Ação, plataformas, Metroidvanias, RPGs e afins em 2D / 2.5D

Started by Strife, Sep 27, 2018, 09:20:31

Previous topic - Next topic

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Strife

Não conhecia esse Kaze, mas Blazing Chrome é dos brasileiros da JoyMasher, criadores de Oniken (ótimo) e Odallus (não curti).

Mais alguns pra lista, apesar que as atualizações agora serão menos frequentes. Estava desempregado, e bom, tecnicamente ainda estou, mas consegui uns freela que estão ocupando meu tempo agora, sem falar que o volume de jogos do estilo sendo anunciados é muito maior do que eu antecipei, tá foda de acompanhar tudo e catalogar. Provavelmente atualizarei agora na medida que for jogando.

Status: lançado

Excelente jogo inspirado em Zelda 2 e Faxanadu, com gráficos que lembram mais jogos de PC e um clima de Dark Souls. O combate é simples, mas a exploração e atmosfera de Kingdom of the Dragon é excelente. Consegue se diferenciar do resto do gênero. Recomendo, na verdade é um dos melhores jogos do estilo que joguei nos últimos tempos.

Status: acesso antecipado na Steam

MegaSphere promete um mundo vasto onde você explora planetas investigando porque estrelas do sistema solar estão apagando. Focado em história, com permadeath e cenários aleatórios, mas checkpoints. Interessante.

Ação frenética com excelentes gráficos 2D, em Mercenary Kings: Reloaded Edition o jogador pode customizar suas armas e armaduras. Uma hora eu pego.

Status: a sair

Monster Sanctuary é uma mistura de Metroidvania com Pokemon. Não sei o que pensar em relação a isso, visto que normalmente não suporto Pokemon (mas gosto de Shin Megami Tensei, então...).

Aparentemente uma mistura de Valiant Hearts com Lista de Schindler, My Memory of Us conta a história de uma amizade em tempos difíceis, isto é, na Segunda Guerra Mundial. Para quem gosta de jogos focados em história e puzzles. O garoto se esconde, a garota corre rápido. Também há robôs, então não é tão depressivo quanto parece.

Não há muito o que falar sobre Narita Boy visto que é de criadores russos e a página deles é comicamente escrita em "engrish", mas o que deu pra entender é que é uma mistura de beat'em up com hack & slash. O visual é excelente.

Focado em narrativa, se trata de uma aventura existencial na primeira galáxia que existiu, NYKRA. O jogador deve desvendar as várias camadas da realidade, investigar escritas alienígenas e explorar línguas perdidas. Curti a premissa.

Não há muito o que dizer sobre Pepper Grinder visto que ainda não tá listado na Steam, não tem página oficial e tem que acompanhar Twitter do criador. Sou velho rabugento demais para acompanhar Twitter, então pesquisem por conta própria.

Com visuais fodas, trilha sonora de puro metal e elementos roguelike, Rising Hell tem o diferencial de que seus níveis são verticais, visto que seu personagem está literalmente tentando escapar do inferno. Tô no aguardo por esse.

Mais um Metroidvania com elementos roguelike. Assim, qual a tara por isso? É mais fácil fazer roguelike? O resultado pode sair bom, mas geralmente prefiro coisas handcrafted mesmo. Enfim, Scourge Bringer promete jogabilidade rápida, rotas alternativas e narrativa envolvente.

Exclusivo de PS4 e VITA, Shu é um jogo 2.5D com ótimos visuais em que o jogador controla vários personagens para avançar, enquanto foge de uma tempestade que vem destruindo o mundo. Parece bem legal.

Skytorn é um mundo que foi destruído e a humanidade se refugiou nos céus com airships. É um jogo que combina elementos de exploração e ação, com ótimos visuais 2D. Previsto para PS4 e PC.

Lembrando um Blade Runner em 2D, Tales of the Neon Sea é um jogo chinês, focado em exploração e resolução de puzzles. A trilha sonora tb parece muito boa.

Tiny Thor parece ser um clássico plataforma 2D com ótimos gráficos, me lembrou uma mistura de Lost Vikings e Adventures of Lomax. Sem firulas.

Esse parece ótimo. Com visuais que lembram Limbo, The Treehouse Man conta a história de habitantes de uma floresta que está sofrendo de uma misteriosa corrupção. A bordo de um barco, que pode ser customizado, é seu trabalho encontrar e resgatar outros habitantes. A jogabilidade combina elementos de tempo real e turnos.

