Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D

Started by Strife, Sep 27, 2018, 09:20:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 2 Guests are viewing this topic.

Strife

Dust eu joguei bastante até Billy, não gostei mesmo e nem vou mais perder tempo com ele. Já o Guacamelee... ainda tô em cima do muro. Mas só pego se sair uma promoção muito boa.

Mais alguns:

Abyss Odyssey
Status: lançado

Produção chilena em que você controla três personagens diferentes, descrito como uma mistura de um sistema de batalhas complexo com fases procedurais.

Anew: The Distant Light
Status: a sair

Na Steam está classificado como ação, aventura e open-world, com combate e puzzles. Os vídeos mostram ótimos gráficos e jogabilidade frenética. Muito promissor.

Aquaria

Metroidvania aquático bem elogiado. Só a premissa é o suficiente para eu dar uma testada.

Assault Suit Leynos (2016)

Comprei recentemente este remake do jogo de Mega-Drive numa promoção da Steam, e uma rápida testada me agradou. Os controles são melhores que outros como Assault Suits Valken (Cybernator) ou Metal Warriors, assim como o level design. Talvez esse eu consiga terminar.

Blasphemous

Ainda está em estágios iniciais de produção e pouco se sabe desse jogo, mas a arte 2D é excelente. Anunciado para todos os consoles atuais e PC.

Broforce

Me decepcionei um pouco com esse, inicialmente o ótimo estilo visual, o clima de humor que mistura The Expendables com Team America é muito legal ("This is place is called Cambodia, but after we leave, it will be CamBROdia!"), trocar de personagens baseados nos vários heróis de filmes de ação (Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone, Chuck Norris, Wesley Snipes, Will Smith, McGyver, Bruce Willis, Keanu Reeves, Mr. T, Clint Eastwood e a lista vai) todos com armas diferentes é interessante, mas após vários níveis, começa a ficar bem repetitivo.

Bunny must Die! Chelsea and the 7 Devils

Action platformer over the top com bastante humor, outro que descobri nos vídeos do Metal Jesus. Carismático, foi pra lista.

Bushiden

Jogo para fãs de Ninja Gaiden e Shinobi chorarem de felicidade. Está no Kickmaster e visualmente parece primoroso.

Celeste

Plataforma 2D brasileiro focado em puzzles, parece muito bom.

Chariot

Mais uma plataforma focado em puzzles e leis da física, em que o jogador deve fazer uma jornada carregando os restos mortais de um rei. Interessante, foi pra lista.

Chronicles of Teddy: Harmony of Exidus

Mais um plataforma 2D que achei fuçando na Steam e que parece bom, e sempre fico espantado como uma plataforma que detém quase o monopólio de vendas digitais possui um sistema de busca tão ruim. Deve ter um monte de jogos bons enterrados ali que não consigo encontrar.

Cryep

Os desenvolvedores chamam de Contra com elementos Roguelike. Sempre tenho cuidado com jogos assim, mas o visual é interessante.

Cuphead

Me decepcionei bastante com esse. Sim, visualmente é impecável, no estilo de desenhos antigos, mas a jogabilidade simplesmente não acompanha. Várias situações em que é impossível evitar dano, ataques pouco ou nunca telegrafados, e o fato de que é praticamente só chefes com um ou outro estágio curto de run & gun. Larguei no terceiro mundo.

Dad Quest

Esse me conquistou só pela tagline: "Crie seu filho para ser a arma que ele nasceu para ser!".

DuckTales: Remastered

Não gosto do DuckTales original, mas estou aberto a dar uma chance para o remaster. Porém, essa desgraça nunca abaixa de preço.

Escape from Tethys

Gostei muito do que vi desse, lembra bastante Super Metroid como muitos dessa lista, e está muito barato, deve ser um dos próximos que vou pegar.

Environmental Station Alpha

Jogo bastante inspirado em Metroid, com gráficos pendendo para 8-bit mas jogabilidade que parece ser mais semelhante a Super Metroid mesmo, quero experimentar. Uma continuação está em produção.

Fez

Também um clássico do início da cena indie, e igualmente infame pelo meltdown que seu criador teve ao ponto de abandonar a continuação e a indústria como um todo. Eu, simplesmente, joguei e não gostei.

