.
Meu interesse é focado em 1080p mesmo pois 10G a menos cada filme que tenho é bem interessante....
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

King

Bom, depende da taxa de compressão usada tb, feles. Já vi filmes 1080p x264 que tinha 40gb e filmes que tinha 2GB. E na prática pouca gente percebe diferença, a menos que ocorra artefato.

Mas HEVC tá aí pra ficar mesmo. A questão é só termos mais hardware com decodificação nativa. Meu Raspberry Pi chora toda vez que eu baixo algo que não é x264 8 bits. :(

Seifer Almasy

Perai, tu compra filme ripado? não entendi direito.

feles

Mas o probelma é mesmo essa taxa de compressão.

O fato fica que o butrate do HEVC está em 2.001Kbps (+ som dolby) e o x264 é de 12.9M (+ som DTS)
A diferença é grande demais.
A diferença entre esses codecs está me parecendo que é a mesma que foi quando saimos todos de xvid.

Não compro. Baixo e comparo, e estou considerando migrar minha biblioteca (baixando uns 30 titulos assim para melhores comparação nesse exato momento)

ps: x264 10 bits li que eh frescura e não tem grandes vantagens real e se fossem para esse ponto justamente quebra compatibilidade, e já que quebramos ela então é melhor ir para x265 10 bits que traz mais vantagen.

Seifer Almasy

QuoteResolvi agora comprar 2:

Foi tu que escreveu errado e eu não entendi na hora que era COMPARAR e não COMPRAR

Não tava cheio de vídeo com compactação alta naquele site de filmes (que esqueci o nome pra variar) sei que era filmes de 1 ou 2gb completos e de qualidade boa a excelente até.

Esse codec ai não ta com bitrate meio baixo não pra ser igual o x264? tipo quase 2M contra 12,9M?

E outra, se tu não tiver um equipamento Dolby ou uma TV que suporte Depth de 10bit, nem precisa ter filmes nesse formato, não vai aproveitar nada.

Deixa chegar o HDR que tu vai ver o tamanho pra onde vai

feles

Quote from: Seifer Almasy on Oct 18, 2017, 16:11:05
Esse codec ai não ta com bitrate meio baixo não pra ser igual o x264? tipo quase 2M contra 12,9M?

Mas justamente esse é o meu ponto!!

E outra, se tu não tiver um equipamento Dolby ou uma TV que suporte Depth de 10bit, nem precisa ter filmes nesse formato, não vai aproveitar nada.

Não é bem assim. Etamos falando de encoding e... essew cara tenta explicar melhor: comparação de 8bit e 10bit, perceptivel  no teu monitor mesmo.

http://archimago.blogspot.com.br/2016/12/quick-compare-avc-vs-hevc-8-bit-vs-10.html
What I find interesting is the difference in this example between 8-bit and 10-bit encoding despite the source being an 8-bit video. Although image quality loss is evident, it just seems that 10-bit encoding resulted in a less objectionable image for both AVC and HEVC. All without increasing file size / bitrate of the video file.

Deixa chegar o HDR que tu vai ver o tamanho pra onde vai

OK. Chegou.
4K HDR (x265) tem filmes que variam em baixo uns 30G, e no alto pouco mais de 50G

O problema nisso é as merdas:
4K é placebo
HDR é fantástico
Mas TV assim é super ultra estupidamente cara.

Seifer Almasy

Quote from: feles on Oct 18, 2017, 17:50:50
Quote from: Seifer Almasy on Oct 18, 2017, 16:11:05Esse codec ai não ta com bitrate meio baixo não pra ser igual o x264? tipo quase 2M contra 12,9M?
Mas justamente esse é o meu ponto!!
Quote from: Seifer Almasy on Oct 18, 2017, 16:11:05E outra, se tu não tiver um equipamento Dolby ou uma TV que suporte Depth de 10bit, nem precisa ter filmes nesse formato, não vai aproveitar nada.
Não é bem assim. Etamos falando de encoding e... essew cara tenta explicar melhor: comparação de 8bit e 10bit, perceptivel no teu monitor mesmo. http://archimago.blogspot.com.br/2016/12/quick-compare-avc-vs-hevc-8-bit-vs-10.html What I find interesting is the difference in this example between 8-bit and 10-bit encoding despite the source being an 8-bit video. Although image quality loss is evident, it just seems that 10-bit encoding resulted in a less objectionable image for both AVC and HEVC. All without increasing file size / bitrate of the video file.
Quote from: Seifer Almasy on Oct 18, 2017, 16:11:05Deixa chegar o HDR que tu vai ver o tamanho pra onde vai
OK. Chegou. 4K HDR (x265) tem filmes que variam em baixo uns 30G, e no alto pouco mais de 50G O problema nisso é as merdas: 4K é placebo HDR é fantástico Mas TV assim é super ultra estupidamente cara.