Além dos lindos visuais, Wildfire tem uma premissa bem interessante, é um jogo de stealth focado no uso de elementos. Criar incêndios, congelar água, causar terremotos etc.

O estilo visual de Yoku's Island Express não é muito do meu agrado, mas a premissa de combinar Metroidvania e Pinball é bem original. Vale uma conferida.

Strife

Mais dois adicionados, da mesma empresa. Recomendo demais ambos, baratos, curtos e excelentes. Por causa de Hollow Knight achei que tinha enjoado do gênero por um tempo, mas era só aquele jogo que não curti mesmo, larguei de vez.

Eu sinceramente não esperava que Ninja Smasher(!) fosse tão bom quanto é. Um dos melhores metroidvanias que já joguei na vida. A jogabilidade lembra Hollow Knight só que sem todos os detalhes que me irritaram nele (como knockback escroto, mapas etc): seu personagem é pequeno, possui só alguns ataques básicos mas a jogabilidade é perfeita, a agilidade é imensa, várias vezes vc voa por cenários sem tocar o chão usando inimigos como plataformas, a progressão é ótima, enfim. Joguem.

Ninja Striker(!) vem dos mesmos criadores de Ninja Smasher(!), usa a mesma engine e jogabilidade, um pouco aprimorados, mas o gênero é diferente. Se aquele era metroidvania, esse é um jogo de ação/plataforma linear, por fases. O foco aqui é agilidade e combos, algumas fases mal plataformas possuem, vc precisa aprender o timing dos ataques para aprender a fazer "chains", basicamente usando os inimigos como plataforma. Curto mas viciante.

Strife

Inicialmente me pareceu meio sem graça, e é claramente um jogo feito com poucos recursos mesmo para indies, e demorei um pouco para me acostumar com o wall jump dele, mas a simplicidade de Akane the Kunoichi esconde um bom jogo de ação/plataforma, com várias fases. Vale o preço que pedem.

Metroidvania muito bom, com gráficos e música acima da média. É curto, mas o progresso do jogo é constante, os upgrades são bem dosados, assim como desafios e puzzles. Pena que não possui chefes, fora o último, mas ainda assim Alchemist's Castle foi uma grande surpresa. Recomendo, além de ser barato.

Grande decepção. Com gráficos 2D lindos e uma atmosfera medieval sem elementos de fantasia, A Bastard's Tale parecia o tipo de jogo para mim. Mas ele se resume a andar leeentamente para a direita e enfrentando inimigos um a um, e só. O sistema é interessante, vc pode atacar em três direções (de cima e laterais) e pode defender da mesma maneira, assim como os inimigos. Mas os controles não são precisos o suficiente para a dificuldade do jogo, assim como a animação de ataques nem sempre é eficaz para lhe dizer de onde que vem o golpe. Entendi a ideia dos criadores, mas foi mal executada.

Excelente, peguei sem nem perceber num pacote de promoções e me diverti muito. Gráficos, animação e músicas excelentes, mas Cybarian: The Time Travelling Warrior também conta com uma jogabilidade de primeira. O combo básico de três ataques tem que ser feito com um timing certo senão te deixa aberto, além de ganhar um dodge e a habilidade de atirar a espada, essenciais. As fases e chefes são outro destaque, e a dificuldade é na medida. São vidas infinitas, mas tem que jogar tudo de uma vez porque não tem save (o que não é um problema, a duração do jogo foi feita pensando nisso).

Downwell é o típico caso de um ótimo conceito, mas só, pelo menos para meu gosto. O visual preto e branco (e vermelho) é bem bacana e direciona seus olhos para o que interessa, a jogabilidade é excelente, ir descendo pelas fases detonando inimigos e conseguindo power ups pode entrar num vício... até cansar. Pois além de tudo é um Roguelike daqueles que vc sempre volta à estaca zero sem nada de progresso salvo. Eventualmente perco o interesse nisso, conseguir apenas pontuação maior nunca foi motivação pra mim, não sou fã de jogos "infinitos", preciso de estrutura, objetivos. Uma pena, pois com um design mais tradicional com fases e chefes poderia ser jogão.