Forgotten Anne

Desconhecia totalmente esse jogo (e é distribuído pela Square Enix), visualmente é lindo demais, com gráficos pintados à mão mas com uma clima que por alguma razão me lembrou Rain de PS3.

The King's Bird

Achei este muito interessante, segundo a descrição da Steam, um jogo de plataforma focado em correr, pular e voar, com mecânicas apropriadas de perda e ganho de momentum. Imagino um parkour em 2D, e gostei da ideia.

La-Mulana 1 & 2
Status: lançados

O primeiro La-Mulana eu testei, mas confesso que a dificuldade dele não foi uma daquelas dificuldades que clicou comigo, só me pareceu roubado mesmo. Não sei sobre a continuação.

The Last Night

Aparentemente uma grande produção, com excelentes gráficos e um clima cyberpunk, focado no aspecto cinemático.

Monster Boy and the Cursed Kingdom

Jogo no estilo do remake do Wonder Boy: The Dragon's Trap, inclusive sendo feito em conjunto com o criador da série original.

Muramasa: The Demon Blade

Fui com grandes expectativas para esse jogo, Vanillaware + ambientação japonesa não tem como dar errado né? Pois deu. Achei a jogabilidade péssima e o level design quase inexistente. Para Wii e VITA.

NightSky

Puzzle no estilo visual de Limbo, bastante elogiado, com foque na manipulação do cenário e da física para avançar. Ainda não joguei.

Oddworld: New 'n' Tasty

Remake do sensacional Oddworld: Abe's Oddysee, clássico do PS1 e primeiro jogo dessa série que merecia muito mais. Ele e a continuação são os melhores "plataformas cinemáticos" já feitos, com jogabilidade e mundos muito originais. Uma pena que ainda não fizeram remake do Abe's Exoddus, meu favorito, mas a versão original está disponível na Steam.

Odin Sphere: Leitfhrasir

Versão revisada do clássico do PS2, com muitas mudanças na jogabilidade, voltando mais para ação, pelo menos é o que me dizem. Como fiz 100% no original, ainda não joguei mesmo para dizer, mas qualquer versão desse jogaço vale a pena ser jogada.

Planet Alpha

Visualmente lindo, focado em puzzles em volta da alteração de dia e noite, aparentemente parecido com os dois planos de Soul Reaver, alternando entre os dois para avançar no cenário. Quero. Você é um astronauta abandonado num planeta hostil, e o foco do jogo é sobrevivência e puzzles, me interessei muito.

Spelunky

Testei esse porque achei que seria algo semelhante a SteamWorld Dig, mas não chega nem perto. A jogabilidade não é precisa o suficiente para a dificuldade e o design aleatório dos cenários não ajuda para a exploração.

SteamWorld Heist

Dos mesmos criadores de SteamWorld Dig 1 & 2, desta vez os criadores tentaram a sorte num RPG/Estratégia sidescrolling e acertaram em cheio. A jogabilidade é como Valkyria Chronicles mas em 2D, e com mira manual. As armas são uma grande diferença, possuindo o cuidado do friendly fire ao usar grenade launchers ou optando por armas mais fracas mas que possuem a habilidade de ricochetear balas nas paredes. Excelente.

Touhou Luna Lights
Status: acesso antecipado na Steam

Sinceramente nunca entendi esse lance de jogos "Touhou" (alguém sabe explicar?), nunca vi nada que me interessasse, mas este parece ser um Metroidvania legal.

Gamersnake

Gynoug

PQP, lista foda hein. Vale fazer um PDF depois disto tudo.

Da lista, acho que tenho um terço disto, mas poucos jogados pra valer. Destes, o que posso citar são estes:

Deadlight: terminei e tenho vontade de rejogar, merecia continuações.
Guacamelee!: ainda parado no fim, jogo pra gastar botão de controle.
Trine: terminei e gostei bastante dos puzzles, preciso partir para o 2.

Strife

Só passando para avisar que Guacamelee e Omega Strike (esse ainda não coloquei na lista) estão em promoção na Steam, ambos por 9 reais.

