Main Menu

POLITICA PORRA

Started by feles, Jun 06, 2020, 08:03:39

Previous topic - Next topic

0 Members and 6 Guests are viewing this topic.

King

Pela sua resposta, acho que não me fiz claro... o que eu quis dizer foi exatamente que é preciso valorizar e disseminar o conhecimento com base acadêmica, para que esse conhecimento não fique só nas mãos de quem tem diploma. O nível do senso comum tem que ser elevado para que ideias absurdas como terra plana, chip em vacina ou ser anti vacina pareçam absurdas para toda a sociedade, não apenas para quem é especialista. Considero essa resposta mais justa que censurar opiniões (erradas) de leigos. Censura mata o mensageiro e não a mensagem. É mais importante que uma ideia ruim morra que um mensageiro se cale, pois enquanto a ideia existir outro mensageiro vai surgir. Como se mata uma ideia ruim? Com conhecimento.

Quanto as questões das mudanças climáticas, não entrei nesse assunto pq discordo da sua premissa de que é impossível associar capitalismo a pautas ecológicas. Mais uma vez, eu sou uma pessoa de centro e não nego a importância do Estado. Para esta questão a regulação do mercado se faz necessária, e acredito que através dela seja possível adiar uma catástrofe humanitária enquanto a ciência trabalha na solução do problema. Acredito que isso vá ser resolvido com tecnologia (e o que não falta são pesquisas nessa área). Até lá, emissão de gases tem que ser regulada e o governo comprometido com a causa. Trocar o regime para socialismo não me parece resolver o problema, ainda mais com o seu exemplo de "socialismo chinês", que se comporta exatamente como o capitalismo. 🤷🏻

SirPhillip

Ta bem interessante o debate de voces.
  Prometo me manifestar em breve, assim qeu conseguir dar uma respirada. Caiu uma enxurrada de problemas em cima de mim nas ultimas duas semanas, tanto pessoais quanto de metas de trabalho.

Raptor, eu li por cima o que vc escreveu ( leitura dinamica mesmo... sorry, eu to mto ferrado nessas ultimas tres semanas, de verdade, mas vou ler direitinho) mas pelo que vi, me identifiquei por completo.

Mas vou colar um texto nao é meu e nao é atual ( é de 2006, se nao me engano) mas me identifico totalmente.

Só um adendo: embora me identifique como anarquista, entendo que isso só seria possível através de uma radical transformação da humanidade- nao através de guerras ou revoluções, mas de uma transformação psíquica, dentro do contexto que o termo diz.

Por agora, sigo me definindo com um epistocrata de centro-direita ( com concessões à centro-esquerda em algumas pautas, tais como a questao ambiental).

Mas isso dentro do campo do ser, ou seja, dentro daquilo que a humanidade é hoje.
Como um dever-ser, como um ideal, me considerando um anarquista de esquerda.

Não é contraditório. Assim como a economia, a política vai ser uma consequencia do psique das pessoas que compoe aquele sistema. Entao existe o ideal e o real.

Marx dizia que ser apolítico já é uma posição política, e eu concordo. Mas Marx dizia isso com uma intenção crítica, e eu discordo. Minha posição política é ser apolítico. Quando proferiu essa frase, que a esquerdalha sempre teve na ponta da língua, a intenção do velho diabo era levar o ouvinte a crer que ou você estava com os comunistas ou era um lacaio servil e abjeto do capitalismo. O desenrolar da história mostrou que a diferença entre os dois lados não era assim tão grande quanto uns e outros supunham, uma constatação da qual a recente egotrip etílica do outrora ídolo-mor da esquerda brasileira não passa de uma confirmação desnecessária. Esquerda e direita são duas formas de se posicionar dentro do sistema, mas é dentro do sistema que ambas se posicionam. Este haure suas forças da existência de classes em conflito, quaisquer que sejam elas; de haver exploradores e explorados, não importa quem explora quem; de uma hierarquia, e a composição específica dos níveis hierárquicos é olimpicamente indiferente. Hegemonia capitalista ou ditadura do proletariado, do ponto de vista do sistema dá tudo no mesmo. Ele continua vivo e atuante, contanto que haja um pólo positivo e outro negativo para gerar energia, como em qualquer pilha Duracel. Da mesma forma que uma usina hidrelétrica, é preciso apenas que alguém esteja por cima e outro alguém esteja por baixo. E é a esse desnível - estrutural, necessário, fundamental para o sistema - que chamamos de política. Logo, sou apolítico. Por convicção.