Apesar da arte que parece amadora, Dragon Climax é um jogo de ação/plataforma bem legal, com dois personagens diferentes para se jogar, cada um com suas fases e habilidades diferentes. Destaque para os ótimos chefes e um bom sistema de upgrades.

Claramente uma homenagem aos jogos de ação 8-bit como Ninja Gaiden, Shatterhand e Power Blade, Fist Slash: Of Ultimate Fury (adoro o título) é muito bom, mas poderia ser melhor se NÃO FOSSE A ÚLTIMA FASE FILHADUMAPUTADESGRAÇADA. Tudo bem que tem continues infinitos e o jogo salva entre fases, mas mesmo assim não apaga essa discrepância, com knockbacks, trocentos buracos e inimigos voadores tão chatos quanto os pássaros dos quintos dos infernos de Ninja Gaiden misturados com as cabeças de medusas de Castlevania. O resto do jogo é difícil, mas não é essa apelação. Juro que tem uma plataforma bugada na última fase, eu literalmente só consegui avançar esperando um inimigo passar para eu tomar dano, aproveitando isso para dar um "boost" na distância.

Guns, Gore & Cannoli junta humor, ambientação de gângsteres italianos durante a proibição de bebida, infestação zumbi e Metal Slug. Os gráficos são ótimos, a jogabilidade item, com várias armas diferentes, todas úteis nas mais variadas ocasiões.

Insanity's Blade me lembrou o estilo visual e o gore de jogos como Slain: Back from Hell e Volgarr the Viking, embora seu foco não seja a altíssima dificuldade daqueles. A jogabilidade é ótima, ainda que a mecânica de pegada seja subutilizada nas fases mais avançadas. Mas os chefes são todos legais, a maioria enormes ao ponto de ocupar a tela inteira, muitas fases e possui até uma história legal para o gênero.

Mute Crimson+ é o jogo que Riptale deveria ter sido. Faz uso da mesma estética visual de preto e branco com detalhes vermelhos, mas ao invés de Roguelike tem fases lineares muito bem-feitas. Também vai ficando cada vez mais desafiador, tava quase enlouquecendo com o último chefe que tem CINCO FORMAS uma mais difícil que a outra, mas é uma luta extremamente original. Recomendo.

Nidhogg 1 e 2 são menos jogos de ação/plataforma e mais combate de espadas 2D, com uma alta dificuldade. São divertidos por um tempo, mas é do tipo que cansa rápido tb, o modo singleplayer é bem cru.

Os gráficos de ORCS são bem minimalistas, mas a jogabilidade é ótima, ficar sempre pegando armas do inimigo e jogando nunca cansa, o design de fases e chefes são muito bons. Simples, desafiador e direto ao ponto, recomendo.

Overclocked é o tipo de jogo que vc se pergunta como é gratuito na Steam, pois tem mais qualidade e conteúdo que muitos jogos full price. A estética, história e estilo geral do jogo lembram como seria um Mirror's Edge 2D. As fases são sempre focadas em velocidade, com uma mecânica de dash que também funciona como ataque, podendo usar em qualquer direção. Simples, mas o jogo está sempre introduzindo novos elementos de forma que nunca cansa. E os chefes são excelentes.

"suspiro" Riptale sofre do mesmo mal de Downwell, e coincidentemente possui o mesmo estilo gráfico de misturar preto e branco com detalhes em vermelho (até achei que eram da mesma empresa). Tive bem mais paciência com esse, porque a jogabilidade é fantástica. Vc pode atacar com a espada três vezes em seguida antes de um cooldown, com o diferencial que seu ataque está menos para um golpe e mais para transformar vc num míssil teleguiado em direção ao inimigo de tão rápido e violento. Quando se consegue realizar combos enormes apenas com esse setup básico é algo extremamente satisfatório, mas o fato de ser um Roguelike em que vc sempre volta do zero sem nada de upgrade ou avanço, novamente, cansa. E esse nem é o tipo de jogo "infinito" que Downwell pretende ser, há claramente divisão de áreas e chefes entre elas, custava colocar a porra de um save nesses locais? Ainda que deixando salas geradas aleatoriamente, ajudaria muito. Posso apreciar alguns elementos desse estilo (os chamados "Roguelite"), mas não consigo entender quem se diverte com um jogo que te manda pro zero sempre que morre e tem que fazer tudo de novo sem salvar nada para que vc avance mais e mais, e não é feito para se terminar numa sentada.