Gamersnake

Terminei Chasm. Cerca de 12h de jogo.

Não sei se recomendo. Por um lado ele é bem feito, jogabilidade totalmente Castlevania SotN, historinha decente e bons gráficos retro. Por outro lado, tem umas arestas que me incomodaram um pouco, principalmente a falta de magias de cura (tem itens, mas muito escassos) e save points. Um bom punhado de vezes eu morri por ter me estendido demais explorando uma área nova e não conseguido voltar a tempo pra salvar. O dano dos inimigos é bem alto, eles dão respawn sempre que você sai da sala, e muitas vezes é difícil ignorá-los e passar sem levar dano.

Strife

Hmm, bom saber dos defeitos, mas pegarei de qualquer jeito uma hora. Os cenários são aleatórios?

Já eu terminei o desconhecido Way of the Red, e curti bastante. É bem rápido e difícil, mas não sem seus defeitos. Alguns inimigos possuem um alcance que parece meio roubado (como os guardas do início), e às vezes o personagem é rápido demais (especialmente no planar) para algumas das sessões mais tensas de plataforma. Não é Metroidvania, sua progressão é linear, apesar que ainda existe um elemento de exploração nas áreas, às vezes dá vontade de escalar até um ponto alto e voar através de vários cenários (e fiz isso várias vezes), mas corre o risco de perder alguns upgrades que ajudam muito, especialmente no início, pois algumas áreas ficam inacessíveis quando se avança. O primeiro upgrade, de jogar a espada como um bumerangue, é o mais essencial, que se pega voando pra direita assim que se consegue a espada. O chefe final é uma apelação nível chefes da SNK dos anos 90, com golpes feitos para explorar todas as fraquezas possíveis, passei raiva até descobrir uma estratégia que funcionou (dica: fiquem na parede da direita, só desçam para atacar quando ele estiver acabando o combo, e só precisarão se preocupar com um golpe dele que fica mais de boa de desviar enquanto está agarrado na parede, com sorte vc até trava ele um pouco para encaixar uns dois ou três combos seus em sequência antes dele se teletransportar). Mas, novamente, gostei, os gráficos não são grande coisa, mas é bem divertido, a trilha sonora é legal e até a historinha é boa.

No howlongtobeat está como 3h pra terminar, e parece que foi por aí mesmo.

Gamersnake

Quote from: Strife on Oct 03, 2018, 14:49:47
Hmm, bom saber dos defeitos, mas pegarei de qualquer jeito uma hora. Os cenários são aleatórios?

Sim, cada jogo tem um mapa diferente, mas respeitando alguns parâmetros constantes. A ordem das habilidades que você vai destravando (escalada, lanterna, salto na parede, pulo duplo, etc) é sempre fixa, e sempre vão estar na mesma "zona" geral do mapa, mas o caminho pra chegar até os baús onde esses itens estão muda. As soluções dos puzzles também variam de jogo pra jogo, mas o método pra descobrir a solução é semelhante. Se você for jogar só uma vez, esse é um fator que não vai influenciar muito. Mas adiciona um pouco de incentivo pra rejogar depois, já que não vai ser tudo igualzinho à primeira vez.

E eu dei uma pesquisadinha a mais aqui e vi que talvez eu mesmo tenha me sabotado um pouco. Eu esqueci de atualizar o jogo antes de começar o save (peguei piratex no Vita), e a versão que eu usei no começo ainda era 0.91. A versão mais atual é 1.03, que eu comecei a usar depois de umas 8h, e pelo que eu vi tem melhorias significativas nesses pontos negativos que eu citei. O drop rate dos inimigos foi melhorado, adicionaram mais itens de cura e uma velhinha que vende pergaminhos de voltar pra cidade... mas, como eu comecei o save sem isso, os malditos pergaminhos nunca apareceram no inventário dela. Teriam facilitado muito minha vida.  :angry:

Gynoug

Eu não vi na lista o Broforce. Outro que comprei e não joguei ainda...   :(

Baha

Tá lá sim. (nos outros incluídos na página 2)

E um dos motivos de eu ter sugerido os nomes como texto é justamente poder tirar essas dúvidas via ctrl+f

Strife

Mais jogos:

20XX possui personagens que são claramente uma paródia de Mega Man, juntamente com o ganho de poderes dos chefes, mas possui elementos Roguelike como fases aleatórias.