Isso não significa, porém, que eu seja alienado politicamente. Pelo contrário, acompanho a política, e a história da política, com um olho c(l)ínico. A política é a doença mais antiga da humanidade, uma verdadeira endemia, espalhada por onde quer que o animal humano se encontre. E não se trata de uma figura de linguagem. A política é uma doença e, como as moléstias mais infecciosas, é propagada por vírus que contraímos logo ao nascer, talvez até mesmo antes (e deixo ao arbítrio do leitor decidir se estou falando de reencarnação ou das pesquisas de David Boadella sobre como a couraça do caráter começa a se formar quando o bebê ainda está no útero materno, ou de ambas as coisas). A diferença é que os vírus da política não são microorganismos materiais, mas memes, padrões cognitivos que absorvemos da sociedade à medida que a sociedade vai moldando nossas percepções e personalidades, e que se entranham na estrutura de nosso cérebro de modo tão completo que passam a filtrar qualquer contato que possamos ter com a realidade. É impossível dizer exatamente quais e quantos são esses memes, mas os principais equivalem às categorias apriorísticas do conhecimento de Kant, que se apresentam sob a forma de pares: tempo/espaço, causa/efeito, sujeito/objeto. É nesta última dicotomia que devemos buscar a origem da exploração do homem pelo homem e dessa estranha distorção psíquica que vem a ser a política, uma distorção tão profunda que já nem nos parece uma distorção, mas a condição natural da humanidade. Nas palavras mal-traduzidas de Aristóteles, para nós o homem é um animal político. Não é. Tornou-se. E é preciso compreender como ele veio a se tornar isso para que possamos curá-lo. Para que possamos nos curar.

Místicos de todas as latitudes e longitudes sempre insistiram na união subjacente a todas as coisas, no fato de que nossa percepção da realidade como um universo composto de fragmentos individuais, interdependentes mas separados uns dos outros, é uma ilusão. A mecânica quântica redescobriu essa verdade com o efeito-EPR e o princípio de conexões não-locais. Místicos de todas as longitudes e latitudes sempre insistiram que o eu pessoal é uma ilusão. As neurociências redescobriram essa verdade com a constatação de que o sentimento de um eu pessoal é um efeito de perspectiva que surge apenas ao final do processo cognitivo, como a cereja egoística que arremata o bolo. Immanuel Kant, que não era místico, físico ou neurocientista, mas filósofo, já havia cantado essa bola no século XVIII: sujeito e objeto não são características das coisas-em-si, mas categorias (arbitrárias, como o pós-estruturalismo veio a salientar mais tarde, já no século XX) que a mente usa para estruturar nossas percepções. Em outras palavras, eu percebo a mim mesmo como um sujeito separado de todas as outras coisas e pessoas do universo, que automaticamente passam a ser vistos por mim como objetos da minha percepção. Objetos com os quais eu devo interagir, mas também objetos que eu posso manipular para meus próprios fins e que, do meu ponto-de-vista torto, existem apenas para serem usados por mim. A "natureza" torna-se uma coleção de recursos "naturais" e o outro, as outras pessoas, é instrumentalizado, transforma-se em uma força de trabalho que eu devo colocar sob o meu comando, se não quiser ser comandado. As complexas relações de poder que compõem a arena política, a estrutura hierárquica da sociedade, o sexismo e o racismo, toda forma de poder (é uma forma de morrer por nada), enfim, todas as mazelas da condição humana emergem espontaneamente dessa separação arbitrária - e patológica - entre sujeito e objeto. "Amar a Deus em todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", recomendava o bom e velho JC, e com razão: se eu percebo meu próximo como sendo eu mesmo, se tenho consciência de que eu e ele somos partes do mesmo todo, não sou capaz de explorá-lo, não posso me ver como superior a ele, estamos todos em pé de igualdade, e igualdade e domínio são mutuamente exclusivos. E se eu vejo Deus em todas as coisas, inclusive em mim mesmo, é óbvio que essas coisas não existem apenas como meios para que eu possa alcançar meus objetivos egoístas.