SEEP Universe é dos mesmos criadores de Dragon Climax, e possui muitos assets em comum. Porém, não impede de ter personalidade própria. Vc possui dois personagens que pode alternar a qualquer hora, cada um com suas habilidades específicas que, além disso, mudam de acordo com o mundo (tem "mundo normal", "espaço", "terror", "sci-fi" etc). Vale a pena, não se deixem enganar pela arte dos personagens que parece coisa de Paint.

Super Hyperactive Ninja é um daqueles jogos que não vinga sua premissa simplesmente porque a jogabilidade não é boa o suficiente para o nível de precisão que os obstáculos das fases exigem. Fraco.

Super Samurai Rampage não é jogo de fases, mas sim um jogo de arena 2D, com excelentes gráficos, ambientação e animação. A jogabilidade é uma delícia, fazer combos gigantescos chegam até a cansar mão, e o jogo é bem difícil visto que é 1-hit kill. Uma pena que são apenas três estágios, mas para conseguir a pontuação/número de mortes necessárias para avançar requer muito treino e tentativas. Se diminuíssem um pouco a dificuldade diluindo em mais fases seria bem melhor, mas ainda assim vale uma jogada, baratinho.

Com um visual que me lembrou Beavis & Butthead, Weird Hero parecia um clone interessante de Metal Slug, com armas bem esquisitas. Mas, infelizmente, a jogada é bem fraca. Evitem.

You Have to Win the Game, é gratuito na Steam e bem simples (nem música tem), mas é surpreendentemente divertido. É um metroidvania curto, a jogabilidade é bem rápida, a exploração mesmo sem mapa é intuitiva, e possui um bom desafio. Sendo de graça, vale pelo menos uma conferida para fãs do gênero.

Baha

Quotemas não consigo entender quem se diverte com um jogo que te manda pro zero sempre que morre e tem que fazer tudo de novo sem salvar nada para que vc avance mais e mais, e não é feito para se terminar numa sentada.

Aparentemente pra várias pessoas a variação dos layouts dos cenários e distribuição de inimigos é suficiente pra dar a sensação de que estão sempre "fazendo algo novo e totalmente diferente a cada vez".

Mas não funciona comigo também... Os Roguelites que eu consigo gostar são aqueles em que "algo" permanente é acumulado entre as runs e ajudam a progredir de forma global de alguma forma e melhorar as chances em runs futuras.

Billy Lee Black

Eu tenho que dar uma navegada com calma nessa lista do Strife.

Aproveitei as promoções da Steam e comprei o Cosmic Star Heroine e o Vagrant.

Resolvi dar uma chance aos indies, até porque o preço foi muito em conta. Assim que jogá-los, posto as impressões.

Strife

Billy, já que resolveu dar uma chance a indies, recomendo pegar aquele The Amber Throne que fiz o review e tu curtiu o estilo lá, está com 50% de desconto na Steam, 14 conto só.

E tem outro que recomendo MUITO, é curtinho mas é um dos RPGs mais divertidos que joguei nos últimos anos, é o Helen's Mysterious Castle. Assim, normal ele já é praticamente de graça, mas agora ele tá R$2,50. Só compra po :lol:

Billy Lee Black

Cara, esses dois tem o estilão RPG Maker que ainda não consigo engolir, hahaha. Um com inimigos estáticos e o outro com personagens SD demais.

Mas vamos lá, um passo de cada vez. De qualquer forma, comprei o Valkyria Chronicles também nessa promoção, então só esses 3 jogos já vão tomar meu tempo por uns bons meses :p

Strife

2,50 pqp compra essa bosta e se não gostar eu te dou o dinheiro kkkk

Billy Lee Black

Kkk, eu tenho toc e nao consigo acumular varios jogos sem a certeza que eu va conseguir jogar. Tenho que dar vazao a esses que comprei agora primeiro.

E como esse jogo é muito barato, na hora que decidir jogar ele, nao tem problema pagar full price :p

Strife

Ok, bom argumento, me convenceu :lol:

Até porque Cosmic Star Heroine e The Vagrant são ótimas escolhas para se começar a conhecer mais RPGs indies de qualidade e deixar certos preconceitos de lado hehe