Releitura de um clássico de Nes que nunca joguei, A Boy and his Blob é um jogo de plataforma voltado para puzzles, onde o protagonista dá sementes diferentes para seu parceiro a fim de transformá-lo em diferentes formas para poder avançar. Parece interessante.

Visualmente uma cópia descarada de Super Metroid, A Robot Named Fight(!) combina o clássico da Nintendo com elementos Roguelike, incluindo os poderes que se acha.

Action platformer com ótimos gráficos, em A.R.E.S. Extinction Agenda EX o jogador faz uso de várias armas e armaduras diferentes para avançar.

Em Adventures of Pip, o jogador tem o poder de absorver os pixels de seus inimigos para assumir formas diferentes. Fiquei bem interessado.

Aggelos, segundo os criadores, é um RPG/Ação inspirado em Wonder Boy mas com jogabilidade moderna. Gostei dos vídeos que vi.

Segundo o site oficial de Ambrosia, o jogador terá a sua disposição várias armas que poderão ser customizadas com "in-game mods" para criar vários efeitos. Fiquei curioso em como isso funciona, mas ainda está em estágios iniciais de produção, pelo visto.

Blazing Chrome é o novo jogo dos brasileiros da Joymasher. Após se inspirar em clássicos como Castlevania e Ninja Gaiden, agora é a vez de Contra. Se a fase extra de Oniken é qualquer indicação, vem coisa boa por aí.

Outra releitura de um clássico do Mega-Drive, nunca fui muito fã do original, mas ainda tenho interesse por esse remake de Castle of Illusion.

Dandara é mais um jogo brasileiro seguindo os moldes de Metroidvania, o destaque parece ser a grande mobilidade da sua heroína, se movendo rapidamente pelas paredes e tetos das áreas. Continua crescendo o número de produções nacionais dignas de atenção, nunca imaginaria que um dia estaria vários jogos brasileiros, alguns de altíssima de qualidade.

Danger Close(!) é um jogo nos moldes de clássicos run & gun como Contra e Metal Slug, o visual não me atraiu muito mas é bem baratinho, ainda vou conferir.

Faeland é um RPG/Ação com lindos gráficos 2D, muito bem animados. Por enquanto previsto apenas para PC, com versões de consoles dependendo de atingir os goals no Kickstarter.

Geralmente não tenho interesse em jogos com bichinhos antropomorfizados, mas volta e meia tem um que agrada. Furwind está muito bonito e pode ser um destes.

Ghost 1.0 é um novo Metroidvania dos criadores de Unepic. Como adorei este, já está na minha lista.

Giga Wrecker é um jogo de ação 2D com a premissa interessante em que você pode usar detritos e sucatas para criar várias armas diferentes.

Billy Lee Black

O remake do Castle of Illusion eu tenho no PS3 e é excelente! Recomendo.

Gynoug

Quote from: Baha on Oct 03, 2018, 21:35:38
Tá lá sim. (nos outros incluídos na página 2)

E um dos motivos de eu ter sugerido os nomes como texto é justamente poder tirar essas dúvidas via ctrl+f
Opss, foi mal, acho que eu passei batido.

;)

Strife

Com esses, finalizei meu backlog juntamente com as recomendações de vcs, por enquanto:

Cenote é um Metroidvania sci-fi ainda em estágios iniciais de desenvolvimento.

Eldritch Hunter é dos mesmos criadores de The Amber Throne, facilmente um dos melhores RPGs que joguei nos últimos anos, e conta com o mesmo estilo visual que lembra pinturas. Se trata de um twin-stick shooter bem desafiador, é 1 hit-kill mas o respawn é instantâneo e os estágios são curtos, coisa para se fechar em segundos, e os chefes são muito legais. Bem divertido.

Flynn: Son of Crimson é um action platformer que promete combate frenético com troca entre duas dimensões para resolver puzzles como alterar o cenário para avançar. Hmm, Soul Reaver 2D? Afinal, já temos tantos Dark Souls 2D.