Em resumo, é a dicotomia sujeito/objeto que torna a política possível. E essa dicotomia - que, como Piaget mostrou, não existe nas crianças antes do terceiro ou quarto ano de idade - se propaga em nossos corações e mentes como um vírus infeccioso. Por esse motivo, acompanho a política com todo o interesse do mundo - o interesse de um epidemiologista que acompanha a evolução de uma doença na esperança de erradicá-la. Todas as manifestações políticas não passam de sintomas, maiores (as cagadas globais e globalizantes de Bush Jr.) ou menores (os surtos totalitários do Barbudo do Planalto) dessa doença. Mas se a doença é política, sua cura não é. E assim, como todo bom anarquista, sou apolítico. Mas, ao contrário dos anarquistas clássicos, não acredito que basta mudar as estruturas econômico-sociais para erradicar a moléstia política. O buraco é mais embaixo e mais fundo. Passa por uma transformação radical de nossa própria psique, e pela redefinição de tudo o que fomos adestrados a considerar como naturalmente humano.

feles

Li pouco, muito por cima. Mas vocês não estão reinventando a roda né? Dizendo que capitalismo é uma merda e toda politica é igual porque br e USA e convenientemente esquecendo que existe paises como Suecia por exemplo....

Se não sabemos jogar futebol mudar a bola não resolve.
Viver é a cada 3 dias ter vontade de se ajoelhar e chorar.

SunStar

E aí? Algum de vocês foram afetados pelos bloqueios nas estradas?

A Instituição que dou aula teve suspender as aulas de terça devido a bloqueios na 040. De acordo com a concessionária que administra o trecho, o bloqueio ainda persiste, então não sei se vou conseguir lecionar na quinta e sexta por causa disso. Inclusive, quando começou o bloqueio na segunda, os arrombados falaram para uma van que levava alunos de volta para casa só iam passar hoje e não iam deixar passar no dia seguinte. Isso que passaram escoltados pela polícia.

Billy Lee Black

Fora o aumento da gasolina (que nem sei se é por causa dos bloqueios mesmo) aqui ainda não afetou.

Eu queria lembrar se quando o Lula foi preso, Dilma impeachmada ou o Bolsonaro foi eleito, se rolou esse tipo de protesto fechando tudo.

Minha memória é que foram pequenos movimentos apenas.

Agora assim, fazer manifestação não reconhecendo o resultado das urnas e pedindo intervenção militar não é um ato antidemocrático? Não existe nenhuma punição pra isso?

Baha

Não "me" afetou diretamente, mas um dos trechos mais fechados é na Anhanguera, rodovia importantíssima e que está fechado na cidade vizinha daqui, Limeira. E lá TODOS, incluindo polícia e prefeitura, apoiam o bloqueio, então não está tendo liberação NENHUMA desde o começo. A própria cidade entrou em estado de emergência porque acabou combustível, já que nada entra ou sai de lá, e a distribuição de tudo pras cidades vizinhas foi afetada. Estou com tanque cheio, então não sei ainda se os postos de onde eu moro ainda tem combustível ou já acabou.

Quote from: Billy Lee Black on Nov 02, 2022, 16:34:52
Agora assim, fazer manifestação não reconhecendo o resultado das urnas e pedindo intervenção militar não é um ato antidemocrático? Não existe nenhuma punição pra isso?

Existe, mas aqueles capazes de efetivamente aplicar as punições apoiam eles, então...

night

Aqui tá tudo fechado, nada me afetando diretamente ainda. Só os neo nazi aparecendo com bastante orgulho na região do 4th Reich (RS/SC/PR).

Quando o Lula foi preso teve muita manifestação aqui, mas foram todas passeatas dentro da cidade, na maioria nas ruas onde passam apenas ônibus.

King

Aqui não me afetou, mas minha irmã tava em viagem pra Curitiba e ficou presa no transito segunda-feira inteira, foi conseguir chegar em Curitiba só a noite (normalmente são umas 5h~6h de viagem).

Colega do trabalho mora em Votorantim aqui no interior de SP e falou que desde terça a cidade está sem combustível...

Pior que são bem poucos manifestantes, mas são pessoas-chave pra baderna acontecer: Caminhoneiros e policiais. Esse meu colega falou que a tropa de choque foi acionada pra desobstruir as vias, quando chegou lá tinha um policial militar com patente mais alta nas manifestações e que revogou a ordem deles e mandou eles voltarem pra SP, e assim foi feito.

Essa manifestação tá bem diferente mesmo. Aqui em SP a gente tá acostumado com as manifestações da esquerda, que costumam ser queimar ônibus, pneus e quebrar e saquear lojas. Aí entrava a PM, descia o sarrafo neles e depois no jornal os PMs saiam como vilões. Isso de fechar estradas foi lição aprendida com a Dilma na greve dos caminhoneiros de 2015. Pessoal percebeu o poder que caminhoneiro tem nas mãos.