Cara, placebo, placebo não é... o problema é que conteúdo em 4k tu vai ver diferença numa TV acima de 55 polegadas pra cima, abaixo disso vai ser difícil.

Mesmo assim tu percebe uma melhora da imagem em 4k mesmo em 1080p, é pequena mas ela existe, dizer que é placebo é exagero no meu ponto de vista.

Sobre o bitrate, ainda acho muito baixo pra manter a mesma qualidade, mas depois que meteram uma música de 50mb em 2mb com quase a mesma qualidade, não falo mais nada... cada vez que sai um codec de vídeo novo os caras se superam e a perda de informação é menor, mas ela existe.

feles

Mas o ponto de ser ou nao placebo... ok sim, compreendo que olhando vai se notar diferença.

Mas primeiro problema: as TVs em 90%+ ficam simplesmente em uma parede com alguem na frente e deu, nada mais foi feito. A pessoa que vai ver nisso tem tudo conta ela, TUDO. Basta arrumar a sala e qualquer TV ficaria melhor, porém ela tem 4K pq é o melhor que existe e fom. Essa pessoa não conseguiria perceber melhora na resolução... mas talvez perceba quando ficar prestando atenção, nos testes.

Outro: tv size calculator. Mesmo em uma sala decente e feita para isso olha o quão grudado na tela tem de estar para ver as infomações adicionais. Mesmo em 60' - tenho uma nesse tamanho, mas devido a audacia de ficar quase 3 metros de distancia da tela, tecnicamente para min 4k não ajuda nada.

Outro: e na pratica? Enquanto que eh tri ver uma imagem com o máximo de tudo... se pegar esse mesmo conteudo de 4k e baixar para 1080p vai realmente atrapalhar a experiencia? O que vejo é que vejo algumas coisas perdidas em 720p e enquanto que muitas vezes noto "a imagem podia ser melhor" basta 1 ou 2 minutos para estar envolvido com o que está na TV e som e eu realmente não noto mais a qualidade baixa, isso não importa. Pois não estamos falando de "tudo em blocos" na tela, um 720p na 60' em 3 metros é bom o bastante e a falta de qualidade não chega a ser chata - na real ela é imperceptível para min pois estamos vendo um conteúdo, e não um quadro. Estendo a mesma logica para 1080p/4K,
Diferente claro quando a diferença é enorme. DVD é um LIXO 100% do tempo e distrai bastante isso, mas  se deve tanto pelo mpeg2, como pelo 480p, como pelas cores que são menores.

O que me traz no ponto final: HDR eu queria :/

Baha

Filmes não se beneficiam tanto em 4K na maioria das vezes por causa de toda a pós-produção e os filtros que costumam borrar e principalmente granular a imagem. Sem contar compressão também. Tem muito conteúdo, como vídeos de outra natureza e principalmente games, que se beneficiam muito (ligado a um bom PC e/ou à nova leva de consoles da guerra tecnológica).

E HDR sim é placebo, ao menos por enquanto. Ninguém sabe masterizar direito o conteúdo ainda e a disponibilidade de conteúdo em si é limitadíssima. Você vai se impressionar com um ou dois vídeos de mostruário e só. Conteúdo de verdade ou vai ser masterizado de uma forma sutil que não tira total proveito do espaço de cores e dos "super highlights meo deos olha esse clarão realista", ou vai ser masterizado de uma forma zoada que torna alguns aspectos desconfortáveis (sério, a luminosidade de certas cenas em marco polo literalmente fez meus olhos doerem. Outros videos tinham tons bizarros para pele e outros elementos, independente do modo de imagem e ajustes finos que eu fizesse), ou usa um padrão de HDR que sua TV não-ultra-high-end não é compatível (já que padrões concorrentes são criados toda hora, cada um "melhorando" o funcionamento do seu jeito), e você vai ver em SDR mesmo. Vai levar uns anos até isso estar maduro e valer a pena.