Heart Forth, Alicia é um RPG que se diz inspirado pela jogabilidade de Castlevania: Symphony of the Night, os mundos expansivos de Zelda e a história de Xenogears. São credenciais bem altas para se aspirar.

À primeira vista um simples jogo de ação 2D, Icey brinca com o conceito de narrador não confiável, como uma voz onipresente que direciona a heroína para os objetivos do jogo, enquanto o jogador se questiona o porquê de estar fazendo isso.

Jogo mais recente do criador de Noitu Love (ver abaixo), uma pessoa extremamente talentosa a julgar pelos seus projetos. Em Iconoclasts, o jogador explora um vasto mundo enquanto supera desafios de plataforma, puzzles e ajudando as pessoas que encontra.

Ainda em produção, Lost Fortress promete um mundo em que as escolhas determinam não só o desenrolar da história, mas da jogabilidade. Suas escolhas determinam que poderes e qual a ordem dos cenários que vai explorar, e que mesmo tesouros costumam estar escondidos, necessitando conversar com outros personagens e explorar com cuidado para descobrir as dicas.

Max: The Curse of Brotherhood é um jogo de plataforma com ótimos gráficos 3D, com foco no aspecto cinemático e puzzles, me lembrando uma versão modernizada de jogos como Out of this World, sem aquela jogabilidade "dura". Lembro que testei a demo muito tempo atrás, gostei mas acabou ficando esquecido, mas coloquei na lista agora para pegar uma hora.

Lançado recentemente, Mega Man 11 é finalmente um novo Mega Man que me interessou. Mesmo sendo fã de jogos no estilo retro, antigos ou novos, a tentativa de emular o estilo 8-bits literalmente em Mega Man 9 e 10 me afastou completamente, visto que não sou fã da série original. Além de novos gráficos, esse novo traz um esquema de equipamento duplo e foi bem recebido pela crítica.

Mais um jogo brasileiro, Metamorfose S é um Metroidvania com elementos de RPG. Confesso que o visual não me agradou muito, mas pelo preço baratíssimo, não custa experimentar.

Mighty Switch Force: Hyper Drive Edition mistura ação, plataforma e puzzles, feito pelo pessoal talentoso da WayForward. Os gráficos não me agradaram muito, porém. Me passaram aquela sensação de "jogo de flash", embora não goste de usar essa expressão.

Um "Roguelite", o grande diferencial de Noita é que cada pixel é gerado independentemente e obedecendo as leis da física, com foco em magias para que o jogador destrua, derreta, exploda e de forma geral manipule o cenário para avançar. Interessante, e visualmente lindo.

O primeiro Noitu Love and the Army of Grinning Darns está disponível de graça no site do criador. Ele descreve ser um pouco "cru", mas sinceramente, não achei. É um ótimo jogo de ação e plataforma que poderia estar sendo vendido digitalmente por um bom preço. Tudo que precisa é de um perfil no Joy2Key para jogar decentemente no controle (joguem no easy, o jogo em si não é difícil, mas os últimos chefes são de jogar o controle na parede). E, enquanto estiverem visitando o site, não esqueçam de baixar Legend of Princess, uma paródia estética de Zelda com excelentes gráficos e lutas contra chefes muito criativas (o último é um "armored monster with crippling weak spot"). É bem curto, se termina numa sentada só, se o criador fizesse mais umas quatro fases poderia ser vendido como jogo completo facilmente.

Noitu Love 2: Devotion se passa 100 anos após os eventos do primeiro, agora com um sistema de manipulação de tempo. Gostei do antecessor, e certamente estou interessado nesse, mas na descrição dele consta com "inovadora jogabilidade pelo mouse", logo imagino que não deva ser otimizado para controle, então fico com pé atrás. Só pego em promoção.

Omega Strike mistura a ação frenética de Contra e Metal Slug com a exploração de um Metroivania. São três personagens com várias armas e habilidades diferentes para se escolher.

Pharaoh Rebirth+ é mais um jogo de bichinho que parece se destacar do resto, e gosto da ambientação egípcia. Aparentemente um jogo de plataforma 2D tradicional com ótimos gráficos e várias opções de armas.

