Catálogo de RPGs do PlayStation

Started by Strife, Jul 16, 2018, 10:46:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Strife

Mais de 20 anos após jogar o primeiro RPG no PS1, acho que finalmente finalizei todo o seu catálogo do gênero. Bom, "todo" talvez não seja o termo adequado, visto que restaram, obviamente, aqueles jogos que eu não gostei e não me forçaria a jogar. De qualquer maneira, para relembrar a fantástica biblioteca do console, resolvi criar este tópico listando tudo que encontrei de RPG para o sistema lançado oficialmente em inglês (seja nos EUA ou Europa), ou aqueles que contam com traduções de fãs. Caso alguém saiba de algum RPG que não se encontra aqui, pode mencionar para ser incluído. Vamos lá.

* Versão traduzida por fãs, superior à versão PSP que tentaram dar uma interface no estilo Persona 3 que definitivamente não combina com o jogo

* Tales of Eternia

* Versão traduzida por fãs

* O primeiro é RPG/Estratégia puro, as continuações possuem elementos de RPGs tradicionais, mas dada a natureza dos sistemas de batalhas, decidi listar aqui

Jogos que terminei na época, mas não recomendaria a ninguém

Casos especiais de jogos que possuem versões superiores em outras plataformas

Revelations: Persona possui uma localização completamente zoada no PS1, com "adaptações" para deixar o jogo menos japonês e diversos cortes. O remake para PSP é superior em todos os aspectos, sendo a versão recomendada. Dragon Quest VII, ainda lançado como "Dragon Warrior" na época, não é lá muito bom na sua versão original, lição aprendida pela Square Enix no remake de 3DS, e Tactics Ogre recebeu uma versão cheia de novidades para PSP.

Já os ports de Final Fantasy VI e Chrono Trigger são especialmente ruins, com bugs e loadings inexistentes nos originais. Final Fantasy IV e V merecem menção por serem as primeiras versões em inglês dos originais lançadas oficialmente (essa não é a versão "Easy Type" de FFIV lançada no Snes), mas ainda assim não são as melhores opções (a tradução de FFV é péssima, perdendo para a tradução dos fãs do original, e FFIV possui um remake 3D excelente além da versão Complete para PSP). As versões de Final Fantasy I e II são muito boas, mas também já foram superadas com as Anniversary Editions de PSP (apesar que nada pode fazer FFII ficar bom a menos que seja refeito do zero com tudo diferente).

O resto, ou jogos que tentei e não gostei ou simplesmente não são para mim

Billy Lee Black

Megaman Legends 1 e 2 são RPGs, não?

Tem o Samurai Shodown RPG que também que é muito bom. Mas não tem tradução, infelizmente.

Dos jogos que você não gostou, eu curti o Thousand Arms e o Alundra 2 (obviamente o 1 é melhor, mas esse é bacana tb).

Strife

Tentei muito gostar de Alundra 2, mas não deu, não aturei os controles e a câmera dele. E Thousand Arms é um dos piores RPGs que joguei na vida, seu gosto é praticamente a antítese do meu mesmo :lol:

Mas valeu por lembrar dos Megaman Legends, esqueci completamente. Adicionados.

Samurai Spirits RPG infelizmente não tem patch mesmo, por isso não listei, ao contrário do Persona 2: Innocent Sin. Outro que falta um patch completo é o Front Mission 2.

Baha

Thousand arms é um diamante bruto, manolos. (Bem bruto)

Strife

Tão bruto que corta a mão se encostar nele :billy:

Billy Lee Black

Quote from: Strife on Jul 16, 2018, 11:46:59seu gosto é praticamente a antítese do meu mesmo :lol: 

Hahahaha, nem tanto, velho.

Concordo com quase toda sua lista de melhores jogos, só com algumas exceções. Não curti Persona 2, Valkyrie Profile (nem mesmo o 2) e nem o Tales of Destiny 1 (o 2 eu adoro).

King

Tirando sua aversão a Thousand Arms, acho que tá bem boa sua lista.

Red XIII

Nossa... lembrei de Parasite Eve agora... quando joguei era tudo japones.. nunca joguei o PE em ingles, somente o PE2 anos depois.  :o

Tai um jogo que eu podia relembrar no emulador.  :smartass:  :smartass:

Mas boa lista.. lembrei de vários que joguei tmb ainda no PS1 e na velha 29 polegadas la de casa hahaha
Seifer sUx

Strife

Uma das coisas boas de fazer/ver esse tipo de tópico é relembrar mesmo, tb tinha uma CRT de 29 polegadas trambolho que nem caberia nas minhas coisas hj mas na época era a coisa mais importante do meu quarto :D

Baixe logo PE1 :ranting:

E Billy, pena que não tenha gostado de Valkyrie Profile, o primeiro até entendo que tenha muita coisa que possa desagradar vários jogadores, mas sou fã demais do 2, sou um dos poucos que considera ele melhor que o 1.

Billy Lee Black

Eu não consegui gostar do esquema plataforma misturado com RPG e também não gostei da história e do combate.

Mas aproveitando o tópico, eu tenho uma blasfêmia pra corrigir: nunca joguei Final Fantasy Tactics. Infelizmente, vi que ele não tem versão pra PC. Tem pro celular, mas detesto jogar em portátil.

Qual versão dele que devo jogar? A de PSX em emulador é o suficiente?

Baha

Acho que a de PSP em emulador é a melhor atualmente?

E dessa lista, tem alguns que ainda vou jogar, principalmente na parte de action rpgs

Strife

Sim, a versão PSP é a melhor. Imagino que a versão de celular seja a mesma (War of the Lions). Esse tipo de jogo não me importo em celular, RPGs por turno e RPG/Estratégia encaixam bem em touch screen, sempre tenho emuladores no meu cel para jogar quando estou na rua e tenho que esperar algo, ou quando viajo, ou de vez em quando na cama antes de dormir, já zerei alguns jogos assim, de pouco em pouco.

Inclusive a versão PSP do FFT eu zerei no cel.

E sistema de batalhas de VP2 é excelente, tá louco :lol:

Quais RPG/Ação ainda lhe faltam, Baha?

Baha

Mesmo em jogos que funcionam bem no touch, eu não gosto de jogar em celular por causa do tamanho da tela e da posição. Prefiro jogar qualquer coisa numa tela grande, sentado na poltrona, com controle ou kbm. Só jogo em celular quando não há outra opção viável.

Aliás, por causa disso eu não gosto de portáteis de maneira geral. O primeiro que eu tive é meu atual 3ds, pois não tem emulação decente dele, e ainda nem encostei nele.

Billy Lee Black

O emulador de PSP funciona de boas?

To pensando se arrisco a versão de celular. Meu problema é que eu não consigo ficar muito tempo jogando no celular, eu fico tonto com a tela pequena. Sempre foi assim, desde o Gameboy.

Baha

Eu joguei o remake de Megaman X e um pouquinho de ys 7 no ppsspp e a emulação foi perfeita. Eu sei que ffiv de PSP tem problemas pra rodar.