Seifer Almasy

E sem falar que não existe TV True HDR certificada a venda ainda, pelo que andei pesquisando, mas mesmo essas que já aceitam HDR tem uns resultados bem impressionantes, as cores mais vivas, o preto realmente preto, os tons de cinza etc.

Poucos aparelhos suportam HDR também, em videogame o Xbox One S e o X agora suportam até 12bit de HDR, o Xbox One Vanilla também suporta, mas não tem uso porque parece que ficou pra uso futuro mas não vão implementar por conta do Xbox One S.

Televisores True HDR (certificados) custam uma nota.

Baha

Quoteo preto realmente preto

Isso não tem a ver com HDR. Apesar de que o HDR potencialmente ajuda conseguir manter um nível melhor de detalhamento perceptível em áreas escuras PRÓXIMAS do preto.

feles

Alguem por favor tenta baixar e confirma se estou cego.

Arrival.2016.1080p.BluRay.x264.DTS-HD.MA.7.1-FGT 11.4G
x
Arrival.2016.1080p.10bit.BluRay.8CH.x265.HEVC-PSA 1.1G

dados tecnicos:

Sincronizei os playbacks e deixando, agora, ambos em tela cheia no meu note (tela 15.6 1080p). Foram 30 minutos ateh aqui de constantes alt+tab, peganco cenas claras e escuras e movimentos. Tento as vezes pegar um quadrante pequeno da cena e ficar olhando ele quanto troco...
Durante as mudanças quando acho "aqui, olha, tem artefato! É o de 1G!" acabo descobrindo que erro 50% das vezes.
Simplesmente a imagem não muda de um para outro!

Quero testar com mais calma mas suspeto que em fonte analogica (com aquele granulado de filem antigo) tem diferença.
Em fontes de filmagem digital o que vejo eh simplesmente impressionante, beira o impossivel, mas em desacordo a tudo que leio não vejo diferença alguma mesmo colando a tela na cara!

PS: sim não percebo e com um arquivo 10% menor vou mirar agora esses rips da psa 10 bit. Para min atende bem demais mesmo.
O  que fico atucanado pensando é se envelheci e minha visão não é mais a mesma.

PPS: audio aac é diferente de DTS MA obvio. Mas nesse ponto culpo meu som (um Onkyo sr606) e/ou as caixas (conjunto barato da infinity nos frontais e energy surround). O DTS MA é obviamente muito mais alto, e em primeira instância CRUZES ESSE SOM EH MUITO MELHOR, mas quando ajusto o volume para compensar esse ganho artificial que a DTS sempre amou novamente não noto diferença real.

Gynoug

Eu já havia baixado para comparar antes dois filmes (Despicable Me 3 e o Spiderman Homecoming). Sim, fiquei maravilhado com a possibilidade de economizar em espaço de armazenamento. Ainda estou baixando outros para comparar, mas nos dois filmes que citei eu achei que a imagem não é tão nítida quanto em x264.

Sim, os artefatos em certos aspectos da imagem são bem menores. Quanto ao 10bit, li e não sei se é placebo, mas parece que as cores em aspectos em zonas da imagem onde há um 'degrade' parecem ficar melhores.

Além de mais testes, meu salto para o x265 ainda depende de dois pontos: o desktop para ver filmes na TV me parece não rodar tão suavimente com fluidez (talvez alguma configuração, não sei ainda); e meus videos são transferidos para a família, assim eu acho que preciso ver se algum destes dispositivos tv-box android da vida funcionaria ok para x265 em HD externo.

feles

Em desk consigo em um core2quad com uma radeon 6450.
O proc fica no limite a quase 100% mas corre, nao tranca em 1080p e flui normal, isso no kodi normal.

Sei que existe um kodi alternativo que usa directx ou algo assim para melhor performance caso necessário.

Mas o probelma é mesmo compatibilidade. Nada toca bem um video desses, apenas PC :/

Gynoug

O PC da TV é um i3 da primeira geração com uma GT710. Pelo uso da CPU vi que não é, imagino que seja outra coisa... mas não é fluído, apesar das estatísticas na tela dizerem que está ok.

O que me deixa intrigado é que parece que todo mundo que usa estes boxtv de android com x265 diz rodar tudo lindo e fluído. Mas quando vejo reviews destes aparelhos no youtube, eu vejo as coisas engasgando. Ia comprar um de raiva para testar.