Plague Huntress parece ótimo. Exploração Metroidvania, gráficos muito bem animados, elementos de RPG como equipamentos, quests e um enredo maduro com intrigas políticas, corrupção e temas religiosos.

Em Raygun Gadabout você possui uma nave para explorar diferentes planetas, onde deverá alternar entre ataques mano-a-mano e à distância, bem como escudos e esquivas para sobreviver.

Song of the Deep é um jogo diferente da Insomniac Games em que você é um garoto que procura por seu pai perdido nos oceanos, com um submarino. Parece ótimo.

Super Catboy me passou as mesmas impressões, sendo este mais rápido e ágil pelos vídeos vi. Feito por dois criadores, ainda está em estado alpha, mas vale a pena ficar de olho.

Super Rad Raygun foi feito visualmente para lembrar um jogo de Game Boy. Se passa numa versão alternativa dos anos 80 em que o jogador luta contra robôs comunistas. As críticas destacam o ótimo humor.

Gosto do visual de Terraria, parece um Final Fantasy sidescrolling, mas as comparações com Minecraft e os elementos Roguelike sempre me impediram de arriscar. Resolvi colocar na lista para experimentar quando tiver uma boa promoção.

Timespinner possui forte ênfase na narrativa e em poderes de manipulação de tempo para explorar um mundo vasto e interconectado. Gostei muito do que vi.

Quando Unepic saiu, não joguei muito porque o suporte a controle era incompleto, mas agora está perfeito. O melhor jeito de descrever esse RPG/Ação é um Diablo 2D, até os sons do menu tem aquele som satisfatório quando você consegue ou equipa algo. Fora a ótima jogabilidade cheia de opções, ainda conta com uma narrativa muito legal, tirando sarro de D&D, jogos e cultura pop em geral.

Visualmente, The Vagrant me lembra muito os jogos da Vanillaware, com gráficos 2D pintados à mão. Trata-se de um RPG/Ação com um sistema de batalhas complexo e várias opções de como evoluir sua personagem.

Venture Kid é uma homenagem aos jogos de ação 8-bits, com nove fases repletas de ação e vários chefes. O visual me lembrou uma mistura de Mega Man, Castlevania e Alex Kidd.

Strife

Não abandonei o tópico chapas, é que ultimamente adicionei tanto jogo desse estilo para minha coleção e wishlist que me deu preguiça de catalogar tudo de uma vez, por enquanto vou atualizando à medida que for jogando alguns jogos 2D. Sério, a Steam colocou tantos jogos em promoções que perdi a conta do que comprei, basicamente falei que se algum jogo estivesse por volta de 10 reais ou menos eu compraria, e mesmo assim me "fudi". Fora tudo que foi pra wishlist. Ridículo, acho que tenho até que dar um tempo para não dar burnout.

Nesse meio tempo, de jogos já incluídos na lista, terminei Azure Striker Gunvolt e Omega Strike. O primeiro gostei mas esperava mais, é um jogo no estilo Megaman com o diferencial que atirar nos inimigos é mais para dar um "tag" neles para então causar dano com seu escudo. Sinceramente curti mais o prequel "8-bits", Mighty Striker Gunvolt.

Já Omega Strike é excelente, pensem numa mistura de Metal Slug, Lost Vikings e Metroidvania. A duração é perfeita, nem curto nem longo demais, a jogabilidade alternando entre três personagens é uma delícia e gostei muito dos gráficos que por alguma razão me lembraram MOTHER 3.

Para agora, juntei vários jogos de uma mesma empresa, Blaze Epic, na verdade um só cara, que pegou uns três templates básicos e criou vários jogos curtos aprimorando a técnica. Joguei todos os jogos dele e foi muito interessante ver a evolução das jogabilidades e dos conceitos, recomendo demais para quem gosta de action/platformers. O melhor de tudo é que são todos baratíssimos, não tem nenhum acima de 5 reais, e agora estão TODOS em promoção na Steam, a maioria custando menos de 2 reais, então se existe alguma hora para dar uma chance, é agora.

O jogo mais recente usando a engine de Ninjahtic, An Imp? A Fiend! Se diferencia dos demais jogos deste universo pela temática de fantasia-horror, como um Castlevania light. A jogabilidade é muito aprimorada, mais rápida e frenética que o normal, e uma exploração aberta num mundo não tão grande. O backtracking não costuma ser um problema pela rapidez com que o personagem se desloca.

Hikimori no Chuunibyou, juntamente com sua continuação direta e Hinedere Beat, podem ser considerados outra trilogia da Blaze Epic. Todos possuem uma ambientação urbana com toques de anime, noir e uma trilha sonora de jazz (certamente influenciados por Samurai Jazz), e uma jogabilidade que fica um meio termo entre os plataformas mais tradicionais de Ninjahtic e o estilo mais cinemático de Jump/Boxer e Way of the Pixelated Fist. Se destacam, ainda, pelo investimento maior em história, com cenas e diálogos, além de uma ótima opção indicando a sua direção quando se pausa.

Por alguma razão o criador abreviou o título do original para HIKIBYOU2, mas segue exatamente a mesma linha do seu antecessor, com mais polimento em todas as áreas. Excelente.

Hinedere Beat é o lançamento mais recente da Blaze Epic, podendo ser considerado a culminação do seu conhecimento acumulado ao longo dos jogos anteriores. Espiritualmente segue a mesma linha de HIKIBYOU 1 e 2, tanto que os considero uma trilogia não-oficial. Se pretende jogar apenas um deles, este é o indicado.

O jeito mais fácil de classificar Jump/Boxer é pegar os Prince of Persia clássicos, com sua precisão de plataformas, e torna-los ágeis, se aproximando de um parkour, como seriam os novos Prince of Persias se fossem em 2D. Some a isso um clima de filme de artes marciais e temos um jogo curto mas muito divertido.

O terceiro jogo da trilogia, Nil-Ninjahtic: Ronin é uma melhoria em todos os aspectos possíveis. Agora a progressão é totalmente linear sem aquela repetição um pouco enjoada do primeiro Ninjahtic, a jogabilidade é muito superior, os chefes são ótimos, o clima tb, a trilha sonora... enfim, outro jogo que, se for experimentar a coleção da empresa, não pode faltar.

Primeiro jogo da Blaze Epic que joguei, Ninjahtic é um jogo de ação e plataforma dividido por telas, com o foco em desafios e puzzles que podem exigir bastante precisão. A progressão é não-linear, mas não se trata de um Metroidvania, visto que não há acúmulo de novas skills, vc já possui tudo que vai ter no jogo de início. É divertido, mas os cenários são bem repetitivos, o que me fez ficar um pouco de saco cheio e perdido nas áreas finais.

Ninjahtic: Mind Tricks melhorou tudo em relação ao seu anterior, especialmente na variedade de cenários e OSTs. A jogabilidade é mais rápida e precisa, facilitando o desafio, mas continua não sendo um jogo fácil. Muito, muito bom.

Shin Samurai Jazz é, na verdade, continuação de outro jogo, Samurai Jazz, que não listei separadamente pois ao contrário dos outros jogos da Blaze Epic é um beat'em up em planos, com uma ambientação noir e trilha sonora de jazz (duh) muito boa, além de possuir alguns elementos de adventure como diálogos, exploração e itens para avançar. É muito bom e recomendo, a continuação pegou tudo mas transformou num action platformer mais tradicional e no estilo do resto dos jogos do criador. É possivelmente um dos mais difíceis, com desafios de arrancar os cabelos e algumas áreas que não vi jeito de passar sem tomar dano.

Pode ser considerado o successor espitirual de Jump/Boxer, um jogo que foca em parkour 2D e combate de artes marciais. Os controles são muito bons, implementando wall jumps e wall runs de maneira excelente, brincando com proporções de tela que chega a dar um ar de HQ. Ao contrário de Jump/Boxer, porém, The Way of the Pixelated adota uma progressão não-linear em que o jogador deve explorar os prédios atrás dos chefes e salas de desafios. Fiquei perdido às vezes, mas alguns dos prédios contam com pichações indicando o caminho. Outro que recomendo demais.