SunStar

Nem lembrava que houve paralisação dos caminhoneiros em 2015... Só lembro da que teve em 2018, até pelo impacto que teve.

Aliás, algum "causo" nas seções eleitorais para reportar? Fora a fila no primeiro turno, por causa da biometria, nenhuma confusão na seção que voto.

Billy Lee Black

Depois do que a Zambelli fez, eu fui votar esperando o caos. Aqui no DF o bolso domina, e era verde amarelo pra todo lado.

Mas, por sorte, não presenciei nenhum problema. Os poucos carros que passavam de bandeira do Lula sequer foram xingados.

SirPhillip

Quote from: Billy Lee Black on Nov 02, 2022, 16:34:52
Fora o aumento da gasolina (que nem sei se é por causa dos bloqueios mesmo) aqui ainda não afetou.

Eu queria lembrar se quando o Lula foi preso, Dilma impeachmada ou o Bolsonaro foi eleito, se rolou esse tipo de protesto fechando tudo.

Minha memória é que foram pequenos movimentos apenas.

Agora assim, fazer manifestação não reconhecendo o resultado das urnas e pedindo intervenção militar não é um ato antidemocrático? Não existe nenhuma punição pra isso?

Não, os bozolóides conseguem ser piores que os petistas.
Os petistas são fanáticos e neuróticos, os bozoloides, alem disso, também são nazistas.

Correção: a linha mais radical.
Uma parte pequena dos 58 milhoes de votos que ele fez.
Mas, ainda assim, assusta.

Billy Lee Black

Pois é, quando você vê o ódio completamente irracional desse pessoal, dá pra entender como Hitler conseguiu fazer o que fez.

Tem um vídeo rolando aí do repórter perguntando prum manifestante pq eles estão bloqueando tudo. E ele responde que é pra melhorar o país. O repórter pergunta o que tá ruim. O cara segue repetindo como um robô, "é pra melhorar o país".

Gynoug

Bom, eu já tinha publicado no FB isso.... mas do voto nulo que eu estava decidido, no domingo eu votei 13 na urna. Um anti-petista de décadas, nunca pensei que faria isso, graças aquela cena da Zambelli eu mudei de ideia.

Sobre os comentários anteriores, porra, passou uns dias e escrevem rios de texto. Sem tempo para ler e comentar.  :closedeyes:

Billy Lee Black

Quote from: Gynoug on Nov 04, 2022, 11:05:34
Bom, eu já tinha publicado no FB isso.... mas do voto nulo que eu estava decidido, no domingo eu votei 13 na urna. Um anti-petista de décadas, nunca pensei que faria isso, graças aquela cena da Zambelli eu mudei de ideia.

Sobre os comentários anteriores, porra, passou uns dias e escrevem rios de texto. Sem tempo para ler e comentar.  :closedeyes:


Meu amigo, é só você lembrar que o João Fucking Amoêdo fez questão de declarar voto no Lula. Ele poderia apenas seguir criticando o bolso e poderia nem sequer declarar o voto.

Mas o bicho que é, provavelmente, um dos caras mais antipetista do país, saiu do silêncio pra declarar voto no cara.

Nessas eleições essa foi, pra mim, a maior demonstração do esgoto que o Bolsonaro representa. O Amoêdo deve ter apertado 13 na urna fechando os olhos e espumando de raiva.

SunStar

Quote from: Billy Lee Black on Nov 04, 2022, 14:46:43
Quote from: Gynoug on Nov 04, 2022, 11:05:34
Bom, eu já tinha publicado no FB isso.... mas do voto nulo que eu estava decidido, no domingo eu votei 13 na urna. Um anti-petista de décadas, nunca pensei que faria isso, graças aquela cena da Zambelli eu mudei de ideia.

Sobre os comentários anteriores, porra, passou uns dias e escrevem rios de texto. Sem tempo para ler e comentar.  :closedeyes:


Meu amigo, é só você lembrar que o João Fucking Amoêdo fez questão de declarar voto no Lula. Ele poderia apenas seguir criticando o bolso e poderia nem sequer declarar o voto.

Mas o bicho que é, provavelmente, um dos caras mais antipetista do país, saiu do silêncio pra declarar voto no cara.

Nessas eleições essa foi, pra mim, a maior demonstração do esgoto que o Bolsonaro representa. O Amoêdo deve ter apertado 13 na urna fechando os olhos e espumando de raiva.

Ele vai votar, leva um susto quando vê a foto do Lula e depois de ver a do Alckmin, confirma. :hmmlol: